A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Simare 2014 1 3º Momento Resultados. Simare 2014 2 Como os resultados chegam para a equipe da escola? site; coleção (revistas); Estes materiais são publicados.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Simare 2014 1 3º Momento Resultados. Simare 2014 2 Como os resultados chegam para a equipe da escola? site; coleção (revistas); Estes materiais são publicados."— Transcrição da apresentação:

1 Simare º Momento Resultados

2 Simare Como os resultados chegam para a equipe da escola? site; coleção (revistas); Estes materiais são publicados em documento pdf e publicação html: TRI (foco na proficiência) e; TCT (foco no percentual de acerto).

3 Simare Como acessar os resultados no site?

4 Simare

5 5

6 Proficiência Média – médias comparadas; Participação; Percentual (evolução do percentual) de estudantes por padrão de desempenho; Formas de Apresentação dos Resultados Simare 2014

7 7 Ciências 4º EF

8 Simare

9 9

10 10 Ciências 4º EF

11 Simare Ciências 4º EF Percentual de estudantes por Padrão de Desempenho

12 Simare Como começar?

13 Simare Equipe técnica Um dos trabalhos realizados após a divulgação dos resultados é aquele referente às atividades da equipe técnica. Esta equipe recebe os dados gerais da rede, de suas subdivisões e de suas escolas, o que permite estudar os resultados alcançados e desenvolver ações e intervenções para melhoria da qualidade educacional.

14 Simare Equipe técnica O foco de trabalho da equipe técnica é compreender a qualidade da educação dos estudantes da rede e observar como cada escola pode evoluir e alcançar melhores resultados nas próximas edições do sistema.

15 Simare Equipe técnica Sabemos que o trabalho de intervenção pedagógica é de responsabilidade da equipe pedagógica, mas cabe aos técnicos identificar as escolas que não apresentam resultados satisfatórios, buscar compreender o(s) motivo(s) pelos quais esses resultados não são suficientes e desenvolver ações para melhoria dos resultados.

16 Simare Equipe técnica Necessidade de cursos de capacitação e formação de professores; Modificações nas ações de gestão escolar; Aquisição de elementos relacionados à infraestrutura; Influências sociais e econômicas; e tantos outros... Podemos ter um ou mais motivos!

17 Simare Como a Equipe Técnica pode ajudar a escola a trabalhar com seus resultados? O trabalho de intervenção realizado em cada escola deve ser desenvolvido pensando criticamente na prática de hoje ou anteriores e nos resultados alcançados. Conhecendo esses elementos, pode-se pensar em estratégias para melhorar a prática que será aplicada.

18 Simare A equipe técnica pode fazer intervenções na escola pensando no trabalho realizado pela equipe gestora e pela equipe pedagógica, os quais são diferentes. Qual o trabalho desenvolvido com a equipe gestora (direção e coordenação)? Qual o trabalho desenvolvido com a equipe pedagógica (coordenadores e professores)?

19 Simare Equipe Gestora Conhecer os resultados gerais da escola: 1. Etapas avaliadas e percentual de participação; 2. Etapas avaliadas e proficiência média em cada disciplina; 3.Etapas avaliadas, proficiência média e distribuição por padrão de desempenho em cada disciplina; 4.Etapa de escolaridade e percentual de acerto por descritor

20 20 Simare 2014 Percentual de estudantes por Padrão de Desempenho

21 Simare Resultado TRI Ciências 4º ano EF

22 22 Simare 2014

23 23 Resultado TRI

24 24 Proficiência Média – Médias Comparadas Simare 2014

25 25 Escola 225 REDE 216,7 Abaixo do Básico Adequado Avançado Simare 2014

26 26 Organize os dados na tabela...

27 Simare Equipe pedagógica e Equipe Gestora 1. Etapas avaliadas e percentual de participação Observe o número de estudantes e o percentual de participação (acima ou abaixo de 80%?); Analise os resultados de participação (por que este resultado está acima ou abaixo de 80%?); Quais intervenções podem ser feitas pela equipe de gestores e professores da escola? O que conversar com os professores? O que conversar com os pais? O que conversar com os alunos? Discutir e apresentar um plano de ação possível, com detalhes sobre quando isso seria feito.

28 28 Participação – nº de estudantes Simare 2014

29 29 Equipe pedagógica 2. Etapas avaliadas e proficiência média em cada disciplina Observe a proficiência média; Relacione a proficiência média com o padrão desempenho; Identifique conhecimentos e competências desenvolvidas (com base nesse padrão de desempenho);

30 Simare Equipe pedagógica 2. Etapas avaliadas e proficiência média em cada disciplina Reflita sobre o desempenho alcançado no teste e o resultado esperado pela escola ou pela rede: qual o desempenho alcançado pelos estudantes em relação ao esperado? Quais conhecimentos e competências devem ser desenvolvidas para alcançar o resultado esperado?

