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Todas as empresas precisam estar preparadas para enfrentar crises.

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1 Todas as empresas precisam estar preparadas para enfrentar crises.
COMUNICAÇÃO DA CRISE Crise é qualquer incidente que causa algum efeito negativo sobre a organização. CAUSAS: Desastres naturais Erro humano: involuntário, por negligência, por ação criminosa Todas as empresas precisam estar preparadas para enfrentar crises.

2 COMUNICAÇÃO DA CRISE CARACTERÍSTICAS DA CRISE:
Elemento surpresa: leva a perda de controle. Informações insuficientes: a empresa só percebe que está vulnerável depois da crise estar desencadeada Ritmo acelerado dos fatos: assédio da imprensa Investigação detalhada: os executivos estão despreparados para os holofotes da mídia.

3 COMUNICAÇÃO DA CRISE Casos famosos de crises:
1982: tylenol da Johnson & Johnson 1990: benzeno da Perrier – distribuidora de água com gás. 1993: crise da seringa da Pepsi-Cola. (causa criminosa) A face on-line da crise – roubo de dados

4 COMUNICAÇÃO DA CRISE Opiniões on-line.
Ódio on-line (milhares de blogs pelo mundo todo)

5 COMUNICAÇÃO DA CRISE Como estar preparado para a crise?
Avaliar o risco para a organização Elaborar plano para a crise Determinar o efeito sobre os diversos públicos Definir os objetivos de comunicação para crises potenciais Analisar a escolha do canal Designar uma equipe diferente para cada crise

6 COMUNICAÇÃO DA CRISE AÇÕES ESTRATÉGICAS
Inserir o gerenciamento de crise no planejamento estratégico criando um portfólio de estratégias, elaborar declarações corporativas para crise, assim como realizar treinamentos, simulações com equipes de crise. AÇÕES TÉCNICAS E ESTRUTURAIS Estabelecer e manter uma estrutura humana, física e de informática para as ações de gerenciamento de crises

7 COMUNICAÇÃO DA CRISE AÇÕES DE AVALIAÇÃO E DIAGNÓSTICO
Realizar auditorias sobre riscos e responsabilidade civil Modificar a cobertura de seguro para atender às contingências do gerenciamento de crise Estabelecer um sistema de monitoramento para sinais antecipados de alarme e de acompanhamento de crises passadas ou recentes AÇÕES DE COMUNICAÇÃO Fornecer treinamento para lidar com a mídia Melhorar as linhas de comunicação com os públicos

8 COMUNICAÇÃO DA CRISE AÇÕES PSICOLÓGICAS E CULTURAIS
Aumentar a visibilidade do envolvimento da alta gerência com o gerenciamento de crise Melhorar o relacionamento com públicos Fornecer treinamento relativo aos impactos humanos e emocionais das crises, Fornecer serviços de suporte psicológico

9 COMUNICAÇÃO DA CRISE PLANO DE COMUNICAÇÃO DE CRISE
Unificação do comando Plano detalhado estudado fora da crise Lista de quem informar em uma emergência Relação com a mídia: informar tudo, informar rápido. Estratégia para informar funcionários Local para funcionar como central de crise

10 COMUNICAÇÃO DA CRISE COMUNICAÇÃO DURANTE A CRISE
Assumir o controle da situação Coletar o máximo de informação possível Montar um centro de gerenciamento de crise Comunicar-se com rapidez e frequência Entender a missão da mídia em uma crise Comunicar-se diretamente com o público afetado Lembrar que negócios devem continuar Fazer planos para evitar outra crise imediatamente


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