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PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO OS PRIMEIROS DOIS ANOS

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Apresentação em tema: "PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO OS PRIMEIROS DOIS ANOS"— Transcrição da apresentação:

1 PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO OS PRIMEIROS DOIS ANOS
CAISM – Psiquiatria Infantil

2 INTRODUÇÃO Infância e adolescência: período de desenvolvimento
Ao longo do tempo – mudanças nas várias esferas do psiquismo e comportamento: pensamento, afetividade, comportamento social, motricidade, grau de autonomia, autocuidado, linguagem

3 PERÍODOS DO CRESCIMENTO/DESENVOLVIMENTO
neonatal pré-escolar puberdade 0 28d a a /12a /20 lactente escolar adolescência

4 ESCALAS X ESTÁDIOS Escalas: descritivas; organizadas em idade – ordem cronológica; valor estatístico (ex. Gesell) Estádios: operacionais; conhecimento aprofundado do modo de organização da criança e das formas que assumem seus diversos comportamentos durante sua evolução; obedece sucessão funcional (ex.: Piaget)

5 DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR
ARNOLD GESELL e STELLA CHESS Desenvolvimento do sistema nervoso Segue sempre o mesmo escalonamento de etapas Todas as condutas da criança: reações reflexas, voluntárias, espontâneas, aprendidas Conduta motora Conduta adaptativa Conduta de linguagem Conduta pessoal-social

6 Desenvolvimento Neuro-Psico-Motor (DNPM) - Gesell
Conduta Motora: Capacidade motora (ou aquisições no desenv. motor) – estimação da maturidade

7 Desenvolvimento Neuro-Psico-Motor (DNPM) - Gesell
CONDUTA MOTORA: 15d cça fixa os olhos 16s cabeça firme, abre as mãos, postura simétrica 28s senta-se inclinando p/ frente, pega bolinha 40s permanece sentado só, engatinha, põe-se de pé 12m caminha com ajuda, precisão para pegar 18m caminha sem cair, senta só, torre com 3 cubos 2 a corre, torre de 6 cubos

8 Desenvolvimento Neuro-Psico-Motor (DNPM) - Gesell
Conduta Adaptativa: Adaptações da cça diante de objetos e situações que lhe são propostas; reflete a capacidade de adaptação/acomodação às novas experiências, e para servir-se de experiências passadas

9 Desenvolvimento Neuro-Psico-Motor (DNPM) - Gesell
CONDUTA ADAPTATIVA: 4s olha ao redor, persecução ocular incompleta 16s correta persecução ocular, olha as mãos 28s passa cubos de uma mão p/ outra 40s combina 2 cubos 12m solta um cubo dentro de uma caixa 18m imita uma linha c/ lápis 2 a imita linha circular

10 Desenvolvimento Neuro-Psico-Motor (DNPM) - Gesell
Conduta de Linguagem: Inclui toda a forma de comunicação visível e audível, movimentos posturais em relação a sons, vocalizações, palavras e orações, imitação e compreensão do que dizem outras pessoas

11 Desenvolvimento Neuro-Psico-Motor (DNPM) - Gesell
CONDUTA DE LINGUAGEM: 4s pequenos ruídos guturais, atende sons campainhas 16s murmúrios, ri, vocalização social 28s balbucia, vocaliza e escuta própria vocalização 40s diz 1 palavra, atende seu nome 12m diz 2 ou mais palavras 18m jargão, nomeia desenhos 2 a usa frases, compreende ordens simples

12 Desenvolvimento Neuro-Psico-Motor (DNPM) - Gesell
Conduta Pessoal Social: Reações individuais da cça ante outras pessoas e estímulos culturais; adaptação à vida doméstica, grupos sociais e às convenções da comunidade; é o setor mais dependente do temperamento da cça e das condições ambientais

13 Desenvolvimento Neuro-Psico-Motor (DNPM) - Gesell
CONDUTA PESSOAL-SOCIAL: 4s olha no rosto das pessoas 16s brinca c/ as mãos, c/ a roupa, conhece a mamada 28s brinca c/ pés, brinquedos, expectativa p/ comer 40s brincadeiras simples, come bolacha sozinho 12m ajuda a se vestir, come c/ dedos, pega brinquedos 18m usa colher, derruba um pouco, início contr esfincter 2 a pede p/ banheiro, brinca c/ bonecos

14 DESENVOLVIMENTO COGNITIVO - PIAGET
Processos envolvidos com o desenvolvimento cognitivo: Esquema de ação Assimilação Acomodação Equilibração

15 DESENVOLVIMENTO COGNITIVO - PIAGET
Estádios: Sensório-motor (0 a 2 anos) Pré-operatório (2 a 6 ou 7 anos) Operações concretas (7 a 11 anos) Operações formais (a partir dos 12 anos)

16 ESTÁGIO SENSÓRIO-MOTOR
(do nascimento aos 2 anos) - a criança desenvolve um conjunto de "esquemas de ação" sobre os objetos, que lhe permitem construir um conhecimento físico da realidade. Nesta etapa desenvolve o conceito de permanência do objeto, constrói esquemas sensório-motores e é capaz de fazer imitações, iniciando as representações mentais.

