A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fundamentos do Comportamento em Grupo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fundamentos do Comportamento em Grupo"— Transcrição da apresentação:

1 Fundamentos do Comportamento em Grupo

2 Definição de Grupo

3 Dois ou mais indivíduos, interdependentes e interativos, que se reúnem visando a obtenção de determinado objetivo.

4 Por que as pessoas formam Grupos

5 Necessidade de contato social e o desejo de servir ou de ser agradável a outrem.
O desejo de ser admirado e aprovado pelo outro. O desejo de poder. Necessidade de atividade e de realização.

6 Como participar de um Grupo

7 CONHEÇA A ORGANIZAÇÃO:
Conhecer a cultura, as normas da empresa podem facilitar bastante a vida na organização. Saber integrar-se no contexto organizacional é um treino.

8 B) CONHEÇA OS SEUS LÍDERES:
Identificar o temperamento dos chefes, seu estilo de liderança, suas características pessoais, seu modo de gerenciar pessoas, podem ser imprescindíveis para a eficácia da organização.

9 C) CONHEÇA OS DEMAIS MEMBROS:
O mesmo acontece com os colegas, nada como conhecê-los para compreende-los e ser mais tolerante.

10 D) CONHEÇA A SI MESMO: Reconheça os próprios limites, as próprias manias, o potencial latente, suas dificuldades, a capacidade de tolerância organizacional é um treino. O reconhecimento de si mesmo abrange vários aspectos da nossa personalidade.

11 Problemas Relacionais nos Grupos

12 A SAÍDA DE UM MEMBRO DO GRUPO:
A saúde de um membro do grupo pode gerar desequilíbrio em todo grupo.

13 A CHEGADA DE NOVO MEMBRO DO GRUPO:
Existem em certos grupos barreiras que dificultam a entrada de novos membros. Pode-se dizer mesmo que quanto maior a solidariedade entre os membros do grupo, mais dificilmente serão admitidos novos membros; sobretudo quando o grupo tem longa existência sem mudanças.

14 A DISTÂNCIA SOCIAL: A falta de convívio social entre membros do grupo pode gerar problemas de relacionamento, ou seja, o conhecimento mútuo que advêm de uma convivência social pode diminuir distância e minimizar conflitos de forma a melhorar as relações entre membros de um mesmo grupo.

15 O CLIMA SOCIAL: Estar em um clima de confiança respeite e cumplicidade torna as relações mais saudáveis e facilita as comunicações entre os membros do grupo. Esse clima social depende muito de quem dirige o grupo.

16 AS RIVALIDADES: As competições quando não são bem administradas podem gerar rivalidades interna no grupo gerando um desconforto e dificultando as relações entre seus membros.

17 AS LIMITAÇÕES DA LIBERDADE:
Sem liberdade não há criatividade, não há participação espontânea nem crescimento interno do grupo. As mudanças se tornam mais difíceis e as relações humanas insuportáveis. Cria-se um clima de descontentamento que gera frustrações.

18 AS FRUSTAÇÕES: Frustração é a situação provocada pela presença de um obstáculo no caminho da realização de um desejo. Existem várias maneiras de se reagir às frustrações:

19 A PRESSÃO DO GRUPO: A educação recebida nos grupos nos leva a reproduzirmos condutas ditas como normais para todos os membros. Isso gera uma pressão que faz com que as pessoas adquiram hábitos, costumes e pensamentos comuns. Quando aparecem pessoas com pensamentos diferentes aos do grupo são discriminados gerando problema de relacionamento em todo grupo.


Carregar ppt "Fundamentos do Comportamento em Grupo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google