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MISSÃO E VISÃO Prof. º Elcio Henrique – 2009.. Momento da Criatividade. Uma vez feito um autodiagnóstico do negócio e o ambiente, a organização já tem.

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1 MISSÃO E VISÃO Prof. º Elcio Henrique – 2009.

2 Momento da Criatividade. Uma vez feito um autodiagnóstico do negócio e o ambiente, a organização já tem elementos suficientes para traçar sua estratégia. Todavia, a estratégia não brota espontaneamente da análise. Nessa altura, entra em cena um elemento bastante subjetivo do processo estratégico: a criatividade.

3 A Estratégia. A boa estratégia é aquela que surpreende os clientes, concorrentes e comunidade, de forma em geral. A criatividade, no desenho da estratégia, está em diversos momentos. Está na concepção do produto ou serviço a ser enfatizado pela estratégia; na comunicação, interna e externa, para alavancar as vendas do produto; na adoção de canais de distribuição alternativos que, muitas vezes, ninguém havia percebido antes de uma empresa pioneira.

4 Prahalad, em entrevista à revista HSM Management, propõe: O processo da estratégia deve entender como criar novas atividades, novos empreendimento e novos negócios. Partindo dessa perspectiva, a estratégia torna-se não um exercício de análise posterior ao fato, mas um processo de descoberta. Então, a estratégia passa a ser inovação e criatividade: a busca de novos padrões de oportunidades e de novos padrões de interação entre clientes, empresas, tecnologia e mercados. Logo, a estratégia deve se basear nas seguintes perguntas: como podemos moldar as expectativas para impulsionar a organização interna em termos de alocação de recursos, inovação, desenvolvimento de produtos e desenvolvimento de canais, para que o futuro se possa realizar ?

5 Singularidade da Estratégia. A criatividade para elaborá-la fica ainda mais em evidência quando se considera que a estratégia de cada empresa é única. A estratégia adotada em uma empresa dificilmente funcionará em outra. Isso ocorre porque a melhor maneira de se formular estratégias sempre depende da natureza e das necessidades dos negócios constantes na carteira da empresa, não existindo uma receita especifica para todos os tipos de casos.

6 MISSÃO. A aplicação da criatividade deve começar pela missão da empresa. Mas o que é missão ?Mas o que é missão ? Missão responde à pergunta mais básica que uma organização pode se propor : para que existimos? Não se pode desprezar a necessidade humana de buscar sentido para a existência. Trata-se de um principio básico, constitutivo da nossa condição humana.

7 Missão. Sem uma compreensão do porquê, as pessoas podem até fazer a coisas, ou repeti- la mecanicamente, mas não as farão com o coração. Nesse momento é que entra a missão, provendo um sentido mais amplo às atividades diárias e despertando para a importância do cotidiano, oferecendo uma visão do todo e, ao mesmo tempo, possibilitando o entendimento de como sua ação se encaixa no todo da organização.

8 Missão. Por possuir um caráter inspirador e motivacional é importante expressar a missão de forma criativa, como o uso da metáfora que provoque a imaginação das pessoas, que mostre como, de alguma forma, elas contribuem para a construção de algo grande, de um propósito para o qual vale a pena empenharem seu tempo e esforços.

9 Missão. São exemplos de missão com essa características:São exemplos de missão com essa características: Merck (industria farmacêutica). » Preservar e melhorar a vida do ser humano. Jonhson & Jonhson (industria farmacêutica). » Aliviar a dor e a doença. 3M (Post-it, instrumento para escritório etc.). » Resolver de modo inovador problemas pendentes. Disney (entretenimento). » Tornar as pessoas felizes. GE General Electric (equipamentos). » Melhorar a qualidade de vida através da tecnologia e da inovação. Irmã da Caridade (congregação fundada por Madre Tereza de Calcutá). » Levar alegria e ternura ao próximo.

10 Missão. Porém, não é condição obrigatória que uma missão tenha esse caráter metafórico. Ele dependerá, entre outros motivos, da própria cultura organizacional. Algumas missões poderiam ser chamadas mais tradicionais, pois procuram responder diretamente a perguntas do tipo: o que a organização produz ? Que publico devem ser beneficiados pela sua existência ?

