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Oficina de Apropriação de Resultados Simare 2014 Geografia.

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Apresentação em tema: "Oficina de Apropriação de Resultados Simare 2014 Geografia."— Transcrição da apresentação:

1 Oficina de Apropriação de Resultados Simare 2014 Geografia

2 Simare 2014 2 Sabe-se que a efetividade da avaliação externa depende muito da apropriação dos resultados e da capacidade de iniciativa por parte da instituição avaliada. Propomos os seguintes momentos de formação:

3 Simare 2014 3 Momentos de formação 1º Momento: O estudo da Matriz de Referência 2º Momento: A interpretação dos Padrões de Desempenho 3º Momento: Leitura e apropriação dos Resultados

4 Simare 2014 4 1º Momento O estudo da Matriz de Referência

5 Simare 2014 5 Referenciais Curriculares e Matriz de Referência O referenciais curriculares são documentos que possibilitam a reflexão de cunho educacional sobre objetivos do ensino e da aprendizagem, conteúdos, metodologias e orientações didáticas, processos de avaliação, entre outras orientações para os profissionais da educação; Os referenciais curriculares e a matriz de referência são documentos relacionados, mas possuem objetos e objetivos distintos.

6 Simare 2014 6 Referenciais Curriculares e Matriz de Referência A matriz de referência é dotada de um âmbito de atuação mais estreito e delimitado do que os referenciais curriculares. As matrizes de referência não se referem, diretamente, a conteúdos a serem ensinados, mas, antes, o conhecimento e competências a serem desenvolvidas. A matriz de referência não esgota o conteúdo a ser trabalhado em sala de aula.

7 Simare 2014 7 Referenciais Curriculares e Matriz de Referência As matrizes de referência da Avaliação Municipal de Rendimento Escolar de Curitiba – Simare/Curitiba - foram construídas por um conjunto de professores das diferentes áreas do conhecimento, a partir do Currículo da Secretaria Municipal da Educação.

8 Simare 2014 8 Atividade Matriz de Referência Formação de grupos com 4 pessoas; 1ª parte: Cada grupo deverá descrever e distinguir os conteúdos trabalhados em cada um dos tópicos da disciplina (o grupo poderá relacionar conteúdos de modo geral, para todas as etapas de escolaridade, ou limitar apenas uma etapa avaliada pelo sistema); Ao final, será discutido com os participantes da turma, os conteúdos apontados;

9 Simare 2014 9 Atividade Matriz de Referência 2ª parte: dividir os tópicos entre os grupos (podendo repetí-los); Cada grupo deverá discutir os conteúdos do tópico selecionado; Em seguida, desenvolver uma atividade para sala de aula, com base em um mais conteúdos apresentados;

10 Simare 2014 10 Atividade Matriz de Referência 3ª parte: entregar a Matriz de Referência; com base nos descritores da matriz de referência, apontar as habilidades que os estudantes devem ter desenvolvido para cumprir, com sucesso, a atividade proposta pelo grupo; Ao final, serão discutidas, com os participantes da turma, as atividades desenvolvidas pelos grupos;

11 Simare 2014 11 Referenciais Curriculares e Matriz de Referência

12 Simare 2014 12 Referenciais Curriculares e Matriz de Referência

13 Simare 2014 13 Referenciais Curriculares e Matriz de Referência

14 Simare 2014 14 Referenciais Curriculares e Matriz de Referência

15 Simare 2014 15 Referenciais Curriculares e Matriz de Referência

16 Simare 2014 16 Itens D 14

17 Simare 2014 17 Itens D 3

18 Simare 2014 18 Itens D 13

19 Simare 2014 19 2º Momento Os Padrões de Desempenho

20 Simare 2014 20 O que representam os Padrões de Desempenho? Recuperação RECUPERAÇÃO: Os estudantes demonstram um desenvolvimento ainda incipiente das principais habilidades associadas à sua etapa de escolaridade. Reforço REFORÇO: Os estudantes respondem itens com habilidades mais complexas, quando comparados com o verificado no padrão anterior. Aprofundamento APROFUNDAMENTO: Esses estudantes demonstram atender às condições mínimas para que avancem em seu processo de escolarização. Desafio DESAFIO: Esses estudantes costumam responder corretamente a um maior quantitativo de itens, o que sugere a sistematização do processo de aprendizagem de forma consolidada para aquela etapa de escolaridade. Do mais básico... Ao mais avançado...

