A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Filosofia da educação Escola de Formação de Professores

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Filosofia da educação Escola de Formação de Professores"— Transcrição da apresentação:

1 Filosofia da educação Escola de Formação de Professores
Docente: Dr. Arthur Vianna

2 Apresentação

3 Área específica da formação de professores
Sociologia da Educação Psicologia da Educação Didática Geral Filosofia da Educação Educação Especial – Libras Políticas Públicas em educação Metodologia do Ensino (específico da disciplina) Práticas Pedagógicas (específico da disciplina)

4 Objetivos Estudar os principais elementos filosóficos com ênfase na teoria do conhecimento ocidental e a sua articulação com o trabalho educacional formal (escola) e não formal (outros ambientes educacionais)

5 Conteúdo a ser apreendido: A filosofia e a educação
O que é filosofia? A filosofia: Conceitos básicos, as principais escolas filosóficas antiga e moderna. As contribuições da reflexão e atitude filosófica nos processos de ensino-aprendizagem

6 Alguns principais autores da filosofia e suas compreensões sobre a educação:
Pré-socráticos Sofistas Sócrates, Platão e Aristóteles Agostinho de Hipona e Tomás de Aquino Francis Bacon René Descartes

7 2. As concepções filosóficas do processo educativo: educação, pedagogia e senso comum.
Os fundamentos filosóficos da educação: o ato de teorizar na ciência e no ambiente educacional Os elementos básicos do processo filosófico da educação: antropológico, axiológico e epistemológico.

8 3. Os aspectos filosóficos da Escola Tradicional, Escola Nova e a Escola Tecnicista
Reflexão sobre as teorias educacionais na construção do conhecimento escolar A filosofia da educação e a formação docente: práticas escolares e relacionamentos socioeducativos. A importância da filosofia na formação política e cidadã brasileira a partir do ambiente escolar.

9 Avaliações, Atividades em sala de aula e Estudos Orientados
Avaliação 1 EO em dupla ou trio valendo 2,0 pontos Conjunto de atividades em sala de aula somando total de 2,0 pontos Prova presencial individual valendo 6,0 pontos

10 EO em dupla ou trio valendo 2,0 pontos
Avaliação 2 EO em dupla ou trio valendo 2,0 pontos Conjunto de atividades em sala de aula somando total de 2,0 pontos Prova presencial individual valendo 6,0 pontos

11 Atenção para as regras de A3 (CEPE -2013)
Não existe mais A4 O aluno tem que ter 8,0 pontos de somatório da A1 + A2. O aluno que tiver menos de 8,0 pontos está reprovado automaticamente; A A3 subistitui a A1 ou A2 e vale de 0 a 10 pontos. Portanto a nota do EO não é computada na A3.

12 Observações Os estudos orientados deverão ser entregues na semana da prova presencial não havendo prorrogação de data. As atividades em sala de aula deverão ser feitas ao longo do semestre e os que faltarem a aula deverão trazer justificativas das faltas para entregarem o trabalho posteriormente.

13 Materiais de referências
Os textos da disciplina estão na pasta amarela número 80 na fotocopiadora da faculdade; Atenção: Os textos estão numerados e possuem as suas referências em um arquivo no webcaf. A leitura dos textos é obrigatória e os seus conteúdos serão cobrados nas avaliações 1, 2 e 3 da disciplina, juntamente com a matéria ensinada e trabalhada em sala da aula.

14 COLA (evento que ocorre durante a realização de uma prova)
 O aluno que for surpreendido dando ou recebendo qualquer auxílio para execução da prova ou servindo-se de livros, apostilas, dicionários, notas ou qualquer outro material não autorizado, que tenha conservado clandestinamente em seu poder (artifício da cola), poderá ser retirado do local da prova e terá grau 0 (zero) atribuído a sua prova, independente das sanções disciplinares que lhe vierem a ser impostas. PLÁGIO (evento que ocorre na elaboração de trabalhos pelo aluno) No ato de plágio, o plagiador apropria-se indevidamente da obra intelectual de outra pessoa, assumindo a autoria da mesma. Ao detectar uma ação de plágio, o professor deverá cancelar o trabalho ou atividade do aluno, dando a este uma nova oportunidade, que deverá ocorrer num prazo previsto dentro do calendário para a avaliação em andamento. Se reincidir, o aluno receberá grau 0 (zero) atribuído ao seu trabalho, independente das sanções disciplinares que lhe vierem a ser impostas.

15 O que é filosofia? Grego: raiz em duas palavras
Philo, philia – amizade, amor fraterno, respeito entre os iguais Sophia – sabedoria, amor e respeito ao saber. Filosofia é o conhecimento reflexivo organizado, ao longo da história das ciências, sobre o homem, o mundo os objetos - e seus múltiplos campos de interação - em todas as suas possíveis dimensões.

