A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Novas Competências para Professores e Alunos no Contexto de EAD

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Novas Competências para Professores e Alunos no Contexto de EAD"— Transcrição da apresentação:

1 Novas Competências para Professores e Alunos no Contexto de EAD
Oficina: Fluência Digital: Novas Competências para Professores e Alunos no Contexto de EAD

2 Alfabetização digital
Fluência Digital: Novas Competências para Professores e Alunos no Contexto de EAD Alfabetização digital Alfabetização digital é hoje, no contexto da Sociedade da Informação, um dos pontos mais críticos no processo de inclusão digital. Alfabetização digital  aquisição de habilidades básicas para o uso de computadores e da Internet.

3 Fluência Digital: Novas Competências para Professores e Alunos no Contexto de EAD
Impacto Pesquisas e estudos realizados têm demonstrado uma significativa melhoria na qualidade dos processos de ensino e aprendizagem nas escolas públicas do país a partir da implementação de programas voltados à difusão do uso de TIC no ensino público.

4 Políticas governamentais
Fluência Digital: Novas Competências para Professores e Alunos no Contexto de EAD Políticas governamentais Investimento para promover a universalização do acesso às TIC e na preparação dos indivíduos para fazerem uso delas. Demanda crescente de estratégias eficazes para promover a alfabetização digital dos professores para que se tornem capacitados a utilizar, de forma eficaz, os recursos que passam a ser disponibilizados nas escolas.

5 Alguns indicadores: SAEB/INEP 1999 - 2001 - 2003:
Fluência Digital: Novas Competências para Professores e Alunos no Contexto de EAD Alguns indicadores: SAEB/INEP : Os alunos de escolas que têm laboratórios de informática tiraram notas mais baixas em matemática; Nas escolas que usam os computadores para acessar a Internet e ensinar as disciplinas, as notas dos alunos foram mais altas que a média; O tipo de uso da TIC e não a TIC é que promove cognição e a aprendizagem.

6 Alfabetização digital
Fluência Digital: Novas Competências para Professores e Alunos no Contexto de EAD Alfabetização digital Tanto os alunos quanto os professores, embora "alfabetizados" no mundo digital, necessitam de "algo mais para efetivamente funcionar na sociedade da informação ".

7 Fluência Digital: Novas Competências para Professores e Alunos no Contexto de EAD
Capacidade de reformular conhecimentos, expressar-se criativa e apropriadamente, bem como produzir e gerar informação.

8 WEB 2.0: uma mudança de postura
Fluência Digital: Novas Competências para Professores e Alunos no Contexto de EAD WEB 2.0: uma mudança de postura Web na primeira geração: usuários passivos/leitores das informações que fluem pela Internet Web na segunda geração: usuários que passam a ter a possibilidade de assumir o papel de criadores de informação

9 Estratégias para a formação de docentes
Fluência Digital: Novas Competências para Professores e Alunos no Contexto de EAD Estratégias para a formação de docentes Para superar as dificuldades usualmente enfrentadas pelos docentes na trajetória em direção fluência em Tecnologia da Informação sugere-se: Capacitar para a produção de conteúdo, utilizando diferentes ferramentas de autoria; Capacitar para uma interação com os alunos capaz de ensejar aprendizagem significativa;

10 Habilidades dos docentes:
Fluência Digital: Novas Competências para Professores e Alunos no Contexto de EAD Habilidades dos docentes: Conhecimentos e habilidades básicas relativas ao uso do computador e da Internet; produzir textos simples, usando um editor de texto; acessar o serviço WWW; utilizar serviço de correio eletrônico; Compor ou editar material educacional digital utilizando apropriadamente multimídia; Estabelecer relações dialógicas apropriadas;

11 Importância da multimídia
Fluência Digital: Novas Competências para Professores e Alunos no Contexto de EAD Importância da multimídia O desenvolvimento de material educacional digital de qualidade não prescinde o uso de multimídia pois sua utilização tem sido amplamente reconhecido pelo potencial aprimoramento na forma como as pessoas aprendem. Porém, o uso de mais de uma mídia concorre pela atenção do estudante e seu uso indiscriminado e de forma não apropriada pode afetar negativamente o processo de reflexão.

12 Fluência Digital: Novas Competências para Professores e Alunos no Contexto de EAD
Motivação A motivação influencia a aprendizagem e em especial a atenção que constitui um fator relevante. Assim o processo de aprendizagem pode ser considerado como um processo de gerenciamento de recursos escassos (atenção) controlado por parâmetros motivacionais.

