A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pesquisa de Marketing MALHOTRA, Naresh. Pesquisa de Marketing: foco na decisão. São Paulo : Pearson Prentice Hall, 2011. Carlos Freire - 2014.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pesquisa de Marketing MALHOTRA, Naresh. Pesquisa de Marketing: foco na decisão. São Paulo : Pearson Prentice Hall, 2011. Carlos Freire - 2014."— Transcrição da apresentação:

1 Pesquisa de Marketing MALHOTRA, Naresh. Pesquisa de Marketing: foco na decisão. São Paulo : Pearson Prentice Hall, 2011. Carlos Freire

2 PESQUISA DE MERCADO APRESENTAÇÃO Carlos Freire
São Paulo – Natal – Manaus ESPM Marketing/ FGV – Inteligência Competitiva/ UFRN – APG/Amana Key – Educação Ambiental/ SENAC Marketing e a conservação de recursos naturais/ Mestrado UFAM Saga Publicidade – 3 anos Uniodonto Manaus 2011/2012 – Hospital Santa Júlia – 2011 – 2013 Intrutor e Consultor SEBRAE AM Carlos Freire – 2014

3 PESQUISA DE MERCADO APRESENTAÇÃO Carlos Freire – 2014

4 PESQUISA DE MERCADO Disciplina: PESQUISA DE MERCADO
MALHOTRA, Naresh. Pesquisa de Marketing: foco na decisão. São Paulo : Pearson Prentice Hall, 2011. Carlos Freire – 2014

5 PESQUISA DE MERCADO PESQUISA DE MERCADO
EMENTA PESQUISA DE MERCADO Conceito e finalidade de pesquisa Mercadológica. Estado da arte em Pesquisa de Marketing. Conceito, funções e elementos constituintes de um Sistema de Informações de Marketing. Variáveis que devem ser analisadas na pesquisa mercadológica. Formulação do problema. Planejamento do projeto. Coleta de dados, tabulação e análise dos dados. Aplicações da pesquisa. Divulgação dos resultados. Elaboração do projeto de pesquisa mercadológica. Carlos Freire – 2014

6 PESQUISA DE MERCADO OBJETIVO GERAL Mostrar a importância da pesquisa na publicidade para uma melhor compreensão do mercado e dos comportamentos de consumo do público. Carlos Freire – 2014

7 . Capacitar os alunos a entender e diagnosticar questões
PESQUISA DE MERCADO OBJETIVOS ESPECÍFICOS . Capacitar os alunos a entender e diagnosticar questões mercadológicas e comunicacionais e definir formas de analisá-las; . Capacitar ao aluno entender o processo da Comunicação Social e posicionar-se de forma ética e responsável; . Capacitar os alunos a elaborar pesquisas de mercado; . Capacitar os alunos para contratar pesquisas de mercado; . Capacitar os alunos para analisar pesquisa de mercado; . Capacitar os alunos para avaliar pesquisa de mercado; Carlos Freire – 2014

8 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
PESQUISA DE MERCADO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO MÊS No. de Aulas OBJETIVO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Fevereiro e Março 32 UNIDADE I – Novo cenário de Negócios e o papel da Pesquisa de Mercado nesse contexto. Entender as mudanças ocorridas nos últimos 20 anos; entender o cenário de negócios atual. 1.1 Histórico da Pesquisa de Mercado no Brasil e no Amazonas. • Conceito de Pesquisa de Mercado 1.2 Definição e Compreensão de conceitos básicos de Pesquisa de Mercado • Finalidade da Pesquisa de Mercado 1.3 Estado da Arte em Pesquisa de Mercado 1.4 Pesquisa de Mercado e Tecnologia 1.5 Estruturação de Pesquisas de Mercado 1.6 Tipos de Pesquisa Carlos Freire – 2014

