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Gestão Estratégica de Vendas

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Apresentação em tema: "Gestão Estratégica de Vendas"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão Estratégica de Vendas
Paulo Angelim | Euler Nogueira imvnet.com.br

2 ROTEIRO DO MÓDULO  Manual da Administração de Vendas
 Manual do Vendedor  Possibilidades Estratégicas (Matriz Ansoff)  Planejamento de Vendas  Estimativa do Potencial de Mercado  Previsão de Vendas  Segmentação de Clientes Zoneamento de Vendas  Administração de Vendas (Equipe) Estruturação da Força de Vendas Remuneração e Política de Metas Avaliação de Performance  Debate: Estratégias para Vender Mais e Melhor

3 Manual da Administração de Vendas
Índice Geral Objetivos; Organograma da Empresa; Descrição de cargo e de responsabilidade; Planejamento das atividades de comercialização; Coordenação das atividades de comercialização; Controle das atividades de comercialização.

4 Manual do Vendedor Objetivos (apresentação do manual); A empresa;
Índice Geral Objetivos (apresentação do manual); A empresa; Os produtos/serviços da empresa; O vendedor como um profissional; A nossa força de vendas; Técnicas de vendas; Roteiros; Fichas-clientes; Cadastro de clientes; 

5 Manual do Vendedor Relatório de visita; Promoção de vendas;
Índice Geral Relatório de visita; Promoção de vendas; Preenchimento de pedidos; Cobrança; Remuneração; Informações de mercado.

6 Possibilidades Estratégicas
Matriz de Ansoff Vender mais produtos para clientes que já existem Vender produtos adicionais para os clientes que já existem Vender mais produtos que já existem para novos clientes Vender novos produtos para novos clientes Mercado Atual Novo Produto Atual Produto Novo

7 PLANEJAMENTO DE VENDAS

8 PLANEJAMENTO DE VENDAS
POTENCIAL DE MERCADO

9 Estimativa de Potencial de Mercado O que é potencial de mercado ?
É calculado para representar a capacidade de um mercado de determinada área ou a de um ramo de atividades em absorver uma quantidade específica de vendas de um produto. Potencial de Vendas: É uma parcela do potencial de mercado que uma empresa pode razoavelmente esperar obter

10 Estimativa de Potencial de Mercado O que é potencial de mercado ?
A American Marketing Association tem definido Potencial de Mercado como a oportunidade máxima de venda de todos os vendedores de determinado tipo de produto ou serviço. Ou em outras palavras, a capacidade máxima de segmentos de compradores de um mercado comprarem um tipo de produto ou serviço em tempo determinado (específico).

11 Estimativa de Potencial de Mercado Descomplicando os conceitos
O Potencial de Mercado deveria chamar-se Potencial de Mercado do Ramo de Atividades, apresentado sob a forma de um índice relativo em percentagem em relação, por exemplo, ao Brasil, igual a 100%.

12 Estimativa de Potencial de Mercado Descomplicando os conceitos
O Potencial de Vendas poderia chamar-se Potencial de Vendas da Empresa, isto é, com base na demanda estimada da empresa, o quanto ela poderia vender em números absolutos para cada município brasileiro em relação ao Potencial do Ramo e à Demanda do Ramo, se estivesse sozinha no mercado. >>>

13 Estimativa de Potencial de Mercado Descomplicando os conceitos
Se o Estado de São Paulo tem 40% de potencial de mercado do total do Brasil, para determinado produto, significa que, em relação a demanda estimada do mercado, por exemplo, de de unidades, São Paulo tem um Potencial de Vendas de para o ramo todo.

14 Estimativa de Potencial de Mercado
Demanda x Potencial x Previsão (Kotler) Demanda de mercado Demanda da empresa Potencial de mercado Potencial de vendas da empresa MERCADO EMPRESA Previsão do mercado Previsão de vendas da empresa DEMANDA POTENCIAL PREVISÃO

15 Estimativa de Potencial de Mercado Usos do Potencial de Mercado
Avaliar o desempenho de vendas. Determinar as áreas para a alocação da força de vendas. Determinar o número de vendedores ou representantes de vendas necessários para cobrir uma área geográfica. Segmentar o mercado, por territórios, produtos, etc. Identificar os limites dos territórios de vendas e proporcionar critérios para o zoneamento de vendas.

16 Estimativa de Potencial de Mercado Usos do Potencial de Mercado
Ajudar a realizar a previsão de vendas. Estabelecer quotas por linha de produtos, por territórios e por vendedores. Dirigir a cobertura da propaganda do merchandising e da promoção de vendas. Localizar depósitos, lojas, pontos de vendas, vendedores residentes, filiais de vendas, etc. Estabelecer roteiros de transporte, visitação e comunicação.

17 Estimativa de Potencial de Mercado Usos do Potencial de Mercado
Estabelecer a política de distribuição. Estabelecer critérios para a remuneração de vendedores. Formular estratégias de marketing por segmento de mercado. Estabelecer parâmetros para medir o desempenho de vendedores ou representantes de vendas. Estabelecer paridade de vendas, calculada através da relação entre as vendas passadas da empresa e o potencial relativo de mercado. Calcular a participação de mercado da empresa.

18 Estimativa de Potencial de Mercado
Exemplo do uso do Potencial de Mercado >>> A partir de: É calculado em Exemplo produto X em Porto Alegre Ordem 1 Demanda de mercado Dados setoriais da economia Números absolutos (unidades) 2 Potencial de mercado (do ramo todo) Dados secundários Números relativos 6% Porto Alegre - parcial - 3 Potencial de vendas da empresa Potencial de mercado do ramo / Demanda de mercado - Total - (1) x (2) unidades 4 Vendas passadas da empresa Dados estatísticos de vendas Total - unidades 5 Participação do mercado Potencial venda empresa / vendas passadas 66% (4) : (5)

19 Estimativa de Potencial de Mercado
Encadeamento do uso do Potencial de Mercado 1o. Passo: Cálculo da Demanda de Mercado para determinado tipo de bem ou serviço a partir de dados da economia, sendo os dados considerados em valores ou números absolutos.

20 Estimativa de Potencial de Mercado
Encadeamento do uso do Potencial de Mercado 2o. Passo: Cálculo do Potencial de Mercado do ramo a partir de dados secundários, isto é, de dados estatísticos setoriais publicados. O resultado obtido é um número relativo de uma região em relação à área total considerada, sendo esta igual a 100%. Por exemplo: se o total do Brasil tem um índice 100%, a cidade de Porto Alegre teria, numa hipótese de um ramo específico, 6% desse total.

21 Estimativa de Potencial de Mercado
Encadeamento do uso do Potencial de Mercado 3o. Passo: Cálculo do Potencial de Vendas da Empresa a partir da relação entre o Potencial de Mercado do Ramo e a Demanda de Mercado. Por exemplo: se a Demanda de Mercado é de de unidades, e o Potencial de Mercado do Ramo é de 6% para Porto Alegre, o resultado dessa relação é de unidades como sendo o Potencial de Vendas da Empresa.

22 Estimativa de Potencial de Mercado
Encadeamento do uso do Potencial de Mercado 4o. Passo: Cálculo da Participação de Mercado a partir da correlação entre o Potencial de Vendas da Empresa e as vendas passadas em números absolutos. Por exemplo: essa participação seria de 66% do mercado.

23 Método do levantamento/mapeamento.
Estimativa de Potencial de Mercado Determinação do Potencial de Mercado Método do levantamento/mapeamento. Método dos registros estatísticos da empresa. Método dos dados setoriais. Método do Censo.

