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Programa GESAC Elias Nagib David Gerente de Projetos 1º Encontro Nacional de Promotores de Inclusão Digital do Projeto Formação GESAC Natal /RN - 2010.

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1 Programa GESAC Elias Nagib David Gerente de Projetos 1º Encontro Nacional de Promotores de Inclusão Digital do Projeto Formação GESAC Natal /RN - 2010

2  Promover a inclusão digital;  Fomentar o desenvolvimento de projetos comunitários e a formação de redes de conhecimento;  Apoiar o desenvolvimento das comunidades beneficiadas;  Apoiar comunidades em estado de “vulnerabilidade social”. Fonte: Art. 8 º da Portaria nº 483, 12/08/08 São Diretrizes do Programa GESAC (dentre outras)

3 Promover a universalização do acesso às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC); Promover a inclusão social e o desenvolvimento socio- cultural e econômico das comunidades atendidas através da inclusão digital; Fornecer mecanismos para a formação e o fortalecimento de redes sociais. Metas

4 Programa GESAC/ Parceiros O Programa beneficia mais de 11.000 comunidades - Pontos GESAC, que são: escolas e órgãos públicos, civis e militares, sindicatos, aldeias indígenas, assentamentos, comunidades de pescadores, quilombolas, ONGs e; outros projetos de inclusão digital do Governo Federal, tais como Pontos de Cultura, Telecentros da Pesca, Telecentros do Banco do Brasil e da Fundação Banco do Brasil, Casa Brasil, Fome Zero, Proinfo, Telecentros.br, Telecentros de Informação e Negócios, entre outros.

5 Pontos GESAC por Instituições Responsáveis (dados de out/09)

6 Principais Desafios Dimensão territorial do Brasil e heterogeneidade das comunidades atendidas pelos Pontos GESAC; Fragilidade da infraestrutura dos laboratórios e telecentros providos por parceiros; Necessidade de constante atualização dos serviços web oferecidos; Coordenar as responsabilidades entre os parceiros do Programa.

7 Além do fornecimento de infra-estrutura (conectividade e equipamentos), o MC entende a formação nas TIC como um elemento imprescindível para a efetiva Inclusão Digital. Projeto de Formação GESAC Inclusão Digital - Processo de Formação

8 Formação de monitores e multiplicadores; Pesquisa e avaliação do programa; Utilização da expertise e da capilaridade da Rede de Institutos Federais de Tecnologia – IF (antigos CEFET); Bolsistas do CNPq, servidores do MC e do MEC. Projeto de Formação GESAC

9 Linhas de Pesquisa Gestão do Projeto e Comunicação Formação e Tutoria Educação a Distância Produção em Conteúdos Didáticos Digitais Desenvolvimento de Sistemas e Portais Biblioteca Digital Promoção da Inclusão Digital Pesquisa e Avaliação

10 Público-Alvo Serão priorizados 739 pontos GESAC sem provimento de formação pela respectiva Instituição Responsável - IR; Outros pontos poderão ser atendidos por demanda, conforme disponibilidade de recursos; Monitores dos Pontos GESAC e Multiplicadores representantes de instituições organizadas da sociedade civil local (sindicatos, associações, paróquias e outras).

11 Ofertar formação presencial e a distância, além de tutoria remota; Disponibilizar novos produtos e serviços no portal do projeto; Produzir e disponibilizar conteúdos didáticos digitais; Instituir pólos de formação em Institutos Federais - IF; Atender às reais demandas de formação das comunidades. Objetivos Específicos

12 Noções do funcionamento de redes de conexão à internet, hardware, software, estrutura da redes lógica e fisíca; Navegação na Rede Mundial de Computadores, utilização de e- mail, apresentação de serviços e-gov; Publicação Web e produção de conteúdo: postagem em blogs, construção de páginas HTML; Criação de redes sociais promotoras de inclusão social e cidadania. Principais Conteúdos das Formações

13 Estrutura do Projeto MC Coordenação Geral do Projeto MC-MEC-CNPq Comitê Gestor e Comunicação Comitê Científico e Tecnológico Coord. de Formação e Certificação Núcleo de EAD Núcleo de Produção de Conteúdos Coord. de Infra-estrutura Núcleo de Sistemas e Portais Núcleo de Pesquisa Núcleo de Formação Núcleo de Avaliação MONITORES Núcleo de Promoção de Inclusão Digital Coord. de Pesquisa e PID Núcleo de Biblioteca Digital Núcleo de Redes LEGENDA MC MC - MEC - bolsistas CNPq IF – Infra-estrutura IF - Formação

14 Pólos Formadores

15  Comitê Gestor - Responsável pelas definições de diretrizes e estratégias do Projeto;  Núcleo de Comunicação - responsável pela comunicação interna, administração de sites, redação de textos e veiculação de imagem institucional, divulgação junto à imprensa, colaboração na organização de eventos em atendimento ao Programa GESAC e às Assessorias de Comunicação do MC e do MEC. Equipe Gestora

