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COMUNICAÇÃO E MARKETING
PDGI 2009 PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO GERENCIAL E INTEGRAÇÃO COMUNICAÇÃO E MARKETING
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COMUNICAÇÃO E MARKETING
DESIGN ESTRATÉGICO
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O QUE É DESIGN? Design em um sistema industrial de produção é um processo que satisfaz as necessidades e os desejos do usuário através do estudo da forma, das características e da eficiência de uso da mercadoria.
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Design não significa desenho
O QUE É DESIGN? Design não significa desenho Design significa : - cultura de projeto; - produção de valor; - criação de vanguarda; - pesquisa contínua; - inovação. Design é, acima de tudo, um processo de inovação que deve gerar valor, seja para a empresa, seja para o cliente final.
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DESIGN ESTRATÉGICO Design é central na vida de qualquer organização
contemporânea porque orquestra um sistema através do qual se produz e se renova valor!
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GESTÃO DE DESIGN ESTRATÉGICO
Adequar a cultura da empresa à importância do design Exigência do público Mais normas de qualidade (padronização) Cada empresa possui uma necessidade diferente
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DESIGN = SISTEMA DE COMPETÊNCIAS
VER = Sentir-se atraído. REVER = Aquilo que chamou a atenção. FAZER VER = Estimular o conhecimento. COMUNICAÇÃO = Provocar.
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OBJETIVOS DO DESIGN ESTRATÉGICO
Analisar Surpreender Criar lealdade Gerar consciência Gerar identidade gerencial Elevar a imagem da marca Fomentar relações internas e externas Legitimar a marca, deixando-a mais forte
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ETAPAS DO DESIGN ESTRATÉGICO
Etapa Preliminar Etapa Introdutória Etapa Informativo-Analítica Etapa Criativa Etapa Interativa Etapa Verificativa Etapa Conclusiva Etapa Comunicacional
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O PROCESSO
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FRASES “Nós usamos o design não somente para criar produtos mas também para comunicar e dar a nossa opinião.” Miguel Fluxa, Presidente, Camper “O design, assim como o trabalho de um alfaiate, é sob-medida, personalizado, customizado e único.” Luiz Renato Roble, Designer
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O DESIGNER DO FUTURO* 1 Adaptabilidade 2 Criatividade 3 Iniciativa
4 Poder de liderança 5 Trabalho em Equipe 6 Comunicação 7 Facilidade de relacionamento interpessoal 8 Capacidade de solucionar problemas 9 Domínio de novas tecnologias 10 Espírito Empreendedor *Fonte: Luís Emiliana Avendaño
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REDESIGN FAZENDO A DIFERENÇA
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BRANDING
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TENDÊNCIAS Ambiente Dinâmico Explosão Digital Convergência Tecnológica
MACROTRENDS E MICROTRENDS Ambiente Dinâmico Explosão Digital Convergência Tecnológica Valorização da estética e do design Consumidor mais informados, com menos tempo, mais exigente. Ritmo de vida acelerado, pouco tempo para as transações comerciais Hedonismo: prazer instantâneo Produtos e Serviços com pouca diferenciação Responsabilidade Social e Ambiental Consumidor assumindo o controle da comunicação Busca pela experiência
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Antes: ERA da Interrupção Agora: ERA do Relacionamento
TENDÊNCIAS Antes: ERA da Interrupção Agora: ERA do Relacionamento
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MARCA “Marca é um nome, termo, sinal, símbolo ou combinação dos mesmos, que tem o propósito de identificar bens ou serviços e de diferenciá-los dos concorrentes”. David Aaker
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MARCA = LOGOTIPO (DESENHO DO NOME) + SÍMBOLO ATENÇÃO:
Símbolos podem ser marcas. Existem marcas tipográficas. O termo logomarca não existe!
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... é uma área multidisciplinar.
BRANDING... ... deve fazer com que todas as mensagens da empresa reforcem a imagem da marca. ... é uma área multidisciplinar.
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FRASES “O que se consome são as idéias, as imagens, as emoções, os imaginários e as histórias.” Semprini, 2006 “Os produtos são feitos nas fábricas. As marcas são feitas na mente do consumidor.” Travis, 2000
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CONCEITOS Imagem é como a marca é percebida.
Identidade é como a marca quer ser percebida. Arquitetura de marca é a análise e organização do portfólio de marcas da mesma empresa. Tem que fazer sentido estrategicamente.
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Personalidade da marca. Características da marca.
BRAND EQUITY Personalidade da marca. Características da marca. “Conjunto de recursos, inerentes à uma marca, que se agregam ao valor proporcionado por um produto ou serviço.”
