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Sistemas de Informação e Pesquisa de Marketing Global

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Apresentação em tema: "Sistemas de Informação e Pesquisa de Marketing Global"— Transcrição da apresentação:

1 Sistemas de Informação e Pesquisa de Marketing Global

2 Passo 4: Análise de dados
Análise do padrão de demanda: os padrões de crescimento industrial dão uma boa ideia sobre a demanda de mercado, pois em geral revelam padrões de consumo, padrões de produção e ajudam a avaliar as oportunidades de mercado. Além disso, as tendências na produção industrial indicam mercados potenciais para empresas que fornecem insumos a indústrias.

3 Passo 4: Análise de dados
Nos primeiros estágios de crescimento de um país, quando a renda per capita é baixa, a produção está concentrada nas necessidades básicas, como alimentos e bebidas e outros tipos de indústria leve. Conforme a renda aumenta, a importância relativa dessas indústrias diminui e a indústria pesada começa a se desenvolver. Se a renda continua a aumentar, o setor de serviços ultrapassa o de manufaturados em termos de importância.

4 Passo 4: Análise de dados
Medidas de elasticidade de renda: descreve o relacionamento entre a demanda para um bem e as mudanças na renda. Os estudos de elasticidade da renda de produtos de consumo mostram que as necessidades como alimentação e vestuário são caracterizadas por uma inelasticidade de demanda.

5 Passo 4: Análise de dados
Dito de outra maneira, os gastos com produtos dessa categoria aumentam, mas em uma % mais baixa do que as taxas de aumento da renda – Lei de Engels. A demanda por bens de consumo duráveis, como móveis e aparelhos, tende a ser elástica quanto à renda, crescendo relativamente mais rápido do que os aumentos da renda.

6 Passo 4: Análise de dados
Estimativas de mercado por analogia: é uma técnica alternativa que é utilizada quando não há dados disponíveis sobre o tamanho do mercado. Pode fazer-se comparações cruzadas de seções ou deslocar os dados em um determinado período de tempo.

7 Passo 4: Análise de dados
Comparações cruzadas de seções: pressupõe-se que existe uma analogia entre a relação de um fator com a demanda para um determinado produto em dois países diferentes.

8 Passo 4: Análise de dados
Deslocamento no tempo: é um método útil de análise de mercado quando há dados disponíveis par dois mercados em diferentes níveis de desenvolvimento. Tem como base a pressuposição de que os mercados em questão atravessam os mesmos estágios de desenvolvimento em diferentes momentos.

9 Passo 4: Análise de dados
Análise por agrupamento: o objetivo é reunir as variáveis em conjuntos que maximizem as similaridades intragrupo e as diferenças intergrupos. A análise por agrupamento é muito apropriada como pesquisa de marketing global, porque similaridades e diferenças podem ser estabelecidas entre os mercados locais, nacionais e regionais do mundo.

10 Passo 4: Análise de dados
Análise dos resultados: devido à existência de numerosas técnicas de análise e à possibilidade de utilização de diferentes pressuposições, as conclusões finais que podem ser tiradas das pesquisas de mercado podem chegar a conclusões diferentes.

11 Passo 5: Apresentação dos resultados
Um resultado baseado na pesquisa de mercado deve ser útil aos administradores como subsídio para o processo decisório. Ele deve relatar claramente o problema ou a oportunidade identificada no 1º passo, de modo a fundamentar a ação gerencial.

12 Questões atuais de pesquisa de marketing global
Profissionais de marketing engajados na pesquisa global enfrentam problemas e condições especiais – deve analisar diferentes mercados com características próprias. Em alguns países, a disponibilidade de dados confiáveis é limitada.

13 Questões atuais de pesquisa de marketing global
Mercados pequenos, com potencial para lucros modestos exigem pesquisas baratas, alinhadas com o seu potencial de lucros. A comparabilidade das estatísticas internacionais também varia muito. A falta de técnicas padronizadas para a coleta de dados contribui para o problema.

14 Questões atuais de pesquisa de marketing global
A pesquisa global de consumo pode ser tolhida pela relutância das pessoas em falar com estranhos, pela dificuldade de localizá-las. Além disso, em um país de renda mais baixa os serviços de pesquisa industrial e de consumo são menos desenvolvidos, embora seu custo seja mais baixo do que nos países de renda alta.

15 Questões atuais de pesquisa de marketing global
O controle da matriz sobre a pesquisa de marketing global: Na multinacional, é delegada à subsidiária operacional, mas retém a responsabilidade e o controle geral, para que possa fornecer resultados comparáveis.

16 Questões atuais de pesquisa de marketing global
O controle da matriz sobre a pesquisa de marketing global: A função do diretor de pesquisa global é assegurar que a empresa alcance os resultados máximos da alocação total de seus recursos de pesquisa ao redor do mundo e pela elaboração do programa geral de pesquisas.

17 Questões atuais de pesquisa de marketing global
O sistema de informação de marketing como ativo estratégico: as fronteiras entre a empresa e o mundo estão em fase de dissolução. A fronteira entre o marketing e outras funções também, devido à mudança no papel desempenhado pelas informações de ferramenta de apoio passaram a ser ativo estratégico gerador de riqueza.

18 Questões atuais de pesquisa de marketing global
O controle da matriz sobre a pesquisa de marketing global: algumas empresas estão buscando estruturas com menos hierarquias, menos centralizadas nas tomadas de decisões.

19 Abordagem integrada da coleta de informações
A organização precisa de uma atividade coordenada para tomar conhecimento dos aspectos do ambiente sobre os quais deseja manter-se informada. O objetivo dessa atividade (Inteligência Organizada), é sistematizar a coleta e a análise de informações competitivas, para suprir as necessidades da organização como um todo.

20 Obrigado!


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