9 UNIDADE II - Operacionalização de Pesquisa de Mercado
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Abril e Maio 32 UNIDADE II - Operacionalização de Pesquisa de Mercado •Capacitar os alunos para realização de Pesquisa de Mercado; 2.1 Projeto de Pesquisa • Capacitar os alunos para contratação de Pesquisa de Mercado 2.2 Amostragem . Conhecer formas de questionário de pesquisa e técnicas para sua elaboração 2.3 Métodos de Coleta de dados • Conhecer metodologia de análise estatística e tabulação de dados 2.4. Tabulação e análise dos dados • Capacitar os alunos a realizar análises e interpretações de Pesquisas de Mercado 2.5 Análise de Pesquisas de Mercado Carlos Freire – 2014

10 UNIDADE III – Sistema de Informação de Marketing
PESQUISA DE MERCADO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Junho e Julho 16 UNIDADE III – Sistema de Informação de Marketing • Entender a importância da informação no cenário atual 3.1 O que são Dados, Informações e Conhecimento • Conhecer os métodos de obtenção de informações 3.2 Tipos de Dados • Conhecer os métodos de processamento de Informações 3.3 CRM e outros possibilidades tecnológicas de processamento de dados Carlos Freire – 2014

11 Trabalhos em Sala de Aula 2 Pontos
PESQUISA DE MERCADO AVALIAÇÃO 1º e 2o Bimestre: Trabalhos em Sala de Aula Pontos Seminário Pontos Prova Escrita: Objetiva (5 questões) 2 Pontos Dissertativa (5 questões) 4 Pontos Carlos Freire – 2014

12 21 pontos - 3 avaliações = Aprovado
PESQUISA DE MERCADO AVALIAÇÃO 3º Bimestre: Provão 21 pontos - 3 avaliações = Aprovado > 21 pontos = NEF = Nota = 10 – média 3 NPCs Carlos Freire – 2014

13 Seminários não precisam ser impressos.
PESQUISA DE MERCADO AVALIAÇÃO Seminários não precisam ser impressos. Devem ser enviados por na data acordada. Carlos Freire – 2014

14 Presença = Aluno em sala de aula
PESQUISA DE MERCADO AVALIAÇÃO Faltas: Curso 80h = Máximo 20 faltas Presença = Aluno em sala de aula Compensação de Ausência de acordo com a legislação. Entrada na Secretaria Acadêmica até 48h após a falta. Será definida uma tarefa para Compensação de Ausência. Carlos Freire – 2014

15 PESQUISA DE MERCADO Cenário de Negócios As mudanças pelas quais o Planeta passou nos últimos 15 anos fez com que toda a realidade fosse afetada. O cenário de negócios de hoje, portanto, difere totalmente daquele que havia antes do início deste processo. Carlos Freire – 2014

16 Quais foram essas mudanças?
PESQUISA DE MERCADO Cenário de Negócios Só para relembrar: Quais foram essas mudanças? Carlos Freire – 2014

17 PESQUISA DE MERCADO Cenário de Negócios Como surgiram o marketing e a propaganda nos moldes que conhecemos hoje? Carlos Freire – 2014

18 Conquistar novos mercados Aumentar share Movimentar a economia
PESQUISA DE MERCADO Cenário de Negócios Ontem Até final da década de 1960 Aumentar as vendas, Reduzir estoques, Conquistar novos mercados Aumentar share Movimentar a economia Carlos Freire – 2014

19 Conquistar novos mercados Aumentar share Movimentar a economia
PESQUISA DE MERCADO Cenário de Negócios Ontem Hoje Até final da década de 1960 Aumentar as vendas, Reduzir estoques, Conquistar novos mercados Aumentar share Movimentar a economia Questão Ambiental Movimentos sociais Redução da desigualdade Preservação Ambiental Consumo consciente Interatividade Carlos Freire – 2014

20 Outro ponto significativo foi o surgimento da INTERNET.
PESQUISA DE MERCADO Cenário de Negócios Outro ponto significativo foi o surgimento da INTERNET. Como a INTERNET alterou o cenário de negócios? Carlos Freire – 2014

