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Exemplo de projeto de fábrica.

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Apresentação em tema: "Exemplo de projeto de fábrica."— Transcrição da apresentação:

1 Exemplo de projeto de fábrica.
Empresa japonesa Matsushina compra fábrica de televisores Quasar da Motorola em Chicago (1977) . Fábrica deficitária → não dispensar empregados . Providências : Gerente de qualidade passou a ser gerente industrial . Resultados depois de 2 anos: - Redução de 50% de mão de obra indireta - Qualidade melhorou 20 vezes - Motorola → US$ 16 milhões/ano em garantia - Nova empresa → US$ 2 milhões/ano em garantia

2 Empresas japonesas desde Segunda Guerra:
- Pleno emprego - Domínio de mercado em áreas específicas (produtos de alta tecnologia) - Importaram, copiaram e desenvolveram - De país produtor de artigos de má qualidade em fornecedor de alta qualidade . Conceitos : - Eliminar perdas - Respeito pelas pessoas

3 Consequências Ascensão do Japão acompanhado de outros países asiáticos ( Coréia, China) - Desenvolvimento através da inteligência e comprometimento → conhecimento ao invés de recursos - Engenheiros de Produção → conhecimentos de princípios, sistemas, métodos e técnicas → organizar as pessoas e gerenciar oportunidades e resultados→ anseios competitivos da empresa → desenvolver próprio caminho (Brasil)

4 . Projeto de Fábrica, Empresa ou Instalação
Projeto → total do empreendimento Levantamento do capital projeto do produto estudo de mercados e previsão de vendas decisão de comprar ou fazer dimensionamento da fábrica e de sua capacidade produtiva escolha da faixa de concorrência localização da industria

5 . Projeto de Fábrica, Empresa ou Instalação
arranjo físico estudo do edifício industrial previsão de diversificação da produção (flexibilidade) desenvolvimento da organização . Considerar aspectos internos e externos - O meio afeta a empresa e a empresa afeta o meio

6 Organizações Difíceis de serem vistas. Maternidades, escolas, órgãos do governo, fazendas, hospitais, bancos, polícia, construtoras, imobiliárias, igrejas, etc. Definição : entidades sociais que são dirigidas por metas, são projetadas como sistemas deliberadamente estruturados e coordenados e são interligados ao meio externo. - pessoas e seus inter-relacionamentos → realizar funções para alcançar metas - fronteiras entre deptos mais flexível para responder às mudanças do ambiente

7 Importância - Produção de bens e serviços a preços competitivos
Produzem inovação (para serem competitivas) (Projeto de fábrica contribui p/ inovação) Produzem novas tecnologias de informação, reformulam de estruturas organizacionais e de práticas administrativas. Procuram aperfeiçoamento em todas as áreas Criam valor para proprietários, clientes e empregados. O valor criado deve ser maior que os custos

8 Desafios - motivar força de trabalho diversa, com mutáveis padrões de carreira - Empregados devem trabalhar juntos para atingir as metas organizacionais Crescente preocupação com ética e responsabilidade social Adaptação a um ambiente mutável

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10 Dimensão Estrutural - Formalização: volume de documentação escrita (procedimentos, cargos, regulamentos e manuais) Especialização (divisão de trabalho): Alta → cada pessoa executa poucas tarefas Baixa → cada pessoa executa muitas tarefas Padronização: atividades executadas da mesma maneira Hierarquia: organograma Complexidade: níveis de hierarquia, quantidade de deptos e quantidade de localizações de fábricas

11 Dimensão Estrutural - Centralização: As decisões são centralizadas em um cargo ou são delegas para vários cargos Profissionalismo: educação formal e treinamento dos empregados. Graus de pessoal: distribuição mão de obra direta e indireta.

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13 Sistema da organização
- Sistema social aberto → recebe matéria-prima, pessoas, energia, informações → transformação → devolve produtos e serviços Características Comportamento probabilístico: variabilidade humana (impossível conhecer todas as variáveis) Um todo constituído de partes menores Interdependência das partes Homeostase e adaptabilidade Fronteiras permeáveis

14 Características Morfogênese Importação de energia Transformação Output Ciclo de eventos Entropia negativa Feedback interno e externo Diferenciação Pode mudar durante o decurso de sua vida Controle para reduzir variabilidade de comportamento

15 Características Substituição de elementos ou partes → pode ter futuro ilimitado Valores e expectativas compartilhadas Pressões externas

16 Teoria do Caos Mundo complexo, aleatório e incerto → rapidez das mudanças, surpresas e confusões → difícil controle → efeito borboleta Mecanismos para enfrentar com respostas rápidas: -fluidez (substituição de cargos, papeis, estruturas e produtos e serviços periodicamente) -percepção do todo é mais importante que das partes Todos com a missão e os valores da organização em mente Circulação das informações → encarregados respondem rapidamente as mudanças

17 Transações empresa – meio ambiente
Adaptação ambiente-ambiente: empresa age no meio Adaptação ambiente-sistema: ambiente altera e empresa modifica Adaptação sistema-ambiente: empresa altera e procura passar para ambiente Adaptação sistema-sistema: modificações internas das empresas

