A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 INTRODUÇÃO À LOGÍSTICA TEMA: Fevereiro / 2007. 2 INTRODUÇÃO À LOGÍSTICA TEMÁTICA O AMBIENTE EMPRESARIAL E O SURGIMENTO DA LOGÍSTICA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 INTRODUÇÃO À LOGÍSTICA TEMA: Fevereiro / 2007. 2 INTRODUÇÃO À LOGÍSTICA TEMÁTICA O AMBIENTE EMPRESARIAL E O SURGIMENTO DA LOGÍSTICA."— Transcrição da apresentação:

1 1 INTRODUÇÃO À LOGÍSTICA TEMA: Fevereiro / 2007

2 2 INTRODUÇÃO À LOGÍSTICA TEMÁTICA O AMBIENTE EMPRESARIAL E O SURGIMENTO DA LOGÍSTICA

3 3 Demanda crescente Clientepassivo Custos materiaisbaixos Custos Financeirosbaixos Previsõesconfiáveis Modeloprodutividade Demanda variável Clienteexigente Custos materiaisaltos Custos Financeirosaltos Previsõespouco confiáveis Modelo competitividade Ambiente Empresarial Característica Ritmo da Mudança LaminarTurbulento

4 4 MODELO DE COMPETITIVIDADE INPUTS SISTEMA PRODUTIVO OUTPUTS QUANTIDADE VARIEDADE QUALIDADE PRAZO PREÇOS

5 5 INPUTS SISTEMA PRODUTIVO OUTPUTS S O E Ç R I V MODELO DE COMPETITIVIDADE

6 6 Atual Contexto Novas Tecnologias Mercados Globalizados Alta Competitividade A tecnologia incrementou a produtividade dos processos.

7 7 Os efeitos das tendências da Tecnologia na competição Tendências Tecnológicas Imperativos da Administração Moderna / Novas bases para competição Custo Economias de escala Mercado de Massa Confiança de Produto / Fonte Tempo de entrega Diferenciação O velho Qualidade Economias de Estilo Fluido, nichos de mercado A confiança é assumida Modo de entrega Informação O novo Fonte: LICKER (1997, p. 284)

8 8  A necessidade de competir faz com que tenhamos que produzir volumes altos a baixos custos. GLOBALIZAÇÃO A competência se acentua

9 9 ”na nova geografia mental criada pela ferrovia, a humanidade dominou a distância. Na nova geografia mental do comércio eletrônico, a distância foi eliminada. Hoje existe apenas uma economia e um único mercado”... Peter Drucker (apud, HUMMEL, 2000)

10 10 O SURGIMENTO DA LOGÍSTICA

11 11 O surgimento da LOGÍSTICA Usada por: Bousche1782 Equivalente a Estratégia. AnoInterpretação Llody1813Equivalente à filosofia da guerra. Jomini1830(Lárt millitaire au XIX ciécle):”...a palavra Logística deriva da de Maior General de Logis (do alemão Quartiermeister) que exercia funções de acomodar ou acampar as tropas, dirigir colunas e situar-las no terreno...” Ciência que abraça toda a ação do Estado Maior General dos Exércitos atuais, a partir do plano de operações estabelecido, sua execução, modo de dispor, combinar e arrumar em seu conjunto e por números os movimentos das massas de tropas. Enc.Hisp. Americ.1912Arte de calcular com sentido estritamente militar. Velázquez1947Ramo da arte militar que trata dos movimentos e abastecimento das tropas e da direção geral de uma campanha. Larrouse1975Técnica de movimento das tropas, seu transporte e abastecimento.

12 12 Em 1986 o Council of Logisitic Management (CLM), definiu a Administração Logística como: “O processo de planejar, implementar e controlar o fluxo e o armazenamento, eficiente e eficaz em termos de custo, matérias-primas, estoques em processo, produtos acabados e informações correlatas desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de obedecer às exigências dos clientes.” (LAMBERT, 1999) Conceito de LOGÍSTICA (1986):

13 13. É necessário começar a se preocupar com o todo e, em 1998 o Global Supply Chain Forum define o Supply Chain Management (SCM), como: “...a integração dos processos comerciais críticos desde o usuário final até os fornecedores originais, que fornecem produtos, serviços e informação que adicionam valor aos clientes e outros parceiros”. (Lambert, 1999). SUPPLY CHAIN MANGEMENT:

14 14 Face a essas mudanças em 1998 o CLM, definiu a Logística como; “... a parte do processo da cadeia de abastecimento que planeja, implementa e controla de forma eficaz e eficiente o fluxo de armazenamento de bens, serviços e informação relacionada, desde o ponto de origem ao ponto de consumo de modo a atender aos requisitos dos clientes.” (Lambert, 1999) Conceito de LOGÍSTICA (1998):

