A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Universidade de Uberaba – UNIUBE Letras – Português Série Licenciatura Ensino-aprendizagem de Literatura na Sala de Aula: Arte, literatura e prática.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Universidade de Uberaba – UNIUBE Letras – Português Série Licenciatura Ensino-aprendizagem de Literatura na Sala de Aula: Arte, literatura e prática."— Transcrição da apresentação:

1 Universidade de Uberaba – UNIUBE Letras – Português Série Licenciatura Ensino-aprendizagem de Literatura na Sala de Aula: Arte, literatura e prática pedagógica – intervenções metodológicas.

2 Arte Sensações / emoções
O que é belo na arte? Como os pintores clássicos retratavam as mulheres e como são as mulheres que ilustram as revistas atuais? Quais os fatores que determinam as concepções de belo?

3 O que é arte? “atividade que supõe a criação de sensações ou estados de espíritos de caráter estético carregado de vivência pessoal e profunda, que pode suscitar em outrem o desejo de prolongamento ou renovação; por exemplo, uma obra de arte; as artes visuais; arte religiosa; a arte popular; a arte da poesia; a arte musical.” (apostila)

4 Se a arte amplia nosso conhecimento de mundo
Se a educação é um processo dialógico no qual promove o desenvolvimento biopsicosocial e cognitivo do ser humano Logo, a arte tem reconhecido espaço na educação do homem e contribui para a constituição da subjetividade de cada pessoa e para a sua capacidade de intervir como agente de cultura em uma dada sociedade.

5 Aprendendo com as narrativas
Cultura acústica, ágrafa e letrada. Aedo: contador dos grandes feitos dos gregos Filhas da memória: Inspiravam os poetas Griot – Contador de histórias na cultura africana (transmite a cultura ágrafa de seu povo)

6 Como a escola lida com a diversidade de alunos que recebem
Como a escola lida com a diversidade de alunos que recebem? Temos apenas uma “cultura” no Brasil? Segundo o dicionário Houaiss cultura é um “conjunto de crenças, costumes, atividades, etc., de um grupo social; conhecimento; instrução. Como a instituição escolar tem promovido o acesso à diversidade de expressão do acervo artístico e cultural da humanidade? Do seu entorno?

7 A arte e o paradigma educacional emergente
Sempre houve mudanças no modo de ver a educação; na organização escolar; na finalidade educacional. O mesmo ocorre com a arte. - O que é escolarização? “processo pelo qual passa todo saber difundido na escola, submetendo-se a uma organização escolar que o categoriza e o veicula em benefício do grupo de alunos.” (apostila)

8 Educação escolar ≠ de escolarização
A educação escolar é muito mais complexa do que a aparente ordenação de conteúdos e tempos para a aprendizagem. A educação visa à formação do educando como um todo.

9

10 Arte significado para o aluno
Professor/agente de cultura, como mediador para o desenvolvimento do gosto pela arte.

11 Intervenções para a leitura de textos artísticos no Ensino Médio
Os Parâmetros curriculares Nacionais para o Ensino Médio – PCNEM incluem o ensino de artes nas escolas. “conhecer arte é saber produzir, apreciar e interpretar formas artísticas e culturais em uma dimensão crítica e contextualizada, segundo os sistemas simbólicos que integram cada linguagem própria da arte”

12 Realidade das escolas brasileiras:
Estudam artes apenas uma vez por semana Estudam datas comemorativas Restringem-se as aulas de literatura Poucos exemplares de livros literários nas escolas Valorização dos livros exigidos em vestibular Trabalhos “mecânicos” / ficha do livro

13 Pode o aluno compreender a Geografia humana na série “os Retirantes” de Portinari?

14 - É possível compreender a dimensão literária do romance Dom Casmurro, de Machado de Assis, lendo a obra e nela pesquisando a pintura, a música e a arquitetura urbana e os costumes familiares, os afazeres dos jovens no Rio de Janeiro do século XIX?

15 Como trabalhar as obras literárias e artísticas nas escolas?
Através de PROJETOS e da interdisciplinaridade

16 A leitura abre horizontes para os jovens, apresenta um universo lingüístico e desperta o gosto e o prazer de ler. Nunca se esquecendo que o professor é o mediador deste processo e o exemplo para os seus alunos. O professor pode criar oficinas de contos, poemas, cordel, recitais, paródias, reescrita, contação de história, teatros. Criar grupos literários, abrir espaços para o aluno crie a sua obra.

17 O texto é uma “máquina preguiçosa” .
Humberto Eco


Carregar ppt "Universidade de Uberaba – UNIUBE Letras – Português Série Licenciatura Ensino-aprendizagem de Literatura na Sala de Aula: Arte, literatura e prática."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google