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PublicouAna Lívia Stefany Leão de Almada Alterado mais de 8 anos atrás
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Procedimentos Psicopedagógicos
Psicopedagogo Fábio Alexandre Pereira
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Recebimento da queixa A queixa é o ponto inicial para que sejam possíveis as intervenções necessárias. Pode ser apresentada pelos responsáveis, pelo professor ou outra pessoa da convivência do aluno. Após o recebimento da queixa inicia-se o procedimento de sondagem.
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Sondagem É o procedimento por meio do qual se busca aprofundar os aspectos que constituem a queixa. Entre outros, faz parte da sondagem a observação dos seguintes aspectos.
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Observação do aspecto afetivo
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Atividades aplicadas Jogo dos rabiscos Desenho livre
Coleção papéis de carta (Constatada a necessidade, a família é convocada e o encaminhamento é sugerido)
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Observação do aspecto cognitivo
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Raciocínio lógico Atividades aplicadas
Jogo lógico. Exemplo: Torre de Hanói Apresentação de uma situação problema Observação da resolução de um exercício de matemática da apostila
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Leitura e Escrita Atividades aplicadas
O objetivo é observar: Decodificação Compreensão do texto Ortografia Concordância Vocabulário Conhecimento de gêneros
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Oralidade Aspectos observados
Capacidade de expor fatos dentro de uma sequência lógica Articulação correta das palavras, pelo uso adequado dos sons da língua portuguesa Capacidade de expor suas opiniões sobre um assunto
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Observação do aspecto motor
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O modo como a criança segura o lápis
A força aplicada para realizar os movimentos de escrita A velocidade da escrita Observar se a criança produz os grafemas sem a necessidade de acompanhar os movimentos realizados com os olhos Perguntar à criança se os movimentos produzem algum desconforto nos pequenos músculos empregados durante a escrita
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Diagnóstico Realizadas tais atividades podemos perceber qual a necessidade do aluno e realizar o encaminhamento.
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Atividades desenvolvidas com a família
Entrevista (anamnese) Encaminhamento dos responsáveis para escola de pais e mães Orientações sobre os serviços disponíveis nas entidades parceiras
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Intervenções no espaço escolar
Sugestões para o trabalho pedagógico, visando intervir junto às necessidades constatadas no processo de ensino-aprendizagem
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Instituições Parceiras
NAIA (psicologia, psicopedagogia) CRAS (assistência social) CREAS (psicologia) GIAARO (psicologia) Postão (psicologia, fonoaudiologia) Conselho Tutelar Pediatras (Dr Eder, Dr Ronaldo) APAE AADF Centro de psicologia da FIO Estácio de Sá (fisioterapia)
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(Visitas periódicas são feitas a essas instituições parceiras com o objetivo de colher informações que possam trazer contribuições ao processo educativo)
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