24 Estimativa de Potencial de Mercado
Método do uso do levantamento com base em mapeamento Os levantamentos de mercado de compradores ou de utilizadores e de possíveis compradores ou utilizadores são freqüentemente usados para calcular os potenciais e para responder a perguntas específicas sobre o mercado da empresa. Os resultados dos levantamentos podem ser facilmente projetados para o mercado todo.

25 Estimativa de Potencial de Mercado
Método do uso do levantamento com base em mapeamento Entre os tipos de abordagem do método do levantamento, para a determinação do potencial de mercado, o mais utilizado é a abordagem do comprador que requer informações dos respondentes relativas às compras passadas de um particular tipo de produto/serviço; razões da preferência por marcas; sazonalidade, etc. As intenções de compra passadas ou futuras são cruzadas e projetadas para todo o ramo de atividades ou para uma empresa em particular, como base para o cálculo do potencial total de mercado.

26 Estimativa de Potencial de Mercado
Método dos registros estatísticos da empresa Os dados de vendas da empresa são utilizados para cruzar com os dados setoriais e projetar o Potencial de Mercado.

27 Estimativa de Potencial de Mercado
Exemplo: Método dos registros estatísticos da empresa Ramo de atividades Vendas totais a clientes Total de empregados (dados da empresa) Desempenho anual de vendas por empregado (coluna 2 : coluna 3) Número nacional de empregados no ramo Potencial de mercado nacional (coluna 4 x coluna 5) % Vendas Anuais do potencial de mercado nacional (coluna 2 x coluna 6) 1 2 3 4 5 6 7 Máquinas e Equipamen-tos $ 70.000 24.300 2,88 1,9% Equipamen-tos de Transportes 30.000 4,00 1,8%

28 Estimativa de Potencial de Mercado
Método de dados setoriais e método de dados do censo (dados secundários) Com base em dados secundários publicados, setoriais ou censitários, pode-se calcular o potencial de mercado. O conhecimento do ambiente no qual a empresa atua, aliado aos dados disponíveis sobre o ramo e suas tendências são o ponto de partida para se chegar ao potencial. Município População Renda Disposição para gastos

29 Estimativa de Potencial de Mercado Disposição para gastos
Método de dados setoriais e método de dados do censo (dados secundários) Município População Renda Disposição para gastos Obtida pelo censo demográfico, realizado pelo IBGE, estimada ou projetada anualmente para cada um dos municípios brasileiros. Apresentada em números por sexo, classe etária, grupo étnico, etc. O número de domicílios é outro indicador demográfico.

30 Estimativa de Potencial de Mercado Disposição para gastos
Método de dados setoriais e método de dados do censo (dados secundários) Município População Renda Disposição para gastos A renda da população pode ser obtida por diversas fontes. A nível de Estado existem os cálculos de renda per capita. A nível de município, os dados publicados são menos específicos, de forma que há necessidade de realizar cruzamentos de diversos indicadores de renda, tais como: depósitos bancários, empréstimos bancários, número de veículos licenciados, número de telefones instalados, número de ligações elétricas residenciais, comerciais e industriais existentes, consumo de energia elétrica, número de aparelhos eletrodomésticos, etc.

31 Estimativa de Potencial de Mercado Disposição para gastos
Método de dados setoriais e método de dados do censo (dados secundários) Município População Renda Disposição para gastos A disposição para gastar pode ser medida pelo volume de impostos arrecadados como o ICM, o IPI, o número de empregados no varejo, etc.

32 Estimativa de Potencial de Mercado
As diversas configurações de potencial de mercado Potencial Demográfico: Visa estimar a relação da população em relação a fatores de crescimento que indiquem diferenças de potencialidades entre regiões. Potencial de riqueza ou poder aquisitivo: Visa calcular a renda disponível em cada município ou bairro, em relação à área geográfica considerada como base para a medição de concentração do poder aquisitivo.

33 Estimativa de Potencial de Mercado
As diversas configurações de potencial de mercado Potencial de polarização: Objetiva medir o poder de atração que os municípios ou bairros de grande poder de concentração comercial exercem sobre os seus municípios ou bairros menores. Índice qualitativo: Pode ser obtido através da comparação do poder de compra per capita de uma área com a respectiva região global, Estado ou País

34 PLANEJAMENTO DE VENDAS PREVISÃO DE VENDAS Passado x Presente x Futuro

35 Diferença entre um Plano e uma Previsão
PREVISÃO DE VENDAS Diferença entre um Plano e uma Previsão Plano: Meu plano é minha intenção a respeito de fatores que estão sob meu comando. Exemplos: plano de gastos, plano de ação, plano de vendas. Previsão: Minha previsão é minha expectativa a respeito de fatores que não estão sob meu comando. Exemplo: previsão do tempo.

36 “Plano de Vendas” ou “Previsão de Vendas”
Você planeja ou você prevê (estima) seu volume de vendas ?

37 “Plano de Vendas” ou “Previsão de Vendas”
Para uma quantia de vendas ocorrer, ela depende de você e equipe (gerente/vendedor) e de seus clientes (os compradores). Mas se você tem um “Plano de Vendas” (ao invés de uma “Previsão de Vendas”), então você está assumindo a responsabilidade de fazer a venda. Não é uma questão de semântica – é uma questão de postura: é acreditar que seu futuro depende mais de você do que dos outros. Faça planos de vendas, e não previsões (apenas!).

38 Diferença entre Previsão de Vendas e Orçamento de Vendas
Trata-se de uma avaliação do que poderá ocorrer à luz de vários fatores hoje conhecidos. É a expectativa do que poderá ocorrer. Orçamento de Vendas: Inicia-se a partir da avaliação do que poderá ocorrer (previsão). Trata-se de um plano em termos monetários, decorrente do que a empresa espera que vá acontecer.

39 ROTEIRO DO MÓDULO  Manual da Administração de Vendas
 Manual do Vendedor  Possibilidades Estratégicas (Matriz Ansoff)  Planejamento de Vendas  Estimativa do Potencial de Mercado  Previsão de Vendas  Segmentação de Clientes Zoneamento de Vendas  Administração de Vendas (Equipe) Estruturação da Força de Vendas Remuneração e Política de Metas Avaliação de Performance  Debate: Estratégias para Vender Mais e Melhor

40 Importância da Previsão de Vendas
É a base de todo planejamento. A partir dela a Produção, o Departamento de Recursos Humanos, o Departamento de Finanças e todos os outros departamentos planejam seu trabalho e determinam suas necessidades para o próximo período.

41 Importância da Previsão de Vendas
Se a Previsão de Vendas estiver errada, os planos nela baseados também estarão. Se a previsão for otimista, a empresa sofrerá perdas em função de gastos efetivados com base numa previsão de receita não realizada.

42 Importância da Previsão de Vendas
Se a previsão de vendas for demasiadamente baixa, a empresa poderá não estar preparada para vender o que o mercado estiver disposto a consumir e perderá lucros, dando oportunidade à concorrência para realizar vendas adicionais.

43 Fatores que influenciam o provável volume de vendas
Previsão de Vendas Fatores que influenciam o provável volume de vendas Condições vigentes dentro da empresa. Condições dentro do setor de atividades da empresa. Condições do mercado e dos clientes. Condições gerais dos negócios e da economia em geral.

44 Fatores que influenciam o provável volume de vendas
Previsão de Vendas Fatores que influenciam o provável volume de vendas Condições vigentes dentro da empresa - Entusiasmo Condições do mercado e dos clientes - Mercado em crescimento Positivamente Condições gerais dos negócios e da economia em geral - Política de incentivo à exportação; - Restrições à importações.

