A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TENDÊNCIAS INVESTIGATIVAS NO ESTÁGIO E NAS PRÁTICAS DE ENSINO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TENDÊNCIAS INVESTIGATIVAS NO ESTÁGIO E NAS PRÁTICAS DE ENSINO"— Transcrição da apresentação:

1 TENDÊNCIAS INVESTIGATIVAS NO ESTÁGIO E NAS PRÁTICAS DE ENSINO
FACULDADE MONTESSORIANO DE SALVADOR GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA ANA CLAUDIA SILVA XAVIER RENATA CRISTINA DE JESUS LIMA ORIENTADORA: MARTA ALENCAR TENDÊNCIAS INVESTIGATIVAS NO ESTÁGIO E NAS PRÁTICAS DE ENSINO Salvador 2012.1

2 A prática da pesquisa enriquecida com os instrumentos de coleta de dados (entrevistas, observações, questionários, história de vida) tende cada vez mais a substituir o tradicional modelo de estágio baseado na observação, participação e regência.

3 Na formação do professor é preciso enfocar que sua aprendizagem de ensinar será boa se se basear em seu aprender a profissão e na construção de sua identidade, na valorização social de sua profissão e na formação contínua

4 Há pesquisas preocupadas com temas como o multiculturalismo, políticas atuais de globalização e os paradigmas da pós-modernidades

5 Alguns registros indicam aspectos significativos na consideração do estágio como área de conhecimento: O estágio contribuiu para a reflexão acerca dos fatos históricos que vivenciamos, das políticas públicas, da escola nesse contexto contraditório, dos alunos e dos professores. O estágio teve valor formativo no sentido de propor diferentes tipos de ação e possibilidades de ultrapassar os muros de um fazer técnico.

6 Por isso, torna-se necessário explicitar que o estágio com e como pesquisa é importante na formação docente dos futuros professores.

7 ESTÁGIO E DOCÊNCIA SUGESTÕES DE TEMAS PARA PROJETOS COM ESTÁGIARIOS

8 Dimensão social Sugestão a partir do Programa de Formação de Professores em Regime Especial – Uece

9 História das famílias que originaram as cidades;
Lutas históricas Construção de cidades; Construção de estradas, açudes, pontes, igrejas; Engenhos de cana-de-açúcar, indústrias de algodão ou outros produtos de agroindústria; Tradições, devoções, penintentes, procissões, renovações, manifestações folclóricas (reisado, cantorias de viola)...

10 Os temas trabalhados nesses projetos foram:
Poesia – a forma mais viva da linguagem; Produção textual; A importância da leitura e da escrita; Trabalhar textos de interesse do aluno; Incentivo à dramatização de textos; Incentivo à leitura e à oralidade.

11 Dimensão Pedagógica Sugestão de projetos provenientes de escolas/diretorias de ensino (São Paulo)

12 Reforço e alfabetização;
Atividades recreativas; O lúdico no ensino e aprendizagem; Uso de formas e alternativas não formais de educação: teatro, jogo, música etc; Auto estima dos alunos e professores; Jornal da escola;

13 Dimensão organizacional
Gestão

14 Dimensão profissional
Organização e coordenação de reuniões

15 Referência PIMENTA, Selma garrido e LIMA, Maria Socorro Lucena Lima. Estágio e Docência. São Paulo: Editora Cortez, 2008.


Carregar ppt "TENDÊNCIAS INVESTIGATIVAS NO ESTÁGIO E NAS PRÁTICAS DE ENSINO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google