13 Recursos e estratégias
Fluência Digital: Novas Competências para Professores e Alunos no Contexto de EAD Recursos e estratégias Tutoriais passo a passo com multimídia cativam a atenção do estudante ensejando uma aprendizagem melhor orientada e apoiada; Aquisição de maior independência na capacitação para o uso das ferramentas de autoria trabalhadas; O uso de avatares e texto construído com preocupações dialógicas contribui para reduzir a sensação de distância entre o estudante de EAD e os professores, tutores e colegas.

14 Fluência Digital: Novas Competências para Professores e Alunos no Contexto de EAD
Interatividade Interatividade em aprendizagem é "um mecanismo necessário e fundamental para a aquisição do conhecimento e o desenvolvimento de ambas as habilidades cognitivas e físicas”; A interação é intrínseca à prática instrucional eficaz e de sucesso, assim como a descoberta individual;

15 Interatividade básica
Fluência Digital: Novas Competências para Professores e Alunos no Contexto de EAD Interatividade básica A interatividade está geralmente no nível básico do "aponte e clique" nos quiosques e aplicativos de informação, enquanto jogos e produtos educacionais requerem um nível mais alto de interatividade. Não é que a interatividade básica não seja apropriada – mas o nível de interação pode não ser suficiente para facilitar a aquisição de habilidade cognitivas superiores.

16 Interatividade em produtos educacionais
Fluência Digital: Novas Competências para Professores e Alunos no Contexto de EAD Interatividade em produtos educacionais Produtos educacionais irão provavelmente requerer formas mais complexas de interatividade, dependendo da estratégia específica empregada na aplicação.

17 Interatividade no contexto HCI
Fluência Digital: Novas Competências para Professores e Alunos no Contexto de EAD Interatividade no contexto HCI No contexto de HCI (Human-Computer Interface: HCI), interatividade é previsto que um usuário tem acesso a uma variedade de dispositivos de entrada de informação. O resultado desta ação é alguma forma de retroação produzindo algum tipo de saída de informação visual ou auditiva. A seqüência de ações forma uma interação.

18 Interatividade sob o ponto de vista da tecnologia instrucional
Fluência Digital: Novas Competências para Professores e Alunos no Contexto de EAD Interatividade sob o ponto de vista da tecnologia instrucional Tem como objetivo fazer com que a interação seja significativa e atraente; A interatividade deriva de: entrada de informação enquanto o aprendiz responde ao computador; análise destas respostas pelo computador; natureza da resposta/ação pelo computador.

19 Interatividade na educação
Fluência Digital: Novas Competências para Professores e Alunos no Contexto de EAD Interatividade na educação Interatividade para fins educacionais pode ser descrita como a implicação de uma atividade entre dois organismos com uma aplicação baseada em computador, envolvendo o aprendiz em um diálogo verdadeiro. Se esse diálogo tem sucesso, resulta uma interação de qualidade. Jonassen

20 Multimídia interativa
Fluência Digital: Novas Competências para Professores e Alunos no Contexto de EAD Multimídia interativa Multimídia interativa tem de ser mais do que simplesmente um software que você clica para abrir uma janela instantânea (pop-up) ou menu de texto. "Interativo" deve significar mais do que apontar e clicar, deve ser envolvente e pessoal.

21 Níveis de Interatividade
Fluência Digital: Novas Competências para Professores e Alunos no Contexto de EAD Níveis de Interatividade Diversas formas de categorização dos níveis de interatividade; Quanto mais alto o nível da interatividade, melhor Níveis de interatividade: Reativo - onde existe pouco controle sobre a estrutura do conteúdo com opções e retorno dirigidos pelo programa; Coativo - que possibilita que o aprendiz controle a seqüência, o ritmo e o estilo; Pró-ativo - onde o aprendiz controla a estrutura e o conteúdo. A interatividade é melhor quando o aprendiz tem mais controle, embora aquele controle muitas vezes refere-se mais à navegação do que à instrução.

22 Funções de interação As funções incluem:
Fluência Digital: Novas Competências para Professores e Alunos no Contexto de EAD Funções de interação As funções incluem: verificação de aprendizagem (confirmação), controle pelo aprendiz (ritmo), interrogação do aprendiz e suporte de desempenho (questionamento), controle instrucional (navegação) construção do conhecimento (elaboração).

