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INSERÇÃO PROFISSIONAL DE LICENCIADOS EGRESSOS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (2005/08) Coordenadora Maria Isabel de Almeida - GEPEFE/FEUSP Pesquisadores.

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1 INSERÇÃO PROFISSIONAL DE LICENCIADOS EGRESSOS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (2005/08) Coordenadora Maria Isabel de Almeida - GEPEFE/FEUSP Pesquisadores Associados Selma Garrido Pimenta - GEPEFE/FEUSP José Cerchi Fusari – GEPEFE/FEUSP Terezinha Azerêdo Rios- GEPEFE/FEUSP Vilanice Püschel – EE/USP

2 Colaboradores: Iniciação Científica Jefferson da Silva; Deise R. Ramos; Aline R. Oliveira (FFLCH/FE – USP (2010/11) ; Thiago W. N. G. Monteiro; Lívia M. M. Annunciação; Leonardo C da Costa (FFLCH/FE – USP (2011/12) Doutorandos Camila Itikawa Gimenes - GEPEFE/FEUSP Guilherme Torres Correa Analista de Sistema Fernando Faria - FEUSP

3 RESUMO  TEMA: inserção de licenciados egressos da USP como professores em escolas dos sistemas públicos de ensino do estado de São Paulo.  OBJETO: todos os licenciados (4.633) em todas as áreas de ensino oferecidas pela USP no período de 2005 a 2008.  ESPERA-SE: traçar mapa das relações entre formação universitária, ingresso e inserção profissional, particularmente em escolas públicas; análise das políticas públicas de absorção dos licenciados considerando o ingresso e a permanência nas escolas.

4 CATEGORIAS TEÓRICAS processos de construção da:  FORMAÇÃO  IDENTIDADE  SOCIALIZAÇÃO PROFISSIONAL  PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE

5 METODOLOGIA QUANTITATIVA e QUALITATIVA visando diferentes níveis de aprofundamento

6 METODOLOGIA quantitativa  QUANTITATIVA: questionários eletrônicos;questões agrupadas nos conjuntos: 1. Formados por áreas de conhecimento; perfil; inserção em escolas públicas ou particulares (na área de formação, área próxima ou desviante); inserção em outra profissão ou ocupação.

7 METODOLOGIA quantitativa  2. Formas de ingresso (concurso; após estágio; outras) ; tempo entre conclusão do curso e ingresso profissional; tempo de permanência na escola pública e na docência, (outras categorias que surgirem no processo).

8 METODOLOGIA qualitativa  QUALITATIVA entrevistas, grupos focais, análise de memoriais de formação (escuta das vivências), sócio- análise institucional  1. aspectos da formação na Universidade: avaliação da formação universitária; saberes mobilizados, saberes ausentes; socialização profissional; estágios na formação.

9 METODOLOGIA qualitativa  2. aspectos das instituições escolares: contexto das escolas; condições de trabalho; formas de exercício profissional; possibilidades de desenvolvimento profissional.

10 METODOLOGIA qualitativa  3. aspectos pessoais: razões da opção pela docência; níveis de satisfação no exercício profissional; confronto entre ideais e realidade; expectativas de permanência.

11 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 1. Traçar mapa das relações entre formação universitária, ingresso, permanência e inserção profissional, especialmente em escolas públicas

12 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 2. Identificar as contribuições e as lacunas advindas da formação acadêmica segundo as percepções dos professores recém-formados no período

13 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 3. Analisar os impactos das políticas públicas de absorção dos licenciados pelos sistemas considerando o ingresso e a permanência dos docentes recém-formados nas escolas

14 DESDOBRAMENTOS Análise da política de formação e de profissionalização dos egressos da USP nos sistemas públicos no Estado de São Paulo em confronto com outros Estados e com países da América Latina (Argentina, Chile e México) e europeus (França e Espanha)

15 DADOS GERAIS da FASE 1  TOTAL de EGRESSOS: 4633  RESPONDERAM Fase 1: 1466 (31,6%)  São EDUCADORES: 880 (60,0%)  NÃO são EDUCADORES: 586 (40,0%)

16 DADOS GERAIS da FASE 2 (só educadores) Total Participantes Fase 2 793 (54,1%) (de 1466) Responderam Fase 2 397 (50,1%) (de 793)

17 DADOS iniciais da FASE 3 (para entrevistas) Total Participantes Fase 3 397 (50,1%) (de 793) Manifestaram interesse pela Fase 3 213 (99,1%) (de 397)

18  GRÁFICOS DA FASE 1

19 Duração do curso

20 VIDA PROFISSIONAL após a Licenciatura

21 PERCURSO PROFISSIONAL na Educação

22 EGRESSOS que atuam em EDUCAÇÃO

23 EGRESSOS que atuam no ENSINO PÚBLICO

24 GRÁFICOS DA FASE 2

25 DOCÊNCIA, ATIVIDADE PRINCIPAL ?

26 EM QUANTAS ESCOLAS LECIONA?

27 JORNADA SEMANAL

28 DISCIPLINA x ÁREA de FORMAÇÃO

29 AULAS: mais em.....

30 ESTÁGIOS x FORMAÇÃO

31 BACHARELADO x LICENCIATURA contribuições à docência

32 O QUE MAIS FALTOU na FORMAÇÃO ?

33 POR QUE INGRESSEI NA PROFISSÃO DOCENTE?

34 POR QUE PERMANEÇO ?

35 EXPECTATIVA PROFISSIONAL FUTURA

36 “Retrato do egresso”: Tem entre 25 e 39 anos (89%) Trabalha no campo de sua formação (74%) Trabalha na área educacional (82%) Trabalha em escola pública (44%) ou privada (28%) Trabalha como professor (87%) Trabalha em uma escola (66%)

37 “Retrato do egresso”: Leciona a disciplina de sua formação (74%) Ingressou por concurso público (49%) ou é CLT (36%) Obteve mais contribuições no bacharelado (39%), na licenciatura (19%) ou em ambos (40%) Sentiu falta da aproximação com a realidade escolar durante a formação (65%)

38 Tornou-se professor por acreditar que pode intervir diretamente na sociedade (45%) Pretende permanecer como professor (41%) ou buscar a Pós-Graduação (34%)

39 Concursos públicos nos últimos 20 a.  Prof. I 1990 -------------  Prof.III 1994 Bio; CFisBio; EdArt; EdF; Filo; Fís; Fran; Geo; Hist; Ing; Mat; Port; Psic; Quí; Soc; Educ; Ed. especial (17)  PEB II 1999 Bio; CFisBio EdArt; EdF; Hist; Geo; Ing; Mat; Quím.  PEB II 2004 Bio; CFísBbio; EdArt; Hist; Fís; Geo; Ing; Port; Quím.  PEB I 2005 ------------  PEB II 2005 EdF e Filo.  PEB II 2005 Filo.  PEB II 2007 EdArt; Filo; Fís; Geo; Mat.  PEB II 2011 Art; Bio; C FísBio; EdF; Filo; Fís; Geo; Hist; Port; Psico;Quím; Sócio;EdEspAud; EdEspMent; EdEspVis..

40 Proporção entre inscritos e aprovados nos concursos públicos


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