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O que é exportação? Conceito Comercial Conceito Cambial

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Apresentação em tema: "O que é exportação? Conceito Comercial Conceito Cambial"— Transcrição da apresentação:

1 O que é exportação? Conceito Comercial Conceito Cambial
Conceito Aduaneiro e Fiscal

2 Conceito Comercial: Transferência de responsabilidade (Contrato Internacional de Compra e Venda - Fronteira comercial) Conceito Cambial: Ingresso da divisa (liquidação do Contrato de Câmbio)

3 Exportação CONCEITO ADUANEIRO
É a saída de mercadoria do território aduaneiro. O território aduaneiro compreende todo o território nacional

4 Território Aduaneiro E FISCAL
Zona Primária: são os portos, aeroportos e pontos de fronteira alfandegados Zona Secundária: é o restante do território aduaneiro

5 MANDAMENTOS DO EXPORTADOR

6 A exportação é uma atividade empresarial integrada, nunca isolada, exigindo permanente intercâmbio de informações entre os diversos setores envolvidos, tais como, administração, comercial, financeiro, fiscal, produção, embalagem, expedição, contábil, entre outros;

7 A decisão de exportar não deve ser tomada apenas como uma TAPA-BURACO momentâneo para compensar eventuais reduções de vendas internas. Este procedimento pode ser tomar um TAPA-MERCADO externo, temporário ou mesmo definitivo pra a empresa

8 Recorrer ao mercado externo apenas em épocas de crise e baixa venda no mercado doméstico exige da empresa cuidados especiais, pois nesta ocasião normalmente não exige planejamento, mais apenas o desespero, inclusive podendo provocar maiores prejuízos.

9 A operação de exportação não se encerra quando o produto é embarcado, mais somente após conferir se o planejado na teoria efetivamente se verificou na prática.

10 Da mesma forma que o exportador quer ter regularidade de venda, os importadores também desejam fornecedores regulares.

11 Informação é essencial e indispensável no comércio exterior
Informação é essencial e indispensável no comércio exterior. Enquanto no mercado interno é suficiente conhecer o cadastro do comprador (risco comercial), na exportação é precondição avaliar também o cadastro do país (risco cambial, político), suas peculiaridades legais, sua estrutura econômica, sua situação política e social, seu nível de reservar internacionais, suas dívidas externas, etc.

12 Estejam sempre preparados, pois empresas desonestas existem também no exterior, sendo que algumas possuem Know-how mais evoluído que suas similares brasileiras;

13 Indicar carta de crédito como modalidade de pagamento na exportações não constitui motivo constrangimento, mais apenas uma prática usual nas operações internacionais.

14 Deve-se ter em mente, que de um modo geral as empresas exportadoras superam o número de empresas importadoras, significando dizer que o mercado está repleto de fornecedores ávidos para ocupar o espaço de seus concorrentes, a qualquer deslize;

15 O domínio do inglês ou do idioma do importador é o caminho mais curto e natural para se evitar constrangimento, mal-entendidos ou dificuldades, além de poder facilitar a realização de vendas externas

16 O agente de exportação constitui o cartão de visita da empresa exportadora no exterior, representando a imagem da instituição no mercado internacional. Assim, escolher bem o agente de exportação, provendo-o de informações e oferecendo-lhes condições de trabalho compatíveis com as exigências do mercado representado, reverterá em benefício para a própria empresa exportadora;

17 Seja apenas profissional no comércio internacional, um mercado altamente especializado, que não aceita amadores. Por isso, para as atividades atinentes ao comércio internacional, contrate apenas profissionais qualificados, em vez de amigos, parentes ou conhecidos sem experiência nessa área, principalmente no que se refere a agentes de exportação no exterior;

18 Salvo exceções, normalmente os resultados no mercado internacional não são imediatos, demandam tempo para a sua concretização. Assim, a persistência é uma regra a ser observada para se viabilizar exportações

19 Analise muito bem o mercado que se deseja atingir antes de definir o seu preço de exportação e evite problemas futuros, pois caso o preço seja baixo, será difícil aumentá-lo mais tarde, ou caso seja elevado, a concessão de desconto para reduzi-lo poderá causar desconfiança e má impressão junto ao potencial importador;

20 Além do nível de competitividade no mercado-alvo externo, a definição do preço de exportação depende de variáveis internas da empresa exportadora, tais como custo de produção, situação fiscal interna de IPI, ICMS, PIS e Cofins, uso correto dos incentivos à exportação, programação de produção, logística, etc.;

21 Os instrumentos de apoio fiscal e/ou financeiro às exportações são iguais para todas as empresas, mas seu aproveitamento pode ser diferenciado, refletindo a maior ou menor competência técnico-administrativa de cada exportadora;

22 O que gera lucro e confere competitividade a um produto no concorrido mercado internacional são os detalhes, pois o trivial as empresas exportadoras são obrigadas a conhecer;

23 Embarque o produto vendido rigorosamente dentro do prazo contratado e na qualidade idêntica à eventual amostra ou especificação fornecida ao importador;