15 15 Evolução da Logística Logística Integrada Pós- Vendas Distribui ção Produção Forne cedores Fontes Fluxo de Produtos e/ou Serviços Fluxo de Recursos Fluxo de Informações Retorno Reciclagem

16 16 A Logística Capacidade Fornecedores Abastecimento Estoque de componentes Estoque de componentes PCP Previsão de vendas Clientes Montagem Depósitos de acabados Produção de componentes

17 17 A Tecnologia a serviço da Logística Intercâmbio eletrônico de dados (EDI) Sistemas ERP (Enterprise Resource Planning) Códigos de Barra Terminais de Coleta de Dados por Radiofrequência Tracking satelital Sistemas de Apoio à Decisão Internet

18 18 Sistemas logísticos Tratam de todas as atividades de movimentação e armazenagem que facilitam o fluxo da matéria prima e dos produtos, assim como dos fluxos de informação que colocam os produtos em movimento, a fim de providenciar níveis de serviço adequados aos clientes a um custo razoável.

19 19 O problema da logística “ Como diminuir o hiato entre a produção e a demanda, de modo que os consumidores tenham bens e serviços quando e onde quiserem, e na condição física que desejarem ?”

20 20 Missão da logística Colocar as mercadorias ou os serviços certos no lugar e no instante corretos e na condição desejável, ao menor custo possível.

21 21 Ponto de Equilíbrio (situação A) Receitas Quantidade Custos $ P1

22 22 FUNÇÃO DA LOGÍSTICA PRODUTOS E SERVIÇOS LOCAL CERTO FORMA DESEJADA PRAZO CERTO CUSTO CORRETO COM QUALIDADE Qualidade Confiabilidade Flexibilidade

23 23 ATIVIDADES DA LOGÍSTICA SUPRIMENTO DISTRIBUIÇÃO TRANSPORTE ESTOCAGEM PROC. PEDIDOS PRIMÁRIAS APOIO ARMAZENAGEM MANUSEIO EMBALAGEM OBTENÇÃO INFORMAÇÕES APOIO ARMAZENAGEM MANUSEIO EMBALAGEM PROGRAMAÇÃO INFORMAÇÕES Planejamento e Controle da Produção Gestão de Estoques Localização e dimensão de fábricas e bases de operação Gestão Logística Estratégica

24 24 Interrelação Funcional da LOGÍSTICA LOGÍSTICA Abastecimento Marketing Administração Finanças Planejamento Distribuição Comercial Compras Engenharia Industrial

25 25 Oportunidades de alavancagem da Logística: Vantagem em Valor Vantagem em Produtividade

26 26 LOGÍSTICA Ferramenta Estratégica Diferenciação Competitiva Melhor Serviço Menores Preços Menores Custos Melhores Resultados

27 27  Bibliografia BALLOU, Ronald H. Logística empresarial: transportes, administração de materiais e distribuição física. São Paulo: Atlas, 1993. BALLOU, Ronald H. Gerenciamento da Cadeia de Suprimento. São Paulo: Bookman,2001. BOWERSOX, Donald J. Logística Empresarial: Processo de Integração da Cadeia de Suprimento. Sâo Paulo: Atlas, 2000. CHRISTOPHER, Martin. Logística e Gerenciamento de Cadeias de Suprimentos: estratégias para a redução de custos e melhoria dos serviços. São Paulo: Pioneira, 1997. COHEN, Morris A., HUCHZERMEIER, Arnd.. Global Supply Chain Management: A survey of research and applications. 1998 – consultado em 09/04/2001 DORNIER, Philippe P. et. al. Logística e Operações Globais: texto e casos. São Paulo: Atlas, 2000. FLEURY, Fernando, WANKE, Peter, FIGUEIREDO, Kleber F. Logística empresarial: a perspectiva brasileira. São Paulo: Atlas, 2000. LAMBERT, Douglas. M., J.R. STOCK e J.G. VANTINE. Administração Estratégica da Logística. São Paulo: Vantine Consultoria, 1998.

28 28 www.aslog.com.br www.cel.coppead.ufrj.br www.cel-logistica.org www.clm1.org www.guialog.com.br www.intermanagers.com.br www.tecnologistica.com.br  Logística na Internet


Carregar ppt "1 INTRODUÇÃO À LOGÍSTICA TEMA: Fevereiro / 2007. 2 INTRODUÇÃO À LOGÍSTICA TEMÁTICA O AMBIENTE EMPRESARIAL E O SURGIMENTO DA LOGÍSTICA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google