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A Estratégia do Oceano Azul Palestrante Ari Lima

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Apresentação em tema: "A Estratégia do Oceano Azul Palestrante Ari Lima"— Transcrição da apresentação:

1 A Estratégia do Oceano Azul Palestrante Ari Lima

2 A Estratégia do Oceano Azul na empresa nacional
Apresentação e análise de Cases

3 CHAN KIM e RENEE MAUBORGNE autores da Estratégia do Oceano azul

4 Ferramentas utilizadas
Os quatro passos desta estratégia: Analisar suas competências Visualizar o mercado Montar sua estratégia Comunicar este plano ao mercado

5 Objetivos da Estratégia do Oceano Azul
Tornar a concorrência irrelevante através da exploração de novos espaços de mercado Proporcionar ao mesmo tempo diferenciação e baixo custo

6 Empresas nacionais também praticam esta estratégia

7 Cria uma Inovação de Valor
A estratégia do oceano azul busca promover ao mesmo tempo diferenciação e baixo custo Ex: Gol linhas aéreas

8 Modelo das 6 fronteiras Descubra competências alternativas
Examine as empresas estratégicas Analise sua cadeia de clientes Estude a oferta de competências complementares Descubra onde está seu talento Examine as tendências de mercado

9 Os Princípios Reconstrua as fronteiras do mercado
Concentre-se no panorama geral, não nos números Vá além da demanda existente Acerte a seqüência estratégica

10 1- Reconstruir fronteiras 2- Descobrir novas demandas Como fez o laboratório Eli Lilly

11 Quebra de Paradigmas Descobrir novas forma de realizar negócios
Estratégia do oceano azul pressupõe Quebra de paradigmas Descobrir novas forma de realizar negócios Atender necessidades Novos mercados Novos produtos

12 A Gol quebrou vários paradigmas da aviação comercial
Passagens de baixo custo sem luxo Viagens noturnas econômicas; Comercializar através da internet Competir também com as companhias terrestres

13 Marketing de Guerra Marketing Bottom-UP
Os consultores Al Ries e Jack Trout, criaram o conceito de tática e estratégia no marketing Marketing Top-Down (defina uma estratégia, e depois encontre uma tática para executá-la) Marketing Bottom-UP (encontre uma tática que funcione e depois transforme-a em uma estratégia)

14 O marketing de guerra e a Estratégia do Oceano Azul
Marketing Top-Down é utilizado pelas empresas que competem nos “Oceanos Vermelhos” Marketing Bottom-UP é utilizado pelas empresa que competem em “Oceanos Azuis”

15 Cases nacionais Gol Linhas Aéreas Rubem Vasconcelos Imóveis Alpargatas
Produção de cafés especiais Laboratório Elly Lilly

16 Gol - no oceano azul das companhias aéreas
A mais veloz da história Nenhuma empresa teve expansão tão espetacular Com custos 60% menores Sua agressiva política de preços mudou as regras do setor Cresceu 17 vezes em cinco anos Faturamento inicial de 230 milhões de reais (5% do mercado) Para 3,8 bilhões de reais (37% do mercado)

17 Alpargatas – uma marca global
Engenhosa estratégia que tornou as Havaianas um ícone de moda mundial A Alpargatas conquista o prêmio Empresa do Ano, de EXAME Seu grande mérito foi estabelecer no Mercado mundial uma marca brasileira de consumo de massa  Conseguiu com a diferenciação construir uma nova fronteira para um antigo mercado

18 Produção de cafés especiais
Inovação e tecnologia transformaram o cafés especiais numa indústria lucrativa O segmento é considerado o mais promissor da cafeicultura 85% da produção é destinadas à exportação 0,1% dos cafeicultores produzem cafés especiais O mercado cresce a 4% e o de cafés nobres a 20% O quilo do café especial custa 10 vezes mais Marcas Orfeu, Spress e Astro Fazenda Ipanema é única fornecedora nacional da Starbucks que faturou 7,8 Bilhões de Dólares em 2006

19 A Starbucks inventou o prazer de tomar um café especial

20 A inovação salvou o laboratório Eli Lilly
O laboratório Eli Lilly definhava junto com suas marcas tradicionais A concorrência dos genéricos forçou a empresa a realizar mudanças Vendeu marcas tradicionais e investiu em pesquisas criando produtos como Virou o jogo ao trocar o velho pelo novo o “Cialis” , concorrente do Viagra, que contribuiu para seu atual sucesso no mercado

21 Qual o nosso desafio? Crescer 2, 3 ou 4% ao ano igual ao mercado?
Crescer 10, 15 ou 20% ao ano igual as empresas do Oceano Azul? O Brasil cresceu 3% ao ano nos últimos anos enquanto países emergentes cresceram 8% - estamos andando para trás

22 Quais são os nossos desafios?

23 Que lições podemos tirar
Inovação, Decisão e Pró-atividade Visão de futuro e Visão de mercado Conhecer Táticas e Estratégias Empresas do “oceano vermelho” perseguem metas Empresas do “Oceano azul” superam metas largamente

24 Conclusão A Estratégia do Oceano Azul nos permite sonhar com o impossível e nos dá ferramentas para alcançá-lo O fundamental agora é ter visão de futuro, e não apenas pensar em cumprir metas estipuladas, mas encontrar fórmulas para superá-las O desafio que se impõe para as organizações e para seus profissionais é desbravar novos mercados até encontrar o seu “Oceano Azul”

25 Consultor Ari Lima www.arilima.com
Empresário, engenheiro civil, escritor, consultor, palestrante, especialista em estratégias de marketing, gestão de carreira e comportamentos organizacionais. Ministra cursos e seminários para empresários, executivos e profissionais liberais. Escreve artigos para jornais, revistas e dezenas de sites e portais na internet. Tem 25 anos de experiência em estratégias de marketing e vendas.


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