21 Simare 2014 21 Padrões de Desempenho Formação de grupos com 4 pessoas; 1ª parte: Em cada grupo, observe os itens disponibilizados e classifique-os em dois conjuntos: Conjunto A: Itens com grau de dificuldade mais baixo, considerando o nível de complexidade de habilidades e competências relacionadas a etapa de escolaridade avaliada. Geralmente, corresponde ao conjunto de itens que fazem referência aos conteúdos desenvolvidos em etapas de escolaridade anteriores àquela avaliada; Conjunto B: Itens com grau de dificuldade correspondente à etapa de escolaridade do estudante. Serão discutidas, com os participantes da turma, os dois conjuntos de itens (A e B);

22 Simare 2014 22 Itens

23 Simare 2014 23 Itens

24 Simare 2014 24 Itens

25 Simare 2014 25 Itens

26 Simare 2014 26 Itens

27 Simare 2014 27 Itens

28 Simare 2014 28 Itens

29 Simare 2014 29 Itens

30 Simare 2014 30 Padrões de Desempenho 2ª parte: Com itens do Conjunto A: Observe, neste conjunto: A1) Itens com grau de complexidade aquém do esperado para aquela etapa de escolaridade avaliada. Os estudantes que respondem de modo correto, apenas esses itens, são aqueles que precisam de recuperação escolar para alcançar desempenho desejável ao final da educação básica, pois desenvolveram apenas habilidades com grau de complexidade mais baixo; A2) Itens com grau de complexidade abaixo do esperado para a etapa de escolaridade avaliada, quando comparado ao desenvolvimento de habilidades e competências correspondente àquela fase. Os estudantes que respondem de modo correto, esses itens ou aqueles mais simples, são estudantes que precisam de reforço escolar para alcançar desempenho desejável ao final da educação básica. Discussão!

31 Simare 2014 31 Padrões de Desempenho 3ª parte: Com itens do Conjunto B: Observe, neste conjunto: B1) Itens que estão relacionados a um desempenho mínimo esperado para aquela etapa de escolaridade, representando, para os indivíduos que responderam estes itens de modo correto, um avanço em seu processo de escolarização; B2) Itens que sugere a sistematização do processo de aprendizagem de forma consolidada para aquela etapa de escolaridade. Os alunos que responde corretamente estes itens, são aqueles que fazem relação das habilidades desenvolvidas em sala de aula em diferentes aplicações. Discussão!

32 Simare 2014 32 Padrões de Desempenho Abaixo do BásicoBásicoAdequadoAvançado A1A2B1B2 Quais as habilidades desenvolvidas pelos estudantes?

33 Simare 2014 33 Encerramento da Atividade Entregar Padrões de Desempenho; Relacionar com os Itens alocados em cada padrão;

34 Simare 2014 34 A metodologia adotada para construção de escala de proficiência utiliza o processo de ancoragem de itens. Com essa metodologia o item ancora, ou seja, se fixa em determinado nível da escala, de acordo com os percentuais de acerto que aquele item teve em cada nível. Na ancoragem o item passa a representar o nível, sendo considerado um item-âncora daquele nível. Cada nível é caracterizado por um conjunto de itens que são denominados itens-âncora. Para que o item ancore em determinado nível da escala, a maioria dos alunos situada neste nível deve acertar o item, enquanto no nível anterior um percentual considerável de alunos erra o item.

35 Simare 2014 35 Nessa metodologia é importante que existam itens selecionados que ancorem em cada nível de aprendizagem descrito na escala de proficiência, para que se relacionem itens-âncora em cada um deles, pois eles possuem como característica serem típicos do nível que está sendo avaliado, o que significa que eles são capazes de medir com eficiência a aprendizagem relacionada àquele nível.

36 Simare 2014 36 Padrões de Desempenho Abaixo do Básico

37 Simare 2014 37 Padrões de Desempenho Básico

38 Simare 2014 38 Padrões de Desempenho Adequado

39 Simare 2014 39 Padrões de Desempenho Avançado

40 Simare 2014 40 Itens D21C224,72

41 Simare 2014 41 Itens D25C415,05

42 Simare 2014 42 Itens D27A294,67

43 Simare 2014 43 Itens D03D181,45

44 Simare 2014 44 Itens D30B336,52

45 Simare 2014 45 Itens D30C390

46 Simare 2014 46 Itens D34B231,1

47 Simare 2014 47 Itens D35A158,01

48 Simare 2014 48 3º Momento Resultados

49 Simare 2014 49 Como os resultados chegam para a equipe da escola? Site; Coleção (revista sistema rede, gestor escolar, pedagógica e contextual) Estes materiais são publicados em documento em pdf e publicação html: TRI (foco na proficiência) e; TCT (foco no percentual de acerto) – deve ser solicitado junto a secretária.

