A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GD DE LÍNGUA PORTUGUESA 2015. Cleonice Bernardelli e Maria Bethânia ( o vento lá fora)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GD DE LÍNGUA PORTUGUESA 2015. Cleonice Bernardelli e Maria Bethânia ( o vento lá fora)"— Transcrição da apresentação:

1 GD DE LÍNGUA PORTUGUESA 2015

2 Cleonice Bernardelli e Maria Bethânia ( o vento lá fora)

3 23 de ABRIL 21 de MAIO 23 de JUNHO 23 de JULHO 20 de AGOSTO 17 de SETEMBRO 22de OUTUBRO 19 NOVEMBRO 10de DEZEMBRO CRONOGRAMA

4 O que é Base Curricular? https://www.youtube.com/watch?v=GRTHuq7Nbic Base Nacional Comum em debate: desafios, perspectivas e expectativas https://www.youtube.com/watch?v=geVUxgT8FsQ Seminário realizado no início de outubro (2014), em Brasília

5 De quais questões deve tratar uma teoria do currículo? Meu ponto de partida, pelo menos na última década (YOUNG, 2009), tem sido ‘o que os alunos têm o direito de aprender, quer estejam numa escola primária ou secundária, frequentando a universidade ou um programa de educação profissional ou vocacional que visa a prepará-los para o mercado de trabalho?’.

6 A definição de um currículo comum impede a possibilidade de autonomia da escola e do professor? Como definir o mínimo sem reduzir o máximo? Que tipo de currículo poderia estimular a criatividade docente sem, com isso, pôr em risco a qualidade do trabalho feito nas escolas?

7 Garantia do direito à aprendizagem Princípio da igualdade ( acesso a conhecimentos sociais, culturais e científicos, bens reais social e simbolicamente importantes, riqueza social que cabe à escola oportunizar e difundir para todos) Princípio da equidade (entendida como equivalência, simetria para que os diferentes tenham as oportunidades fundamentais para se tornarem mais iguais).

8 Seleção velada em escolas públicas: práticas, processos e princípios geradores Luciana Alves,Antônio Augusto Gomes Batista,Vanda Mendes Ribeiro,Maurício Érnica Objetivo: apreender processos e práticas utilizados por escolas comuns públicas – estaduais e municipais –, localizadas em regiões predominantemente periféricas e no contexto de um modo de regulação que inibe tanto a escolha de estabelecimentos de ensino pelas famílias como processos de seleção pelas escolas.

9 Processos e as práticas por meio dos quais escolas públicas comuns da periferia de São Paulo selecionam estudantes, a despeito da legislação; os princípios de ação e julgamento, as disposições mais gerais que tendem a orientar essas práticas. O que seria um bom aluno para esses estabelecimentos de ensino? O que seria um mau aluno? A que serve essa seleção?

10 Dois processos de seleção: o evitamento, concretizado pela negação de cadastro e pela não aceitação de matrículas quando os solicitantes são avaliados como supostas ameaças à disciplina; a expulsão velada, quando alunos indesejados são convidados a buscarem outro estabelecimento, devido a conflitos e problemas de comportamento.

11 CRITÉRIOS DE SELEÇÃO( PREJULGAMENTO) família com perfil que pode criar conflito; comportamento atribuído ao aluno (indisciplina, violência, mau aluno); escola de origem, a comunidade que atende (má fama); idade (distorção idade-série limita chance de matrícula); prontuário escolar (evitar aluno de pior performance); assiduidade (não desperdiçar vaga com aluno faltoso).

12 Processos seletivos contribuem para acirrar desigualdades sociais. Famílias menos escolarizados, não questionam a negação do direito à educação que a seleção representa.

13

14 A poeta “Ana Cristina César” é apresentada pela professora de literatura da USP, Viviana Bosi que também lê e comenta alguns dos poemas da autora e de aspectos de sua obra: https://www.youtube.com/watch?v=LI3AIthSgz0


Carregar ppt "GD DE LÍNGUA PORTUGUESA 2015. Cleonice Bernardelli e Maria Bethânia ( o vento lá fora)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google