31 Simare Equipe pedagógica 2. Etapas avaliadas e proficiência média em cada disciplina Relacione o resultado alcançado com as políticas públicas implementadas na rede e ações/intervenções pedagógicas implementadas na escola (o que podemos perceber/identificar?);

32 Simare Organize os dados na tabela... (Escola)

33 Simare Equipe pedagógica 3. Etapas avaliadas, proficiência média e distribuição por padrão de desempenho em cada disciplina; Identifique o percentual de estudantes em cada padrão de desempenho; A(s) turma(s) dessa escola é(são) homogênea(s) e todos desenvolveram os conhecimentos no mesmo grau de complexidade?

34 Simare Equipe pedagógica 3. Etapas avaliadas, proficiência média e distribuição por padrão de desempenho em cada disciplina; Calcule o número de estudantes em cada padrão de desempenho; Conseguimos identificar quem são os estudantes alocados em cada padrão na escola? Considerar, em um primeiro momento, apenas o resultado por escola.

35 Calcular Número de estudantes Percentual % ?42,5% REDE ESCOLA EXEMPLO de outro resultado : Simare 2014

36 36 Número de estudantes Percentual 81100% ?3,7%

37 Simare Equipe pedagógica 3. Etapas avaliadas, proficiência média e distribuição por padrão de desempenho em cada disciplina; Apresente os conhecimentos e às competências desenvolvidas por cada grupo de estudantes (observar, em relação os conhecimentos o desempenho alcançado por alunos que estão alocados em padrões de desempenho diferentes).

38 Simare Equipe pedagógica 3. Etapas avaliadas, proficiência média e distribuição por padrão de desempenho em cada disciplina; Com base nesse resultado, podemos fazer as seguintes inferências: Como possibilitar que os estudantes que chegaram ou chegarão a esta etapa desenvolvam os conhecimentos esperadas? Como recuperar os estudantes que já passaram pela etapa avaliada para que, ao final da Educação Básica, tenham desenvolvido conhecimentos e competências esperadas?

39 Simare RESULTADO TCT (não consta no site) Ciências - 4° ano

40 Simare Organize os dados na tabela... Descritores com MENORES percentuais de acerto Descritores com MAIORES percentuais de acerto Conhecimentos descritos na matriz

41 Simare Equipe Pedagógica 4. Etapa de escolaridade e percentual de acerto por descritor Observe o percentual de acerto geral da escola na disciplina e etapa de escolaridade (Ciências – 4 °ano) Relacione cada habilidade (descritor) com o percentual de acerto; Observe a relação existente entre descritores (são conhecimentos de uma mesma competência ou conteúdo comum?);

42 Simare RESULTADO TCT (não consta no site) Ciências - 4° ano

43 Simare

44 44

45 45

46 Simare Equipe Pedagógica 4. Etapa de escolaridade e percentual de acerto por descritor Observe descritores menos acertados (relacionar aos conhecimentos/descritor): Estão relacionados aos conhecimentos com grau de complexidade maior que as demais conhecimentos do teste? São conhecimentos desenvolvidas naquela etapa avaliada ou são desenvolvidas ao longo do Ensino Fundamental?

47 Simare Equipe Pedagógica 4. Etapa de escolaridade e percentual de acerto por descritor Observe descritores menos acertados (relacionar aos conhecimentos/descritor): Qual a relação de cada habilidade com os conteúdos trabalhados em sala de aula? Quais as práticas pedagógicas adotadas pelos professores da escola em relação a cada um desses conteúdos? Como possibilitar a compreensão dos estudantes em relação a cada uma dessas conhecimentos: ações pedagógicas? Formação dos professores? Utilização de recursos pedagógicos?

48 Simare Equipe Pedagógica 4. Etapa de escolaridade e percentual de acerto por descritor Observe os descritores mais acertados (relacionar aos conhecimentos/descritor): Estão relacionados aos conhecimentos com grau de complexidade menor que as demais conhecimentos do teste? Podem auxiliar no desenvolvimento de descritores menos acertados? Como?

49 Simare Equipe Pedagógica 4. Etapa de escolaridade e percentual de acerto por descritor Qual a relação desse resultado com o trabalho feito pelo professores em sala de aula? Este trabalho é adequado e suficiente para alcançar os resultados esperados? O que pode ser modificado? O que deve continuar?

50 Simare Equipe Pedagógica Avaliação externa e interna Os resultados da avaliação interna são comparáveis àqueles extraídos da avaliação externa: Os conhecimentos avaliadas pelos professores são as mesmas avaliadas pelo programa de avaliação externa? Os conteúdos desenvolvidos pelos professores da escola, com base no currículo, estão relacionados com os conhecimentos da matriz de referência?

51 51 AGORA É COM VOCÊS! Vamos promover a divulgação! Esperamos que o percurso dessa oficina tenha contribuído para atingirmos nosso objetivo principal: que os dados do SIMARE não sejam apenas números, e sim, ferramentas usadas para a melhoria da qualidade da educação ofertada pela escola. MÃOS À OBRA E BOA SORTE! Simare 2014

52 52

53


Carregar ppt "Simare 2014 1 3º Momento Resultados. Simare 2014 2 Como os resultados chegam para a equipe da escola? site; coleção (revistas); Estes materiais são publicados."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google