A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Hipóteses Diagnósticas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Hipóteses Diagnósticas"— Transcrição da apresentação:

1 Hipóteses Diagnósticas
Anemias Hipóteses Diagnósticas

2 Anemia falciforme A anemia Falciforme é uma doença genética e hereditária, causada por anormalidade da hemoglobina dos glóbulos vermelhos do sangue, que perdem a forma discóide, enrijecem-se e deformam-se, tomando a forma de " FOICE ". Os glóbulos deformados, alongados, nem sempre conseguem passar através de pequenos vasos, bloqueando-os e impedindo a circulação do sangue nas áreas ao redor. Como resultado causa dano ao tecido circunvizinho e provoca dor.

3 Anemia falciforme Essa deformação é causada por uma mutação no cromossomo 11 (substituição do ácido glutâmico pela valina na posição 6 da cadeia B). Como decorrência pode ocorrer hemólise com conseqüente anemia crônica, icterícia, crise aplástica, colelitíase, atraso do crescimento e da maturação sexual.

4 Talassemia Doença genética que atinge a Hemoglobina, caracterizada por uma redução da produção de uma ou mais cadeias globínicas. Em geral as talassemias podem ser divididas em dois tipos principais: alpha (a) talassemia e beta (b) talassemia, de acordo com a porção da hemoglobina não sintetizada e ausente nos glóbulos dos pacientes.

5 Talassemia A talassemia Alfa é uma forma extremamente grave que ocasiona a morte do feto ou do recém nascido. A Talassemia Beta pode variar desde uma forma muito grave até uma forma com poucos ou nenhum efeito sobre a saúde.

6 Talassemia Dentro de cada tipo existem três classificações: talassemia minor (ou traço), talassemia intermedia e talassemia major (doença). Talassemia minor ou traço talassêmico se manifesta como uma pequena anemia que não se corrige com o uso de ferro (forma assintomática). A forma intermediária apresenta alterações um pouco mais graves, que precisam ser acompanhadas. A talassemia major é uma doença séria que exige constantes transfusões de sangue e cuidados médicos intensivos.

7 Anemia Ferropriva Ferro: centro da molécula de hemoglobina responsável pela capacidade de transporte de oxigênio. Anemia Ferropriva é a consequência final da deficiência progressiva de ferro dentro do organismo. Ausência de reservas de ferro ao se examinar a medula. Esta anemia não sobrevém até que as reservas de ferro sejam mobilizadas.

8 Anemia Ferropriva Para manter o nível de ferro no organismo:
Homem – 1,0 a 1,5 mg de ferro absorvido Mulher – 2,0 a 3,0 mg de ferro absorvido

9 Anemia Ferropriva Perda sanguínea (sangramento gastrointestinal e menstrual) Deficiências dietéticas (dietas vegetarianas) Parasitismo intestinal Ingestão de substâncias como fitatos (cereais), tanatos (chá), antiácidos e certos antibióticos (tetraciclina) podem formar um complexo com o ferro e diminuirem sua absorção. Gastrojejunostomia Lesões GI: grandes hérnias hiatais, doença ulcerosa, doença intestinal inflamatória, angiodisplasias...

10 Anemia Sideroblástica

11 Anemia Megaloblástica

12 Anemia Perniciosa

13 Anemia Aplásica

14 Anemia Aplásica por drogas

15 Anemia de Falconi

16 Outros Diagnósticos Diferenciais
Insuficiência Renal Crônica Insuficiência Hepática Hipo/Hipertireoidismo Neoplasias com infiltração medular Aplasia de medula ICC


Carregar ppt "Hipóteses Diagnósticas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google