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Orientações sobre avaliação
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Concepção de avaliação DA APRENDIZAGEM
A avaliação deve ir além do medir, testar e examinar. A avaliação deve ter caráter: Diagnóstico; Descritivo; Formativo; Processual e Sistêmico.
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Concepção de avaliação da aprendizagem
Por que avaliar? Para: Averiguar aprendizagens Incluir Superar dificuldades Reconstruir a prática pedagógica
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Avaliação no ciclo De alfabetização
PERFIL DO aluno Diagnóstico Perfil da turma O PAPEL DO PROFESSOR MEDIANTE A AVALIAÇÃO Mediador que, a partir das pistas identificadas, toma decisões e faz intervenções para minimizar dificuldades e promover aprendizagens.
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Instrumentos DE AVALIAÇÃO CONCEPÇÃO DE AVALIAÇÃO
O instrumento deve ser SELECIONADO a partir do OBJETIVO de ensino articulado ao DIREITO DE APRENDIZAGEM e objeto de conhecimento. Exemplo: OBJETO DE CONHECIMENTO OBJETIVO/ DIREITO DE APRENDIZAGEM INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO Letras Números Diferenciar letras de números e outros símbolos. . Alfabeto e números móveis para formação de palavras ou para separação em grupos de letras e números. . Num cartaz, jornal ou atividade em folha, pintar de cores diferentes: letras, números e símbolos.
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Recuperação paralela É um novo processo didático-pedagógico!
Resolução CME 02/2011. Capítulo II Art. 13 – “Entende-se por recuperação de estudos o processo didático-pedagógico que tem por objetivo oferecer novas oportunidades de aprendizagem ao estudante para que esse supere as deficiências/necessidades de aprendizagem”. É um novo processo didático-pedagógico! É uma nova oportunidade de aprendizagem! Ocorre processualmente ao longo do ano, paralelamente ao processo regular de ensino!
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Análise de desempenho O que fazer Com os Resultados ?
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Avaliação em Leitura Provinha Brasil 2013- Meritt & Itaú Social
Baixa Alfabetização Níveis desejados Nível 1 Nível 2 Nível 3 Nível 4 Nível 5 Até 4 acertos De 5 a 7 acertos De 8 a 10 acertos De 11 a 15 acertos De 16 a 20 acertos 0 de 38 3 de 38 16 de 38 19 de 38 0% 8% 42% 50% Fonte: beta.provinha.com.br Provinha Brasil Meritt & Itaú Social
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Necessidades de Aprendizagem diagnosticadas
Eixo de conhecimento Necessidades de aprendizagem Apropriação do sistema de escrita Reconhecer letras aluno Reconhecer sílabas alunos Relação entre grafema e fonema 13 alunos Eixo de conhecimento Necessidades de aprendizagem Leitura Ler palavras alunos Ler frases alunos Localizar informação explícita em textos alunos Reconhecer assunto de um texto alunos Identificar a finalidade do texto alunos Estabelecer relação entre partes do texto alunos Inferir informação alunos
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Avaliação em Matemática
Baixa Alfabetização Níveis desejados Nível 1 Nível 2 Nível 3 Nível 4 Nível 5 Até 3 acertos De 4 a 5 acertos De 6 a 10 acertos De 11 a 13 acertos De 14 a 20 acertos 0 de 36 1 de 36 5 de 36 30 de 36 0% 3% 14% 83% Fonte: beta.provinha.com.br Provinha Brasil Meritt & Itaú Social
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Necessidades de Aprendizagem Necessidades de aprendizagem
diagnosticadas Eixo de conhecimento Necessidades de aprendizagem Número e operações Significado dos números e suas representações alunos Problemas de adição ou subtração alunos Problemas com ideias de multiplicação ou divisão alunos Geometria Reconhecer figuras geométricas alunos Grandezas e medidas Reconhecer, relacionar e ordenar grandezas alunos Tratamento da informação Ler e interpretar dados em diferentes formatos alunos
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Perfil da turma. Tarefa do mês de março:
Fazer disgnóstico das turmas, em português e matemática, conforme tabela modelo ou cópia do que já fez na escola.
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Andréa do Prado Felippe, Maria Letícia Naime-Muza
Elaboração: Andréa do Prado Felippe, Daniela Guse Weber e Maria Letícia Naime-Muza
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