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PublicouBeatriz Castilho Gesser Alterado mais de 8 anos atrás
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INSERÇÃO PROFISSIONAL DE LICENCIADOS EGRESSOS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (2005/08) Coordenadora Maria Isabel de Almeida - GEPEFE/FEUSP Pesquisadores Associados Selma Garrido Pimenta - GEPEFE/FEUSP José Cerchi Fusari – GEPEFE/FEUSP Terezinha Azerêdo Rios- GEPEFE/FEUSP Vilanice Püschel – EE/USP
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Colaboradores: Iniciação Científica Jefferson da Silva; Deise R. Ramos; Aline R. Oliveira (FFLCH/FE – USP (2010/11) ; Thiago W. N. G. Monteiro; Lívia M. M. Annunciação; Leonardo C da Costa (FFLCH/FE – USP (2011/12) Doutorandos Camila Itikawa Gimenes - GEPEFE/FEUSP Guilherme Torres Correa Analista de Sistema Fernando Faria - FEUSP
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RESUMO TEMA: inserção de licenciados egressos da USP como professores em escolas dos sistemas públicos de ensino do estado de São Paulo. OBJETO: todos os licenciados (4.633) em todas as áreas de ensino oferecidas pela USP no período de 2005 a 2008. ESPERA-SE: traçar mapa das relações entre formação universitária, ingresso e inserção profissional, particularmente em escolas públicas; análise das políticas públicas de absorção dos licenciados considerando o ingresso e a permanência nas escolas.
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CATEGORIAS TEÓRICAS processos de construção da: FORMAÇÃO IDENTIDADE SOCIALIZAÇÃO PROFISSIONAL PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE
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METODOLOGIA QUANTITATIVA e QUALITATIVA visando diferentes níveis de aprofundamento
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METODOLOGIA quantitativa QUANTITATIVA: questionários eletrônicos;questões agrupadas nos conjuntos: 1. Formados por áreas de conhecimento; perfil; inserção em escolas públicas ou particulares (na área de formação, área próxima ou desviante); inserção em outra profissão ou ocupação.
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METODOLOGIA quantitativa 2. Formas de ingresso (concurso; após estágio; outras) ; tempo entre conclusão do curso e ingresso profissional; tempo de permanência na escola pública e na docência, (outras categorias que surgirem no processo).
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METODOLOGIA qualitativa QUALITATIVA entrevistas, grupos focais, análise de memoriais de formação (escuta das vivências), sócio- análise institucional 1. aspectos da formação na Universidade: avaliação da formação universitária; saberes mobilizados, saberes ausentes; socialização profissional; estágios na formação.
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METODOLOGIA qualitativa 2. aspectos das instituições escolares: contexto das escolas; condições de trabalho; formas de exercício profissional; possibilidades de desenvolvimento profissional.
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METODOLOGIA qualitativa 3. aspectos pessoais: razões da opção pela docência; níveis de satisfação no exercício profissional; confronto entre ideais e realidade; expectativas de permanência.
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OBJETIVOS ESPECÍFICOS 1. Traçar mapa das relações entre formação universitária, ingresso, permanência e inserção profissional, especialmente em escolas públicas
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OBJETIVOS ESPECÍFICOS 2. Identificar as contribuições e as lacunas advindas da formação acadêmica segundo as percepções dos professores recém-formados no período
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OBJETIVOS ESPECÍFICOS 3. Analisar os impactos das políticas públicas de absorção dos licenciados pelos sistemas considerando o ingresso e a permanência dos docentes recém-formados nas escolas
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DESDOBRAMENTOS Análise da política de formação e de profissionalização dos egressos da USP nos sistemas públicos no Estado de São Paulo em confronto com outros Estados e com países da América Latina (Argentina, Chile e México) e europeus (França e Espanha)
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DADOS GERAIS da FASE 1 TOTAL de EGRESSOS: 4633 RESPONDERAM Fase 1: 1466 (31,6%) São EDUCADORES: 880 (60,0%) NÃO são EDUCADORES: 586 (40,0%)
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DADOS GERAIS da FASE 2 (só educadores) Total Participantes Fase 2 793 (54,1%) (de 1466) Responderam Fase 2 397 (50,1%) (de 793)
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DADOS iniciais da FASE 3 (para entrevistas) Total Participantes Fase 3 397 (50,1%) (de 793) Manifestaram interesse pela Fase 3 213 (99,1%) (de 397)
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GRÁFICOS DA FASE 1
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Duração do curso
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VIDA PROFISSIONAL após a Licenciatura
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PERCURSO PROFISSIONAL na Educação
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EGRESSOS que atuam em EDUCAÇÃO
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EGRESSOS que atuam no ENSINO PÚBLICO
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GRÁFICOS DA FASE 2
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DOCÊNCIA, ATIVIDADE PRINCIPAL ?
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EM QUANTAS ESCOLAS LECIONA?
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JORNADA SEMANAL
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DISCIPLINA x ÁREA de FORMAÇÃO
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AULAS: mais em.....
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ESTÁGIOS x FORMAÇÃO
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BACHARELADO x LICENCIATURA contribuições à docência
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O QUE MAIS FALTOU na FORMAÇÃO ?
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POR QUE INGRESSEI NA PROFISSÃO DOCENTE?
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POR QUE PERMANEÇO ?
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EXPECTATIVA PROFISSIONAL FUTURA
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“Retrato do egresso”: Tem entre 25 e 39 anos (89%) Trabalha no campo de sua formação (74%) Trabalha na área educacional (82%) Trabalha em escola pública (44%) ou privada (28%) Trabalha como professor (87%) Trabalha em uma escola (66%)
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“Retrato do egresso”: Leciona a disciplina de sua formação (74%) Ingressou por concurso público (49%) ou é CLT (36%) Obteve mais contribuições no bacharelado (39%), na licenciatura (19%) ou em ambos (40%) Sentiu falta da aproximação com a realidade escolar durante a formação (65%)
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Tornou-se professor por acreditar que pode intervir diretamente na sociedade (45%) Pretende permanecer como professor (41%) ou buscar a Pós-Graduação (34%)
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Concursos públicos nos últimos 20 a. Prof. I 1990 ------------- Prof.III 1994 Bio; CFisBio; EdArt; EdF; Filo; Fís; Fran; Geo; Hist; Ing; Mat; Port; Psic; Quí; Soc; Educ; Ed. especial (17) PEB II 1999 Bio; CFisBio EdArt; EdF; Hist; Geo; Ing; Mat; Quím. PEB II 2004 Bio; CFísBbio; EdArt; Hist; Fís; Geo; Ing; Port; Quím. PEB I 2005 ------------ PEB II 2005 EdF e Filo. PEB II 2005 Filo. PEB II 2007 EdArt; Filo; Fís; Geo; Mat. PEB II 2011 Art; Bio; C FísBio; EdF; Filo; Fís; Geo; Hist; Port; Psico;Quím; Sócio;EdEspAud; EdEspMent; EdEspVis..
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Proporção entre inscritos e aprovados nos concursos públicos
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