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COMUNICAÇÃO E MARKETING

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Apresentação em tema: "COMUNICAÇÃO E MARKETING"— Transcrição da apresentação:

1 COMUNICAÇÃO E MARKETING
PDGI 2009 PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO GERENCIAL E INTEGRAÇÃO COMUNICAÇÃO E MARKETING

2 COMUNICAÇÃO E MARKETING
DESIGN ESTRATÉGICO

3 O QUE É DESIGN? Design em um sistema industrial de produção é um processo que satisfaz as necessidades e os desejos do usuário através do estudo da forma, das características e da eficiência de uso da mercadoria.

4 Design não significa desenho
O QUE É DESIGN? Design não significa desenho Design significa : - cultura de projeto; - produção de valor; - criação de vanguarda; - pesquisa contínua; - inovação. Design é, acima de tudo, um processo de inovação que deve gerar valor, seja para a empresa, seja para o cliente final.

5 DESIGN ESTRATÉGICO Design é central na vida de qualquer organização
contemporânea porque orquestra um sistema através do qual se produz e se renova valor!

6 GESTÃO DE DESIGN ESTRATÉGICO
Adequar a cultura da empresa à importância do design Exigência do público Mais normas de qualidade (padronização) Cada empresa possui uma necessidade diferente

7 DESIGN = SISTEMA DE COMPETÊNCIAS
VER = Sentir-se atraído. REVER = Aquilo que chamou a atenção. FAZER VER = Estimular o conhecimento. COMUNICAÇÃO = Provocar.

8 OBJETIVOS DO DESIGN ESTRATÉGICO
Analisar Surpreender Criar lealdade Gerar consciência Gerar identidade gerencial Elevar a imagem da marca Fomentar relações internas e externas Legitimar a marca, deixando-a mais forte

9 ETAPAS DO DESIGN ESTRATÉGICO
Etapa Preliminar Etapa Introdutória Etapa Informativo-Analítica Etapa Criativa Etapa Interativa Etapa Verificativa Etapa Conclusiva Etapa Comunicacional

10 O PROCESSO

11 FRASES “Nós usamos o design não somente para criar produtos mas também para comunicar e dar a nossa opinião.” Miguel Fluxa, Presidente, Camper “O design, assim como o trabalho de um alfaiate, é sob-medida, personalizado, customizado e único.” Luiz Renato Roble, Designer

12 O DESIGNER DO FUTURO* 1 Adaptabilidade 2 Criatividade 3 Iniciativa
4 Poder de liderança 5 Trabalho em Equipe 6 Comunicação 7 Facilidade de relacionamento interpessoal 8 Capacidade de solucionar problemas 9 Domínio de novas tecnologias 10 Espírito Empreendedor *Fonte: Luís Emiliana Avendaño

13 REDESIGN FAZENDO A DIFERENÇA

14 COMUNICAÇÃO E MARKETING
BRANDING

15 TENDÊNCIAS Ambiente Dinâmico Explosão Digital Convergência Tecnológica
MACROTRENDS E MICROTRENDS Ambiente Dinâmico Explosão Digital Convergência Tecnológica Valorização da estética e do design Consumidor mais informados, com menos tempo, mais exigente. Ritmo de vida acelerado, pouco tempo para as transações comerciais Hedonismo: prazer instantâneo Produtos e Serviços com pouca diferenciação Responsabilidade Social e Ambiental Consumidor assumindo o controle da comunicação Busca pela experiência

16 Antes: ERA da Interrupção Agora: ERA do Relacionamento
TENDÊNCIAS Antes: ERA da Interrupção Agora: ERA do Relacionamento

17 MARCA “Marca é um nome, termo, sinal, símbolo ou combinação dos mesmos, que tem o propósito de identificar bens ou serviços e de diferenciá-los dos concorrentes”. David Aaker

18 MARCA = LOGOTIPO (DESENHO DO NOME) + SÍMBOLO ATENÇÃO:
Símbolos podem ser marcas. Existem marcas tipográficas. O termo logomarca não existe!

19 ... é uma área multidisciplinar.
BRANDING... ... deve fazer com que todas as mensagens da empresa reforcem a imagem da marca. ... é uma área multidisciplinar.

20 FRASES “O que se consome são as idéias, as imagens, as emoções, os imaginários e as histórias.” Semprini, 2006 “Os produtos são feitos nas fábricas. As marcas são feitas na mente do consumidor.” Travis, 2000

21 CONCEITOS Imagem é como a marca é percebida.
Identidade é como a marca quer ser percebida. Arquitetura de marca é a análise e organização do portfólio de marcas da mesma empresa. Tem que fazer sentido estrategicamente.

