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A Alma do Seu Negócio de Varejo

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Apresentação em tema: "A Alma do Seu Negócio de Varejo"— Transcrição da apresentação:

1 A Alma do Seu Negócio de Varejo
Para o marketing, sua empresa pode ser representada no esquema abaixo, que chamamos Composto de Marketing. Para termos sucesso, devemos oferecer um produto diferenciado, a um preço justo, através de um PDV agradável e uma comunicação eficiente. O Composto de Marketing é a alma do seu negócio Ponto de Venda Produto Composto de Marketing de Varejo Preço Comunicação

2 Check List – Gerência de Produto
Na grande maioria das vezes os clientes encontram as mercadorias que procuram? Meu estoque de perfumaria é amplo e variado ? Trabalho com linhas de produtos difíceis de se achar na redondeza ? Tenho seções especiais para Diabetes, Perfumes Importados, etc.? Invisto constantemente em treinamento da minha equipe em Farmacologia ? Invisto constantemente em treinamento da minha equipe em Perfumaria ? Realizo reuniões no mínimo semanais com minha equipe para planejamento do trabalho ? Minha equipe trabalha uniformizada (em ótimo estado de uso) ? Adoto formas de estimulo da equipe através de comissões para venda de produtos ? Nunca falta troco em minha loja ? Ofereço serviços únicos em minha loja, tais como teste de diabetes, atendimento pós venda? Meu serviço de entregas é eficiente, uniformizado, bem treinado e com um bom visual ? NOTA FINAL SOMATÓRIA DE TODOS OS ITENS ACIMA > Sempre Quase Sp As Vezes Nunca Nota 4 Nota 3 Nota 2 Nota 0 Pontos Importantes

3 Check List – Gerência de Preço
Trabalho com margens agressivas (10% ) nos produtos formadores de Imagem $ ? Trabalho com ofertas mensais (promoções) do tipo jornal de ofertas, rádio, etc? Trabalho com descontos negociados (caso a caso) quando eventualmente são necessários? Trabalho com uma diferença máxima de 10% do preço à vista para o preço a prazo? Trabalho com pelo menos os 02 principais cartões de crédito da minha praça? Trabalho com pelo menos os 02 principais sistemas de cheques eletrônicos da minha praça? Trabalho com Cheque Pré e disponho de materiais de comunicação do Cheque Pré ? Trabalho com algum sistema de Crédito Pessoal para os clientes que não possuam cheque? Utilizo etiquetas de gôndolas em todos os produtos auto-serviço de minha loja? Sempre utilizo números terminados em final impar (3,5,7,9) em minhas ofertas de produtos? Gerencio o volume de cheques pré e o volume de cheque inadimplentes? Invisto em propaganda (rádio, jornal, etc), sempre divulgando ofertas e condições especiais? Pontos Importantes NOTA FINAL SOMATÓRIA DE TODOS OS ITENS ACIMA > Sempre Quase Sp As Vezes Nunca Nota 4 Nota 3 Nota 2 Nota 0

4 Check List – Gerência de Ponto de Venda
Sempre Quase Sp As Vezes Nunca Nota 4 Nota 3 Nota 2 Nota 0 O visual externo da minha loja está no padrão e destaca-a das outras lojas no visual da rua? O visual interno da minha loja está no padrão da rede e destaca-a dos concorrentes? O Back Light (luminoso) da minha loja esta no padrão e em ótimo estado de conservação? A loja está sempre bem iluminada, com todas as luzes acesas (mesmo durante o dia)? Existe som ambiente na loja durante o período de trabalho? As gôndolas e prateleiras estão sempre limpas e sem pó? As gôndolas e prateleiras estão sempre bem abastecidas, mesmo após finais de semana? A sala de aplicação está sempre higienizada e bem organizada? Os banheiros estão sempre limpos? O cliente sempre encontra vagas para estacionar com facilidade? O pagamento no caixa é sempre rápido e eficaz? (ou seja, raramente existem filas...) Exponho as mercadorias através de uma setorização mínima (ex: fraldas + chupetas )? Pontos Importantes NOTA FINAL SOMATÓRIA DE TODOS OS ITENS ACIMA >

5 Check List – Gerência de Comunicação
Sempre Quase Sp As Vezes Nunca Nota 4 Nota 3 Nota 2 Nota 0 Distribuo o Jornal de Ofertas nas redondezas da minha loja, sempre cara a cara? Sempre mantenho faixas e banners de campanhas da rede limpos e bem esticados? Sempre utilizo materiais de decoração de loja (de campanhas) nos locais indicados? Invisto em pelo menos uma rádio dirigida ao meu público alvo, como mídia complementar? Invisto em pelo menos um jornal da minha cidade como mídia complementar? Invisto em pintura de muros na área de influência primária (AIP) de minha loja? Se um cliente ligar para a operadora telefônica, irá conseguir encontrar meu nome fantasia? Se perguntar a 10 pessoas na minha lista de contatos sobre onde fica minha loja, elas saberão responder? Utilizo carro de som (quando for possível) em minha AIP? Participo de eventos (como patrocinador) em minha comunidade? Já realizei uma operação de implantação de imãs de geladeira em minha AIP? Realizo pequenas promoções locais (sorteios de pequenos prêmios) para meus clientes? Pontos Importantes NOTA FINAL SOMATÓRIA DE TODOS OS ITENS ACIMA >

6 Gráfico de Desempenho do Composto de MKT
Instruções: a) Divida as somatórias da cada composto do marketing (produto, preço, pdv, com) por 48 e multiplique por 100. b) Pinte os quadrados das colunas referentes as variáveis até a nota alcançada. NOTA AVALIACAÇÃO PROD PREÇO PDV COM 100% 90% 80% 70% 60% 50% 40% 30% 20% 10% 0% Alto Risco Excelência Regularidade Mediocridade

7 Avaliação do Composto de MKT
Instruções: Analisando o seu gráfico, você poderá perceber claramente quais das variáveis do composto de marketing (produto, preço, ponto de venda e comunicação) estão em situação mais crítica (abaixo de 70% de desempenho). Selecione de cada uma das variáveis as notas “as vezes” e “nunca” e foque seus esforços para consertá-las. Importante: por ordem de importância para sua sobrevivência no mercado, priorize os consertos no produto, no preço e no ponto de venda, para somente depois investir na variável comunicação. Revise periodicamente o seu composto de marketing para avaliar possíveis progressos ou retrocessos.


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