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TRANSPORTES.

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Apresentação em tema: "TRANSPORTES."— Transcrição da apresentação:

1 TRANSPORTES

2 TRANSPORTES Todos os meios de transportes na atualidade são fundamentais para a economia das nações. A modernização das redes de comunicação e de transportes e os avanços tecnológicos são considerados fatores primordiais para a integração comercial, cultural e científica entre as nações, as fronteiras passaram a ter valor secundário e a interdependência aumentou entre as nações.

3 TRANSPORTES TERRESTRES

4 TRANSPORTES TERRESTRES
Os transportes terrestres abrangem o: Rodoviário Ferroviário

5 TRANSPORTES FERROVIÁRIOS

6 TRANSPORTE FERROVIÁRIO
Nasceu com a Revolução Industrial, por meio da máquina a vapor. A primeira ferrovia do mundo foi construída na Inglaterra, em 1825. Vantagens: Segurança, rapidez, capacidades de carga e custo operacional Desvantagens: Custo da construção.

7 TRANSPORTE FERROVIÁRIO
É muito utilizado em países desenvolvidos como EUA, Canadá, países da União Europeia e Japão. Em vários países latino-americanos e africanos, as ferrovias são deficitárias por terem sido implantadas de maneira isolada, com várias bitolas (largura entre trilhos). construídas para levar um determinado produto do interior para o litoral, não apresentam cargas de retorno, o que encarece os fretes.

8 TRANSPORTE FERROVIÁRIO
No Brasil, desde o início, o transporte ferroviário foi implantado de maneira equivocada: a primeira ferrovia, por exemplo, foi inaugurada em 1854 com a finalidade de transportar o imperador e sua comitiva para Petrópolis. Devido ao sucateamento de todo o sistema ferroviário e a falta de recursos, o governo federal privatizou toda a malha da Rede Ferroviária Federal, no sistema de concessão temporária. Rede Ferroviária S.A

9 TRANSPORTE FERROVIÁRIO

10 TRANSPORTE FERROVIÁRIO
Com a privatização pretende-se reformular totalmente o transporte ferroviário, com a recuperação das ferrovias e equipamentos, modernização e conclusão de alguns ramais importantes como: Ferroeste que, depois de totalmente concluída, com seus ramais, ligará Guaíra (PR)- Cascavel(PR) - Guarapuava (PR) e Curitiba (PR)a Paranaguá (PR).

11 TRANSPORTE FERROVIÁRIO
CARACTERÍSTICAS ATUAIS O transporte ferroviário brasileiro é essencialmente de carga, transportando minérios e grãos das áreas extratoras ou produtoras aos portos. Também em alguns ramais verifica-se o transporte de combustíveis das refinarias a centros mais distantes. O transporte de passageiros é utilizado nas áreas metropolitanas - trens de subúrbio e metrô – no estado de São Paulo e também no Maranhão e Leste do Pará através da E. F. Carajás.

12 TRANSPORTE FERROVIÁRIO E SEUS PROBLEMAS
Ainda perduram os problemas de: Multiplicidade de bitolas Ramais antieconômicos por traçados sinuosos tornando os percursos longos e demorados Falta de integração entre as ferrovias Ramais obsoletos que não permitem composições maiores e mais rápidas e material rodante ultrapassado e mal conservado.

13 BRASIL X EUA

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15 TRANSPORTES RODOVIÁRIOS

16  TRANSPORTE RODOVIÁRIO
É o transporte mais utilizado no mundo inteiro, tanto para cargas como para passageiros. Vantagens: a eficiência, a rapidez e a possibilidade de deslocamento de carga sem necessidade de baldeações. Além disso, é o transporte que dá um grande sentimento de liberdade ao ser humano. Desvantagens: do custo de manutenção da rodovia, consumo de combustível, pequena capacidade de carga e segurança. É o transporte com o maior número de acidentes em todo o mundo.

17 TRANSPORTE RODOVIÁRIO

18 TRANSPORTE RODOVIÁRIO
O Brasil, na atualidade, apresenta o predomínio do transporte rodoviário. Impulsionado pela construção de rodovias que iniciou-se no governo Washington Luís e, a partir do governo JK, passou a ser prioridade em todos os planos de governo.

19 TRANSPORTE RODOVIÁRIO
Num país de dimensões continentais e de relevo planáltico como o Brasil, não se justifica utilizar prioritariamente o transporte rodoviário. Aliás, é uma das razões do elevado custo de vida do país.