45 Fatores que influenciam o provável volume de vendas
Previsão de Vendas Fatores que influenciam o provável volume de vendas Condições específicas do setor de atividades - Novos produtos; - Novas matérias-primas; - Preços baixos do setor Positivamente

46 Fatores que influenciam o provável volume de vendas
Previsão de Vendas Fatores que influenciam o provável volume de vendas Condições vigentes dentro da empresa - Ceticismo - Conservadorismo Condições do mercado e dos clientes Negativamente - Mercado em declínio; - Concorrência agressiva; - Novos concorrentes

47 Fatores que influenciam o provável volume de vendas
Previsão de Vendas Fatores que influenciam o provável volume de vendas Condições gerais dos negócios e da economia em geral - Política de restrição ao crédito; - Custo de vida alto; - Balança de pagamento; - Dívida externa Negativamente Condições específicas do setor de atividades - Preços altos praticados no setor

48 Fatores que influenciam o provável volume de vendas
Previsão de Vendas Fatores que influenciam o provável volume de vendas Grau de Incerteza As condições que cercam a empresa no momento da previsão de vendas poderão gerar grau de incerteza alto, médio ou baixo. Estas influências poderão afetar positivamente a previsão, eliminando ou, ao contrário, aumentando negativamente as incertezas. O importante é saber balancear estas influências e minimizar as incertezas.

49 Passos Básicos para uma Previsão Sistemática de Vendas
Previsão de Vendas Passos Básicos para uma Previsão Sistemática de Vendas Recolher informações pertinentes – internas e externas; Analisar e triar sistematicamente as informações recolhidas; Montar um banco de dados que armazene as principais informações ao longo de determinado período de tempo; Elaborar uma síntese da previsão de vendas.

50 Passos Básicos para uma Previsão Sistemática de Vendas
Previsão de Vendas Passos Básicos para uma Previsão Sistemática de Vendas Recolher informações pertinentes – internas e externas Recolher informações pertinentes, bem como analisar as fontes de dados e montar um banco de dados constituem o início da preparação de uma previsão de vendas, que dependerá da observação e da armazenagem no banco de dados das informações disponíveis, através das seguintes fontes externas: Jornais – informações econômicas e de conjuntura; Revistas econômicas – informações econômicas de conjuntura; 

51 Passos Básicos para uma Previsão Sistemática de Vendas
Previsão de Vendas Passos Básicos para uma Previsão Sistemática de Vendas Expectativas de vendas de vendedores e/ou de representantes de vendas; Índices econômicos disponíveis – IBGE, FGV e de outras instituições/entidades; Pesquisas de mercado. Um banco de dados deve armazenar, ainda, dados internos: Fichas-clientes (softwares/sistemas), com registros de compras mensais; Estatísticas de vendas mensais por produto, cliente e região; Pesquisa de mercado; Dados históricos da empresa.

52 Passos Básicos para uma Previsão Sistemática de Vendas
Previsão de Vendas Passos Básicos para uma Previsão Sistemática de Vendas Análise e triagem sistemáticas das informações recolhidas Uma vez avaliadas as perspectivas que cercam a empresa, é importante elaborar um check-list de todas as informações pertinentes à realização da previsão de vendas: Determinação do mercado local; Apreciação dos segmentos de mercado; Avaliação dos pontos fortes e fracos da concorrência e da empresa; Avaliação da participação de mercado; Avaliação dos eventuais ganhos de participação de mercado; 

53 Passos Básicos para uma Previsão Sistemática de Vendas
Previsão de Vendas Passos Básicos para uma Previsão Sistemática de Vendas Avaliação dos critérios de decisão de compras; Imagem da empresa no mercado; Estratégia de marketing da empresa para reduzir dificuldades e catalisar oportunidades; Determinação dos fatores nos quais haverá influência no nível de vendas; Inovações que afetarão as vendas; Atividades de promoção e propaganda.

54 Passos Básicos para uma Previsão Sistemática de Vendas
Previsão de Vendas Passos Básicos para uma Previsão Sistemática de Vendas Montagem de um banco de dados que armazene as principais informações ao longo de determinado período de tempo A organização de um banco de dados, a partir de dados internos de produção, da contabilidade e do departamento de administração de vendas e de marketing, de um lado, e, de outro, dados externos publicados por instituições que projetam números baseados em censos e análises setoriais, como IBGE e outros órgãos governamentais e privados, é fundamental.

55 Passos Básicos para uma Previsão Sistemática de Vendas
Previsão de Vendas Passos Básicos para uma Previsão Sistemática de Vendas Elaboração de uma síntese da previsão de vendas A partir das informações básicas levantadas e analisadas, é interessante que se elabore uma síntese da previsão de vendas.

56 Métodos de Previsão de Vendas
Métodos não-científicos; Métodos matemáticos; Métodos de levantamento; Métodos de zona-piloto.

57 Métodos de Previsão de Vendas
Métodos não-científicos São métodos que analisam os fatores ambientais e suas influências. É recomendável como trabalho que antecede a fixação dos números da previsão. Listagem de fatores; Extrapolação; Construção de cenários

58 Métodos de Previsão de Vendas
Listagem de fatores: Tal método faz uma análise dos fatores que afetam direta ou indiretamente uma previsão, permitindo que se estimem de forma simples as vendas futuras da empresa. O perigo deste método é que sua simplicidade pode induzir a previsões errôneas. Métodos não-científicos

59 Métodos de Previsão de Vendas
Extrapolação: A partir de dados passados de vendas, da análise das sazonalidades e dos ciclos de vendas projeta-se a previsão de vendas. Há aplicações até sofisticadas do método de extrapolação, mas é preciso ter cuidado com as séries históricas de dados a serem extrapolados, em face da flutuação e dos ciclos de vendas. Métodos não-científicos

60 Métodos de Previsão de Vendas
Construção de cenários: Assemelha-se a um modelo de simulação, entretanto é um modelo totalmente distinto. Muitos autores e professores alegam que o modelo de cenários não é um modelo de previsão. Mas a construção de cenários pode ser perfeitamente utilizada em previsão de vendas e com uma vantagem: incorpora as incertezas futuras. Envolve: Métodos não-científicos Levantamento de dados históricos; Análise e seleção dos objetivos; 

61 Métodos de Previsão de Vendas
Identificação das variáveis internas à empresa que interferem no fenômeno a ser estudado; Identificação das variáveis do meio ambiente; Construção e seleção de cenários; Calcular as probabilidades de cada cenário selecionado; Análise dos cenários selecionados; Cálculo da previsão de vendas, com base na seleção de cenários. Métodos não-científicos

62 Métodos de Previsão de Vendas
Métodos Matemáticos São métodos que permitem o uso do rigor matemático. São recomendáveis quando as séries históricas são fidedignas e o passado tem muito a ver com o futuro. Médias móveis; Média ponderada; Suavização; Regressão linear; Modelos econométricos; Simulação

63 Métodos de Previsão de Vendas
Médias Móveis: No cálculo da demanda nas últimas cinco semanas, considerando-se os respectivos valores: 104, 115, 101, 120, 115 O cálculo da média: Supondo que as vendas reais da próxima semana sejam 119, troca-se o valor mais antigo (104) pelo novo valor (119): Métodos matemáticos

64 Métodos de Previsão de Vendas
Média Ponderada: Atribuem-se pesos às semanas: Dessa maneira, a semana 1 tem peso 1, a semana 2 tem peso 2 e assim por diante. Através dessa ponderação calcula-se o novo valor da previsão. Métodos matemáticos

65 Métodos de Previsão de Vendas
Métodos de Levantamentos (pesquisas) São métodos úteis para o mapeamento do negócio da empresa. É recomendável que sejam utilizados juntamente com os métodos não-científicos, matemáticos e eventualmente com o de zona-piloto. Opinião de executivos; Opinião da força de vendas; Intenção de compra dos clientes; Análise do rendimento da ação comercial.