22 Personalidade da marca. Características da marca.
BRAND EQUITY Personalidade da marca. Características da marca. “Conjunto de recursos, inerentes à uma marca, que se agregam ao valor proporcionado por um produto ou serviço.”

23 BRAND EQUITY

24 LEALDADE

25 MODELO DE CONSTRUÇÃO DE MARCA

26 IDENTIDADE DA MARCA Associações desejadas à marca; São os pilares que sustentam a marca; Cada marca deve ter, no máximo, quatro associações (estratégia de branding); Marcas são promessas; Atributos da marca. Benefícios da marca: funcionais, emocionais e auto-expressão.

27 PERSONALIDADE DA MARCA
CONFIÁVEL INTELIGENTE BEM-SUCEDIDA ELITISTA FASCINANTE VALENTE HONESTA SINCERA SIMPLES OUSADA CORAJOSA ALEGRE

28 MARCA JUNIOR ACHIEVEMENT

29 MARCA Qual a força da nossa marca?

30 COMUNICAÇÃO E MARKETING
REDES SOCIAIS

31 REDES SOCIAIS

32 As pessoas usam sistemas diferentes com objetivos diferentes.
O INTERNAUTA... ... constrói diariamente a internet dentro do que se convencionou chamar de web 2.0, uma segunda geração da internet mais colaborativa. ... compartilha experiências com outros usuários da rede. ... usa fotolog, MSN e tudo que estiver disponível para se comunicar. As pessoas usam sistemas diferentes com objetivos diferentes.

33 Palavra-chave: relevância.
REDES SOCIAIS Palavra-chave: relevância. - Contribuem para reforçar a marca. - Ferramentas essenciais para detectar os assuntos e tópicos mais comentados. - Permitem detectar oportunidades de negócios e prever como o mercado vai se comportar no futuro. - Tendência: integração de plataformas.

34 NÚMEROS 80% das postagens do twitter são feitas via celular.
50% das empresas americanas estão proibindo o acesso às redes sociais. 94% dos usuários do twitter tem menos de 100 seguidores. 60% das pessoas não voltam a acessar o twitter no segundo mês de uso. 21% das contas não postam nada. 36,4 milhões de pessoas usam a internet no trabalho ou em residências, no Brasil. O acesso em todos os ambientes já atinge 64,8 milhões de pessoas no Brasil.

35 DICAS @felipesolari: “Me preocupo em fazer um Twitter diferenciado, com conteúdo bacana. Seja diferenciado!” (Felipe Solari, VJ da MTV seguidores) @marcelotas: “Ouça com atenção e aprenda com sua audiência." (Marcelo Tas, blogueiro e apresentador do programa CQC seguidores) @rosana “Popularidade é o resultado de presença, informação e interação.” (Rosana Hermann, blogueira e roteirista – seguidores) @celsocardoso “Estar sempre pronto para interagir com os 'amigos' ou ‘ seguidores’”. Celso Cardoso, apresentador do programa Gazeta Esportiva seguidores)

36 REDES MAIS UTILIZADAS*
1 - Orkut: 71,2 % 2 -Sonico: 6,8 % 3 - MySpace: 4,4 % 4 - Via6: 4,4 % (perde para o MySpace nas casas decimais) 5 - Facebook: 3,6 % (cresceu um pouco, mas não muito, com a tradução para o português) 6 - Multiply: 3,1 % 7 - Twitter: 2,7 % (o hype da vez) 8 - Hi5: 2,6 % 9 - Habbo: 2,5 % 10 - Ning: 2,1 % * Fonte: o ranking é do Ibope/NetRatings, dados de março.

37 CONHEÇA AS REDES MeAdiciona.com: centralize a sua vida digital em uma única página. Além de listar os seus perfis das redes sociais, o site permite que você divulgue sua página pessoal a contatos de comunicadores instantâneos. MySpace: foco em música. Facebook: permite manter contato com amigos estrangeiros (é o site de relacionamentos mais acessado no mundo). Via6: é uma rede profissional (tipo o LinkedIn), mas brasileira. Habbo: é um mundo virtual. Ning: permite montar a sua própria rede social. Flickr: É um álbum de fotos, mas também é uma rede social onde as pessoas podem deixar até testemunhos umas sobre as outras.

38 IMPORTANTE Não basta estar lá só para dizer que está!
Os sites de relacionamento não eliminam a relação pessoal. As pessoas os usam para ajudar na relação pessoal.

39 FRASE “Mídia social é uma ferramenta fundamental para a forma que nos comunicamos hoje”. Mark MacGraw – Bigfuel (EUA)

40 BIBLIOGRAFIA SUGERIDA
“Construindo Marcas Fortes ” e “Como construir marcas líderes” David A. Aaker “Design para quem não é designer” Robin Williams “A cabeça de Steve Jobs” Leander Kahney


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