50 Simare 2014 50 Como acessar os resultados no site? http://www.simare.caedufjf.net/

51 Simare 2014 51

52 Simare 2014 52

53 Simare 2014 53

54 Simare 2014 54 Geografia 6º ano

55 Simare 2014 55

56 Simare 2014 56 Geografia 8º ano

57 Simare 2014 57 Como começar?

58 Simare 2014 58 Equipe técnica Um dos trabalhos realizados após a divulgação dos resultados é aquele referente às atividades da equipe técnica. Esta equipe recebe os dados gerais da rede, de suas subdivisões e de suas escolas, o que permite estudar os resultados alcançados e desenvolver ações e intervenções para melhoria da qualidade educacional.

59 Simare 2014 59 Equipe técnica O foco de trabalho da equipe técnica é compreender a qualidade da educação dos estudantes da rede e observar como cada escola pode evoluir e alcançar melhores resultados nas próximas edições do sistema.

60 Simare 2014 60 Equipe técnica Sabemos que o trabalho de intervenção pedagógica é de responsabilidade da equipe pedagógica, mas cabe aos técnicos identificar as escolas que não apresentam resultados satisfatórios, buscar compreender o(s) motivo(s) pelos quais esses resultados não são suficientes e desenvolver ações para melhoria dos resultados.

61 Simare 2014 61 Equipe técnica Necessidade de cursos de capacitação e formação de professores; Modificações nas ações de gestão escolar; Aquisição de elementos relacionados à infraestrutura; Influências sociais e econômicas; e tantos outros... Podemos ter um ou mais motivos!

62 Simare 2014 62 Como a equipe técnica pode ajudar a escola a trabalhar os seus resultados na escola? O trabalho de intervenção realizado em cada escola deve ser desenvolvido pensando criticamente na prática de hoje ou anteriores e nos resultados alcançados. Conhecendo esses elementos, pode-se pensar em estratégias para melhorar a prática que será aplicada.

63 Simare 2014 63 Os grupos de trabalho e o modo de contato/intervenção para cada grupo A equipe técnica pode fazer intervenções na escola pensando no trabalho realizado pela equipe gestora e pela equipe pedagógica, os quais são diferentes. Qual o trabalho desenvolvido com a equipe gestora (direção e coordenação)? Qual o trabalho desenvolvido com equipe pedagógica (coordenadores e professores)?

64 Simare 2014 64 Equipe Gestora Conhecer os resultados gerais da escola: 1. Etapas avaliadas e percentual de participação; 2. Etapas avaliadas e proficiência média em cada disciplina; 3.Etapas avaliadas, proficiência média e distribuição por padrão de desempenho em cada disciplina; 4.Etapa de escolaridade e percentual de acerto por descritor Entregar os resultados.

65 Simare 2014 65 Resultado TRI Geografia 6º ano EF

66 Simare 2014 66 Resultado TRI Geografia 6º ano EF

67 Simare 2014 67 Organize os dados na tabela...

68 Simare 2014 68 Equipe pedagógica e equipe gestora 1. Etapas avaliadas e percentual de participação Observe o número de estudantes e o percentual de participação (acima ou abaixo de 80%?); Analise os resultados de participação (por que este resultado está acima ou abaixo de 80%?); Quais intervenções podem ser feitas pela equipe de gestores e professores da escola?

69 Simare 2014 69 Equipe pedagógica 2. Etapas avaliadas e proficiência média em cada disciplina Observe a proficiência média; Relacione a proficiência média com o padrão desempenho; Identifique habilidades e competências desenvolvidas (com base nesse padrão de desempenho);

70 Simare 2014 70 Equipe pedagógica 2. Etapas avaliadas e proficiência média em cada disciplina Reflita sobre o desempenho alcançado no teste e o resultado esperado pela escola ou pela rede: qual o desempenho alcançado pelos estudantes em relação ao esperado? Quais habilidades e competências devem ser desenvolvidas para alcançar o resultado esperado?

71 Simare 2014 71 Equipe pedagógica 2. Etapas avaliadas e proficiência média em cada disciplina Relacione o resultado alcançado com as políticas públicas rede e ações/intervenções pedagógicas implementadas na escola (o que podemos perceber/identificar?);

72 Simare 2014 72 Organize os dados na tabela...

73 Simare 2014 73 Equipe pedagógica 3. Etapas avaliadas, proficiência média e distribuição por padrão de desempenho em cada disciplina; Identifique o percentual de estudantes em cada padrão de desempenho; A(s) turma(s) dessa escola é(são) homogênea(s) e todos desenvolveram os conhecimentos no mesmo grau de complexidade?