66 Métodos de Previsão de Vendas
Opinião de Executivos: O júri de opiniões de executivos ou julgamento dos gerentes de produto, onde as previsões individuais de cada executivo-chave ou gerente de produto são avaliadas e discutidas em grupo até se chegar a um consenso comum. Este método é simples e usado com freqüência, mas pode induzir a erros, decorrentes da subjetividade da análise. Vantagens do método: Métodos de Levantamentos Aglutinar conhecimentos e experiências de pessoas especializadas, que vivenciam os produtos e os mercados; 

67 Métodos de Previsão de Vendas
Minimizar o risco de algum fator qualitativo importante deixar de ser considerado; Ser prático, rápido e simples; Tornar co-responsáveis os homens diretamente envolvidos na previsão de vendas. Inconvenientes: Métodos de Levantamentos Pode tornar subjetiva a avaliação das oportunidades de mercado; Pode faltar sistematização na utilização dos dados e em sua ponderação. 

68 Métodos de Previsão de Vendas
Opinião da Força de Vendas: Com base em suas experiências de vendas, os vendedores são convidados a estimar as vendas para o próximo ano. A somatória das previsões dos vários territórios de vendas fornece a estimativa global para a empresa. Os vendedores são os elementos da empresa que maior contato têm com o mercado. Inconvenientes: Métodos de Levantamentos Tendência a informar a menos as possibilidades de vendas, para reduzir o valor da quota de vendas fixada a partir da previsão de vendas; 

69 Métodos de Previsão de Vendas
O vendedor poderá não informar corretamente as possibilidades de vendas, com receio de que os valores estimados de vendas não sejam aqueles “que o chefe quer ouvir”; Dificuldade em se obter a objetividade adequada dos vendedores; O vendedor tende a ter sempre uma visão de curto prazo e não de médio prazo; Dificuldade de o vendedor captar as condições vigentes e suas implicações futuras. Métodos de Levantamentos

70 Métodos de Previsão de Vendas
Vantagens: Aproveitar o conhecimento dos vendedores; Fazer com que os vendedores tenham mais confiança nos critérios de estabelecimento das quotas a eles atribuídas; Comprometer e responsabilizar os vendedores no cumprimento das previsões. Métodos de Levantamentos

71 Métodos de Previsão de Vendas
Intenção de Compra dos Clientes: Expectativa que se tem das necessidades de compra dos consumidores. Este método leva em conta as previsões de negócios estimados por órgãos de pesquisa ou mesmo por meio de pesquisas conduzidas pela própria empresa, através de seus vendedores. Desvantagens do método: Métodos de Levantamentos Numa economia instável fica difícil qualquer previsão de compra futura, mesmo para bens industriais como máquinas e equipamentos. Vantagens do método: Obriga a força de vendas a levantar todos os possíveis negócios futuros em sua zona de vendas.

72 Métodos de Previsão de Vendas
Métodos de Zona-piloto (área-teste de mercado) A previsão de vendas, por meio de zona-piloto, utiliza uma área determinada para estimar e projetar através dela as vendas globais da empresa. O método pode ser usado para calcular as vendas de um novo produto ou para estimar as vendas de um produto já existente, com base nas vendas realizadas anteriormente. O conceito de zona-piloto é mais conhecido como área-teste de mercado. A dificuldade maior reside no critério para a escolha dessa área. (Como se pode obter uma área que guarde as características gerais de outras áreas maiores?) 

73 Métodos de Previsão de Vendas
São úteis para analisar as vendas setorialmente e servem de base para estimativa de vendas de novos produtos. Cluster analysis ( visto posteriormente); Zonas de vendas; Estimativa das mudanças econômicas. Métodos de Zona-Piloto

74 ROTEIRO DO MÓDULO  Manual da Administração de Vendas
 Manual do Vendedor  Possibilidades Estratégicas (Matriz Ansoff)  Planejamento de Vendas  Estimativa do Potencial de Mercado  Previsão de Vendas  Segmentação de Clientes Zoneamento de Vendas  Administração de Vendas (Equipe) Estruturação da Força de Vendas Remuneração e Política de Metas Avaliação de Performance  Debate: Estratégias para Vender Mais e Melhor

75 Segmentação de Clientes
PLANEJAMENTO DE VENDAS Segmentação de Clientes

76 Segmentação de Clientes
Importância para a Administração da Força de Vendas Serve de base para: Determinação de quotas de vendas; Zoneamento e o rezoneamento de vendas; Elaboração do plano orçamentário; Elaboração da previsão de vendas; Paridade de vendas; Avaliação do desempenho dos pontos de vendas; Avaliação do desempenho dos territórios de vendas; Avaliação do desempenho mercadológico; Outras formulações estratégicas.

77 Segmentação de Clientes Critérios (variáveis) 
Geográfica; Demográfica; Sócio-econômica; Psicológicas; Tipo de produto; Comportamento do Consumidor; Benefícios; Ramo de atividade; Marketing Mix

78 Segmentação de Clientes Requisitos para a segmentação
Um segmento precisa ser identificado e medido; Um segmento precisa evidenciar um potencial adequado; Um segmento precisa ser economicamente acessível; Um segmento precisa ser razoavelmente estável; Um segmento precisa ser determinado adequadamente (Cluster Analysis)

79 Segmentação de Clientes Método do Cluster Analysis
Os Clusters são agrupamentos a partir da decomposição da população considerada em subgrupos característicos (variedade de construir para baixo – decompor a população). A análise começa com cada indivíduo separadamente da população e vai-se construindo grupos de pessoas adicionando uma pessoa por vez a cada grupo, baseado na suposição de como cada indivíduo é similar a outro (variedade de construir para cima).

80 Segmentação de Clientes
Segmentação com base no benefício do produto/serviço Focalizar o consumidor e suas necessidades; Integrar todas as atividades da organização para satisfazer estas necessidades, inclusive a de produção; Objetivar, a longo prazo, obter lucros através da satisfação das necessidades dos consumidores.

81 ROTEIRO DO MÓDULO  Manual da Administração de Vendas
 Manual do Vendedor  Possibilidades Estratégicas (Matriz Ansoff)  Planejamento de Vendas  Estimativa do Potencial de Mercado  Previsão de Vendas  Segmentação de Clientes Zoneamento de Vendas  Administração de Vendas (Equipe) Estruturação da Força de Vendas Remuneração e Política de Metas Avaliação de Performance  Debate: Estratégias para Vender Mais e Melhor

82 Segmentação de Clientes ZONEAMENTO DE VENDAS
PLANEJAMENTO DE VENDAS Segmentação de Clientes ZONEAMENTO DE VENDAS

83 Zoneamento de Vendas Critérios mais utilizados
Agrupamento de clientes ou compradores potenciais reunidos no tempo e no espaço. Segmentação geográfica do mercado. Os fatores geográficos que devem ser considerados ajudam: A localizar todos os possíveis clientes existentes em um território de forma intensiva e a facilitar o trabalho de cobertura geográfica pelo vendedor. Os limites geográficos de uma zona ou território, onde os possíveis clientes estão agrupados, facilitam o trabalho quantitativo de avaliação de desempenho de vendas.

84 Vantagens do zoneamento de vendas
Permite uma cobertura intensiva da zona. Cria no vendedor o conceito de responsabilidade como gerente de território. Controla e avalia melhor as atividades do vendedor. Permite uma redução de custos. Facilita o desempenho de outras atividades de vendas e de marketing. Incrementa as relações com os clientes.