23 Combinando estratégias de interatividade e interação
Fluência Digital: Novas Competências para Professores e Alunos no Contexto de EAD Combinando estratégias de interatividade e interação Combinar interatividade com o computador e interação com os participantes (alunos e tutores) constitui a melhor solução.

24 Fluência Digital: Novas Competências para Professores e Alunos no Contexto de EAD
Comunidade virtual Comunidade virtual não é apenas um espaço tecnológico que permite uma comunicação mais abrangente e globalizada, mas sim: um espaço onde as pessoas colaboram entre si; que permite a autonomia dos educandos; a construção de trabalhos coletivos; possibilitando a geração de conhecimento.

25 Comunicação como recurso de aprendizagem
Fluência Digital: Novas Competências para Professores e Alunos no Contexto de EAD Comunicação como recurso de aprendizagem Permite a autonomia dos educandos e a construção de trabalhos coletivos; Possibilita a geração de conhecimento; Espaço social de comunicação, que possibilita a ocorrência do diálogo.

26 Diálogo Dialogar é manter uma “conversa” que gera conhecimento.
Fluência Digital: Novas Competências para Professores e Alunos no Contexto de EAD Diálogo Dialogar é manter uma “conversa” que gera conhecimento. É necessário que o ato de dialogar possibilite “construir significados”. Os diálogos entre as pessoas devem estar recheados de “conteúdos significativos”, para não ser uma “mera conversa”. O diálogo pode ocorrer na forma presencial e em ambientes virtuais de aprendizagem, utilizando-se de uma linguagem específica através dos textos escritos. Para haver diálogo é necessário haver reciprocidade, cooperação.

27 Fluência Digital: Novas Competências para Professores e Alunos no Contexto de EAD
Cooperação Cooperação ocorre quando os envolvidos passam a se ajudar mutuamente, objetivando um fim comum. Chamamos cooperação toda a relação entre dois ou n indivíduos iguais ou acreditando-se como tal, dito de outro modo, toda relação social na qual não intervém qualquer elemento de autoridade ou de prestígio.

28 Incentivo Incentivo é o ato de gerar a motivação.
Fluência Digital: Novas Competências para Professores e Alunos no Contexto de EAD Incentivo Incentivo é o ato de gerar a motivação. É importante salientar que, um diálogo desenvolvido dentro de um ambiente virtual ocorre totalmente através de textos escritos, portanto, tanto educador quanto educando devem colocar, nesses textos, o máximo de sua intenção e afeto.

29 Geração de conhecimento
Fluência Digital: Novas Competências para Professores e Alunos no Contexto de EAD Geração de conhecimento Geração de Conhecimento está presente quando o educando consegue um melhor entendimento do que estava sendo exposto durante o curso ou quando, por depoimento, o aluno admite que aconteceu conhecimento.

30 Sucesso de atividades cooperativas
Fluência Digital: Novas Competências para Professores e Alunos no Contexto de EAD Sucesso de atividades cooperativas Para o sucesso de atividades cooperativas são necessários suporte ao indivíduo e bem estar do grupo. Cada sujeito envolvido na cooperação deve saber e sentir que seu êxito pessoal ajuda os demais, assim como favorece sua própria atuação na realização da tarefa e, sendo assim, os resultados alcançados por cada membro do grupo são, portanto, benéficos para os outros com os quais está interagindo cooperativamente.

31 Fluência Digital: Novas Competências para Professores e Alunos no Contexto de EAD
Considerações Finais Existe necessidade de estratégias de interação que auxiliam no processo de ensino e aprendizagem e permitem que ocorra uma interação dialógica entre os próprios alunos, os quais se tornam responsáveis pela construção do seu próprio conhecimento. A função do professor/tutor é propiciar situações que permitam a interação entre ele e os educandos e entre os educandos, pois a interação social favorece a aprendizagem.

32 Fluência Digital: Novas Competências para Professores e Alunos no Contexto de EAD
CRÉDITOS: Grupo TICs em Ação Autoras: Isis da Costa Pinho, Lauren Aparecida Barcelos Sanches, Mary Lúcia Pedroso Konrath, Miriam Noering Klemann e Roberta Pasqualli Coordenação: Patricia Alejandra Behar


Carregar ppt "Novas Competências para Professores e Alunos no Contexto de EAD"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google