21 Outro ponto significativo foi o surgimento da INTERNET.
PESQUISA DE MERCADO Cenário de Negócios Outro ponto significativo foi o surgimento da INTERNET. Como a INTERNET alterou o cenário de negócios? Como a INTERNET alterou o setor de Publicidade e Propaganda? Carlos Freire – 2014

22 PESQUISA DE MERCADO A Publiciade e Propaganda estão inseridas no contexto da Comunicação Empresarial Carlos Freire – 2014

23 PESQUISA DE MERCADO Comunicação Empresarial O setor responsável pela comunicação empresarial dentro das empresas e instituições é o Marketing. Carlos Freire – 2014

24 PESQUISA DE MERCADO Marketing O que é Marketing? Carlos Freire – 2014

25 PESQUISA DE MERCADO O que é Marketing?
Marketing é a arte de manter relacionamentos consistentes e verdadeiros, capazes de promover a satisfação e o crescimento de todas as partes envolvidas. Carlos Freire – 2014

26 PESQUISA DE MERCADO O que é Marketing?
Marketing é a arte de manter relacionamentos consistentes e verdadeiros, capazes de promover a satisfação e o crescimento de todas as partes envolvidas. Ao longo do tempo, o Marketing deixou de ser um departamento nas empresas e passou a ser uma filosofia de gestão de toda e qualquer área de atividade. Carlos Freire – 2014

27 PESQUISA DE MERCADO Marketing Marketing = Carlos Freire – 2014

28 + Marketing = PESQUISA DE MERCADO Informação Marketing
Carlos Freire – 2014

29 + Marketing = PESQUISA DE MERCADO Informação Inteligência Marketing
Carlos Freire – 2014

30 Diferencial Competitivo
PESQUISA DE MERCADO Comunicação Empresarial Pesquisa de Mercado Dados Sim Não Informação Interessa? Lixo Inteligência Diferencial Competitivo Conhecimento Carlos Freire – 2014

31 PESQUISA DE MERCADO Comunicação Empresarial Alta Direção RH Financeiro
MARKETING Compras Contabilidade Planejamento Comunicação Comercial Assessoria de Imprensa Relações Públicas Publicidade e Propaganda Comunicação Digital Carlos Freire – 2014

32 PESQUISA DE MERCADO Comunicação Empresarial Canal Público 1
Feedback Negócios Imagem serviço voto Cognição Público 1 Público 2 Público 3 Produtor/Emissor Canal Decodificação Mensagem Ruído Códigos e Símbolos Carlos Freire – 2014

33 PESQUISA DE MERCADO Comunicação Empresarial Empresa/ Instituição
Sociedade Sociedade Comunicação Carlos Freire – 2014

34 PESQUISA DE MERCADO Pesquisa de mercado é: identificação; coleta;
O que é Pesquisa de Mercado? Pesquisa de mercado é: identificação; coleta; análise; disseminação; e uso sistemático e claro de informações para melhorar a tomada de decisão relacionada à identificação e à resolução de problemas ou oportunidades para a empresa/instituição. Carlos Freire – 2014

35 PESQUISA DE MERCADO Pesquisa de Mercado Pesquisa de Mercado
Pesquisa de Identificação de Problema Pesquisa de Resolução de Problema De potencial de mercado De participação no mercado De imagem De características de mercado De previsão De tendências comerciais De segmentação De produto De preço De promoção De distribuição Carlos Freire – 2014

36 Para a próxima aula ler o texto :
PESQUISA DE MERCADO O que é Pesquisa de Mercado? Para a próxima aula ler o texto : Caso de Abertura. Como a Reebok calça o tênis. Conteúdo Acadêmico Martha Falcão DeVry Textos de Aula Carlos Freire – 2014

37 A Pesquisa de Mercado no novo contexto da Publicidade e Propaganda.
O que é Pesquisa de Mercado? Texto: A Pesquisa de Mercado no novo contexto da Publicidade e Propaganda. Carlos Freire – 2014


Carregar ppt "Pesquisa de Marketing MALHOTRA, Naresh. Pesquisa de Marketing: foco na decisão. São Paulo : Pearson Prentice Hall, 2011. Carlos Freire - 2014."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google