85 Desvantagens do zoneamento de vendas
O vendedor tende a considerar-se dono de seu território e de seus clientes. O vendedor tende a acomodar-se e a não realizar esforços adicionais. O zoneamento pode estar beneficiando alguns vendedores. A evolução desigual da demanda pode gerar desequilíbrio entre os territórios existentes. O crescimento econômico rápido em alguns territórios pode dificultar a cobertura do território. O zoneamento pode gerar conflito entre vendedores.

86 Passos para o zoneamento
Zoneamento de Vendas Passos para o zoneamento Agrupar clientes mais os potenciais. Analisar as bases para o estabelecimento dos limites dos territórios. Determinar os territórios, considerando o potencial de vendas e as cargas de visitação correspondente. Analisar as cargas de visitação. Estabelecer um roteiro de visitação por vendedor.

87 Agrupamento de clientes
Zoneamento de Vendas Agrupamento de clientes É composto da relação de determinado tipo de clientes da empresa mais todos os clientes potenciais existentes naquele tipo. Exemplo para a indústria de autopeças: Montadoras de veículos. Revendedores de veículos. Revendedoras de peças. Etc.

88 Agrupamento de clientes
Zoneamento de Vendas Agrupamento de clientes Na venda porta a porta de livros, de seguros, é preciso identificar o consumidor potencial, em conformidade com alguns critérios: Classe sócio-econômica. Classe cultural. Etc.

89 Limites geográficos: bases para o zoneamento
Zoneamento de Vendas Limites geográficos: bases para o zoneamento A região A comarca/município A cidade A área comercial Os distritos/bairros

90 Zoneamento com base na análise das cargas de visitação
Zoneamento de Vendas Zoneamento com base na análise das cargas de visitação Fatores de influência para a análise do potencial de vendas e das cargas de visitação necessárias: A natureza do trabalho A natureza do produto Canais de distribuição Estágio de desenvolvimento do mercado Intensidade de cobertura de mercado Concorrência Os meios e as condições de locomoção do vendedor Habilidade do vendedor

91 Zoneamento de Vendas Produtos: Empresa: Política de Vendas: Perecíveis
Tendem a determinar Perecíveis Consumo massa Consumo durável Bens de capital Territórios pequenos Territórios medianos Territórios amplos Empresa: Em função da capacidade de financiamento: Zonear: Pequena Grande Áreas restritas Cobertura nacional Política de Vendas: Se a empresa deseja obter rápida participação de mercado Deve reduzir o tamanho dos territórios

92 Segunda análise de cargas de visitação
Zoneamento de Vendas Segunda análise de cargas de visitação Associada ao uso de potencial de mercado e de polarização de municípios, a análise de cargas de visitação permite determinar o número de territórios e de vendedores necessários em cada zona de vendas. Determinação do tamanho, número e localização de clientes Determinação da freqüência de visitas por classe de clientes 

93 Segunda análise de cargas de visitação Freqüência visitação mensal
Zoneamento de Vendas Segunda análise de cargas de visitação Determinação da freqüência de visitas por classe de cliente Classe de clientes Freqüência visitação mensal Zona X Zona Y No. Clientes No. Visitas por ano No. Clientes A 2 15 360 60 1.440 B 1 25 300 180 C 0,5 10 5 30 50 720 80 1.650

94 Segunda análise de cargas de visitação
Zoneamento de Vendas Segunda análise de cargas de visitação Determinação do número de clientes por vendedor Determinação do volume de vendas por vendedor Determinação do número de territórios necessários Estabelecimento de territórios pelo método da tentativa Base de modificação do território

95 Zoneamento de Vendas Erros Freqüentes
O zoneamento foi realizado há certo tempo e as condições da zona alteram-se, mas os dirigentes de vendas não desejam realizar modificações. Há a tendência de formar territórios demasiadamente grandes que os vendedores não podem cobrir. Na verdade, trabalha-se melhor uma zona de forma intensiva do que extensiva, isto é, fica mais fácil trabalhar territórios menores. A interferência de um vendedor na zona de outro. Quando se realiza o zoneamento, muitas vezes se esquece da perspectiva futura: quando o vendedor começa a trabalhar intensivamente sua zona, suas vendas crescem e o seu ganho aumenta chegando, muitas vezes, a valores de remuneração superiores a de supervisores e gerentes de vendas.

96 Estabelecimento do território
Zoneamento de Vendas Estabelecimento do território Ao estabelecer um sistema de territórios, a empresa geralmente tenta obter as seguintes características ideais: Territórios que sejam fáceis de administrar Com potencial de vendas que seja fácil de estimar Com um tempo de viagem baixo e que contenham uma carga de trabalho suficiente e eqüitativa.

97 Formação de territórios de potencial de vendas iguais.
Zoneamento de Vendas Tamanho do território Duas filosofias concorrentes sobre o tamanho conveniente dos territórios: Formação de territórios de potencial de vendas iguais. Formação de territórios de carga de trabalhos iguais.

98 Zoneamento de Vendas Forma dos territórios Formados pela aglutinação de unidades menores, que são aglutinadas com referência à situação de barreiras naturais, à compatibilidade de áreas adjacentes, à adequação de transportes e assim por diante. Pode influenciar o custo, a facilidade de cobertura e a satisfação do vendedor.

99 Cinco formas comuns de territórios
Zoneamento de Vendas Cinco formas comuns de territórios Território em forma circular ou hexagonal Território em forma de trevo Território em forma de cunha Território retangular Território com fenômenos topográficos

100 Zoneamento de Vendas Definição de rotas Traçado de rotas ou roteiros
ROTEIRO DE VISITAS Definição de rotas Traçado de rotas ou roteiros Elementos-chave para o traçado de rotas As características geográficas da área a ser visitada As características de cada cidade dentro da rota A determinação dos clientes existentes em cada cidade O potencial de compra de cada cliente em cada cidade A freqüência de visitação a cada classe de cliente O tempo médio gasto com cada cliente de cada cidade O tempo gasto no percurso entre as cidades e as paradas.

101 Zoneamento de Vendas ROTEIRO DE VISITAS
A partir dos elementos relacionados anteriormente, é preciso preparar um mapa perfeitamente delineado com os seguintes pontos principais: O número e a natureza dos clientes potenciais e reais. Coeficientes de visita. Tempo médio de duração da visita. Tempos intervisitas. Tempos mortos. Tempos para atenções especiais. Tempo para trabalhos administrativos. Velocidade de deslocação.

102 Administração de Vendas
PLANEJAMENTO DE VENDAS Administração de Vendas

103 Administração de Vendas
Documentos Ficha de cadastro do cliente Formulário de Pedido Ficha-cliente (Prontuário) Mapa diário de vendas.  Relatório de visitas do vendedor.  Mapa estatístico de visitas Relatório de despesas do vendedor

104 Administração de Vendas
Curva ABC de clientes De maneira análoga à curva ABC de produtos, pode-se conduzir uma análise de vendas por clientes, de acordo com uma classificação da clientela em função do respectivo volume de compras: a curva ABC de clientes. 