17 ESTÁGIO SENSÓRIO-MOTOR do nascimento aos 2 anos (Piaget)
Os esquemas sensório-motores , de início, são ligados ao presente imediato; reações a vários estímulos A criança não se recorda de eventos no passado, não relaciona um evento a outro.

18 ESTÁGIO SENSÓRIO-MOTOR subestágios (Piaget)
0 – 1 mês reflexos 1 – 4 meses reações circulares primitivas 4 – 8 meses reações circulares secundárias 8 – 12 meses coordenação dos esquemas secundários 12 – 18 meses reações circulares terciárias 18 – 24 meses início do pensamento representativo

19 ESTÁGIO SENSÓRIO-MOTOR subestágios (Piaget)
REFLEXOS (0 – 1 mês) Reflexos inatos, sugar e olhar. Ausência de imitação. Incapaz de integrar informações.

20 ESTÁGIO SENSÓRIO-MOTOR subestágios (Piaget)
REAÇÕES CIRCULARES PRIMITIVAS (1 – 4 meses) Início da coordenação de esquemas de diferentes órgãos dos sentidos. Passa a olhar na direção de um som, suga qualquer coisa que alcance e traga à sua boca, mas ainda não relaciona as ações de seu corpo a algum resultado

21 ESTÁGIO SENSÓRIO-MOTOR subestágios (Piaget)
REAÇÕES CIRCULARES SECUNDÁRIAS (4 – 8 meses) Torna-se mais consciente dos eventos externos a seu corpo e os faz acontecer novamente, numa espécie de aprendizagem por ensaio e erro. Pode ocorrer a imitação. Começa a compreender o conceito de objeto.

22 ESTÁGIO SENSÓRIO-MOTOR subestágios (Piaget)
COORDENAÇÃO DOS ESQUEMAS SECUNDÁRIOS (8 – 12 meses) Comportamento claramente intencional meios-fins. O bebê não apenas busca o que quer, mas pode combinar dois esquemas para tal (utiliza um travesseiro para alcançar um objeto). Passa a imitar novos comportamentos

23 ESTÁGIO SENSÓRIO-MOTOR subestágios (Piaget)
REAÇÕES CIRCULARES TERCIÁRIAS (12 – 18 meses) Começa a experimentar novas maneiras de brincar com os objetos ou manipulá-los. Exploração bastante ativa e intencional por tentativa e erro

24 ESTÁGIO SENSÓRIO-MOTOR subestágios (Piaget)
INÍCIO DO PENSAMENTO REPRESENTATIVO (18 – 24 meses) Desenvolvimento do uso dos símbolos para representar objetos ou eventos. A criança compreende que o símbolo está separado do objeto.

25 Desenvolvimento Social e da Personalidade
Teoria do Apego (Vínculo): John Bowlby (1969, 73, 80, 88) Processo do apego na infância: Início com o vínculo afetivo dos pais com o bebê

26 Desenvolvimento Social e da Personalidade Teoria do Apego (Bowlby)
Fase 1: Orientação e sinalização não focalizada Há pouca evidência de apego no comportamento do bebê, mas aqui se encontram suas raízes. O bebê está construindo suas expectativas, esquemas, habilidade de discriminar a mãe e o pai das demais pessoas.

27 Desenvolvimento Social e da Personalidade Teoria do Apego (Bowlby)
Fase 2: Foco em uma ou mais figuras Por volta dos 3 meses, começa a direcionar de maneira mais ampla seus comportamentos de apego (sorri mais para a pessoa que cuida), mas ainda não possui um apego totalmente desenvolvido. Nesta fase ainda não apresenta ansiedade de separação dos pais (figuras de ligação).

28 Desenvolvimento Social e da Personalidade Teoria do Apego (Bowlby)
Fase 3: Comportamento de base segura Formação de um apego definido por volta dos 6/8 meses de idade e também de vários comportamentos relacionados. Passam a discriminar as várias expressões faciais. Passam a mostrar medo diante de estranhos e protestos pela separação


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