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A Orientação Educacional face a legislação educacional do país

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Apresentação em tema: "A Orientação Educacional face a legislação educacional do país"— Transcrição da apresentação:

1 A Orientação Educacional face a legislação educacional do país
“ A lei de educação não é uma lei de pedagogos,mas uma lei de constitucionalistas. É uma lei de direito público no sentido mais exato da palavra” Anísio Teixeira

2 Principais leis do país e a presença do Orientador Educacional

3 “A escola o espaço no qual deve favorecer, a todos os cidadãos, o acesso ao conhecimento e o desenvolvimento de competências, ou seja, a possibilidade de apreensão do conhecimento historicamente produzido pela humanidade e de sua utilização no exercício efetivo da cidadania”. Fonte: na-Escola/pagina1.html#ixzz1Eq6kFOpP

4 Conhecendo mais sobre a história da Educação educacional
A orientação Educacional surge, não de uma necessidade da escola,mas se desenvolve no sistema escolar. A preocupação não estava no desenvolvimento do aluno, mas na formação do profissional.

5 tem a primeira tentativa de inserção da Orientação educacional, em São Paulo, voltada para a escolha profissional como modelo americano. A partir desta data Orientação Educacional é divulgada a nível nacional acompanhada da incentivação de SOE em todas as escolas, de acordo com o Decreto Lei 4073/42.

6 1942 a 1946 – A preocupação com a qualificação profissional se atrelava à redefinição político econômica em curso. Ganhou visibilidade e foi legalmente instituída, tornando-se obrigatória no ensino secundário, primando pela educação vocacional. 1946 – A união passa a legislar sobre a educação. A lei 4.024/61 reafirma a necessidade da Orientação Educacional, entretanto falta pessoal habilitado.

7 No período pós 1964, durante a ditadura militar, o curso de pedagogia sofreu reformulações para adequar-se aos princípios vigentes na época. Concepções tecnicistas da Educação, de cunho burocrático. A lei 5.564/68 aponta para o desenvolvimento integral e harmonioso da personalidade do educando. São elaboradas por uma minoria, e que nem sempre estão envolvidas no processo. Entre 1971 a 1980 temos a preparação para a ação, LDB 5.692/71, que disciplinou a atuação da OE na escola. Obrigatória no ensino de 1º e 2º graus

8 A lei 9.394/96 – Lei de diretrizes e bases da Educação nacional, veio consolidar o trabalho do Orientador Educacional nas Unidades Escolares. Em 2005, fica instituída a função do Orientador Educacional nas unidades escolares que atendam o Ensino Fundamental e o Médio da Rede Estadual de Ensino.

9 O orientador Educacional é por excelência, um promotor de desenvolvimento humano por ser um articulador da relação entre as pessoas. Seu trabalho está pautado no desenvolvimento do educando fisiologicamente, psicologicamente, pedagogicamente, politicamente e socialmente.


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