A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Plano de Ensino AHP 2011.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Plano de Ensino AHP 2011."— Transcrição da apresentação:

1 Plano de Ensino AHP 2011

2 CURSO: Psicologia SÉRIE: 5º período TURNO: Diurno e Noturno UNIDADE DE ESTUDO: Abordagens Humanistas em Psicologia. CARGA HORÁRIA SEMANAL: 3 horas CARGA HORÁRIA SEMESTRL: 60 horas

3 I – EMENTA Introdução à Abordagem Humanista em Psicologia e à Fenomenologia. Delimitação de uma concepção de homem e suas conseqüências para uma dada compreensão de mundo. Compreensão destas perspectivas como propostas de atuação do psicólogo em diferentes áreas, enfatizando os aspectos relacionais e afetivos.

4 II – OBJETIVOS GERAIS Reconhecimento dos pressupostos epistemológicos e ontológicos da Psicologia Humanista e da Fenomenologia para a investigação do humano. Diferenças e aproximações entre a Psicologia Humanista e a Fenomenologia com vistas à identificação do fenômeno psicológico em sua especificidade. O método fenomenológico e sua articulação com a Psicologia.

5 III – OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Tal competência será desenvolvida a partir das seguintes habilidades: Diferenciar a especificidade do pensamento humanista em psicologia em relação a outras formas de pensamento; Diferenciar a especificidade do pensamento fenomenológico em relação a outras formas de pensamento; Situar o lugar e a função do psicólogo em uma abordagem humanista; Situar o lugar e a função do psicólogo em uma perspectiva fenomenológica.

6 IV – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1º BIMESTRE: Histórico da perspectiva humanista na Psicologia e alguns de seus representantes. A concepção de homem e as condições em que ocorre a mudança e o crescimento psicológicos. A ênfase no aspecto relacional e afetivo: escuta compreensiva como fator de mudança psicológica. Interface entre a Psicologia Humanista e a Fenomenologia. Abordagem Humanista, Psicologia da Gestalt e Gestalt-terapia como exemplos de atuação do psicólogo.

7 2º BIMESTRE: Interface entre a Psicologia Humanista e a Fenomenologia. Abordagem Humanista, Psicologia da Gestalt e Gestalt-terapia como exemplos de atuação do psicólogo. Introdução à Fenomenologia de Edmund Husserl. A proposta de Husserl de “retorno às coisas mesmas” e a intuição das essências. O método fenomenológico: sua definição, suas etapas e seus fins. A investigação do humano associada a uma perspectiva fenomenológica. O método fenomenológico na Psicologia.

8 V – ESTRATÉGIAS DE TRABALHO
Aulas expositivas, em que serão transmitidos: histórico, principais conceitos com posterior esclarecimento de dúvidas; Apresentação de situações retiradas do cotidiano com o intuito de favorecer a articulação com a teoria. Estas situações devem ser retiradas da bibliografia da disciplina e dos meios de comunicação, literatura e filmes, explorando a articulação entre teoria e prática. Discussão a cada aula dos temas trabalhados para a elucidação e esclarecimentos das dúvidas. Seminários, em grupo, e entrega de um trabalho escrito sobre a atividade desenvolvida com fechamento pelo professor.

9 VI – AVALIAÇÃO Deverão realizar-se avaliações bimestrais – provas escritas e individuais. Serão avaliadas a assimilação e a compreensão dos temas desenvolvidos, através de questões conceituais e reflexivas, assim como da apresentação e discussão de situações concretas que exijam do aluno uma interpretação da realidade a partir do que foi aprendido. Os alunos deverão mostrar capacidade de interpretação de textos e de questões, respondendo a estes com clareza, utilizando-se, para tanto, dos conceitos teóricos aprendidos. Esta atividade valerá de zero a dez, com peso 3. Seminário, nos quais os alunos apresentarão uma breve discussão sobre a articulação entre teoria e prática, com entrega de um trabalho escrito sobre a atividade desenvolvida. O objetivo é avaliar a assimilação e a compreensão dos fundamentos do que foi aprendido. Esta atividade valerá de zero a dez, com peso 1. Será seguida a seguinte seqüência para as avaliações: ao final do 1º bimestre: uma prova referente ao conteúdo desenvolvido, com valor de zero a dez, com peso 3; um seminário com valor de zero a dez com peso 1. A média (NP1) será a soma das duas notas divididas por 4. ao final do 2º bimestre: uma prova referente ao conteúdo desenvolvido, com valor de zero a dez, com peso 3; um seminário com valor de zero a dez com peso 1. A média (NP2) será a soma das duas notas divididas por 4. A média do semestre será calculada de acordo com o Regimento da UNIP.

10 VII – BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
AMATUZZI, Mauro. Por uma Psicologia Humana. 2ª Ed. São Paulo: Ed. Alínea, 2008. MOREIRA, Virginia. De Carl Rogers a Merleau-Ponty: a pessoa mundana em psicoterapia. São Paulo: Annablume, 2007. PERLS, Fritz. A Abordagem Gestáltica e Testemunha Ocular da Terapia. 2ª Ed. Trad. José Sanz. Rio de Janeiro: LTC, 1988.

11 COMPLEMENTAR DICHTCHEKENIAN, Maria Fernanda (org.) Vida e Morte: ensaios fenomenológicos. São Paulo: Companhia Ilimitada, 1988. GOTO, Tommy. Introdução à Psicologia Fenomenológica: a nova psicologia de Edmund Husserl. São Paulo: Paulus, 2008. MOREIRA, Daniel. O método fenomenológico na pesquisa. São Paulo: Ed. Pioneira Thomson, 2001. ROGERS, Carl; ROSENBERG, Rachel. A Pessoa como Centro. São Paulo: EPU, 1977.


Carregar ppt "Plano de Ensino AHP 2011."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google