74 Simare 2014 74 Equipe pedagógica 3. Etapas avaliadas, proficiência média e distribuição por padrão de desempenho em cada disciplina; Calcule o número de estudantes em cada padrão de desempenho; Conseguimos identificar quem são os estudantes alocados em cada padrão na escola? Considerar, em um primeiro momento, apenas o resultado por escola.

75 Calcular Número de estudantes Percentual 113100% ?42,5% REDE ESCOLA EXEMPLO de outro resultado : 48 44165 Simare 2014

76 76 Número de estudantes Percentual 81100% ?3,7% 3 16 55 7

77 Simare 2014 77 Equipe pedagógica 3. Etapas avaliadas, proficiência média e distribuição por padrão de desempenho em cada disciplina; Apresente as habilidades e competências desenvolvidas por cada grupo de estudantes (observar, em relação às habilidades e às competências, o desempenho alcançado por alunos que estão alocados em padrões de desempenho diferentes).

78 Simare 2014 78 Equipe pedagógica 3. Etapas avaliadas, proficiência média e distribuição por padrão de desempenho em cada disciplina; Com base nesse resultado, podemos fazer as seguintes inferências: Como possibilitar que os estudantes que chegaram ou chegarão a esta etapa desenvolvam as habilidades esperadas? Como recuperar os estudantes que já passaram pela etapa avaliada para que, ao final da Educação Básica, tenham desenvolvido habilidades e competências esperadas?

79 Simare 2014 79 RESULTADO TCT (Teoria Clássica dos Testes) (não consta no site) Geografia

80 Simare 2014 80 RESULTADO TCT Geografia

81 Simare 2014 81 RESULTADO TCT Geografia

82 Simare 2014 82 Organize os dados na tabela...

83 Simare 2014 83 Equipe Pedagógica 4. Etapa de escolaridade e percentual de acerto por descritor Observe o percentual de acerto geral da escola em cada disciplina e etapa de escolaridade;

84 Simare 2014 84 Equipe Pedagógica 4. Etapa de escolaridade e percentual de acerto por descritor Relacione cada conhecimento (descritor) com o percentual de acerto; Observe a relação existente entre descritores (são conhecimentos de uma mesma competência ou conteúdo comum?);

85 Simare 2014 85 Equipe Pedagógica 4. Etapa de escolaridade e percentual de acerto por descritor Observe descritores menos acertados (relacionar às habilidades/descritor): Estão relacionados a um mesmo domínio? Estão relacionados ao conhecimento com grau de complexidade maior que as demais conhecimentos do teste? São conhecimentos desenvolvidas naquela etapa avaliada ou são desenvolvidas ao longo do Ensino Fundamental?

86 Simare 2014 86 Equipe Pedagógica 4. Etapa de escolaridade e percentual de acerto por descritor Observe descritores menos acertados (relacionar às habilidades/descritor): Qual a relação de cada conhecimento com os conteúdos trabalhados em sala de aula? Quais as práticas pedagógicas adotadas pelos professores da escola em relação a cada um desses conteúdos? Como possibilitar a compreensão dos estudantes em relação a cada uma dessas habilidades: ações pedagógicas? Formação dos professores? Utilização de recursos pedagógicos?

87 Simare 2014 87 Equipe Pedagógica 4. Etapa de escolaridade e percentual de acerto por descritor Observe os descritores mais acertados (relacionar às habilidades/descritor): Estão relacionados a um mesmo domínio? Estão relacionados ao conhecimento com grau de complexidade menor que as demais conhecimentos do teste? Podem auxiliar no desenvolvimento de descritores menos acertados? Como?

88 Simare 2014 88 Equipe Pedagógica 4. Etapa de escolaridade e percentual de acerto por descritor Dentre os temas apresentados, quais são aqueles com os menores percentuais de acerto por descritor? Qual a relação desse resultado com o trabalho feito pelo professores em sala de aula? Este trabalho é adequado e suficiente para alcançar os resultados esperados? O que pode ser modificado? O que deve continuar?

89 Simare 2014 89 Equipe Pedagógica Avaliação externa e interna Os resultados da avaliação interna são comparáveis àqueles extraídos da avaliação externa: As habilidades avaliadas pelos professores são as mesmas avaliadas pelo programa de avaliação externa? Os conteúdos desenvolvidos pelos professores da escola, com base no currículo, estão relacionados com o conhecimento da matriz de referência?

90 90 AGORA É COM VOCÊS! Vamos promover a divulgação! Esperamos que o percurso dessa oficina tenha contribuído para atingirmos nosso objetivo principal: que os dados do SIMARE não sejam apenas números, e sim, ferramentas usadas para a melhoria da qualidade da educação ofertada pela escola. MÃOS À OBRA E BOA SORTE! Simare 2014

91 91 Julia Miranda

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