A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS NA MANUTENÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS NA MANUTENÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS NA MANUTENÇÃO
ELS

2 Terceirização As empresas estão, cada vez mais, contratando fornecedores de serviços especializados para realizar tarefas que elas mesmas costumavam executar. Com freqüência muitas empresas consideram que processos de suporte de um negócio não agregam valor e, por isso, recebem menos atenção da gerência e acabam custando muito caro. Unidades de Negócios - muitas empresas assumem que estes processos devem ser operados como “unidades de negócios independentes” onde muitas das atividades dos processos de suporte podem ser reunidas para obter uma massa crítica, esta operação é chamada de “serviços compartilhados”

3 Terceirização A reengenharia, com o redesenho de processos, comunmente consideram que serviços não relacionados diretamente com a atividade fim da empresa, executados de maneira independente por diversas áreas da empresa e que possam ser compartilhados, possuem um grande potencial para serem terceirizados. Serviços compartilhados e serviços terceirizados são os dois lados de uma mesma moeda Há duas fortes vantagens na terceirização com fornecedor especializado, em relação à execução dos serviços pela própria empresa interessada – a competição e o enfoque. O fornecedor especializado enfrenta a competição pelo trabalho e tem incentivos para aumentar a produtividade e a qualidade.

4 Terceirização A empresa especializada pode, com freqüência, contratar e treinar melhor o pessoal, empregar métodos melhores, usar equipamentos melhores e realizar um serviço mais barato e melhor, pois concentra a atenção da administração num serviço que representa, muitas vezes, apenas uma preocupação periférica para a administração da empresa que contrata tal serviço Oportunidades de terceirização de acordo com a International Data Corporation - 4% estão no segmento de utilidades - 24% estão no segmento de manufatura De acordo com o Outsourcing Word Summit em % de todas as iniciativas de terceirização alcançaram ou excederam as expectativas

5 34,42% da mão-de-obra empregada na manutenção é terceirizada
Dados ABRAMAN 2003

6 Modalidades Básicas Atividade-Fim Operação da Planta Mineração
Atividade Meio Manutenção Operação de caldeira Tratamento de água Atividades Acessórias Transporte Vigilância Limpeza e jardinagem Refeitório

7 Vantagens Aumento na qualidade Redução de custos Melhoria do foco da empresa Flexibilidade - não se mantém especialistas para a execução de tarefas eventuais Desvantagens Aumento de acidentes Dependência de terceiros Perda de conhecimento e habilidades Risco de passivos trabalhistas Descumprimento das obrigações trabalhistas como fonte de renda da terceirizada Falta de compromisso dos empregados

8 Caminho da Terceirização
Definir bem as tarefas que serão terceirizadas Pesquisar fornecedores deste serviço no mercado Verificar o cadastro e a saúde financeira da empresa Verificar o curriculum da empresa Estabelecer formas de medição do serviço e formas de pagamento,. Evitar pagamento por homem X hora Ex m2 de preparo de superfície e pintura, Estabelecer parâmetros de desempenho da terceirizada - qualidade, - disponibilidade do equipamento - cumprimento de prazos - saúde e segurança, - meio-ambiente, - clima organizacional

9 Caminho da Terceirização
Estabelecer normas escritas de conduta dos terceirizados que deve ser anexada ao contrato Ex. fornecimento de EPIs, horários, etc. Exigir documentos que relativos aos empregados da contratada Ex. cópia da carteira de trabalho com o registro do empregado, ASO Ministrar palestra de integração para os empregados terceirizados de forma a que eles conheçam os regulamentos da empresa onde estão trabalhando Processar o pagamento da fatura somente após a comprovação do pagamento da leis sociais, relativas aos empregados envolvidos na atividade

10 Cuidados na Terceirização
Terceirizar não significa transferir as responsabilidades trabalhistas, pois elas continuam sendo, mesmo que de forma indireta, da empresa que contrata (recebe) o serviço Enunciado Não forma vínculo de emprego com o tomador a contratação de serviços de vigilância, de conservação e limpeza, bem como a de serviços especializados ligados à atividade-meio do tomador, desde que inexistentes a pessoalidade e a subordinação direta A contratação deve ser de serviços e não de mão-de-obra O contrato deve ser celebrado com pessoa jurídica Evitar a contratação da atividade-fim da Contratante

11 Cuidados na Terceirização
Não contratar prestadora de serviço que possua um só cliente Não contratar ex-funcionário para prestar serviço exclusivo ao ex-empregador Selecionar prestador de serviço idôneo “culpa in elegendum” Responsabilidade em caso de acidente do trabalho: A empresa que contrata uma terceirizada, cujo funcionário venha se acidentar poderá ser condenada a pagar indenizações Os responsáveis pela contratação poderão ser responsabilizado criminalmente

12 BIBLIOGRAFIA PINTO, Alan Kardec et al. Manutenção Função Estratégica, 2o ed. São Paulo: Qualitymark Ed., 2001 BIZI, Amilton. Agregação de Serviços em Produtos como Vantagem Competitiva, Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2002 SCHULMAN, Donniel S; DUNLEAVY J, HARMER, M LUSK, J. Shared Services: Serviços Compartilhados. 1o ed. São Paulo: Ed. Makron Books, 2001.


Carregar ppt "TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS NA MANUTENÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google