11 Por exemplo: Prefeitura da cidade de Pato Branco – Paraná Missão1 Missão 2Prefeitura da cidade de Pato Branco – Paraná (1997) Missão1 – Transformar Pato Branco em um grande pólo de industria eletrônicas e eletromecânicas. Missão 2 - Aprimorar o exercício da cidadania plena, com todos os seus direitos e deveres. Câmara de Comércio da Cidade de Austin – TexasCâmara de Comércio da Cidade de Austin – Texas. A missão da Câmara é fortalecer e melhorar o ambiente de negócios da Grande Austin para promover o bem-estar econômico de todos os cidadão:prover serviços aos seus membros; melhorar a qualidade de vida de toda a comunidade empresarial; comunicar as visões da comunidade empresarial e apoiar iniciativas construtivas em assuntos importantes de políticas públicas.

12 Missão e Negócio. Os exemplos anteriores demonstram que o negócio deve aparecer na missão, se não de forma direta, pelo menos implicitamente. Ao ler uma missão, devemos ser capazes de identificar o que a organização faz. Nossa missão é oferecer os melhores produtos e serviços, melhorando nossa qualidade a cada dia e procurando encantar sempre o cliente. » Nossa missão é oferecer os melhores produtos e serviços, melhorando nossa qualidade a cada dia e procurando encantar sempre o cliente. Trata-se de uma missão bastante infeliz, pois o leitor, diante dela, não consegue o negócio em que a organização se dedica.

13 Vantagens da Missão. Uma missão bem definida comporta vantagens que ajudam todos a compreenderem o que fazem na organização e a uniformizar os esforços de todos no que é fundamental para a empresa. A missão constitui também uma regra de decisão final. Mas não é apenas em situações de decisões drásticas que a missão pode ser lembrada. Também pode lançar luz na hora de outras decisões, como investir em novos negócios, nesse caso porém, não basta considerações relativas apenas à missão: análise de competências, sinergia de negócios, entre outros, são essenciais.

14 Missão. Definir uma missão para deixa-la no papel é perda de tempo. A missão deve ser lembrada constantemente, ela deve ser vivida pela pessoas (Principalmente de alto escalão), devem ser aplicada nas decisões diárias. Se uma empresa se propõe, como parte da sua missão, a sempre encantar o cliente, diante de um pedido de troca de uma mercadoria defeituosa, um vendedor não deve pensar duas vezes.

15 Missão e Mudança. Uma missão deve ser o mais perene possível, pois, de alguma forma, caracteriza a organização, é sua carteira de identidade. Inclusive, constitui um ponto de estabilidade em um ambiente em constante mudança. Entretanto, mesmo as organizações com pretensões de perenidade podem, em alguns momentos, repensar sua missão, seja por mudança significativa do ambiente, por alterações internas em sua concepção de atuação ou pelo desejo de entrar em novos mercados.

16 Visão. Algumas empresas trabalham também com o conceito de visão. Mas o que vem a ser visão ? Trata-se de responder aonde a organização quer chegar, enquanto a missão delimita sua atuação no negócio escolhido. Nessa concepção, a visão é a explicitação do que se idealiza para a organização. Envolve os desejos de aonde se quer chegar, compreendendo temas como valores, desejos, vontades, sonhos e ambição.

17 Missão e Visão CARACTERÍSTICA DA MISSÃO.CARACTERÍSTICA DA MISSÃO. Identifica o negócio. É a partida. É a carteira de identidade da empresa. Identifica quem somos Foco do presente para o futuro. Vocações para a eternidade. CARACTERÍSTICAS DA VISÃO.CARACTERÍSTICAS DA VISÃO. É o que se sonha para o negócio. É a chegada. È o passaporte para o futuro. Projeta quem desejamos ser. Focalizada no futuro. É mutável, conforme os desafios.

18 Missão e Visão: O Boticário, do setor de cuidados pessoais, definem assim sua missão : –Criar produtos e serviços que enalteçam a beleza e promovam: »a) o bem-estar das pessoas, traduzindo essa intenção em valores percebidos pelos clientes, para conquistar a sua fidelidade; »b) assegurar o crescimento e a rentabilidade do negócio.

19 Missão e Visão: O Boticário, do setor de cuidados pessoais, definem assim sua visão : –Ser reconhecido por colaboradores, parceiros, cliente e segmentos em que atua com uma das mais importantes referências mundiais em beleza e fazer com que suas ações para a preservação da vida estabeleçam uma forma de identificação com a sociedade.

20 Missão e Visão. Entretanto, algumas empresas não trabalham com essa distinção entre missão e visão e consideram a idéia de missão de uma forma ampla, englobando os dois significados. Definir missão e visão é o princípio da elaboração da estratégia. Para transformá- la em prática, muita coisa precisa acontecer.

21 Fim !


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