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Gestão da Propaganda Carlos Freire - 2013. Gestão da Propaganda Carlos Freire - 2013 Discussão do Texto Liderança.

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1 Gestão da Propaganda Carlos Freire - 2013

2 Gestão da Propaganda Carlos Freire - 2013 Discussão do Texto Liderança

3 Gestão da Propaganda Carlos Freire - 2013 Mercado Atual Criação de uma Agência Tipos de Agência

4 Gestão da Propaganda Carlos Freire - 2013 Mercado Atual Brasil é um dos lugares do mundo que mais se abrem novos negócios. Ocorre, porém, que a carcterística destes negócios é de Empreendedorismo de Necessidade e não de Empreendedorismo de Oportunidade.

5 Gestão da Propaganda Carlos Freire - 2013 Mercado Atual O quê diferencia o Empreendedorismo de Necessidade do de Oportunidade?

6 Gestão da Propaganda Carlos Freire - 2013 Mercado Atual No primeiro caso as ações são como que instintivas, guiadas por pressão econômica; No segundo caso as ações são planejadas, avaliadas, estudadas antes da implementação.

7 Gestão da Propaganda Carlos Freire - 2013 Mercado Atual No primeiro caso as ações são como que instintivas, guiadas por pressão econômica; No segundo caso as ações são planejadas, avaliadas, estudadas antes da implementação. Esse aspecto determina o sucesso ou fracasso do empreendimento.

8 Gestão da Propaganda Carlos Freire - 2013 Mercado Atual Por isso, perto de 90% desses novos negócios fecham antes de completarem 5 anos de existência.

9 Gestão da Propaganda Carlos Freire - 2013 Mercado Atual Mas, isso não quer dizer que abrir um negócio no Brasil é estar fadado ao fracasso. Pode-se dizer, sim, que o planejamento é fundamental.

10 Gestão da Propaganda Carlos Freire - 2013 Estrutura de Agências de Publicidade O normal é que todo negócio comece pequeno e vá crescendo pouco a pouco. Com agência de publicidade é da mesma forma. Não adianta querer abraçar o mundo com as pernas.

11 Gestão da Propaganda Carlos Freire - 2013 Estrutura de Agências de Publicidade A agência de publicidade é uma empresa de comunicação como tantas outras. Algumas conseguem atuar em todas as áreas inerentes à publicidade; Outras optam pela especialização em segmentos específicos e de maior atratividade.

12 Gestão da Propaganda Carlos Freire - 2013 Estrutura de Agências de Publicidade O primeiro passo, de extrema importância, é o levantamento de informações sobre o mercado; Realizar uma pesquisa, utilizando dados secundários, pode orientar sobre os melhores caminhos a seguir e quais são os que já estão saturados.

13 Gestão da Propaganda Carlos Freire - 2013 Estrutura de Agências de Publicidade Vive-se, hoje, a era da Internet. Ao mesmo tempo que é um enorme problema para as agências de publicidade abre, também, um enorme leque de oportunidades. É preciso fazer o marketing da agência.

14 Gestão da Propaganda Carlos Freire - 2013 Estrutura de Agências de Publicidade … e marketing é:

15 Carlos Freire 2014 Marketing deixou de ser uma atividade e passou a ser uma filosofia de gestão empresarial. Marketing é responsável por: Teoria dos 4 P’s Planejamento Relacionamentos Gestão da Propaganda

16 Carlos Freire 2014 O que são os 4 P’s: Produto Preço Promoção Ponto de Venda Gestão da Propaganda

17 Carlos Freire 2014 Marketing = Gestão da Propaganda

18 Carlos Freire 2014 Informação + Marketing = Gestão da Propaganda

19 Carlos Freire 2014 Informação + Inteligência Marketing = Gestão da Propaganda

20 Carlos Freire 2014 Dados Informação Lixo Interessa ? Sim Não Inteligência Conhecimento Diferencial Competitivo Gestão da Propaganda

21 Carlos Freire - 2013 Tipos de Agências de Publicidade Plena Possui profissionais capacitados a atuar em quase todas as áreas da comunicação. Planejamento, criação, mídia, produção gráfica, RTVC, assessoria de imprensa, relações públicas.

