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Rita Prates e Sueli Araujo

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Apresentação em tema: "Rita Prates e Sueli Araujo"— Transcrição da apresentação:

1 Rita Prates e Sueli Araujo
II Encontro de Formação dos Professores Coordenadores Currículo Oficial do Estado de São Paulo – Matemática Rita Prates e Sueli Araujo 06 e 07 / 05 / 2015

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3 I ENCONTRO Refletir sobre o Currículo, promovendo o desenvolvimento de práticas educativas efetivas com foco nas habilidades linguísticas e matemáticas. Propor a prática de transposição das referidas habilidades nas Situações de Aprendizagem contidas nos Cadernos do Professor.

4 II ENCONTRO Fortalecer a prática dos docentes no envolvimento das habilidades de pensamento exigidas no processo da produção de texto matemático a fim de incentivar o aluno na leitura, interpretação e compreensão de textos matemáticos (o que eu aprendi?)

5 III ENCONTRO Fortalecer, nos professores, a capacidade de DESENVOLVER situações didáticas possibilitando o estabelecimento de maiores elos de significação entre as ideias matemáticas que mais os alunos apresentam dificuldade mostrando a similaridade e complexidade dos conceitos.

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7 ARTICULAÇÃO Currículo Caderno do Professor AAP

8 Conjunto de habilidades
As habilidades descritas em cada nível são cumulativas Conjunto de habilidades

9 Dar mais ênfase à ação do que à teoria, levando os alunos a encontrarem um significado nos conteúdos escolares, à medida em que a escola parte de suas MOTIVAÇÕES e INTERESSES e não dos conceitos previamente estabelecidos.

10 2008 Jornal do aluno

11 Trabalho Coletivo Matemática Ciências Geografia Física Química
Biologia Habilidades Matemáticas Língua Portuguesa Arte Educação Física LEM História Filosofia Sociologia Habilidades Linguísticas

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13 CONHECIMENTO INFORMAÇÃO
Instrumento para tratamento das informações disponíveis tendo em vista, a construção do conhecimento. CONHECIMENTO INFORMAÇÃO

14 Nunca é demais lembrar que é por meio das ideias fundamentais presentes em tais conteúdos – equivalência, ordem, proporcionalidade, medida, aproximação, problematização, otimização, entre outras – que se busca construir uma ponte que conduza dos conteúdos as competências pessoais: p. 54

15 COMPETÊNCIAS PESSOAIS
EXPRESSÃO/COMPREENSÃO CONTEXTUALIZAÇÃO/ABSTRAÇÃO ARGUMENTAÇÃO/DECISÃO p. 54 15

16 História em quadrinhos Síntese de uma experiência
O que eu aprendi? Relatório História em quadrinhos Síntese de uma experiência Produção de texto Ente outros ...

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18 O Currículo de Matemática da SEE/SP
Os conteúdos disciplinares de Matemática, tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio, organizados em três grandes blocos temáticos:

19 Equivalência e de Ordem
Medida Aproximação Relações métricas Proporcionalidade Percepção de formas e de relações entre elementos de figuras planas e espaciais Equivalência e de Ordem p. 39

20 Naturalmente, o reconhecimento e a caracterização das ideias fundamentais em cada disciplina é uma tarefa urgente e ingente, constituindo o verdadeiro antídoto para o excesso de fragmentação na apresentação dos conteúdos disciplinares. De fato, as ideias realmente fundamentais em cada tema apresentam 2 características notáveis, que funcionam como critério para distingui-las de outras, menos relevantes. p. 38

21 Em primeiro lugar, as ideias se fazem notar diretamente nos mais diversos assuntos de uma disciplina, possibilitando, em decorrência de tal fato, uma articulação natural entre eles, numa espécie de “interdisciplinaridade interna”. A ideia de proporcionalidade, por exemplo, transita com desenvoltura entre a Aritmética, a Álgebra, a Geometria, a Trigonometria, as Funções etc. p. 38

22 Em segundo lugar, uma ideia realmente fundamental sempre transborda os limites da disciplina em que se origina, ou em relação a qual é referida. A ideia de energia, por exemplo, mesmo desempenhando papel fundamental na Física, transita com total pertinência pelos terrenos da Química, da Biologia, da Geografia etc. Em razão disso, favorece naturalmente uma aproximação no tratamento dos temas das diversas disciplinas. p. 38

23 É fundamental cultivar o bem mais valioso de que dispõe um professor na sala de aula: o interesse dos alunos. (Currículo de Matemática do Estado de São Paulo, 2012, p.45)

24 PORTANTO ... Qual é a hora, o dia da semana, o mês e o filme que está passando?

25 O Que Precisa Ser Trabalhado? MAIORES DEFASAGENS
Resolução de Problemas Números Racionais e suas representações Cálculo Mental / Sequências / Regularidades

26 Resultado das 48 escolas

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28 Plano de Ação

29 2 aulas semanais ou 1 aula semanal

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31 Material dos professores

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36 Atividade do Jeronymo Gallo – Profa Márcia Mellotto e Raquel Foroni (Mello Moraes)

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39 Organização por bimestre com:
1.Indicação das competências e habilidades a serem desenvolvidas pelos alunos, em cada tema ou tópico dos conteúdos. 2.Sugestão de aulas. 3.Sugestões de material complementar. 4.Proposta de avaliação. 5.Projetos de Recuperação.

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41 ESPAÇO E TEMPO PARA ATUAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO DO NPE – 6º ANO
ATPC PLANEJA EXECUTA AVALIA REPLANEJA ... SALA DE AULA DESENVOLVE

42 Dê sua opinião. O que você faria para acabar com a seca no Nordeste?
Resposta do estudante(absurda!): Nada, absolutamente nada, pois tenho raiva de nordestino e quero que todo mundo morra.

43 Outra forma de perguntar
Neste mês estudamos quanto nossos irmãos do sertão nordestino sofrem com a seca que os assola. Imagine que você fosse uma autoridade com poderes para resolver, em parte, a questão. Apresente ao menos quatro medidas racionais e humanitárias que você tomaria para resolver o problema.

44 Perspectiva metodológica: Resolução de Problemas
Currículo Perspectiva metodológica: Resolução de Problemas Avaliações internas Articulação de documentos Trabalho com o aluno

45 FRAÇÃO EM AÇÃO

46 O que eu aprendi ...

47 Aspectos facilitadores e dificultadores da:
Observação Devolutiva Formação no ATPC

48 Encaminhamentos

49 Trabalho com as representações do Número Racional

50 Leitura compartilhada

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52 Para resolver ... Ler retirando todas as informações.
Quais são os dados dos problema? Qual é a pergunta do problema? Quais as hipóteses? E as estratégias? Qual é a resposta? Por que esse resultado? E se fosse assim ...

53 Em Códigos e Linguagens ...
Como garantir a articulação entre Currículo, Habilidades não atingidas satisfatoriamente pelos alunos (AAP), Registro do aluno (Caderno do Aluno) e Avaliações internas?

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