A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE"— Transcrição da apresentação:

1 CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT Coordenador(a) Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador(a) de Área: Clarice Pires Professor(a) Supervisor(a): Alex Lennon de Souza Acadêmicos(as): Heloise Amorim, Jéssica A. Hoffmann, Larissa F. Foppa, Larissa Popper Cassaniga e Suzana Baron

2 SUMÁRIO 1. Cronograma 2. Introdução 3. Processo de Investigação: aporte teórico, álbum articulatório, diagnósticos de pré-alfabetização e alfabetização, entrevista, festa junina 4. Análise dos Resultados Alcançados 5. Referências

3 CRONOGRAMA DO MÊS DE JUNHO
DATA PLANEJAMENTO 03/06 Organização das atividades para diagnóstico das turmas de pré-alfabetização e alfabetização. 17/06 Realização da entrevista com o professor de música da escola. 19/06 Estudo do aporte teórico. 24/06 Inicio da construção do portfólio referente ao mês de junho. Festa Junina na escola. 01/07 Elaboração do portfólio. 04/07 Encontro no Centro Universitário de Brusque – Unifebe.

4 INTRODUÇÃO No mês de junho, pesquisamos e acrescentamos algumas atividades aos disgnósticos de pré-alfabetização e alfabetização usados pela escola. Realizamos uma conversa com o professor de música da escola, com o objetivo de conhecermos as possíveis contribuições da música para o processo de alfabetização das crianças e sua relação com a aquisição da consciência fonológica. Acompanhamos também a comemoração da Festa de São João e realizamos o estudo dos livros Alfabetização de Crianças e Adultos: novos Parâmetros, Dificuldades de aprendizagem de A a Z: um guia completo para pais e educadores e Práticas Pedagógicas em Alfabetização: Espaço, Tempo e Corporeidade.

5 DIAGNÓSTICO FONOLÓGICO (ÁLBUM ARTICULATÓRIO)

6 DIAGNÓSTICO DE PRÉ-ALFABETIZAÇÃO (PRÉ III)

7 DIAGNÓSTICO DE PRÉ-ALFABETIZAÇÃO (PRÉ III)

8 DIAGNÓSTICO DE PRÉ-ALFABETIZAÇÃO (PRÉ III)

9 DIAGNÓSTICO PARA O 1º ANO

10 DIAGNÓSTICO PARA O 1º ANO

11 DIAGNÓSTICO PARA O 2º ANO

12 DIAGNÓSTICO PARA O 2º ANO

13 DIAGNÓSTICO PARA O 2º ANO

14 DIAGNÓSTICO PARA O 3º ANO

15 DIAGNÓSTICO PARA O 3º ANO

16 DIAGNÓSTICO PARA O 3º ANO

17 ENTREVISTA COM PROFESSOR DE MÚSICA
Realizamos um diálogo com o professor de música da escola, no qual discutimos a importância da música no processo de alfabetização. O professor relatou que está trabalhando, desde o inicio do ano, atividades relacionadas ao timbre dos instrumentos, para ajudar as crianças a distinguir os sons dos instrumentos. O professor relatou, também, que as notas musicais têm um papel importante na produção de diferentes sons. Outro ponto que merece destaque é a questão das pausas na música (intervalos entre fragmentos melódicos). Para aprender música é necessário concentração, repetição e muito treino.

18 APORTE TEÓRICO O processo de alfabetização requer o domínio de três competências básicas: 1. Consciência fonológica: a capacidade de segmentar palavras e de notar que as palavras são compostas por fonemas. 2. Domínio do princípio alfabético: o conhecimento de que as letras do alfabeto são símbolos que representam os componentes dos sons que ouvimos na fala, isto é, que os grafemas representam os fonemas 3. Fluência.

19 FESTA JUNINA DA ESCOLA Estivemos presente na Festa Junina da escola. Foi realizada a comemoração por meio de uma gincana, que envolveu todos os alunos do período vespertino da escola e professores. Na gincana aconteceu uma série de atividades. Entre elas: levar o ovo na colher, corrida do saco e milho no palito. Os grupos foram organizados pelos professores, de forma mista, na qual cada grupo era identificado por uma cor, grito de guerra e mascote.

20 ANÁLISE DOS RESULTADOS ALCANÇADOS
No mês de junho, finalizamos os estudos dos aportes teóricos que subsidiaram o projeto. Constatamos que o processo de alfabetização requer o domínio de três competências básicas: consciência fonológica, domínio do princípio alfabético e fluência. Analisamos e aprimoramos os diagnósticos que serão aplicados em sala de aula. Todavia, ainda é necessário elaborar algumas atividades voltadas à leitura, à consciência fonológica e a psicomotricidade para concluí-lo.

21 ANÁLISE DOS RESULTADOS ALCANÇADOS
Na entrevista com o professor de música da escola, pudemos analisar e fazer alguns importantes paralelos entre a aquisição de competências musicais e competências de leitura e de escrita. Concluímos que não é possível fazer um diagnóstico para saber quais competências musicais faltam para a criança ter sucesso no seu processo de alfabetização, pois é possível alfabetizar-se eficazmente sem ter desenvolvido competências musicais. Todavia, ficou bastante claro que a aprendizagem da música tem grande valor para a alfabetização, já que tem muitas contribuições para oferecer na área da consciência fonológica, uma das competências necessárias para o sucesso da alfabetização.

22 ANÁLISE DOS RESULTADOS ALCANÇADOS
Neste sentido, observamos que a criança, ao aprender distinguir os timbres dos instrumentos e as notas musicais, desenvolve sua capacidade de discriminar os sons. Esta competência é essencial para a criança conseguir diferenciar os fonemas. Outro ponto importante tem relação com a sequência das notas musicais. A criança precisa aprender a sequência das notas na música, isto é, qual vem primeiro, qual vem em seguida e assim por diante. O mesmo ocorre quando a criança aprende os fonemas: ela precisa saber a sequência dos fonemas da palavra que está aprendendo a ler ou escrever.

23 ANÁLISE DOS RESULTADOS ALCANÇADOS
Além disso, a música trabalha com pausas (intervalos entre fragmentos melódicos). O mesmo ocorre na leitura de textos, quando temos que fazer certas pausas que dão significado e ritmo ao texto (pausas que são representadas pelos sinais de pontuação). Verificamos, ainda, que a música auxilia na escrita pois dá ao escritor o que podemos chamar de musicalização do idioma, isto é, a capacidade de escrever um texto harmônico e melódico, de tal modo que o texto soe agradável ao ouvinte. A música favorece também a capacidade de concentração e atenção das crianças. Participamos da Festa Junina da escola. E, por fim, produzimos o portfólio.

24 REFERÊNCIAS ARAUJO E OLIVEIRA, João Batista. Alfabetização de Crianças e Adultos: Novos Parâmetros. Belho Horizonte: Alfa Educativa, 2004. PICOLLI, Luciana; CAMINI, Patricia. Práticas pedagógicas em alfabetização: espaço, tempo e corporeidade. Porto Alegre: Edelbra, 2012. SMITH, Corinne; STRICK, Lisa. Dificuldades de aprendizagem de A a Z: um guia completo para pais e educadores. Tradução Dayse Batista. Porto Alegre: Artmed, 2007.


Carregar ppt "CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google