105 Administração de Vendas
Curva ABC de clientes (percentagens de vendas por cliente) 20 50 100 89,9 97,5 36 % Clientes % $ C A B

106 ROTEIRO DO MÓDULO  Manual da Administração de Vendas
 Manual do Vendedor  Possibilidades Estratégicas (Matriz Ansoff)  Planejamento de Vendas  Estimativa do Potencial de Mercado  Previsão de Vendas  Segmentação de Clientes Zoneamento de Vendas  Administração de Vendas (Equipe) Estruturação da Força de Vendas Remuneração e Política de Metas Avaliação de Performance  Debate: Estratégias para Vender Mais e Melhor

107 Administração de Vendas Estruturação da Força de Vendas
PLANEJAMENTO DE VENDAS Administração de Vendas Estruturação da Força de Vendas

108 Estruturação da Força de Vendas
Força de vendas direta A empresa utiliza com exclusividade os vendedores próprios que deverão visitar diretamente os clientes da empresa. Força de vendas indireta A empresa utiliza os vendedores dos seus representantes ou distribuidores ou, ainda, os chamados vendedores autônomos, isto é, vendedores sem vínculo trabalhista com a empresa.

109 Estruturação da Força de Vendas
Classificação dos tipos de força de vendas Venda porta a porta versus venda por cobertura Visita planejada versus visita enlatada Venda missionária versus tomada de pedidos Pré-venda versus serviços de pós-venda

110 Estruturação da Força de Vendas Tamanho da força de vendas
A etapa inicial para a determinação do tamanho da força de vendas é a criação e a determinação de territórios de vendas. Para isso, devem ser observadas certas qualidades desejáveis dos territórios: Igualdade de cargas de trabalho (visitação); e Potencial de vendas, ainda que os territórios sejam compactos e contíguos.

111 Estruturação da Força de Vendas
Métodos de Cálculo do Número Ótimo de Vendedores Método da carga de visitação O método consiste em: Os clientes são agrupados dentro de classes, em função do seu potencial de compras anuais ou mensais. A freqüência desejável ou a freqüência ótima de visitas é estabelecida para cada classe de clientes (número de visitas de vendas a uma classe de clientes por ano ou por mês) 

112 Estruturação da Força de Vendas
Métodos de Cálculo do Número Ótimo de Vendedores Método da carga de visitação Multiplica-se o número de clientes em cada classe destes pela correspondente freqüência de visitas, para se chegar ao total da carga de visitação por ano ou por mês. O número médio de visitas que um vendedor pode fazer por ano ou por mês é determinado com base na aferição de desempenho de campo, através de critérios de Organização e Métodos (O&M).

113 Estruturação da Força de Vendas
Métodos de Cálculo do Número Ótimo de Vendedores Método do tempo de duração de uma visita Outro método interessante para aplicação é o que leva em conta o tempo de duração médio de cada visita, a freqüência mensal ideal de visitação e a avaliação do tempo real de vendas de um vendedor. Vejamos a sua aplicabilidade pela fórmula: No. de Vendedores = Clientes atuais + Clientes potenciais x Freqüência Mensal ideal de visitação Tempo de duração de uma visita Avaliação do tempo real de venda de um vendedor

114 Estruturação da Força de Vendas
Métodos de Cálculo do Número Ótimo de Vendedores Método do tempo de duração de uma visita Exemplo: No. de clientes atuais = 250 No. de clientes potenciais = 50 freqüência média ideal de visitação mensal = 2,5 tempo médio de duração de uma visita incluindo locomoção = 2 horas avaliação do tempo real de vendas de um vendedor = 75 horas No. de Vendedores = 250 + 50 x 2,5 2 75 20

115 Estruturação da Força de Vendas
Métodos de Cálculo do Número Ótimo de Vendedores Método derivado da carga de visitação O número de vendedores é calculado à parte do número de clientes atuais e potenciais, da freqüência de visitação necessária a cada categoria de cliente, em conformidade com o seu potencial de compras, do número médio diário de visitas por vendedor e em função do número anual de dias trabalhados, tendo-se assim: No de clientes atuais e potenciais x Freqüência de visitas No diário de visitas por vendedor x no de dias de trabalho efetivo por ano

116 Estruturação da Força de Vendas
Métodos de Cálculo do Número Ótimo de Vendedores Método derivado da carga de visitação Categoria de clientes e freqüência de visitas: No Clientes No Visitas anuais Categoria A (compras anuais acima de 3 milhões) 500 x 12 = Categoria B (compras anuais entre 1 e 3 milhões) 2.000 9 = Categoria C (compras anuais entre e 1 milhão) 5.000 6 = Categoria D (compras anuais abaixo de ) 7.000 2 = Carga anual de visitação =

117 Estruturação da Força de Vendas
Métodos de Cálculo do Número Ótimo de Vendedores Método derivado da carga de visitação Número médio de visitas diária = 8 Número de dias trabalhados: Dias totais do ano = 365 Fins de semana 104 Feriados 15 Doenças 5 Treinamento 10 Conferências Reuniões 11  = 150 Número de dias trabalhados = 215 Número total de visitas por vendedor = 215 x 8 = 1.720 Número de vendedores necessários = / = 40 vendedores

118 Estruturação da Força de Vendas
Métodos de Cálculo do Número Ótimo de Vendedores Método do potencial de vendas N = no ótimo de vendedores V = previsão de venda, com base no potencial de vendas da empresa P = produtividade mínima desejável por vendedor T = turnover anual de vendedores Ou seja: Por exemplo, se: V = $ P = $ T = 10% = 0,10 ou N = 11 vendedores

119 ROTEIRO DO MÓDULO  Manual da Administração de Vendas
 Manual do Vendedor  Possibilidades Estratégicas (Matriz Ansoff)  Planejamento de Vendas  Estimativa do Potencial de Mercado  Previsão de Vendas  Segmentação de Clientes Zoneamento de Vendas  Administração de Vendas (Equipe) Estruturação da Força de Vendas Remuneração e Política de Metas Avaliação de Performance  Debate: Estratégias para Vender Mais e Melhor

120 Administração de Vendas Remuneração e política de metas
PLANEJAMENTO DE VENDAS Administração de Vendas Remuneração e política de metas

121 Remuneração e Política de Metas Sistema de remuneração de vendedores
Objetivos Assegurar um serviço equilibrado de vendas, pagando pela abertura de novas contas, por novas aplicações, por novas introduções do produto e outras atividades essenciais ao fornecimento da posição da empresa no mercado, a curto e a longo prazos. Proporcionar atraente nível de renda a vendedores novos, de modo que haja adequada matéria-prima para criar a espécie de organização necessária para alcançar os objetivos de marketing. Proporcionar uma oportunidade de rendimentos especialmente atraente para vendedores de carreira, de sorte que se crie um quadro de homens altamente capacitados, treinados e motivados para servir como auge do esforço mercadológico. Fazer clara distinção nas remunerações para vendedores medianos e excelentes.

122 Remuneração e Política de Metas Sistema de remuneração de vendedores
Tipos Componentes da remuneração do vendedor Salário Fixo Comissão Sistemas Mistos ou Combinados, adicionados de ajuda de custo e vitalícios; não constituem um processo de remuneração, mas uma parcela do total que recebem os vendedores em algumas empresas.

123 Remuneração e Política de Metas Sistema de remuneração de vendedores
Salário Fixo Controle: Tende a diminuir seu ritmo de trabalho. Surge, então, a necessidade de um controle, imposto pela empresa, mais rigoroso que no sistema proporcional. Estímulo: Há a propensão de atingir o mínimo de venda que justifique o salário a receber. É necessário motivar o corpo de vendedores por meio de vários estimulantes que não o da recompensa financeira, proporcional à eficiência dos mesmos. Direção: O vendedor busca aceitar, com mais facilidade, a orientação da empresa que se baseie em políticas traçadas para melhor desenvolvimento do mercado.

