A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Avaliação Nutricional

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Avaliação Nutricional"— Transcrição da apresentação:

1 Avaliação Nutricional
“O estado nutricional de um indivíduo reflete o grau pelo qual as necessidades fisiológicas de nutrientes estão sendo atendidas.” Karla Tonini

2 Indicadores do Estado Nutricional
Antropometria: medida do tamanho corporal e suas proporções. Ex: PESO, IMC, estatura, circunferência abdominal e cintura, circunferência de braço, pregas cutâneas.

3 Bioquímica Importância: evidencia alterações precoces do estado nutricional, antes de alterações celulares e/ou orgânicas. Ex: - Albumina ( > 3,5 g/dl); - Vida médias= 20 dias; Transferrina ( mg/dl); Vida média = 7 dias; Pré-albumina (20md/dl); Vida média = 3 dias; Proteína transportadora de retinol (3-5 mg/dl); Vida média = 2 horas;

4 Parâmetros para avaliação nutricional na criança.
Peso/ idade; Índice utilizado para crianças até 7 anos. Acompanha o crescimento infantil. Situação global da criança. Altura/ idade; Expressa o crescimento linear. Índice que expressa a qualidade de vida de uma população Peso/altura; Expressa a harmonia entre as dimensões de massa corporal e altura.

5 Avaliação de consumo alimentar
Recordatório de 24hs – é questionado ao paciente, sua ingestão alimentar do dia anterior. Freqüência alimentar – fornece dados qualitativos, ou seja, de como está a qualidade da dieta do paciente. Ex: questiona-se o consumo de leites e derivados/semana. Se aquém das necessidades, sabe-se que a ingestão de cálcio está prejudicada, predizendo riscos de fraturas, ostedistrofia e osteoporose.

6 Avaliação de consumo alimentar
História dietética: O paciente registra todo o consumo de alimentos e bebidas num período de 1 a 7 dias. Depois de anotadas, é feita uma avaliação da ingestão de nutrientes.

7 Exame físico Detecta sinais e sintomas associados a desnutrição.
Limitação: só se desenvolve no estágios já avançados da desnutrição. Ex: Sinais de anemia (mucosa ocular); desidratação, icterícia, febre, atrofia temporal, abdome escavado, cacifo (edema).

8 Dietoterapia Consiste na aplicação de dietas especiais com finalidade terapêutica FINALIDADE: Visa prevenir agravos e recuperar a saúde do indivíduo através de uma conduta dietoterápica individualizada, adequada ao quadro clínico e ao tratamento farmacológico a que o paciente está sendo submetido.

9 Características da Dieta
Físicas: Consistência, temperatura, fracionamento, volume Químicas: Aumento ou diminuição do VET, normo, hiper, hipo ( CHO, PTN, LIP) Vitaminas, minerais, líquidos, condimentos, fibras (normal, aumentada, diminuída) Aumento ou diminuição dos tipos de alimentos (ex: dieta restrita em sódio)

10 Dieta Normal Adequada em Kcal e nutrientes. Fracionamento 04 refeições
Cumpre as 04 leis da alimentação (Quantidade, Qualidade, Harmonia e Adequação) Inclusão de alimentos variados em qualquer consistência e temperatura Para pacientes com funções gastrointestinais e mastigação preservadas

11 Dieta Branda Normal em Kcal e nutrientes
Tecido conjuntivo e fibras modificados pela cocção e subdivisão Fracionamento de 04 a 05 refeições Objetivo: facilitar a mastigação e digestão

12 Dieta Pastosa Normal em Kcal e nutrientes
Consistência sob forma de purê, pasta, creme Fracionamento de 04 a 05 refeições Indicada para pacientes com dificuldades de mastigação e/ou alterações gastrointestinais, pacientes em pós-operatório.

13 Dieta Semi-Líquida Normal em Kcal e nutrientes
Exclui a mastigação e requer o mínimo de trabalho digestivo Fracionamento de 03 em 03 horas Para pacientes em situação pré ou pós operatório, com funções gastrointestinal alterada ou quando existe dificuldade de mastigação e/ou deglutição.

14 Dieta Líquida Completa
Normal em Kcal e nutrientes Tecido conjuntivo e fibras modificados pela cocção e subdivisão Fracionamento de 02 em 02 horas Para pacientes em situação pós operatório, com funções gastrointestinal alterada ou no preparo para cirurgias ou exames do trato digestivo

15 Dieta Líquida Restrita
Hipocalórica, hipo em todos os nutrientes Finalidade: hidratar o paciente Preparações coadas Volume 200 a 250 ml Isenta de leite Tempo máximo de utilização: 03 dias

16 Outras Classificações
Dieta Hipossódica Dieta Laxativa Dieta Obstipante Dieta com restrição líquida Dieta Zero


Carregar ppt "Avaliação Nutricional"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google