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Carlos Augusto Mulatinho de Queiroz Pedroso

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Apresentação em tema: "Carlos Augusto Mulatinho de Queiroz Pedroso"— Transcrição da apresentação:

1 Carlos Augusto Mulatinho de Queiroz Pedroso
LIDERANÇA E COACHING Carlos Augusto Mulatinho de Queiroz Pedroso

2 Liderança Conceitos "Influência interpessoal, exercitada em uma situação, e dirigida, por O processo de comunicação, em direção à realização de uma meta especificada ou Metas. " (Tannenbaum, Weschler, & Massarik, 1961, pág. 24 apud Soucie, 1994.)

3 Liderança Conceitos Leadership is the ability to influence people toward the attainment of goals. This definiton captures the idea that leaders are involved with other people in an effort to achieve goals. (Daft, 2000, Yukl 1989 apud Gargalianos, Laios e Theodorakis, 2003) . Liderança é a habilidade de influenciar as pessoas para metas. Esta definição mostra que os Líderes são envolvidos com as pessoas em um esforço para alcançar metas.

4 Liderança Conceitos “É a capacidade para promover a acção coordenada, com vista ao alcance dos objectivos organizacionais” (Gomes e colabs., 2000) “É uma influência interpessoal exercida em uma dada situação e dirigida por meio do processo de comunicação humana para a consecução de um ou mais objectivos específicos. Os elementos que caracterizam são, portanto, quatro: a influência, a situação, o processo de comunicação e os objectivos a alcançar” (Chiavenato, 2000)

5 Liderança

6 Liderança Abordagem Teóricas Abordagem Traço de Personalidade
Abordagem Comportamental Abordagem Situacional

7 Liderança Abordagem Teóricas
Teoria do Traço de Personalidade – A liderança está relacionada com as características psicológicas, físicas, sociais e intelectuais. Líder Intelectual Psicológicas Físicas Sociais “A abordagem da Liderança pelos traços ou perfil, consiste na avaliação e selecção de líderes com base nas suas características físicas, mentais, sociais e psicológicas.” (TEIXEIRA, 1998)

8 Liderança

9 Liderança Abordagem Teóricas Liderança Autocrática
Abordagem Comportamental – Nesta teoria os comportamentos dos líderes estão relacionados a orientação com as tarefas ou com as relações pessoais. Liderança Autocrática Orientação para a Tarefa Liderança Democrática Orientação para as relações pessoais

10 Liderança

11 Orientação para objetivos desafiadores
Liderança Abordagem Teóricas Abordagem Situacional – Capacidade de manifestar estilos diferentes de comportamento de acordo com o contexto. Contextos Diretivos Prestativos Participativos Orientação para objetivos desafiadores A Teoria do Caminho - Meta, de House (1971), consisitia nos líderes motivarem os liderados a acreditar nos resultados, O líder deve ser diretivo, prestativo, participativo e orientar para objetivos desafiadores.

12 Liderança Abordagem Teóricas PERSUADIR DETERMINAR COMPARTILHAR DELEGAR
Abordagem Situacional - Existem quatro estilos de liderança nessa teoria: Determinar, Persuadir, Compartilhar e Delegar. Liderança Situacional nas dimensões da tarefa e relação. Elevada/Elevado PERSUADIR Elevada/Baixo DETERMINAR COMPARTILHAR Baixa/Elevado DELEGAR Baixa/Baixo

13 Liderança Habilidades da Liderança
Segundo Robert Katz (1974) apud Gruber (2001): Habilidades Técnicas – Conhecimento Especializado Habilidades Humanas – Conhecimentos Relacionais Habilidades Conceituais - Conhecimento Técnicos e Humanos.

14 Liderança Estilos Estilo autoritário – Define normas e técnicas de trabalho sem participação do grupo. Estilo Democrático – Define as metas e objetivos junto com o grupo, estimulando o diálogo e participação. Estilo liberal – o grupo toma decisões com liberdade. Estilo Situacional – O líder trata individualmente com cada pessoa do grupo.

15 Liderança Líder A única definição de líder é alguém que possui seguidores. Algumas pessoas são pensadoras, outras profetas. Os dois papéis são importantes e muito necessários, mas, sem seguidores, não podem existir líderes; Um líder eficaz não é alguém amado e admirado. É alguém cujos seguidores fazem as coisas certas. Popularidade não é liderança, resultados, sim; Os líderes são bastante visíveis, portanto, servem de exemplo; Liderança não quer dizer posição, privilégios, títulos ou dinheiro. Significa responsabilidade . (Drucker,op. cit., p. 13 apud Gruber, p. 23, 2001)

16 Liderança Líder Caracteristicas: Responsabilidade Flexibilidade
Humildade Criatividade Intuição Senso ético Capacidade de doação Autenticidade Capacidades pessoais e comunicativas Justo

17 Liderança Liderança e Gestão Liderança Gestão
É uma influência de relacionamento É um relacionamento de autoridade É levada a cabo com líderes e seguidores É levada a cabo com gestores e subordinados Envolve líderes e seguidores que procuram mudanças reais na organização Envolve a coordenação de pessoas para a produção e venda de bens e/ou serviços numa organização Requer que as mudanças procuradas reflitam os propósitos mútuos de líderes e seguidores. Requer coordenação de atividades para produzir e vender bens e/ou serviços que reflitam os propósitos da organização.

