A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Administrando estrategicamente Fauzi T Jorge Aula 6 Missão e Visão FERNANDES, Bruno Henrique Rocha & BERTON, Luiz Hamilton Administração.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Administrando estrategicamente Fauzi T Jorge Aula 6 Missão e Visão FERNANDES, Bruno Henrique Rocha & BERTON, Luiz Hamilton Administração."— Transcrição da apresentação:

1 Administrando estrategicamente fauzi@novosolhos.com.br Fauzi T Jorge Aula 6 Missão e Visão FERNANDES, Bruno Henrique Rocha & BERTON, Luiz Hamilton Administração Estratégica, São Paulo, Editora Saraiva, 2005. HITT, Michael A. & IRELAND, R. Duane & HOSKISSON, Robert E. Administração Estratégica. São Paulo: Editora Thomson, 2007. WRIGHT, Peter L.; KROLL, Mark J.; PARNELL, John. Administração estratégica: conceitos. São Paulo: Atlas, 2000.

2 Administrando estrategicamente fauzi@novosolhos.com.br Fauzi T Jorge A importância da criatividade U U ma vez feito o autodiagnóstico, analisado o negócio e o ambiente, a organização já tem elementos suficientes para traçar sua estratégia. Para isso, a criatividade é um dos elementos mais importantes nesse processo e o seu elemento-surpresa. A criatividade está presente na concepção do produto ou serviço; na comunicação, tanto interna como externa, para alavancar as vendas; na adoção de canais de distribuição alternativos que, muitas vezes, ninguém havia percebido antes de uma empresa pioneira assumir. E, logicamente, nos mercados que a empresa escolhe.

3 Administrando estrategicamente fauzi@novosolhos.com.br Fauzi T Jorge O processo de estratégia deve entender como criar novas atividades, novos empreendimentos e novos negócios. Partindo dessa perspectiva, a estratégia torna-se não um exercício de análise posterior ao fato, mas um processo de descoberta. Então, a estratégia passa a ser inovação e criatividade: a busca de novos padrões de oportunidades e de novos padrões de interação entre clientes, empresas, tecnologias e mercados. Logo, a estratégia deve se basear nas seguintes perguntas: Como podemos moldar as expectativas dos clientes e de nosso setor de atividade? Como usar essas expectativas para impulsionar a organização interna em termos de alocação de recursos, inovação e desenvolvimento de produtos e desenvolvimento de canais, para que o futuro se possa realizar? Prahalad (1998), em entrevista à HSM Management, propõe:

4 Administrando estrategicamente fauzi@novosolhos.com.br Fauzi T Jorge Missão A aplicação da criatividade deve começar pela missão da empresa. O que é missão? A missão responde à pergunta mais básica que uma organização (e, talvez, uma pessoa) pode se propor: para que existimos ? Sem uma compreensão do porquê, as pessoas podem até fazer as coisas ou repeti-las mecanicamente, mas não as farão com o coração. A missão provê um sentido mais amplo às atividades diárias, oferecendo uma visão do todo e possibilitando o entendimento de como uma ação isolada se encaixa no todo da organização.

5 Administrando estrategicamente fauzi@novosolhos.com.br Fauzi T Jorge Exemplos de missão Caterpillar Irmãs da Caridade “Ser a líder no fornecimento do maior valor em máquinas, equipamentos e serviços de suporte para clientes dedicados à construção da infraestrutura do mundo, seu desenvolvimento e o transporte de recursos.” “Levar alegria e ternura ao próximo.” GE “Melhorar a qualidade de vida por intermédio da tecnologia e da inovação.” Merck “Preservar e melhorar a vida do ser humano.”

6 Administrando estrategicamente fauzi@novosolhos.com.br Fauzi T Jorge Exemplos de missão Prefeitura de Pato Branco - PR “Transformar Pato Branco em um grande polo de indústrias eletrônicas e eletromecânicas. Aprimorar o exercício da cidadania plena, com todos os seus direitos e deveres.” Câmara de Comércio de Austin - TX “A missão da Câmara de Comércio da Grande Austin é fortalecer e melhorar o ambiente de negócios da Grande Austin para promover o bem-estar econômico de todos os cidadãos; prover serviços aos seus membros; melhorar a qualidade de vida de toda a comunidade empresarial; comunicar as visões da comunidade empresarial e apoiar iniciativas construtivas em assuntos importantes de políticas públicas.”

