A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ALIMENTOS QUE DEVES EVITAR!! Está na Hora de Começar… NomeNºAno/Turma Ana Cristina1 8ºA Renata Domingues14 Sara Madaleno16 Sara Brandão17 Sofia Lucas19.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ALIMENTOS QUE DEVES EVITAR!! Está na Hora de Começar… NomeNºAno/Turma Ana Cristina1 8ºA Renata Domingues14 Sara Madaleno16 Sara Brandão17 Sofia Lucas19."— Transcrição da apresentação:

1 ALIMENTOS QUE DEVES EVITAR!! Está na Hora de Começar… NomeNºAno/Turma Ana Cristina1 8ºA Renata Domingues14 Sara Madaleno16 Sara Brandão17 Sofia Lucas19

2 INTRODUÇÃO O nosso grupo de trabalho está a desenvolver um projecto sobre a alimentação não saudável e sobre as ementas a evitar. A nossa ementa tem várias opções e está organizada com o formato de um menu de um restaurante. O nosso projecto consiste em ensinar à sociedade que a alimentação é muito importante e que comer bem não significa comer muito. Outro objectivo do nosso trabalho é mostrar as consequências de uma alimentação incorrecta e referir os alimentos mais calóricos que nos prejudicam mais na saúde. Falamos também de algumas doenças problemáticas.

3 O QUE É A ALIMENTAÇÃO?  Conjunto de hábitos e substâncias usadas para as funções vitais.  Elemento de cultura e que permite uma saúde melhor.  Uma acção que permite o bom funcionamento do corpo e ausência de doenças: equilíbrio dos nutrientes.  Alimentos - 3 Grupos: o Energéticos (fornecem energia, exs: manteiga, bacon, açúcar) o Construtores (constroem e desenvolvem os ossos e todas as partes do corpo, exs: carne, produtos lácteos, feijão) o Reguladores (regulam o funcionamento do organismo, contêm as vitaminas A, B, C, D, E, K, e minerais, exs: frutas, legumes, verduras).

4 MÁ ALIMENTAÇÃO  Alimentação inapropriada.  Alimentação em que não existe um alimento de cada sector da Roda dos Alimentos.  Geralmente nos países em Desenvolvimento – Alimentos escassos, sendo estes pouco nutritivos.  Devida a maus hábitos alimentares; ao consumo de fast foods; falta de exercício.  Culpa dos pais: maus hábitos. MÁ ALIMENTAÇÃO INFANTIL  Devida ao consumo de álcool, drogas e tabaco, sanduíches, refrigerantes, batatas fritas, doces…  Vício da comida industrializada: dependência da fast food.

5 ANOREXIA  Disfunção alimentar, devido a uma insuficiência alimentar e stress físico.  Envolve componentes: psicológicos; físicos; sociais.  Alguém anoréxico pode ser também bulímico (que emagrece através do vómito), pois devido a uma má alimentação ficará com um peso demasiado baixo para a estrutura, em qualquer das doenças.  Afecta principalmente adolescentes do sexo feminino e jovens mulheres.  Causada nos jovens devido à difícil aceitação do grupo e aos problemas com a auto imagem.

6 OBESIDADE  Doença em que a reserva da gordura aumenta até causar problemas de saúde e uma maior taxa de mortalidade.  Excesso de peso: doenças do organismo como a diabetes e problemas de coração.

7 PEQUENO - ALMOÇO INCONVENIENTES DA EMENTA Elevado teor de gordura. Elevado teor de açúcar e elevado teor de gordura. Aumenta a produção de acne; provoca cárie dentária; pode provocar hiperactividade. Elevado teor de gordura. Pode causar alergia alimentar; intoxicação por salmonelas, se não forem bem cozinhados; e tem elevado teor de colesterol. Contem sódio e sal que prejudicam a saúde.

8 ALMOÇO/JANTAR ENTRADAS Tem um teor de sódio elevado, devido a ser curado, para conservar. A sua gordura é responsável por 70% das calorias; elevado teor de sal; elevado teor de aditivos; contêm colesterol. Ricos em sal, açúcar e gordura. Ricos em gorduras saturadas e calorias. Aumentam o risco de ataques cardíacos. Aumentam o risco de colesterol.

9 PRATOS PRINCIPAIS SOBREMESAS Curada tem elevado teor de sódio e nitritos. Rica em gorduras e pobre em proteínas; rica em sódio; os seus recheios aumentam o teor de gordura e duplicam o nível de sal. Em demasia aumenta o risco do cancro do cólon; em excesso pode aumentar o risco de doenças cardíacas. Verdes e grelhadas podem ter substâncias tóxicas Elevado teor calórico; os ovos crus podem conter risco de salmonelas na maionese fresca; elevado teor de colesterol. Elevado teor de açúcar e uma grande quantidade de ovos. Facilitam o aumento do colesterol. Muitas calorias e gorduras saturadas; colesterol devido aos ovos, à manteiga e às natas; ricos em açúcar e hidratos de carbono.

10 LANCHEBEBIDAS Elevado teor de açúcar. Se tiverem açúcar, podem causar cáries; Muitas são ricas em gorduras; Pobres em nutrientes. Ricas em calorias; contém ácidos gordos que podem ser nocivos; As mais duras são ricas em gorduras saturadas. Muito açúcar que contribui para a cárie dentária; podem afectar o esmalte dos dentes; algumas têm cafeína em excesso. É prejudicial na gravidez; aumenta o risco de cancro, de pancreatite ou de ataque cardíaco; pode afectar o fígado. Risco de doença cardíaca e de colesterol; pode provocar enxaquecas; risco de osteoporose.

11 TEM UMA BOA ALIMENTAÇÃO CUIDA DO TEU CORAÇÃO!! NÃO VIVAS P’RA COMER, COME P’RA VIVER!!


Carregar ppt "ALIMENTOS QUE DEVES EVITAR!! Está na Hora de Começar… NomeNºAno/Turma Ana Cristina1 8ºA Renata Domingues14 Sara Madaleno16 Sara Brandão17 Sofia Lucas19."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google