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Contextualização pedagógica do problema

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Apresentação em tema: "Contextualização pedagógica do problema"— Transcrição da apresentação:

1 Contextualização pedagógica do problema
A preocupação pelas alternativas pedagógicas que a escola pode oferecer, para resolver ou minimizar a problemática disciplinar, sobretudo da violência na escola;

2 Para a resolução deste problema é necessária toda a atenção e investigação:
- Qual a gravidade imputada pelos professores e alunos - Que factores estão por detrás desses comportamentos - Quais as funções pedagógicas que se lhes pode atribuir - Em que situações pedagógicas se verificam mais e com mais gravidade estes comportamentos

3 Investigação em Portugal – Participante ou não participante (Estrela1986, Mendes1995, Amado 1998)
Investigação efectuada em Portugal com a representação directa dos participantes ou não participantes revelam que os resultados e como pela suas vivências, os intervenientes do processo pedagógico tendem a confirmar os resultados de investigações internacionais mostrando que o carácter perturbador da indisciplina provém mais da sua frequência ou ocorrência do que pela sua gravidade.

4 (Estrela, 1986, Amado 1989)- Os comportamentos de violência visam em anos de escolaridade mais elevado, mais recentemente os estudos indicam que estes comportamentos se tendem a verificar em níveis etários e anos de escolaridade mais baixos

5 Perspectiva de intervenção de carácter preventivo, quatro Estudo de causas:
Grandes causas: - Sociais: Regras e valores impostos - Familiares: disfuncionamento familiar geram crianças revoltadas e incompreendidas - Escolares – pedagógicas: Relação professor – aluno, mal-estar na escola - Inerentes ao próprio: distúrbio de personalidade, caracterizado por insucesso e frustrações

6 Investigação por inquérito demonstra:
Consenso entre professores e alunos no carácter desviante dos comportamentos que infringem as regras que são condições essenciais para um bom funcionamento - Discrepância no grau de gravidade a ser atribuído entre os professores e alunos em função de idade. - Comportamentos menos grave por alunos do 9º ano e mais graves pelos alunos do 7ºe 8ºanos: - não trazer material necessário -fazer desenhos obscenos -sair da sala de aula sem autorização(Amado1998

7 é de notar que os estudos realizados detectam discrepância a propósito da problemática das causas da indisciplina escolar. Salienta-se uma tendência para o auto desresponsabilização por parte dos alunos mais novos e por parte dos professores, principalmente falta de preparação pedagógica destes.

8 A natureza das situações que dentro da sala de aula e no interior da escola , podem constituir alguma indisciplina de carácter violento. Muita desta violência se passa nos corredores e nos recreios ou nos arredores da escola. Segundo (amado 1998) mostra que os comportamentos anti sociais ,contra pares e professores , também têm lugar dentro da sala de aula devido muitas vezes a um conjunto de condições como o estilo de autoridade do professor, as suas estratégias de ensino, a organização de actividade e da comunicação, a estrutura e clima relacional da turma e outras.

9 A divisão e Grupos e sub grupos e normas escolares : Alunos lideres mais velhos que a média da turma e com um percurso escolar marcado por insucessos de repetências

10 Medidas preventivas pedagógicas- prevenção da violência
O docente tem de ir de encontro de objectivos verdadeiramente educativos e nunca ficar sujeita a uma dimensão meramente prática de controlo da situação de ensino; que o próprio processo disciplinar pode ser pode ser uma oportunidade educativa proporcionando a descoberta da própria pessoa , do respeito que merece e que os outros merecem , da liberdade da suas possibilidades e limitações( Estrela 1996, Gordon e Burch 1998)

11 A recente declaração das Nações Unidas Oferece um conjunto de princípios e medidas progressista a ter em conta especial o seguinte: - Ensinar os valores fundamentais -Identidade própria -Fomentar a personalidade, as aptidões e capacidades - Conseguir a participação activa dos jovens no processo educativo, no lugar de serem meros objectos passivos de tal processo -desenvolver actividades, incentivar os jovens, evitar medidas disciplinares severas etc.

12 Outras especialidades para a importância dos projectos de prevençaõ da violência:
Não se observa na escola uma actuação sistemática orientada e programada , no sentido de estimular a educação de condutas pró - sociais , no entanto a literatura oferece um conjunto de alternativas de acção, quer preventiva,, quer remediatiava, adoptáveis pela organização escolar e pelos professores isolados na sala de aula, outras exigindo o

13 Contributo de especialistas diversos , em tempos e em espaços próprios.
Neste contexto é útil quer para a sala de aula ou para a escola em geral as seguintes medidas preventiva: Na aula: - Construir um clima relacional assente em normas e regras - Construir um clima de abertura ao aluno - actuar com competência técnico pedagógica

14 Na escola - Implementar uma gestão democrática e participada - Promover formação permanente baseada na análise e resolução dos problemas - Promover iniciativas de intervenção na comunidade especialmente Como se deduz trata-se de um conjunto de orientações que devem ser articuladas e integradas num projecto educativo que esteja na base de um ambiente de corresponsabilização ao nível de escola e ao nível geral (Torres e Sanches, 1997).


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