7 Administrando estrategicamente fauzi@novosolhos.com.br Fauzi T Jorge Conservation International “Conservar a natureza da Terra, nossa biodiversidade e mostrar que a sociedade humana é capaz de viver em harmonia com a natureza.” EFALL – English for All “Usar o inglês como instrumento de educação, auxiliar o pré-adolescente e o adolescente a conquistar com autonomia seus ideais, para alcançar um futuro melhor.” Obras Sociais Irmã Dulce “Amar e servir aos mais pobres, dando assistência gratuita na saúde e na educação para a vida.” Exemplo s de missão de ONGs

8 Administrando estrategicamente fauzi@novosolhos.com.br Fauzi T Jorge Mundoquelê “Fomentar a leitura e a informação em todas as concepções e sob todos os conceitos, disseminando-a como elemento de participação cultural, social, além de preservação da memória coletiva e individual, propiciando aos indivíduos a sua participação na sociedade.”

9 Administrando estrategicamente fauzi@novosolhos.com.br Fauzi T Jorge A missão deve ser vivida dentro da organização. Deve ser constantemente lembrada. Deve ser aplicada nas decisões diárias. Se uma empresa se propõe, como parte de sua missão, a “sempre encantar o cliente”, diante de um pedido de troca de uma mercadoria defeituosa, um vendedor não deve pensar duas vezes. Ou, se uma empresa como a 3M postula a inovação constante como parte de sua missão, isso deve se refletir em generosos orçamentos voltados para pesquisa e desenvolvimento. Vantagens da Missão

10 Administrando estrategicamente fauzi@novosolhos.com.br Fauzi T Jorge Uma missão deve ser o mais perene possível. Constitui um ponto de estabilidade em um ambiente em constante mudança. No entanto, repensar a missão, quer seja por mudanças no ambiente, por alterações internas ou pelo desejo de entrar em novos mercados, pode ser necessário em algumas organizações. Volvo (até 2001): Ser líder no mercado brasileiro de caminhões e ônibus pesados, aumentando, continuamente, nossa participação de mercado e nossa qualidade em produtos e serviços. Volvo (a partir de 2002): Proporcionar ao cliente a melhor solução de transporte rodoviário de carga. Missão e mudança

11 Administrando estrategicamente fauzi@novosolhos.com.br Fauzi T Jorge Sebrae - PR 1.A missão do Sebrae Paraná é de promover o desenvolvimento, a modernidade e a competitividade das micro e pequenas empresas industriais, comerciais, agrícolas e de serviços, atuais e potenciais do Paraná, visando à melhoria dos resultados e ao fortalecimento do seu papel social. (1992) 2.A missão do Sebrae Paraná é de promover a criação, consolidação e competitividade das empresas de pequeno porte do Paraná. (1995) 3.Educação, negócios e informação para o desenvolvimento de uma sociedade empreendedora, ética e integrativa. (1999) 4.Promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas e fomentar o empreendedorismo. (2009) Missão e mudança

12 Administrando estrategicamente fauzi@novosolhos.com.br Fauzi T Jorge Características da MissãoCaracterísticas da Visão Identifica o negócioÉ o que se “sonha” para o negócio. É a partida.É a chegada. É a “carteira de identidade” da empresa. É o “passaporte” para o futuro. Identifica “quem somos”.Projeta “quem desejamos ser”. Foco no presente para o futuro. Focalizada no futuro. Vocações para a eternidade. É mutável, conforme os desafios.

13 Administrando estrategicamente fauzi@novosolhos.com.br Fauzi T Jorge Criar produtos e serviços que enalteçam a beleza e promovam: a.O bem-estar das pessoas, traduzindo essa intenção em valores percebidos pelos clientes, para conquistar a sua fidelidade; b.Assegurar o crescimento e a rentabilidade do negócio. Ser reconhecido por colaboradores, parceiros, clientes e segmento em que atua como uma das mais importantes referências mundiais em beleza e fazer com que suas ações para a preservação da vida estabeleçam uma forte identificação com a sociedade. Missão e Visão do Boticário

14 Administrando estrategicamente fauzi@novosolhos.com.br Fauzi T Jorge Aula 7 Objetivos e Estratégias Gerais FERNANDES, Bruno Henrique Rocha & BERTON, Luiz Hamilton Administração Estratégica, São Paulo, Editora Saraiva, 2005. HITT, Michael A. & IRELAND, R. Duane & HOSKISSON, Robert E. Administração Estratégica. São Paulo: Editora Thomson, 2007. WRIGHT, Peter L.; KROLL, Mark J.; PARNELL, John. Administração estratégica: conceitos. São Paulo: Atlas, 2000.


Carregar ppt "Administrando estrategicamente Fauzi T Jorge Aula 6 Missão e Visão FERNANDES, Bruno Henrique Rocha & BERTON, Luiz Hamilton Administração."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google