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BRAND EQUITY
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LEALDADE
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MODELO DE CONSTRUÇÃO DE MARCA
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IDENTIDADE DA MARCA Associações desejadas à marca; São os pilares que sustentam a marca; Cada marca deve ter, no máximo, quatro associações (estratégia de branding); Marcas são promessas; Atributos da marca. Benefícios da marca: funcionais, emocionais e auto-expressão.
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PERSONALIDADE DA MARCA
CONFIÁVEL INTELIGENTE BEM-SUCEDIDA ELITISTA FASCINANTE VALENTE HONESTA SINCERA SIMPLES OUSADA CORAJOSA ALEGRE
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MARCA JUNIOR ACHIEVEMENT
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MARCA Qual a força da nossa marca?
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COMUNICAÇÃO E MARKETING
REDES SOCIAIS
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REDES SOCIAIS
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As pessoas usam sistemas diferentes com objetivos diferentes.
O INTERNAUTA... ... constrói diariamente a internet dentro do que se convencionou chamar de web 2.0, uma segunda geração da internet mais colaborativa. ... compartilha experiências com outros usuários da rede. ... usa fotolog, MSN e tudo que estiver disponível para se comunicar. As pessoas usam sistemas diferentes com objetivos diferentes.
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Palavra-chave: relevância.
REDES SOCIAIS Palavra-chave: relevância. - Contribuem para reforçar a marca. - Ferramentas essenciais para detectar os assuntos e tópicos mais comentados. - Permitem detectar oportunidades de negócios e prever como o mercado vai se comportar no futuro. - Tendência: integração de plataformas.
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NÚMEROS 80% das postagens do twitter são feitas via celular.
50% das empresas americanas estão proibindo o acesso às redes sociais. 94% dos usuários do twitter tem menos de 100 seguidores. 60% das pessoas não voltam a acessar o twitter no segundo mês de uso. 21% das contas não postam nada. 36,4 milhões de pessoas usam a internet no trabalho ou em residências, no Brasil. O acesso em todos os ambientes já atinge 64,8 milhões de pessoas no Brasil.
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DICAS @felipesolari: “Me preocupo em fazer um Twitter diferenciado, com conteúdo bacana. Seja diferenciado!” (Felipe Solari, VJ da MTV seguidores) @marcelotas: “Ouça com atenção e aprenda com sua audiência." (Marcelo Tas, blogueiro e apresentador do programa CQC seguidores) @rosana “Popularidade é o resultado de presença, informação e interação.” (Rosana Hermann, blogueira e roteirista – seguidores) @celsocardoso “Estar sempre pronto para interagir com os 'amigos' ou ‘ seguidores’”. Celso Cardoso, apresentador do programa Gazeta Esportiva seguidores)
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REDES MAIS UTILIZADAS*
1 - Orkut: 71,2 % 2 -Sonico: 6,8 % 3 - MySpace: 4,4 % 4 - Via6: 4,4 % (perde para o MySpace nas casas decimais) 5 - Facebook: 3,6 % (cresceu um pouco, mas não muito, com a tradução para o português) 6 - Multiply: 3,1 % 7 - Twitter: 2,7 % (o hype da vez) 8 - Hi5: 2,6 % 9 - Habbo: 2,5 % 10 - Ning: 2,1 % * Fonte: o ranking é do Ibope/NetRatings, dados de março.
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CONHEÇA AS REDES MeAdiciona.com: centralize a sua vida digital em uma única página. Além de listar os seus perfis das redes sociais, o site permite que você divulgue sua página pessoal a contatos de comunicadores instantâneos. MySpace: foco em música. Facebook: permite manter contato com amigos estrangeiros (é o site de relacionamentos mais acessado no mundo). Via6: é uma rede profissional (tipo o LinkedIn), mas brasileira. Habbo: é um mundo virtual. Ning: permite montar a sua própria rede social. Flickr: É um álbum de fotos, mas também é uma rede social onde as pessoas podem deixar até testemunhos umas sobre as outras.
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IMPORTANTE Não basta estar lá só para dizer que está!
Os sites de relacionamento não eliminam a relação pessoal. As pessoas os usam para ajudar na relação pessoal.
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FRASE “Mídia social é uma ferramenta fundamental para a forma que nos comunicamos hoje”. Mark MacGraw – Bigfuel (EUA)
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BIBLIOGRAFIA SUGERIDA
“Construindo Marcas Fortes ” e “Como construir marcas líderes” David A. Aaker “Design para quem não é designer” Robin Williams “A cabeça de Steve Jobs” Leander Kahney
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