20 TRANSPORTE RODOVIÁRIO
Na atualidade, a malha rodoviária brasileira está sucateada, em péssimo estado de conservação e muitas rodovias com sua capacidade de escoamento de veículos saturada. Em função desta situação, o governo federal está privatizando a malha rodoviária em sistema de concessão por prazo determinado. As concessionárias restauram, executam melhorias e cobram pedágio

21  TRANSPORTE RODOVIÁRIO
Custo do pedágio entre Curitiba e Cascavel (493 Km)

22 TRANSPORTE RODOVIÁRIO – RODOVIAS FEDERAIS
Rodovias Radiais iniciam em Brasília (DF) e têm o prefixo 000. Exemplo: BR Brasília (DF) - Belém (PA). Rodovias Longitudinais atravessam o Brasil no sentido geral Norte-Sul e têm o prefixo 100. Exemplos: BR A mais extensa rodovia brasileira – Fortaleza (CE) - Jaguarão (RS) Rodovias Transversais atravessam o Brasil no sentido Leste-Oeste e têm o prefixo 200. Exemplos: BR Paranaguá (PR) - Foz do Iguaçu (PR). Rodovias Diagonais atravessam o país no sentido dos pontos colaterais e tem o prefixo 300. Exemplo: BR Divisa Paraná/Santa Catarina – Porto São José (PR) Rodovias de Ligação ligam duas outras e têm o prefixo 400. Exemplo: BR Adrianópolis (PR) - União da Vitória (PR).

23 TRANSPORTE RODOVIÁRIO
A BR – 277 é uma Pan-Americana, uma vez que atravessa todo o continente sul-americano, ligando o Oceano Atlântico em Paranaguá (PR) ao Oceano Pacífico em Callao (Peru).

24 TRANSPORTES AQUÁTICOS

25 TRANSPORTE AQUÁTICO É um sistema de transporte utilizado pelo ser humano desde o início da civilização. Vantagens: ser barato, seguro e grande capacidade de carga. Desvantagens: ser lento e exigir uma infraestrutura complexa para a construção de eclusas, portos, dragagem e sinalização.

26 TRANSPORTE AQUÁTICO Gigante de 400 metros, por 59 de boca, dois MCP’s, e 27 nós, para 18 mil contêineres de 20′ serão 10 navios destes de inicio apenas

27  Fluvial Marítimo Lacustre. TRANSPORTE AQUÁTICO
O transporte aquático pode ser: Fluvial Marítimo Lacustre. O Brasil, litoral de mais de 7 mil km e cerca de 50 mil km de rios, o transporte aquático pode ser muito utilizado tanto para transporte regional, inter-regional e internacional.

28 TRANSPORTE FLUVIAL

29  TRANSPORTE FLUVIAL Transporte Fluvial
É o mais barato de todos os sistemas de transporte, porém exige rios caudalosos, preferentemente de planície e exorreicos para permitir a ligação com os oceanos. É um sistema muito utilizado na Federação Russa, Europa Ocidental. China e Estados Unidos.

30 TRANSPORTE FLUVIAL Entre os rios mais navegados no mundo se destacam: Rio Mississipi (EUA). Rio São Lourenço (EUA/ Canadá) Rio Amazonas (Peru/Colômbia e Brasil) Rio da Prata (Argentina/ Paraguai), Rio Reno (Suíça/ Alemanha/França/Países Baixos) e Volga (Rússia)

31 TRANSPORTE FLUVIAL Em relação à navegação fluvial no Brasil, é utilizado principalmente no rio Amazonas e em alguns de seus afluentes para o transporte de cargas e de passageiros.

32 TRANSPORTE FLUVIAL NO BRASIL
No rio Paraguai é utilizado para o transporte de gado, minérios do Maciço de Urucum (MS) para países do Mercosul como Paraguai, Argentina e Uruguai, além do transporte de passageiros das regiões ribeirinhas. Destaca-se ainda a navegação em pequena escala nos rios São Francisco, Tocantins, Araguaia, Paraná, Uruguai e Jacuí.

33 IMPORTANTE MEIO DE LIGAÇÃO ENTRE O BRASIL E OS PAÍSES DO MERCOSUL
HIDROGRAFIA DO PARANÁ A Hidrovia Tietê - Paraná é uma via de navegação situada entre as regiões sul, sudeste e centro-oeste do Brasil, que permite a navegação e conseqüentemente o transporte de cargas e de passageiros ao longo dos rios Paraná e Tietê. Um sistema de eclusas viabiliza a passagem pelos desníveis das muitas represas existentes nos dois rios. IMPORTANTE MEIO DE LIGAÇÃO ENTRE O BRASIL E OS PAÍSES DO MERCOSUL

34 TRANSPORTE MARITMO

35  TRANSPORTE FLUVIAL Transporte Maritimo
É o mais utilizado para a movimentação intercontinental de cargas. É um sistema de transporte fundamental para exportação e importação. A partir da 2ª. Guerra Mundial, este sistema se modernizou, utilizando navios especializados como os gigantescos petroleiros-graneleiros (Ore-OiI)e os portacontainer.