24 Responda sempre as cartas recebidas de potenciais importadores solicitando cotações, mesmo que não haja interesse ou condição de atender ao pedido naquele momento, porque podem representar novos clientes no futuro;

25 Diga “não”, se necessário, em lugar de “talvez” e evite criar uma expectativa difícil ou mesmo impossível de ser concretizada;

26 Nunca prometa se não pode cumprir, pois seguramente trará reflexos negativos no futuro.
Sempre cumpra com o prometido, ainda que isso possa lhe trazer prejuízos no presente. Essa decisão lhe permitirá manter abertas as portas do mercado internacional e recuperar eventuais prejuízos do passado em futuras operações

27 A EXPORTAÇÃO NÃO ESTÁ VINCULADA ÀS DIMENSÕES DA EMPRESA.
Quem Pode Exportar EXPORTAÇÃO É UMA ATIVIDADE VOLTADA SOMENTE PARA AS GRANDES EMPRESAS? A EXPORTAÇÃO NÃO ESTÁ VINCULADA ÀS DIMENSÕES DA EMPRESA.

28 criatividade e profissionalismo.
QUEM PODE EXPORTAR? A exportação está conectada a compromisso com a qualidade, criatividade e profissionalismo. PME

29 O plano de negócios. Como armar uma estratégia exportadora?

30 O primeiro que temos de fazer para armar um projeto exportador, é registrar todas as idéias que surjam em função desse objetivo.

31 Coloque objetivos de curto, médio e longo prazo e verifique as suas fraquezas e forças;
Faça o possível para que a estratégia seja o suficientemente simples e objetiva, para que todos dentro da empresa possam entendê-la; Caso você não saiba por onde começar, observe o que fazem as empresas que estão exportando; Considere que copiar o procedimento de outra empresa não é garantia de sucesso: o projeto precisa ser adaptado à realidade de cada empresa.

32 O controle da estratégia precisa ter as seguintes ações:
a. Planejar: o que será feito b. Fazer : o que foi planejado c. Controlar: avaliar o que foi feito e os seus resultados em função dos resultados esperados d. Reagir: quando o que foi feito precisa ser alterado para alcançar o objetivo traçado

33 EXPORTAÇÃO PLANEJAMENTO CONHECENDO O COM.EXTERIOR EXPORTAÇÃO PROCESSO OPERACIONAL

34 PLANEJAMENTO EXPORTAÇÃO POR QUE EXPORTAR? O QUE EXPORTAR?
PARA ONDE EXPORTAR PESQUISA DE MERCADO

35 Por que exportar.... Maior produtividade: aumento na escala de produção; Redução da dependência das vendas internas: proporciona à empresa maior segurança contra as oscilações dos níveis de demanda interna; Aumento da Capacidade Inovadora: as empresas exportadoras tendem a ser mais inovadoras que as não-exportadoras, adotam programas de qualidade e desenvolvem novos produtos com maior freqüência;

36 Por que exportar.... aperfeiçoamento de recursos humanos: as empresas que exportam se destacam na área de recursos humanos. Melhores salários, treinamentos; aperfeiçoamento dos processos industriais e comerciais: melhoria na qualidade e apresentação do produto, a empresa adquire melhores condições de competição interna e externa;

37 Quem Exporta.... Melhora a utilização Amplia as chances de resultados
da capacidade instalada Amplia as chances de resultados cada vez melhores para a empresa Aumenta a produtividade Incorpora novas tecnologias Promove a empresa no mercado interno e externo Alcança crescimento empresarial Fica menos vulnerável a imprevistos do mercado Gera aumento de renda e emprego para a empresa e para o País.

38 O QUE EXPORTAR ? PLANEJAMENTO
O produto é identificado, dentro da linha de produtos do exportador e deve atender às necessidades e preferências dos consumidores dos mercados estrangeiros a serem explorados.

39 Produtos e serviços que cumpram as exigências do importador!
PLANEJAMENTO O QUE EXPORTAR ? Produtos e serviços que cumpram as exigências do importador! Entender os mercados necessidade

40 TEORICAMENTE, DEVEREMOS ELABORAR UMA PESQUISA DE MERCADO!
PARA ONDE EXPORTAR? TEORICAMENTE, DEVEREMOS ELABORAR UMA PESQUISA DE MERCADO! NORMALMENTE, EXPORTAMOS PARA LUGARES ONDE OS CUSTOS E RISCOS SÃO MENORES E A LUCRATIVIDADE MAIOR!

41 INFORMAÇÕES DO MERCADO QUALIDADE INTERNACIONAL
PARA ONDE EXPORTAR ? EMPRESA EXPORTADORA ELEIÇÃO DO MERCADO PESQUISA DE MERCADO INFORMAÇÕES DO MERCADO ESTRATÉGIA DE VENDAS PREÇO COMPETITIVO QUALIDADE INTERNACIONAL PRAZO DE ENTREGA MERCADO EXTERNO CONCORRENTES

42 Citando Shakespeare “Se seus sonhos estão nas nuvens
Citando Shakespeare “Se seus sonhos estão nas nuvens... eles estão no lugar certo, agora construa os alicerces”... 


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