124 Remuneração e Política de Metas Sistema de remuneração de vendedores
Salário Fixo Risco: Com o salário fixo desaparece o risco para o vendedor de que haja uma retração de mercado. Uma redução da remuneração, para a empresa aumenta o risco de, nessas situações, arcar com um custo de vendas alto em relação às concorrentes que adotam o sistema de remuneração proporcional. Agressividade: Leva o vendedor a assumir o padrão normal a se esperar de um elemento da organização. Desaparece, assim, a agressividade do trabalho de vendas.

125 Remuneração e Política de Metas Sistema de remuneração de vendedores
Comissão Controle: Como se estabelece uma relação direta entre o trabalho efetuado e a remuneração conseguida, a empresa tem menos necessidade de controle. Estímulo: Recompensa econômica pelo trabalho realizado. Direção: O vendedor procura tomar uma atitude de independência em relação à empresa. Risco: Para o vendedor, a não-concretização de vendas implica redução ou desaparecimento da remuneração. Agressividade: Leva o vendedor ambicioso a maior agressividade no trabalho de vendas.

126 Remuneração e Política de Metas Sistema de remuneração de vendedores
Sistemas Mistos Uma base de salário fixo mais comissão Uma base de salário fixo como garantia mínima mais comissão. Denominamos garantia mínima ao resultado mínimo a ser obtido pelo vendedor em sua área. Outros sistemas mistos: Salário fixo mais comissão sobre vendas. Salário fixo mais retirada por conta da comissão Salário mais prêmios por desempenho (sistema de pontos)

127 Remuneração e Política de Metas Sistema de remuneração de vendedores
Sistemas Mistos Controle: Possibilitam maior controle das atividades múltiplas do vendedor. Necessita de uma boa supervisão de campo. Estímulo: Motivação financeira para desempenhar outras tarefas além da venda. É estimulado a exercer o papel de gerente de território. Risco: Se o processo de adoção não estiver bem balanceado no que concerne aos estímulos gerados, o vendedor pode direcionar-se apenas a um dos objetivos da organização. Agressividade: Tende a diminuir a agressividade do vendedor em relação à venda exclusivamente e passa a orientá-lo mais aos objetivos financeiros e de marketing..

128 Remuneração e Política de Metas Sistema de remuneração de vendedores
Avaliação das Vantagens e desvantagens de alguns sistemas de remuneração

129 Remuneração e Política de Metas
Sistema de remuneração de vendedores A ótica dos vendedores acerca do sistema ideal de remuneração De acordo com pesquisa realizada pelo professor Marcos Cobra (O sistema de remuneração da força de vendas como um vetor de marketing – São Paulo: EAESP/FGV, 1980) junto aos vendedores, foi feita a seguinte pergunta: “Qual é, no entender dos vendedores entrevistados, o sistema mais motivador no seu trabalho?”; e “O que eles esperam de um sistema de remuneração?”. Vejam na tabela seguinte o resultado:

130 Remuneração e Política de Metas
Sistema de remuneração de vendedores A ótica dos vendedores acerca do sistema ideal de remuneração Citação em ordem de importância Sistema ideal % citações do total 1o Fixo + comissão + prêmios 29,7 2o Fixo + comissão 28,4 3o Não responderam 16,7 4o Comissão sobre vendas 5,8 Comissão + prêmios + ajuda de custo 5o Fixo + comissão + ajuda de custo 5,2 6o Fixo + comissão + prêmios + ajuda de custo 2,6 7o Fixo + prêmios + ajuda de custo 1,2 Fixo Outros 8o Comissão + prêmios 0,7 Fixo + comissão + participação Fixo + prêmios TOTAL 100,0

131 Remuneração e Política de Metas
Sistema de remuneração de vendedores A ótica dos vendedores acerca do sistema ideal de remuneração As grandes preocupações demonstradas pelos vendedores ficam evidentes na análise dos resultados da pesquisa, e são: Os vendedores sentem necessidade de uma segurança básica de ganho através da existência de um salário fixo na remuneração. O atrativo da comissão sobre vendas, que possibilita um ganho ilimitado, ainda prevalece na maioria dos sistemas ideais apontados.

132 Formulação do Plano de Incentivos
Análise básica para montagem de um sistema de remuneração Análise das condições internas e externas da empresa Produto: O fato, por exemplo, de o produto ser altamente técnico, aliado à análise do consumidor que revele fortes motivos racionais de compra, indica a necessidade de um vendedor treinado, em cuja remuneração exista uma parcela fixa, o que não se aplicará a um produto de baixo preço, pequena margem, sem problemas técnicos e que aponte um sistema de remuneração proporcional às vendas como preferido. Mercado: O mesmo produto com a mesma margem, os mesmos descontos e o mesmo grau de tecnologia teria, por exemplo, dependendo da fase do ciclo de vida em que esteja no mercado, um outro sistema de remuneração.

133 Formulação do Plano de Incentivos
Análise básica para montagem de um sistema de remuneração Análise das condições internas e externas da empresa Consumidor: A identificação do consumidor, dos motivos de compra deste, tais como a predominância de motivos racionais ou emocionais, a identificação dos hábitos de compra e, ainda, o volume de compra. Concorrência: Se, por exemplo, se tem um produto altamente técnico, nesse caso a decisão poderá ser tanto um sistema altamente técnico, nesse caso a decisão poderá ser tanto um sistema agressivo, ao procurar obter resultados a longo prazo, como a utilizar processos menos agressivos, motivados pela natureza do produto e características do consumidor e mercado.

134 Formulação do Plano de Incentivos
Análise básica para montagem de um sistema de remuneração Determinação clara dos objetivos da empresa Cobertura rápida do mercado Atendimento dos pequenos clientes (pequena compra unitária) Venda lenta e firme Desenvolvimento de um produto Necessidade de maior controle sobre o cliente Expansão da sua participação de mercado

135 Formulação do Plano de Incentivos
Passos Básicos para estabelecimento de um sistema de incentivos Fazer uma análise dos negócios da empresa, para levantar: o número e porte de clientes por linhas de produto o tamanho médio de pedidos o volume de negócios recebidos repetitivamente a rotação anual de clientes o índice de rotação anual de vendedores, nos últimos anos a razão pela qual cada vendedor saiu da empresa o volume de vendas de cada vendedor durante os anos anteriores e a parcela de tempo anual que o vendedor gasta em vendas o salário e os gastos de incentivos de cada vendedor durante os anos anteriores as despesas de viagem e estada de cada vendedor durante o ano a idade, o grau de escolaridade e a capacidade de trabalho de cada vendedor Determinar as vendas atuais da empresa e os objetivos de marketing com razoável detalhamento e especificação

136 Formulação do Plano de Incentivos
Passos Básicos para estabelecimento de um sistema de incentivos Determinar a ordem de prioridade de vendas da empresa e os objetivos de marketing Determinar como o vendedor atualmente gasta o seu tempo Determinar como o vendedor deveria gastar o seu tempo Determinar quais as funções dos vendedores podem ser medidas objetivamente e que unidades de medida precisam ser usadas (parâmetros) Determinar a percentagem de vendas da empresa que tem sido usada como despesas diretas de vendas no passado. Determinar a percentagem de vendas da empresa que pode e precisa ser usada como despesa direta de vendas no futuro

137 Formulação do Plano de Incentivos
Passos Básicos para estabelecimento de um sistema de incentivos Determinar a remuneração bruta que precisa ser paga ao vendedor para atrair e reter bons vendedores Determinar a composição apropriada necessária entre remuneração fixa: salário ou garantia de ganho e incentivos de remuneração – comissão ou prêmio para alcançar os resultados desejados. Desenvolver uma fórmula matemática simples que use como incentivo uma parte da remuneração bruta para motivar mais eficazmente os vendedores a alcançarem os objetivos mercadológicos e as vendas da empresa. Preparar um manual para o vendedor que descreva o plano de remuneração em detalhes, definindo os termos usados e os exemplos de como o vendedor deverá trabalhar.

