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Teoria Comportamental da Administração

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Apresentação em tema: "Teoria Comportamental da Administração"— Transcrição da apresentação:

1 Teoria Comportamental da Administração
Alex, César, Evandro, Juliano, Maurício e Marina

2 Abordagem comportamental da Administração
A partir da década de 50 Abordagem comportamental – Behaviorista Influência: Ciência de comportamento, psicologia organizacional

3 Abordagem comportamental da Administração
Homem é um animal social dotado de necessidades Homem é um animal dotado de um sistema psíquico Homem tem capacidade de articula a linguagem com raciocínio abstrato Homem é um animal dotado de aptidão para aprender Comportamento humano é orientado por objetivos Homem caracteriza-se por um padrão dual de comportamento

4 Teoria Comportamental da Administração
Desenvolvimento da Teoria nos Estados Unidos Teoria comportamental (Teoria Behaviorista) Ciência do comportamento Abandono das posições normativas e prescritivas Adota posições explicativas e descritivas Ênfase nas pessoas com contexto organizacional mais amplo Teoria democrática e humanística

5 Origens da Teoria Comportamental
1 – A oposição ferrenha da Teoria das Relações Humanas à Teoria Clássica, influenciou o nascimento da Teoria Comportamental; 2 – A Teoria Comportamental representa um desdobramento da Teoria das Relações Humanas, com a qual se mostra eminentemente crítica e severa; 3 – A Teoria Comportamental critica a Teoria Clássica, havendo autores que vêem no behaviorismo a verdadeira antítese à teoria da organização formal;

6 Origens da Teoria Comportamental
4- Com a Teoria Comportamental deu-se a incorporação da Sociologia da Burocracia, ampliando o campo da teoria administrativa. Também em relação à Teoria da Burocracia a Teoria Comportamental mostra-se muito crítica; 5 – Em 1947, surge um livro que marca o início da Teoria Comportamental na Administração: “O Comportamento Administrativo” de Herbert Simon.

7 Novas proposições sobre a motivação humana
Para explicar melhor o comportamento organizacional, a Teoria Comportamental fundamenta-se no individual das pessoas. Os autores behavioristas verificaram que o administrador precisa conhecer as necessidades humanas para compreender o comportamento humano e utilizar essa motivação para melhorar a qualidade de vida dentro das organizações.

8 Hierarquia das necessidades de Maslow

9 Necessidades fisiológicas
Constituem o nível mais baixo de todas as necessidades humanas, mas de vital importância, pois estão relacionadas com a sobrevivência do indivíduo e com a preservação da espécie. Neste nível estão as necessidades instintivas e que já nascem com o indivíduo, necessidades de alimentação(fome e sede), de sono e repouso(cansaço), de abrigo(frio e calor), o desejo sexual etc. São as mais prementes de todas as necessidades humanas; quando alguma dessas necessidades não esta satisfeita, ela domina a direção do comportamento. Quando todas as necessidades humanas estão insatisfeitas, a maior motivação será a das necessidades fisiológicas e o comportamento do indivíduo terá a finalidade de encontrar alivio da pressão que essas necessidades produzem sobre o organismo. Ex:O homem com o estomago vazio não tem outra preocupação maior do que se alimentar. Porém quando come regularmente e de maneira adequada, a fome deixa de ser uma motivação importante.

10 Necessidades de segurança:
Constituem o segundo nível das necessidades humanas. Surgem no comportamento quando as necessidades fisiológicas estão relativamente satisfeitas. São as necessidades por condições de segurança e proteção, saúde, boa remuneração e estabilidade no emprego. Quando o indivíduo é dominado por necessidades de segurança, seu organismo no todo age como um mecanismo a procura de proteção e essas necessidades funcionam como elementos organizadores quase exclusivos do comportamento. Ações administrativas arbitrarias ou decisões incoerentes podem provocar incertezas ou insegurança no empregado quanto a sua permanência no emprego. Se essas ações ou decisões refletem discriminação ou favoritismo ou alguma politica administrativa imprevisível, podem tornar-se poderosos ativadores de insegurança em todos os níveis hierárquicos da empresa, uma vez que todo empregado está sempre em relação de dependência com a empresa e as necessidades de segurança tem grande influência no comportamento humano.