16 A filosofia é o estudo dos problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem. Possui uma ênfase em argumentos racionais distinguindo-se da mitologia e da religião que se utilizam de outras paradigmas para a explicação da realidade.

17 Filosofia Lógica da argumentação racional Religião Lógica dos sistemas de crenças mitologia Lógica simbólica das tradições

18 Campos da filosofia A ontologia ou metafísica: o estudo do conhecimento dos fundamentos sobre a realidade; Lógica: o estudo da razão e suas formas de apresentação para uma demonstração científica e racional da realidade. A epistemologia: o estudo da análise das ciências exatas, matemáticas, naturais, biológicas e suas relações entre si.

19 A ética: estudo dos valores morais e sociais do homem;
Filosofia política: Estudo sobre o poder e autoridade e a análise crítica das ideologias; A filosofia da história: o estudo sobre a dimensão temporal, suas significações culturais, razões e conseqüências.

20 Filosofia da Arte ou Estética: estudo sobre as formas de arte, matéria e forma, e suas relações com outros campos da filosofia; Filosofia da Linguagem: o estudo da linguagem como manifestação do homens, signos, símbolos e comunicação e expressão. História da filosofia: o estudo sobre a própria filosofia, os temas, os teóricos, as mudanças e as finalidades da própria filosofia.

21 Qual a relação entre a filosofia e a educação?
Atitude Filosófica A teoria do conhecimento: o estudo sobre as formas de conhecimento humano; Reflexão Filosófica Atitude e reflexão são dois processos enganchados no ato de pensar o mundo

22 Atitude Filosófica CURIOSIDADE O que é?
1. A filosofia pergunta qual é a realidade e qual o significado de algo, não importa o quê. CURIOSIDADE O que é?

23 FAZER Como é? 2. A filosofia indaga como é a estrutura ou o sistema de relações que constitui a realidade de algo.

24 3. A filosofia pergunta sobre a origem ou a causa de uma coisa, de uma ideia, de um valor, de um comportamento. EXISTÊNCIA Por que é?

25 Atitude filosófica relativa aos
conteúdo das disciplinas ensinadas na escola Aluno = Professor O que é pensar? Como é pensar? Por que há o pensar?

26 motivos, razões ou causas da realidade.
Reflexão Filosófica 1 - A filosofia reflete sobre por que pensamos o que pensamos, dizemos o que dizemos e fazemos o que fazemos? motivos, razões ou causas da realidade.

27 relacionado ao conteúdo e o sentido.
2 – A filosofia reflete sobre o que queremos pensar quando pensamos? O que queremos dizer quando falamos? O que queremos fazer quando agimos? relacionado ao conteúdo e o sentido.

28 a intenção e a finalidade
3 – A filosofia reflete para que pensamos o que pensamos, dizemos o que dizemos e fazemos o que fazemos? a intenção e a finalidade

29 A reflexão filosófica ajuda a conexão dos conteúdos com realidade do mundo.
= A capacidade dos conteúdos aplicados em sala de aula de habilitar o homem a conhecer, falar e interagir com o mundo O quê pensamos, agimos e falamos? Por quê pensamos, agimos e falamos? Para quê pensamos, agimos e falamos?

30 Os 3 passos introdutórios para filosofar sobre a educação
1. Inventário dos conceitos e valores que damos à realidade, dentro de nossas disciplinas específicas. O que eu conheço sobre o assunto? Quais são os meus (pré)conceitos a respeito do que está colocado como parte da realidade?

31 2. Crítica sistemática, ou seja, a reflexão sobre os conceitos apoiado nos autores da disciplina. (A pesquisa e a filosofia) Quem já estudou sobre o assunto? Qual o contexto do escrito? Qual realidade ele deseja conhecer com seu estudo?

32 3. A proposição de novos conceitos e valores: incorporação aos anteriores e superação do indivíduo.
De que forma posso conjugar o que foi aprendido/estudado/refletido com a realidade que busco conhecer? Como posso aplicar este conceito/valor para a superação sobre a compreensão da realidade em que eu me encontro?

33 Enfim: A atitude dos conteúdos A reflexão dos conteúdos
Como a escola e as diferentes áreas de atuação vão organizando o conteúdo, seu trabalho de aprendizagem e se relacionando com o mundo exterior?

34 “Os homens começam e sempre começarão a filosofar movidos pelo ‘thauma’, ou seja, a admiração.” Aristóteles – IV aC

35 Atividades para sala de aula
Explique o que é filosofia? A filosofia da educação faz parte do campo filosófico da teoria do conhecimento? Justifique a sua resposta. Explique com suas palavras o que é reflexão e atitude filosófica e porque ela é importante no entendimento da realidade do mundo.


Carregar ppt "Filosofia da educação Escola de Formação de Professores"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google