138 Formulação do Plano de Incentivos
O plano constitui-se sempre de quatro fases básicas: Introdução, na qual as equipes de vendas são treinadas para aceitar o novo plano. Crescimento, quando surgem os primeiros resultados. Maturidade, quando aparecem os primeiros sintomas da obsolescência do plano. Declínio, quando requer o início imediato de busca de um novo plano.

139 Desenvolvimento do Plano de Remuneração
Estabelecimento de objetivos Remunerar vendedores na proporção dos esforços produzidos Prover estímulos e incentivos máximos Prover uma garantia de ganho, mais um índice regular de produção individual Ajustar a parte de comissão do salário à produção individual e à iniciativa de vendas Estimular o trabalho da equipe na maximização do volume de vendas através de um programa de incentivos de grupo Definir alternativas flexíveis que proporcionem à gerência de vendas oportunidades de administrar regularmente o plano e ajustar o nível de remuneração dentro de sua estrutura Determinação do nível salarial para vendedores Determinação da parcela do salário fixo

140 Desenvolvimento do Plano de Remuneração Escolha da melhor estratégia
Avaliação das oportunidades de mercado e seleção dos tipos de estratégias Estratégias para incrementar a participação de mercado Estratégias para ampliar o número de clientes Estratégias para incrementar a penetração do mercado Escolha da melhor estratégia Tabela/quadro: Exemplo de formulação de metas para remuneração a partir dos objetivos e estratégias de marketing.

141 Desenvolvimento do Plano de Remuneração
Metas estratégicas na remuneração de vendedores Exemplo: Objetivos: lucratividade e participação de mercado Estratégias: ênfase nos produtos e territórios lucrativos Programas de marketing: incentivar as vendas dos produtos X, Y, Z, nos territórios 1, 3 e 5. Ver tabela 

142 Desenvolvimento do Plano de Remuneração
Metas estratégicas na remuneração de vendedores Tipo de meta Quantificação da meta Realizado % de realização da meta Ponderação No de pontos (ponderação multiplicada pela % de realização da meta) Unidades físicas Vendas por linha de produto X 10.000 8.000 80% 0,5 40 Y 5.000 3.000 60% 0,25 15 Z 15.000 12.000 T 14.000 93% 46,5 w 4.000 20 TOTAL 50.000 2 161,5 : 2 = 80,75 Número de pontos em relação à comissão percentual 

143  Desenvolvimento do Plano de Remuneração No de pontos
Metas estratégicas na remuneração de vendedores No de pontos % de comissão sobre vendas 50 – 69 - 70 – 79 0,5 80 – 89 1,0 90 – 99 1,5 100 – 109 2,0 110 – 119 2,5 120 – 129 3,0 130 ou mais 3,5

144 ROTEIRO DO MÓDULO  Manual da Administração de Vendas
 Manual do Vendedor  Possibilidades Estratégicas (Matriz Ansoff)  Planejamento de Vendas  Estimativa do Potencial de Mercado  Previsão de Vendas  Segmentação de Clientes Zoneamento de Vendas  Administração de Vendas (Equipe) Estruturação da Força de Vendas Remuneração e Política de Metas Avaliação de Performance  Debate: Estratégias para Vender Mais e Melhor

145 Administração de Vendas Avaliação de performance
PLANEJAMENTO DE VENDAS Administração de Vendas Avaliação de performance

146 Avaliação de Performance
Considerações Gerais Os resultados dos esforços de vendas são avaliados em um ou mais dos seguintes fatores: Produto: Análise de vendas por produto ou linha de produtos em relação às vendas totais da empresa. Território geográfico: A análise de vendas por região ou por vendedor, em confronto com as vendas totais da empresa e, ainda, em relação aos potenciais de vendas da região, permite avaliar a participação de mercado e, por conseguinte, avaliar se os resultados estão de acordo com os padrões estabelecidos. Segmentação de mercado: Conforme os tipos de clientes ou, ainda, as vias de distribuição utilizadas, podem-se confrontar os resultados alcançados com os esperados para cada segmento.

147 Avaliação de Performance
Considerações Gerais Clientes: A análise de vendas por clientes ou classe de clientes, em relação às vendas totais da empresa, dá uma visão da atuação dos vendedores e permite diagnosticar em quais clientes ou classe de clientes a atividade de vendas deve ser dinamizada. Unidade de vendas: As vendas podem ser avaliadas por unidades de vendas, em função da sua estrutura, e, em cada unidade, os resultados por produto, por segmento de mercado, por cliente e por vendedor.

148 Avaliação de Performance Tipos de Análise de Vendas
Vendas gerais, custo e análise de lucros Análise de vendas por cliente Análise geográfica de vendas Análise de vendas por produto

149 Avaliação de Performance Análise do Volume de Vendas
Volume de vendas em unidades (total) Volume total de vendas em $ Volume de vendas por território Volume de vendas por produto Volume de vendas por cliente Volume de vendas por vendedor Volume de vendas por pedido Volume de vendas por segmento de mercado

150 Avaliação de Performance Análise de desempenho quantitativo de vendas
Participação de mercado Conhecimento dos objetivos mercadológicos da empresa Determinação de uma participação de mercado otimizada Estimar a relação entre participação de mercado e lucratividade Estimar o quantum de risco associado a cada nível de participação Determinar o ponto no qual um incremento na participação de mercado pode ser esperado, para proporcionar lucro suficiente para compensar os riscos adicionais aos quais a empresa se propõe.

151 Avaliação de Performance Controle da performance de vendedores
Número de visitas mensais feitas pelo vendedor Número de pedidos tirados por visitas realizadas Média de vendas por vendedor Tamanho médio do pedido Vendas médias mensais por vendedor Número de clientes visitados por mês Alocação do tempo do vendedor por tipo de atividade.

152 Avaliação de Performance
Sistema de informações para avaliar a performance O número de visitas realizadas no mês a clientes ativos e em potencial (por tipo de visita, por tipo de classificação de cliente) O número de novos clientes abertos no mês As atividades de merchandising e de promoção realizadas (colocação e arranjos de: display, cartazes, folhetos, luminosos, gôndolas etc) O número de visitas realizadas no mês a um mesmo cliente para tirar um pedido

153 Avaliação de Performance
Sistema de informações para avaliar a performance O tempo gasto pelo vendedor com locomoção, planejamento, redação de relatórios, visitas etc. Número de visitas realizadas em confronto com o número de visitas planejadas O número de visitas totais pelo número total de pedidos

154 Avaliação de Performance Indicadores da eficácia em vendas

155 Avaliação de Performance Indicadores da eficácia em vendas

156 Avaliação de Performance Indicadores da eficácia em vendas

157 Avaliação de Performance Indicadores da eficácia em vendas

158 ROTEIRO DO MÓDULO  Manual da Administração de Vendas
 Manual do Vendedor  Possibilidades Estratégicas (Matriz Ansoff)  Planejamento de Vendas  Estimativa do Potencial de Mercado  Previsão de Vendas  Segmentação de Clientes Zoneamento de Vendas  Administração de Vendas (Equipe) Estruturação da Força de Vendas Remuneração e Política de Metas Avaliação de Performance  Debate: Estratégias para Vender Mais e Melhor

159 DEBATE Gestão Estratégica de Vendas
Estratégias para vender mais e melhor

160 OBRIGADO !!!


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