22 Gestão da Propaganda Carlos Freire - 2013 Tipos de Agências de Publicidade 360 o

23 Gestão da Propaganda Carlos Freire - 2013 Tipos de Agências de Publicidade Bureau de Mídia Responsabiliza-se pela compra de mídia para utilização pelos clientes; Foi uma tentativa de desvincular criação e mídia, por conta de agências inescrupulosas e ainda do sistema de remuneração das agências.

24 Gestão da Propaganda Carlos Freire - 2013 Tipos de Agências de Publicidade Bureau de Mídia Não vingaram no Brasil por pressão das agências, dos veículos de comunicação, CENP, ABAP e demais órgãos ligados à atividade.

25 Gestão da Propaganda Carlos Freire - 2013 Tipos de Agências de Publicidade Bureau de Criação Responsabilizam-se apenas pelo processo criativo. Argumentação, mote, imagens, escolha de personagens, criação e produção de laioutes, filmes, spots e peças promocionais. A negociação da mídia fica a cargo do próprio cliente ou dos bureaus de mídia.

26 Gestão da Propaganda Carlos Freire - 2013 Tipos de Agências de Publicidade House Algumas empresas optam por ter a própria agência. É uma decisão que não pode ficar no meio do caminho. Tem que montar uma agência com todos os departamentos da agência e os respectivos profissionais capacitados para cada área. Fora isso é economia burra.

27 Gestão da Propaganda Carlos Freire - 2013 Tipos de Agências de Publicidade Editora Buscando uma carga tributária menor, algumas empresas optam por se tornar Editoras e atuam somente com peças gráficas.

28 Gestão da Propaganda Carlos Freire - 2013 Passos pra a criação de uma Agência de Publicidade Para criação de qualquer empresa é preciso fazer o marketing (planejamento). E o primeiro passo é a coleta de informações.

29 Gestão da Propaganda Carlos Freire - 2013 Para isso é importante conversar com pessoas que já atuam nessa área. Dos dois lados da mesa: o empresário de publicidade e propaganda que vai informar sobre as facilidades e dificuldades do meio e O anunciante que também informará as facildades e dificuldades e ainda apresentará as expectativas.

30 Gestão da Propaganda Carlos Freire - 2013 Aspectos Legais: É necessário também verificar os aspectos legais, tais como: Alvará de funcionamento/ localização; Sede/ local de trabalho; CNPJ e Nota Fiscal; Para isso é bom contar com uma boa empresa de Contabilidade.

31 Gestão da Propaganda Carlos Freire - 2013 Estrutura: Local de Trabalho; Equipamentos: computadores, softwares, qualidade dos móveis, sala de reunião, datashow etc

32 Gestão da Propaganda Carlos Freire - 2013 Pessoal: Necessidade mínima de pessoal e plano de crescimento na medida em que as ações forem sendo concretizadas; Avaliar custos.

33 Gestão da Propaganda Carlos Freire - 2013 Prospecção: Criação e produção de material de divulgação/apresentação da agência; Cartões de visita; A prospecção deve ser feita pelo dono da agência.

34 Gestão da Propaganda Carlos Freire - 2013 Fornecedores: Nem tudo poderá ser feito internamente, assim, é importante já manter contato com fornecedores, para definir os melhores e os níveis de preços praticados.

35 Gestão da Propaganda Carlos Freire - 2013 Fornecedores: Gráficas, gráficas rápidas; Produtoras de vídeo; Mídias alternativas; Escritório jurídico; Escritório contábil. Lembrar que o “porco engorda com o olho do dono”.

36 Gestão da Propaganda Carlos Freire - 2013 Custos x Orçamentos Com o conhecimento dos fornecedores e seus preços já é possível visualizar os preços que serão cobrados pelos serviços oferecidos e os ganhos da agência. É importante lembrar que cada caso é um caso e deverá ser negociado.

37 Gestão da Propaganda Carlos Freire - 2013 Seminário 1o bimestre. Novo perfil das funções das agências. 4 grupos Grupo 1: Atendimento e Planejamento Grupo 2: Designer e Redator Grupo 3: Tráfego e Mídia Grupo 4: RTVC e Mídias Digitais

38 Gestão da Propaganda Carlos Freire - 2013 Seminário 1o bimestre. Competências; Formação; Sistema de Trabalho; Faixa de Remuneração; Situação de Mercado.

39 Gestão da Propaganda Carlos Freire - 2013 Apresentação: 4 grupos: 8/9/2014.


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