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19 Subsistemas Organizacionais
Produção: processamento e transformação de energia ou de informação fornecendo produtos e serviços Apoio: entradas (compras) e saídas (marketing e vendas) Manutenção: mantém estrutura: física: maquinários e imóveis humana: recrutamento, recompensa e sanção, motivação, conforto físico. -adaptativo: mudanças no mundo → inovação

20 Subsistemas Organizacionais
- Gerenciais: fornece diretivas, estratégias, metas e políticas para a gerência. Responsável pelo desenvolvimento organizacional

21 Enfoque sistêmico Missão: metas em diversa esferas de atuação Objetivos: desdobramento das metas tornando-as mensuráveis Identificação dos processos existentes: Processos são desdobrados até o nível individual da tarefa Definição do ambiente: saber das restrições existentes para controlar as outras variáveis Definição das interfaces: as interfaces são canais de comunicação da organização Definição dos recursos existentes e potenciais: adequação influi na operação do sistema

22 Exemplo de Missão O Centro Universitário Padre Anchieta tem por missão formar profissionais éticos, criativos, críticos e reflexivos, comprometidos com o bem-estar social, o desenvolvimento econômico e o aperfeiçoamento político da sociedade em que atuam, mediante a busca do conhecimento e a geração de novos empreendimentos.

23 Enfoque sistêmico - Determinação da capacidade: devem ser continuamente atualizados Mapeamento do fluxo de informações: deve ser ágil, dinâmico e flexível. Não depender de pessoas. Cultura organizacional: comportamento das pessoas: resistência à mudanças, linhas informais de poder e liderança, fatores motivacionais. Organização → similar organismo vivo: adaptação, crescimento ou morte

24 Planejamento Estratégico
Militar: “É a ciência e arte de empregar a força armada como um beligerante para assegurar os objetivos da guerra” Negócios: “a arte ou ciência de empregar os recursos de uma organização para alcançar seus objetivos de negócios” Planejamento de instalações: locação e design das instalações (é um processo estratégico) O custo de mudanças no design cresce exponencialmente com um projeto movido depois da instalação da fábrica.

25 Planejamento Estratégico
Até 1960 – Organizações → Sistema fechado Globalização → bom relacionamento com o meio Reduzir hierarquias, corrigir distorções, adequar custos, qualificação primorosa e qualidade nos serviços Administradores julgados por capacidade de identificar, cultivar e explorar competências → crescimento sustentável Organizações flexíveis: mercado de mão-de-obra, fornecedores, sistema financeiro, sindicatos, concorrência, comunidade, tecnologia e principalmente os clientes

26 Planejamento Estratégico
Objetivo: é o alvo que se pretende atingir ( Ex.: aumentar a fatia de mercado) Meta: é um objetivo quantificado com prazo de duração (Ex.: atingir 40 % do mercado em doze meses) Planejamento: formulação sistemática de objetivos e ações alternativas → escolha sobre a melhor ação → implicações futuras sobre decisões presentes (contrário ao improviso: agir ao acaso) Dois tipos de organizações: as com planejamento e as sob o improviso constante

27 Planejamento Estratégico
Estratégia: é o conjunto de objetivos, finalidades, metas, diretrizes fundamentais e os planos para atingir os objetivos→ como está → para onde vai Principio da descontinuidade temporal: sistemas complexos nunca vão se comportar no futuro como se comportavam no passado (mudanças culturais e avanços tecnológicos) Engloba planejamento e administração estratégica → instrumento de mudanças e não de marketing Análise sistemática de pontos fortes e fracos, das oportunidades e ameaças → objetivos e ações → competitividade

28 Planejamento Estratégico
Teoria das coalizões: - Meio ambiente (oportunidades e ameaças), empresa (pontos fortes e fracos), resultados (estratégias e ações) - Grupos heterogêneos buscam constantemente o poder dentro da organização → Coalizões internas e externas com objetivos próprios → coalizão dominante detém o poder naquele momento. Planejamento proposto deve ser global evitando coalizões.

29 Planejamento Estratégico
Diagnóstico básico: cultura: história, pessoas que são atraídas, processo de trabalho, comunicação e exercício da autoridade valores das pessoas: preferências, aversões, pontos de vista, deveres, inclinações internas, julgamentos racionais e irracionais, preconceitos e padrões de associação relação de poder: capacidade de mudar a conduta de indíviduos filosofia empresarial: crenças básicas que as pessoas devem ter

30 Planejamento Estratégico
Motivos: Dinâmica do meio ambiente Geração de flexibilidade Interação dinâmica Integração interna da organização Revitalização

31 Planejamento Estratégico
Fatores chaves do sucesso (atividades que devem ter atenção o tempo todo): Satisfação do cliente (principal) Inovação e liderança no uso da tecnologia Qualidade Marketing efetivo

32 Planejamento Estratégico
Processo : o trabalho a ser feito para produzir alguma coisa de valor para o cliente Quais tarefas são necessárias para fazer o produto e como elas são interligadas Identificar: os fornecedores, clientes e integração com outros processos. De modo geral várias entradas e saídas no processo. Exemplo: processo de cobrança: Entradas: duplicata, documentos auxiliares Saídas: fatura paga, relatorios

33 Planejamento Estratégico
Processo: Fornecedores: outros processos, departamentos, empresas Clientes: outros processos, departamentos, empresas, clientes Fazer uma lista com todas as entradas e saídas. Classificar entradas e saídas como primárias e secundárias Fazer o fluxograma.


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