A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profº Ms Pedro Osmar Figueiredo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profº Ms Pedro Osmar Figueiredo"— Transcrição da apresentação:

1 Educação Física nas séries iniciais do Ensino Fundamental: a obrigatoriedade em debate
Profº Ms Pedro Osmar Figueiredo Professor da Secretaria de Educação do DF - Escola Classe Natureza – Paranoá rural Pesquisador do NECON / REDE CEDES / UnB Consultor de Formação do Programa Esporte e Lazer da Cidade – Ministério do Esporte Membro do Coletivo de Formação de Brasília

2 RELAÇÃO NÍVEIS DE ESCOLARIDADE – IDADE
1) Educação Infantil: 0 a 5 anos 2) Ensino Fundamental 1º ao 5º ano, 6 a 10 anos 6º ao 9º ano, 11 a 14 anos Total = matrículas Públicas = matrículas Privadas = matrículas 3) Ensino Médio: de 15 a 18 anos 4) Educação de Jovens e Adultos - EJA

3 Educação Escolar A Escola tem o papel de mediadora entre o indivíduo e a sociedade, entre o conhecimento cotidiano e o conhecimento científico, entre o patrimônio de conhecimentos produzidos historicamente pela a humanidade e os educandos que fazem parte desse tempo-espaço pedagógicos que caracterizam o ambiente escolar.

4 Educação Escolar “O Trabalho educativo é o ato de produzir, direta e intencionalmente, em cada indivíduo singular, a humanidade que é produzida historicamente e coletivamente pelo conjunto dos homens.“ (Saviani, 1996).

5 Educação Física Área de conhecimento da cultura corporal de movimento, e a Educação Física Escolar como uma disciplina que introduz e integra o aluno na cultura corporal de movimento, formando um cidadão que vai produzi-la, reproduzi-la e transformá-la, instrumentalizando para usufruir dos jogos, dos esportes, das danças e das ginásticas em benefícios dos exercícios críticos da cidadania e da melhoria da qualidade de vida. ( PCNs – MEC, 1998 , p. 29)

6 Educação Física Escolar
É neste sentido que se entende a Educação Física na escola, como uma área de conhecimento, uma disciplina, com o mesmo grau de importância que contempla todas as outras disciplinas em uma proposta curricular (Educação Física, Matemática, Geografia, Estudos Sociais, Língua Portuguesa, Artes etc). Sem hierarquia.

7 AS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS
Aptidão Física Desenvolvimentista Interacionista / construtivista Psicomotora Crítico-emancipatória Crítico-superadora (Darido, 2004; 2005)

8 CRÍTICO-SUPERADORA Conteúdo: Cultura Corporal “acervo de formas de representação do mundo que o homem tem produzido no decorrer da história, exteriorizadas pela expressão corporal: jogos, danças, lutas, exercícios ginásticos, esporte, malabarismo, contorcionismo, mímica e outros que podem ser identificados como formas de representação simbólica de realidades vividas pelo homem, historicamente criadas e culturalmente desenvolvidas” (p. 38)

9 Sistema Societal: o Capitalismo
Hegemônico ( Ideologia Dominante) Princípios: -Mercado; -Individualismo; -Competição; -Rendimento; -Diferenças de classes; Violência -Discriminação Instituições: -Religiosa; -Jurídica; -Familia -Política; Escola: JOGO/ BRINCADEIRA Indústria Cultural: Tevê; Rádio, Jornais, revistas,cinema etc. Tabela: Prof Juarez Sampaio

10 Tevê; Rádio, Jornais, revistas,cinema etc.
Hegemônico ( Ideologia Dominante) Princípios: -Mercado; -Individualismo; -Competição; -Rendimento; -Diferenças de classes; Violência -Discriminação Instituições: -Religiosa; -Jurídica; -Familia -Política; Escola: JOGO/ BRINCADEIRA Indústria Cultural: Tevê; Rádio, Jornais, revistas,cinema etc.

11 Crianças brincando com ossos humanos

12 PROJETO DE LEI Nº 473/2007 “Dispõe da obrigatoriedade da presença do profissional de Educação Física, devidamente habilitado, no sistema de ensino do Distrito Federal.“ O PL apresenta 2 questões centrais: 1º - A Ed. Física como componente curricular obrigatório em todas as séries e níveis de ensino. 2º Fica assegurado, exclusivamente, ao profissional , devidamente habilitado na forma da lei, o exercício da docência ou orientação da prática dessa disciplina. PROBLEMA: a lei não se refere ao professor (devidamente licenciado), que tem sua profissão submetida ao Ministério da Educação! HIPOTÉSE: Por traz do PL está o Sistema CREF/CONFEF que pretende “dominar” o setor escolar sobre o qual não tem gerência legal.

13 PROJETO DE LEI Nº 473/2007 O PL justifica a inclusão da Educação nas séries iniciais do Ensino Fundamental da seguinte forma: Os professores das séries iniciais não tem o conhecimento específico da ‘matéria’ (INAPTOS), o que vem gerando verdadeiros analfabetos motores. Problemas: 1 - Desqualifica os professores de séries iniciais (concursados inclusive) que possuem sim, uma formação específica com o trato da cultura corporal.

14 Problemas (Justificativa)
2- O termo analfabeto motor (Bássoli – UEM) parte da perspectiva que a criança não possui conhecimento / saber da cultura corporal. A premissa é de um processo cada vez maior de imobilidade infantil conduzindo ao sedentarismo. A Ed. Física Escolar seria a salvação! P. Freire conhecimento cotidiano / saberes diferentes D. Saviani – o que falta é a apropriação crítica do conhecimento cotidiano em direção ao conhecimento sistematizado.

15

16 Justificativa A Ed. Física nas séries iniciais pode permitir:
1- O acesso a cultura corporal; 2 - Organização do conhecimento; 3 - O trabalho interdisciplinar;

17 “Na perspectiva da reflexão da cultura corporal, a expressão corporal é uma linguagem, um conhecimento universal, patrimônio da humanidade que igualmente precisa ser transmitido e assimilado pelos alunos na escola. A sua ausência impede que o homem e a realidade sejam entendidos dentro de uma visão de totalidade. Como compreender a realidade natural e social, complexa e contraditória, sem uma reflexão sobre a cultura corporal humana? “ (p. 42).


Carregar ppt "Profº Ms Pedro Osmar Figueiredo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google