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Maria Encarnação Silva Escola Superior de Educação de Lisboa

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Apresentação em tema: "Maria Encarnação Silva Escola Superior de Educação de Lisboa"— Transcrição da apresentação:

1 Maria Encarnação Silva Escola Superior de Educação de Lisboa
Alguns conceitos e palavras-chave para melhor ler os Novos Programas de Português para o Ensino Básico Maria Encarnação Silva Escola Superior de Educação de Lisboa

2 Currículo Corpo de aprendizagens consideradas socialmente necessárias, num determinado tempo e situação, organizadas numa estrutura e sequência finalizadas, cuja organização e consecução compete à instituição escolar assegurar. Consubstancia o que socialmente, em cada época, se considera que deve ser ensinado e aprendido na escola. (in Roldão, M. C. et allia (2006). Currículo da Educação Básica – Recomendações para a sua operacionalização no 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico, p.13) Legitimação do Novo Programa: a sociedade mudou, exigindo novas competências.

3 Desenvolvimento Curricular
Processo de concepção/construção de um currículo e operacionalização/desenvolvimento desse currículo em termos de acções e situações de ensino intencionais, planeadas para a apropriação das aprendizagens corporizadas no currículo. Implica gerir o currículo nacional ao nível da escola e da turma e planificar o trabalho curricular para cada situação. (idem)

4 Programas Instrumentos do Currículo Mutáveis Contextualizados
Contributo para que as competências exigidas pela sociedade do momento sejam adquiridas Mais ou menos perscritivos (in Roldão, M. C. et allia (2006). Currículo da Educação Básica – recomendações para a sua operacionalização no 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico, p. 13) A chave do sucesso na sociedade actual é o conhecimento. Este programa foi construído no pressuposto de que os professores não são meros executores mas sim decisores e gestores. Exemplo: a opção por ciclos e não por anos.

5 Progressão O conceito de progressão adquire uma grande importância neste programa. É preciso para cada competência estabelecer a progressão entre resultados esperados de um ciclo para o outro; para cada resultado esperado estabelecer a progressão entre os descritores que contribuem para que esse resultado esperado seja atingido...

6 Progressão Articulação vertical – lógica de progressão do conhecimento vertical (progressão do conhecimento disciplinar). Articulação horizontal – lógica de harmonização e interacção da aquisição de conhecimentos num mesmo patamar de desenvolvimento da aprendizagem. (Roldão, M. C. (2009). Conferência Plenária Nacional PNEP. Costa da Caparica)

7 Progressão O conceito de progressão mobiliza outros conceitos :
O conceito de zona de desenvolvimento próximo trazido por Vigotsky. O conceito de aprendizagem significativa – cada aprendizagem adquire sentido se se integrar nos esquemas mentais já existentes. O conceito de conhecimento prévio.

8 Progressão Implica: Avaliação nas diferentes modalidades

9 Resultados esperados: Compreensão do oral, Programa pp 24-25
1º e 2º anos 3º e 4º anos Saber escutar para reproduzir pequenas mensagens e para cumprir ordens e pedidos . Prestar atenção a breves discursos sobre assuntos que lhe são familiares, retendo o essencial da mensagem. Saber escutar, para organizar e reter informação essencial, discursos breves em português padrão e com algum grau de formalidade. Distinguir entre facto e opinião, informação implícita e explícita, o que é essencial do que é acessório.

10 Competências Entende-se por competências o conjunto dos conhecimentos e das capacidades que permitem a realização de acções, bem como a compreensão dos comportamentos de outrem. Programa de Português do Ensino Básico, 2009:15

11 Competências Mobilização, integrada e adequada, dos conhecimentos e saberes adquiridos que implica “uma combinatória de capacidades, conhecimentos, aptidões e atitudes apropriadas a situações específicas, requerendo também “a disposição para” e “o saber como” aprender”. (Comissão Europeia, 2004)

12 Competências linguístico-comunicativas
São aquelas que permitem a um indivíduo agir, utilizando instrumentos linguísticos, para efeitos de relacionamento com os outros e com o mundo. As actividades linguísticas abrangem a competência comunicativa em língua oral ou escrita, em práticas de recepção ou de produção. ( Programas de Português do Ensino Básico, 2009:15)

13 Competência/Objectivo
Questões: Competência substitui objectivo? O que é um objectivo? Objectivo é aquilo que pretendemos que o aluno aprenda , numa dada situação de aprendizagem , e face a um determinado conteúdo ou conhecimento. (Roldão, M. C. (2008). Gestão do Currículo e Avaliação de Competências. Editorial Presença)

14 Competência/Objectivo
A competência é, no fundo, o objectivo último dos vários objectivos que para ela contribuem. Os objectivos devem orientar-se para a construção de competências. A competência é “o saber em uso” na acepção de Perrenoud por oposição ao saber inerte. (ibidem)

15 Conteúdos Os conteúdos são de natureza conceptual e descritiva e activam competências metalinguísticas, metatextuais e metadiscursivas, como resultado de uma reflexão pedagogicamente orientada sobre situações e usos particulares da língua e visando o conhecimento sistematizado da estrutura e das práticas do português-padrão. Programa de Português do Ensino Básico, 2009:16

16 Conteúdos Nos Novos Programas temos conteúdos de natureza diversa:
Declarativos: verbo, nome... Procedimentais: tomada de notas, elaboração de grelhas e esquemas... Procedimentais e declarativos ao mesmo tempo: o resumo...

17 Conteúdos Nos Novos Programas: Há conteúdos que se repetem
Há conteúdos listados numa competência que podem ser trabalhados noutra competência e mobilizados depois (exemplo da inferência que aparece na leitura e pode ser trabalhada no oral) Há conteúdos escritos com uma cor mais clara e outros com uma cor mais escura

18 Conteúdos e progressão
A progressão não é dada só pelo conteúdo mas pelos descritores relativos ao mesmo. Veja-se exemplo do adjectivo: Distinguir nomes, verbos e adjectivos Classificar e seriar Identificar as características que justificam a inclusão ou exclusão de palavras numa classe Explicitar regras de flexão adjectival Mobilizar o saber adquirido na compreensão e expressão oral e escrita Programas de Português do Ensino Básico, 2009:49 e 56

19 Competências/Conteúdos
As competências não excluem os conteúdos, pelo contrário, exigem uma apropriação sólida dos mesmos, organizados numa síntese integradora, apropriada pelo sujeito de modo a permitir-lhe convocar os conhecimentos face às diferentes situações e contextos. (Roldão, M. C. (2008:24).Gestão do Currículo e Avaliação de Competências. Lisboa: Editorial Presença)

20 Descritor de desempenho
O descritor de desempenho apresenta-se como um enunciado sintético, preciso e objectivo, indicando o que se espera que o aluno seja capaz de fazer. Cada descritor cruza conteúdos programáticos com operações de diversa natureza (da ordem do saber-fazer, do saber-ser, do saber-estar, do saber-aprender e do saber declarativo). Programa de Português do EnsinoBásico,2009:17

21 Descritor de desempenho/Progressão
Os descritores de desempenho dão conta dos diferentes graus de proficiência dentro da competência . Isto significa que a competência se vai construindo, desenvolvendo e ampliando. Ao longo dos diferentes ciclos há descritores de desempenho que se repetem, sendo a progressão dada pelo material linguístico que é utilizado e pela complexidade da tarefa.

22 Palavras-chave Progressão Competência Descritor de desempenho
Avaliação Aprendizagens significativas


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