18 Liderança Liderança e Gestão Kotter (1992)
A gestão respeita ao fazer frente à complexidade. (…) Sem uma boa gestão, as empresas complexas tendem a tornar-se caóticas de tal modo que a sua existência pode ficar ameaçada. A liderança, pelo contrário, respeita à forma de lidar com a mudança. (…) Kotter (1992)

19 Liderança Liderança e Gestão
O Comportamento encontrado nos dois papeis Gestores Líderes Rendem-se à situação. Procuram agir sobre a situação. Administram. Inovam. Questionam-se sobre o como e o quando. Questionam-se sobre o que e o por que. Imitam. São originais. As competências de gestão podem ser ensinadas/aprendidas. As competências de liderança não podem ser ensinadas ou aprendidas.

20 Liderança

21 Liderança

22 Liderança

23 Liderança

24 Liderança

25 Liderança

26 Coaching

27 Coaching Conceitos “Coaching é uma relação de parceria que revela e liberta o potencial das pessoas, de forma a maximizar o seu desempenho. É ajudá-las a aprender, ao invés de ensinar algo a elas.” Timothy Gallwey Coaching é o processo de desenvolvimento de competências. Competência é a capacidade de agir, de realizar ações em direção a um objetivo, metas e desejos. É um processo de investigação e reflexão. Descoberta pessoal de fraqueza e qualidades. Aumento da consciência de si. Aumento da capacidade de responsabilizar-se pela própria vida com estrutura e foco. O processo oferece feedback realista e apoio.

28 Coaching Conceitos "um meio de trabalhar com pessoas que as torna mais competentes e mais realizadas, de modo que sejam mais capazes de contribuir para suas organizações e encontrar significado no que fazem". Flaherty (1999) . É um relacionamento que provoca novas competências" e que "agrega valor à organização e ao cliente". Chiavenato (2002),

29 Coaching

30 Coaching COACHING FOCO No modelo de Sucesso Organizacional OBJETIVO
Acelerar inserção do cliente na estrutura e na posição CLIENTE Clientes em ascensão, afirmação de carreira, novos desafios, recuperação. METODOLOGIA Prática, orientação, exercícios, desenvolvimento, acompanhamento e feedback INFORMAÇÕES Formais, avaliação de desempenho e competências PRODUTOS Padrão de desempenho esperados, proficiência no cargo, adoção de competências. VALORES Conhecimento, desempenho, ganhos, reconhecimentos, direcionamentos

31 Coaching Empowerment e Mentoring Conceitos Empowerment
Significa "dar autonomia para a equipe atuar, decidir, solucionar problemas e responsabilizar-se pelos resultados“ Schette (1999) Mentoring “ Relação de apoio e suporte na qual uma pessoa mais experiente transfere seu conhecimento, sabedoria e experiência a um novato no sentido de ajudá-lo no desenvolvimento de sua carreira". (Chiavenato 2002)

32 Coaching Empowerment e Mentoring Objetivos Empowerment
Tem como objetivo “a delegação de poder, a autonomia e uma maior participação dos funcionários no processo de gestão de pessoas nas empresas.” (Rodrigues, 2002) Mentoring Tem como objetivo potencializar e acelerar a realização de projetos de vida e carreira.

33 Sensibilização, Desenvolvimento e Formação, Consolidação e Conclusão.
Coaching Processos Elementos do Processo de Coaching Tempo Processo desenvolvido com um tempo desejável. Foco Ferramentas, Desenvolvimento de Habilidades, orientação e Avaliação Fases Sensibilização, Desenvolvimento e Formação, Consolidação e Conclusão. Plano de Ação Planejamento de Metas para alcançar os objetivos profissionais e pessoais.