36 TRANSPORTE FLUVIAL No Brasil, é essencialmente utilizado como transporte de carga intercontinental. Os principais portos brasileiros são: Manaus (AM) - Importador e exportador; Belém (PA) - Importador e exportador; Barcarena (PA) - Exportador de alumínio; Itaqui e Ponta da Madeira, situados na ilha de São Luís (MA) - exportadores de minérios da serra dos Carajás (PA); Luís Correia (PI) - Importador e exportador; Macau (RN) - Embarque de sal; Cabedelo (PB) - Importador e exportador; Recife (PE) - Importador e exportador de açúcar; Suape (PE) - Importador e exportador; Salvador (BA) - Importador e exportador; Malhados (Ilhéus - BA) - Exportador de cacau; Tubarão e Vitória (ES) - Exportador de minérios oriundos do Quadrilátero Ferrífero; Rio de Janeiro (RJ) - Importador e exportador; Sepetiba (RJ) - Importador e exportador; São Sebastião (SP) - Desembarque de petróleo; Santos (SP) - Importador e exportador de manufaturados e café; Paranaguá (PR) - Exportador de grãos e manufaturados; São Francisco do Sul (SC) - Exportador de grãos e manufaturados; Itajaí (SC) - Exportador de manufaturados; Henrique Lage (Imbituba-SC) - Importador e exportador de manufaturados. O embarque de carvão neste porto está desativado ha alguns anos. Rio Grande (RS) - Exportador de carne, grãos, manufaturados e importação de trigo.

37 TRANSPORTE LACUSTRE

38  TRANSPORTE FLUVIAL Transporte Lacustre
É um sistema utilizado em alguns países. Com exceção da navegação nos Grandes Lagos (Superior, Michigan, Huron, Eriê e Ontário), é um sistema tipicamente interno, efetivado entre as bordas dos lagos. No Brasil, em maior intensidade se verifica na Lagoa dos Patos, permitindo o acesso ao porto de Porto Alegre (RS) e Pelotas (RS).

39 PROBLEMAS DO TRANSPORTE AQUÁTICO
Algumas dificuldades cercam o transporte aquático no Brasil, como: Costa rasa, retilínea e aberta; Rios de planaltos com quedas; Rios de planície afastados das áreas industrializadas; Portos mal equipados; Falta de programas de construções de eclusas e canais de navegação Embarcações em número reduzido e ultrapassado Entidades corporativistas que impedem a modernização dos portos sob o temor do desemprego e perda de regalias Pressão de grandes grupos econômicos ligados ao setor do transporte rodoviário.

40 TRANSPORTE AÉREO

41 TRANSPORTE AÉREO É um sistema rápido, seguro e caro, sendo o mais utilizado como transporte intercontinental de passageiros. Também cada vez mais é utilizado para o transporte de cargas. Nos EUA é também muito utilizado internamente. No Brasil é utilizado principalmente como transporte internacional de passageiros e, internamente, como transporte de executivos. Pelo seu elevado custo, não é utilizado pela maior parte da população.

42  TRANSPORTE AÉREO Os principais aeroportos são:
Rio de Janeiro (RJ), situado na ilha do Governador; Cumbica, situado no município de Guarulhosna região metropolitana de São Paulo (SP) Congonhas, situado no' município de São Paulo(SP) Viracopos, situado no município de Campinas (SP) Brasília (DF); Brig. Eduardo Gomes, situado em Manaus (AM); Vai de Cans, situado em Belém (PA); Guararapes, situado em Recife (PE); Internacional de Curitiba, em São José dos Pinhais (PR)

43 PARA FINALIZAR

44 TRANSPORTE INTERMODAL
O transporte intermodal é caracterizado pela utilização casada de dois ou mais modais de transporte (marítimo e rodoviário) numa mesma solução logística.

45 TRANSPORTE INTERMODAL

46 A MUDANÇA NA MATRIZ DE TRANSPORTE DO BRASIL

47 LEMBRANDO QUE UM TRANSPORTE IDEAL SERIA O INTERMODAL
RESUMINDO AS VANTAGENS E DESVANTAGES TRANSPORTE RODOVIÁRIO Vantagens: a eficiência, a rapidez e a possibilidade de deslocamento de carga sem necessidade de baldeações. Desvantagens: alto custo de manutenção das rodovias, consumo de combustível, pequena capacidade de carga e segurança. TRANSPORTE FERROVIÁRIO Vantagens: Segurança, rapidez, capacidades de carga e custo operacional Desvantagens: Custo da construção. TRANSPORTE HIDROVIÁRIO Vantagens: ser barato, seguro e grande capacidade de carga. Desvantagens: ser lento e exigir uma infraestrutura complexa para a construção de eclusas, portos, dragagem e sinalização. TRANSPORTE AÉREO Vantagens: é um sistema rápido, seguro utilizado no transporte de passageiros e cargas valiosas. Desvantagem: é caro LEMBRANDO QUE UM TRANSPORTE IDEAL SERIA O INTERMODAL

48 “Nem Deus pode afundar o Titanic”
BONS ESTUDOS !!!  “Nem Deus pode afundar o Titanic”


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