11 Necessidades sociais:
Surgem no comportamento, quando as necessidades mais baixas (fisiológicas e de segurança) encontram-se relativamente satisfeitas. Dentre as necessidades sociais estão as necessidade de associação, de participação(igreja, clubes, entidades de classe, torcidas, etc.), amizade (amigos íntimos, mentores, confidentes), amor e afeto(família). Quando as necessidades sociais não estão suficientemente satisfeitas, o individuo torna-se resistente, antagônico e hostil com relação as pessoas que o cercam. Em nossa sociedade, frustração das necessidades de amor e de afeição tornam as pessoas suscetíveis à solidão, ansiedade e depressão. A necessidade de dar e receber afeto são importantes forças motivadoras do comportamento humano.

12 Necessidades de Estima:
São as necessidades relacionadas com a maneira pela qual o indivíduo se vê e se avalia. Envolve a auto apreciação, a autoconfiança, a necessidade de aprovação social e de respeito, de status, prestígio e consideração. Incluem ainda o desejo de força e adequação, de confiança perante o mundo, independência e autonomia. A satisfação das necessidades de estima conduz a sentimento de autoconfiança, de valor, força, prestigio, poder, capacidade e utilidade. A sua frustração pode produzir sentimentos de inferioridade, fraqueza, dependência e desamparo que, por sua vez, podem levar ao desânimo ou a atividades compensatórias.

13 Necessidades de auto realização:
São as necessidades humanas mais elevadas e que estão no topo da hierarquia. Para as pessoas terem esta motivação é necessário que as outras tenham sido satisfeitas. Estão relacionadas com a realização do próprio potencial e do autodesenvolvimento contínuo. Essa tendência se expressa através do impulso que a pessoa tem para tornar-se mais do que é e de vir a ser tudo que pode ser.

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15 Explicação da hierarquia das necessidades de Maslow

16 1. Todas as necessidades do individuo aumentam, pois a cada nível de necessidades alcançado um novo nível surge para o individuo, isso acontece porque o nível anterior deixa de ser motivador. 2. Nem todas as pessoas chegam ao topo da pirâmide de necessidades: isto acontece porque cada pessoa tem seu nível de necessidade próprio, buscando assim um algo a mais em alguma uma certa área das necessidades.

17 3. Somente com todas as necessidades mais baixas satisfeitas uma necessidade mais elevada pode dominar o comportamento. 4. Toda pessoa possui mais de uma necessidade a ser satisfeita. Toda a necessidade está diretamente ligada a satisfação ou insatisfação das outras necessidades e seus efeitos são globais e conjuntos no organismo.

18 5. O comportamento motivado (incentivado) serve como meio de expressão de muitas necessidades fundamentos ou mesmo conclusão destas. 6. Deixar de concluir uma necessidade ou ter a possibilidade de falha na mesma, passam a ser encaradas como ameaça psicológica.

19 Teoria dos Dois Fatores de Herzberg:
Frederick Herzberg formula a teoria dos dois fatores para explicar o comportamento das pessoas em situação de trabalho. Para ele existem dois fatores que orientam o comportamento das pessoas:

20 1. Fatores Higiênicos São localizados no ambiente que rodeia as pessoas e abrangem as condições dentro das quais elas desempenham seu trabalho.

21 Principais fatores higiênicos:
Salário Benefícios sociais Políticas Diretrizes da empresa Regulamentos internos Tipo de chefia ou supervisão que as pessoas recebem de seus superiores Condições físicas e ambientais de trabalho Clima de relacionamento entre empresa e os funcionários

22 Apenas os fatores higiênicos eram utilizados na motivação dos empregados.
As pesquisas de Herzberg revelaram que quando os fatores higiênicos são ótimos, eles apenas evitam a insatisfação dos empregados. Quando os fatores higiênicos são precários, eles provocam a insatisfação dos empregados

23 2. Fatores motivacionais
Estão relacionados com o conteúdo do cargo e com a natureza das tarefas que a pessoa executa. Envolvem sentimentos de crescimento individual, reconhecimento profissional e auto-realização.

24 Principais fatores motivacionais
O trabalho em si Realização Reconhecimento Progresso profissional Responsabilidade

25 Quando os fatores motivacionais são ótimos, eles provocam a satisfação nas pessoas. Quando os fatores motivacionais são precários, eles evitam a satisfação. Os fatores motivacionais são chamados também de fatores satisfacientes.

26 Teoria dos dois fatores de Herzberg
Fatores motivacionais (satisfacientes) Em relação ao seu cargo: - O trabalho em si - Realização - Reconhecimento - Progresso profissional - Responsabilidade Fatores Higiênicos (insatisfacientes) Em relação a empresa - Condições de trabalho - Administração da empresa - Salário - Relações com o supervisor - Benefícios e serviços sociais

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