34 Análise da Situação atual
Coaching Processos Análise da Situação atual conhecimentos Aplicabilidade e habilidades dos novos Situação Desejada

35 Coaching Processos Avaliação: Foca o ambiente: onde, quando e em que contextos você quer realizar mudanças?  Fundamentação: Foca crenças e valores, identidade e a visão espiritual do cliente. Que valores são envolvidos nas mudanças desejadas? ação IFormulação: Foca a capacidade de se criar estratégias de realização. Como traduzir seus valores e crenças apoiadoras em ação?  Implementação: Foca os comportamentos a acrescentar e a modificar. O que fazer, no dia a dia, para fazer acontecer o plano? Que conjunto de ações é eficaz? dos Transformação: Foca outra vez crenças e valores, identidade e, se for adequado ao processo, a espiritualidade do cliente. Qual a grande motivação para superar os obstáculos que aparecem? Consolidação: O que você ganhou do processo como um todo?, como o Coaching mexeu nesses vários níveis de experiência? O que levo comigo e o que fica para eu continuar desenvolvendo?

36 Coaching Modelo Prático Etapa 1 – Identificação dos problemas
Etapa 2 – Priorização Etapa 3 – Identificação de causas e efeitos Etapa 4 – Sugestões para solucionar os problemas priorizados Etapa 5 – Discussão e priorização das propostas de ação Etapa 6 – Consolidação e Estruturação: Planos de Ação Etapa 7 – Exercício dos Projetos Desenvolvidos Etapa 8 – Apresentação e Fechamento do Projeto

37 Coaching

38 Coaching Tipos Coaching executivo Direcionada para exucutivos com o objetivo de melhorar a liderança e estratégias na tomada de decisões. Coaching de negócios Aprimoramento das pessoas em seu ambiente de trabalho. Coaching de equipe Aprimoramento de equipes para alcançarem seu melhor desempenho. Coaching de vida Relacionados aos aspectos da vida do cliente, sejam pessoais ou profissionais. Coaching de carreira Relacionado as pessoas em busca de trabalho ou que querem mudar de carreira. Coaching para esportes Direcionamento e aprimoramento de atletas ou organizações desportivas.

39 Coaching APLICAÇÕES DO COACHING Melhoria do desempenho funcional
Aplicabilidade do Conhecimento Desenvolvimento de Competências e Habilidades Aprendizado e Obtenção do Conhecimento Diagnóstico e Resolução de Problemas Criatividade e Inovação Foco na Aprendizagem

40 Coaching BENEFÍCIOS É um instrumento bastante forte para papéis de liderança nos dias atuais Utiliza o tempo de maneira eficaz Assume um alto nível de responsabilidade Promove iniciativa compartilhada É um processo eficaz – mantém a alta gerência e os outros níveis bem conectados Tem alto potencial para mobilidade de carreira Demonstra alto nível de competências em muitas das expectativas corporativas Trabalha bem as equipes Atua no nível de conhecimentos e habilidades necessárias para o desenvolvimento das atividades É a forma mais eficaz de criação de sucessores nas organizações

41 Coaching

42 Liderança e Coaching O Coaching na Liderança é um processo focado, onde o gestor orienta o desenvolvimento do seu colaborador, buscando um maoir desempenho, utilizando metas e objetivos mensuráveis. O Líder Coach tem o papel de: Reconhece potencial e desenvolve competências da sua equipe. Envolve-se na aprendizagem da sua equipe. Assume uma co-responsabilidade com respeito ao desenvolvimento e alcance de metas. Encaminha e recebe comunicações vitais para que os resultados sejam excelentes.

43 Liderança e Coaching

44 Liderança e Coaching Lima e Icó.

45 Referências Bibliográficas
CHIAVENATO, I. Construção de talentos. Coaching & Mentoring. Rio de Janeiro, Editora Campus, 2002. GARGALIANOS, Dimitros; LAIOS, Athanasios; e THEODORAKIS, Nikolaos. Leadership and power - two important factors for effective coaching FLAHERTY, J. Coaching: evoking excellence in others. Woburn, Butterworth-Heinemann, 1999. GRUBER, Lucianne Secco. Liderança - Habilidades e Caracterísitcas do Líder numa organização Bancária: Um estudo de Caso. Unversidade Federal de Santa Catarina. Tese de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas. Curitiba,

46 Referências Bibliográficas
LIMA e ICÓ.. Lideranca. e coaching: O perfil do novo gestor nas organizacoes modernas. Disponível em: Acesso em: RODRIGUES, C.H.R. Empowerment e estágios evolutivos das áreas de gestão: estudo de casos em empresas manufatureiras. São Carlos, 2002, 103p. Dissertação (mestrado) - Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo. SCHETTE, F.R. Ser líder: um estudo fenomenológico de depoimentos. Campinas, 1999, 110p. Dissertação (mestrado) - Faculdade de Psicologia, Pontifícia Universidade Católica. SOUCIE, Daniel. Effective managerial leadership in sport organizations. Journal of Sport Management TEIXEIRA, S., Gestão das Organizações, Editora McGRAW – HILL de Portugal L.da, 1998, pp


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