16  Núcleo de EAD - responsável pelo desenvolvimento, configuração e customização do ambiente de aprendizagem, baseado na plataforma Moodle e pela identificação e integração das ferramentas de apoio à EAD.  Núcleo de Produção de Conteúdos - responsável pela produção, desenvolvimento e/ou adaptação de conteúdos didático-digitais. Coordenação de Formação e Certificação

17  Núcleo de Sistemas e Portais – responsável pelo desenvolvimento, configuração e customização do Portal do Projeto, bem como pela atualização científica e tecnológica dos serviços disponibilizados e pelo desenvolvimento do sistema de gestão do Projeto.  Núcleo de Biblioteca Digital - responsável pelo desenvolvimento, configuração e customização da Biblioteca Digital do Projeto, para armazenamento do acervo de conteúdos produzidos e outros resultados do Projeto. Será constituído por professores, alunos e egressos dos IF. Coordenação de Infra-estrutura

18  Núcleo de Pesquisa e Avaliação - responsável pela concepção e desenvolvimento de instrumentos de pesquisa e avaliação nas diferentes fases do Projeto.  Núcleo de Promoção da Inclusão Digital - responsáveis por:  apoiar a identificação de oportunidades e ações que possam qualificar o uso dos Pontos GESAC como equipamento público nas comunidades, estimulando o desenvolvimento cultural e econômico local;  identificar e apoiar o desenvolvimento organizacional dos Pontos para a otimização dos recursos e apropriação das TIC, visando o atendimento das demandas locais;  alimentar o banco de dados da pesquisa, através de visitas por amostragem de Pontos. 30 Bolsistas pesquisadores ligados diretamente ao MC, alocados nas diversas UF. Coordenação de Pesquisa e Promoção de ID

19 12 Professores Orientadores 75 Alunos Tutores 30 Promotores de Inclusão Digital Pesquisadores que Atuam Diretamente na Formação

20 Formar o monitor presencialmente; Orientar o aluno tutor; Ministrar cursos de EAD; Apoiar a sistematização de dados para a pesquisa e avaliação do Projeto. Prestar atendimento remoto aos monitores dos Pontos GESAC; Acompanhar os cursos de EAD; Identificar e divulgar sítios de interesse dos Pontos GESAC; Coletar dados para a pesquisa e avaliação do Projeto. Papel do Professor Orientador Papel do Aluno Tutor

21 Apoiar a qualificação do uso dos Telecentros/Pontos GESAC; Promover o desenvolvimento de projetos comunitários e fortalecimento de redes de conhecimento; Identificar e divulgar ações de e-gov para o atendimento de demandas das comunidades; Incentivar o uso de software livre; Atuar sob demanda como formador; Subsidiar a equipe de gestão com informações obtidas junto as comunidades; Apoiar pesquisas e avaliações do Projeto de Formação e do GESAC. Papel do Promotor de Inclusão Digital (PID)

22 Papel do Monitor Participar da formação em TIC e educomunicação, na modalidade semi-presencial, custeada pelo projeto; Contribuir para identificação e seleção de multiplicadores; Formar o mínimo de 3 multiplicadores na comunidade atendida como pré-requisito para sua certificação; Alimentar a pesquisa e avaliação do Projeto (relatório ou formulário eletrônico); Contribuir para a qualificação do uso dos Telecentros/Pontos GESAC.

23 Etapas Prévias do Projeto Identificação dos produtos e serviços para o portal (realizado); Seleção dos IF participantes (realizado); Seleção dos Pontos GESAC (realizado); Definição da grade temática - conteúdo (realizado); Elaboração do Projeto de Formação (realizado); Seleção da equipe de bolsistas do CNPq (em conclusão); Elaboração e aprovação do orçamento do projeto (realizado); Descentralização de recursos para o CNPq (realizado); Contratação dos pesquisadores do CNPq (em conclusão).

24 Execução do Projeto Formação de:  Gestores, Professores Orientadores,  Promotores de Inclusão Digital  Tutores  Monitores  Multiplicadores Elaboração de indicadores; Desenvolvimento do portal; Divulgação das ações de inclusão digital; Construção e disponibilização de acervo das formações; Pesquisa e avaliação; Planejamento das próximas fases do Projeto.

25 Resultados Esperados 739 monitores de Pontos GESAC certificados pelos IF; 2.200 multiplicadores capacitados; Avaliação do processo de formação e do programa GESAC; Metodologia de formação validada; Conteúdos didáticos digitais sistematizados e disponibilizados para livre acesso; Ambiente de formação e tutoria instituído; Modelo de gestão validado para subsidiar a construção de uma política pública de Inclusão Digital.

26 Cronograma EtapasPrincipais Ações Meses 123456789 101112 Implantação Implantação dos Pólos de infra-estrutura, suporte, manutenção, formação, pesquisa e inovação nos IF indicados pela SETEC. Formação/ Multiplicação Formação dos professores-orientadores, PID e alunos tutores Formações presenciais para os monitores Tutoria Formação dos multiplicadores pelos monitores Avaliação e Finalização do Projeto Avaliação e certificação dos monitores Avaliações periódicas e eventuais ajustes Avaliação final e validação da metodologia de formação Final do projeto piloto

27 Obrigado! Programa GESAC Elias Nagib David Elias.david@mc.gov.br


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