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CONCEITO DE COMUNICAÇÃO INTEGRADA DE MARKETING

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Apresentação em tema: "CONCEITO DE COMUNICAÇÃO INTEGRADA DE MARKETING"— Transcrição da apresentação:

1 CONCEITO DE COMUNICAÇÃO INTEGRADA DE MARKETING

2 A Comunicação Integrada consiste no conjunto articulado de esforços, ações, estratégias e produtos de comunicação, planejados e desenvolvidos por uma empresa ou entidade, com o objetivo de agregar valor à sua marca ou de consolidar a sua imagem junto a públicos específicos ou à sociedade como um todo.

3 Uma empresa ou entidade não pode ser descontraída em suas campanhas publicitárias e burocrática ou autoritária na sua comunicação interna; não pode proclamar o seu desenvolvimento tecnológico no seu esforço de marketing e andar de carroça internamente, privando os seus profissionais e executivos do acesso integral às novas tecnologias.

4 Comunicação integrada pressupõe:
- Ação conjugada das atividades de comunicação que formam o composto da comunicação organizacional. - Deve constituir-se numa unidade harmoniosa de cada área e das respectivas subáreas.

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6 A comunicação empresarial quanto conceito tem pouco menos de 25 anos no Brasil e vai da tímida formação, à consolidação como insumo estratégico. Antes de Comunicação: atividade residual, exercida por profissionais de outras áreas. - Comunicação fragmentada: quando as empresas valorizavam a comunicação, valorizavam publicidade /propaganda.

7 Década de (Com a saída dos primeiros profissionais da universidade) – os profissionais da área começam a aparecer. Empresas de médio e grande porte. - Contratam profissionais para desempenhar atividades específicas. - Comunicação assumida por profissionais sem qualquer vinculação. - Comunicação interna marcada pelo autoritarismo X publicidade que simulava uma empresa democrática e aberta. - Comunicação vista com desconfiança pelos empreendedores. - As empresas refletiam internamente, no processo de gestão o momento político do país Ditadura. “Manda quem pode, obedece quem tem juízo!”

8 Primeira metade da década de 80 - Status nas organizações passa a ser um campo de trabalho profícuo.
- Atividades – edição de house organs, relacionamento com a imprensa e atividades afetadas às relações públicas se profissionalizam. - Regime democrático exige nova postura das organizações. - Ainda é cedo para falar de comunicação empresarial. - Poucas empresas planejam de modo integrado suas atividades. - Defendia-se a separação entre comunicação institucional e comunicação mercadológica.

9 Segunda metade da década de Elaboração de política de comunicação social da Rhodia explicita o processo de comunicação empresarial como fundamental no processo de decisões. - Pela primeira vez, no Brasil, uma empresa torna pública sua política de comunicação.

10 Década de A comunicação passa a ter que acompanhar a evolução das organizações. - A preocupação migra da tecnologia para a preocupação psicossocial. - Consolida-se o conceito de comunicação empresarial, vista como estratégica para as organizações. - Comunicação passa a ser comandada por profissionais. - Comunicação deixa de ser fragmentada, para ser um processo integrado que orienta o relacionamento da entidade com todos os seus públicos (stakeholders). As empresas agora têm que focar a gestão nos elementos intangíveis: marca e pessoas. desafio para profissionais de comunicação. Mudanças acarretam um novo perfil da área: - Demanda planejada - Recursos - Tecnologia - Profissionais capacitados.

11 Comunicação hoje: - Insumo estratégico - Capital intelectual das organizações - Existem para que as empresas e entidades não apenas superem os conflitos, mas atuem preventivamente, impedindo que eles se manifestem. A comunicação é o espelho da cultura empresarial e reflete, necessariamente, os valores da organização.

12 Profissional de comunicação: Gestor de comunicação, com domínio de várias línguas e discursos, além de conteúdos que se situam em outras esferas – como a administração, sociologia e antropologia. Profissional deve: - Saber planejar - Antecipar mudanças e se possível com suas ações e serviços acertar na mosca.

13 Alice perguntou ao gato: - Que caminho devo seguir
Alice perguntou ao gato: - Que caminho devo seguir? O gato respondeu à Alice: - Depende aonde você quer chegar. LEWIS CARROL


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