A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Semana da Alimentação Fundamentos e Sugestões Didáticas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Semana da Alimentação Fundamentos e Sugestões Didáticas."— Transcrição da apresentação:

1 Semana da Alimentação Fundamentos e Sugestões Didáticas

2

3 Aspectos importantes que podem ser desenvolvidos pela escola Características da alimentação: qualidade dos alimentos (energia, nutrientes e funções), composição das refeições, quantidade a ser consumida (tamanho das porções), modos de preparo, rótulos dos alimentos; Alimentação e Saúde: a relação da alimentação com o crescimento, a manutenção da saúde e a prevenção de doenças, funcionamento corporal, autocuidado; Organização e higiene: horários de alimentação, etiqueta à mesa, postura, uso dos talheres, higiene do ambiente, pessoal e dos alimentos, educação física;

4 Aspectos culturais: o significado cultural e social do alimento, hábitos alimentares, mídia, consumismo, autoconhecimento. Aspectos ambientais e econômicos: o homem e a utilização dos recursos naturais: agricultura, produção de alimentos (industrialização), aproveitamento integral dos alimentos, desperdício, uso da tecnologia (transgênicos), desenvolvimento sustentável.

5

6 HORA DA HISTÓRIA SALADINHAS DE QUEIXAS TATIANA BELINKY HORA DA HISTÓRIA SALADINHAS DE QUEIXAS TATIANA BELINKY

7

8 HORA DA CRIAÇÃO

9 HORA DO REGISTRO 1.Pesquisar valor calórico, características das frutas; 2.Defender as frutas: recontar a história; 3.Origem das frutas; 4.Enquete: o que eles comem? Gráficos, tabelas... 5.Brincadeira dos sentidos; 6.Teatro de fantoche; 7.Rótulos e conversão de unidades; 8.Pesquisar receitas utilizando as frutas, costume familiar; 9.Dramatização a partir da reescrita da história; 10. Contextualizar o lado negativo e conduzir para o lado positivo da história; 11. Localização de onde vem as frutas; 12. Análise dos alimentos da época, valor nutricional, preço 13. A partir da história, criar um enunciado matemático envolvendo as 4 ope- rações; 14. Estudo da Botânica.

10 EXPERIMENTANDO IDEIAS

11 COMO ESTÁ SUA ALIMENTAÇÃO ? 1) Quantos copos de água você bebe por dia? a) Não bebo muita água; b) Menos de quatro copos; c) Mais de cinco copos. 2) Quantas vezes por dia você come? (conte também os lanches da manhã e da tarde). a) Uma ou duas vezes por dia; b) De três a quatro vezes por dia; c) Mais de cinco vezes por dia.

12 3) Como costuma ser seu café da manhã? a) Café preto e no máximo um biscoitinho; b) Café com leite, pão branco, margarina, queijo e presunto; c) Frutas e sucos naturais, cereais integrais, tapioca, pão integral. 4) Qual é, em média, a quantidade de frutas que você consome por dia? a) Não como frutas nem bebo suco natural de frutas todos os dias; b) Três unidades; c) Duas ou menos unidades.

13 5) O que você leva de lanche para a escola? a) Não levo nenhum tipo de lanche; b)Chocolates, pães, bolachas recheadas, salgadinhos, refrigerante; c)Frutas, iogurte, barrinha de cereal, sanduíche de pão integral. 6) Você consome algum tipo de verdura ou legume todos os dias: a) Não consumo verdura nem legumes; b) Duas ou menos vezes por semana; c) Todos os dias.

14 7)Quantas vezes por semana você come carne vermelha? a) Todos os dias; b) Não consumo carne vermelha; c) Duas vezes ou mais. 8)Quantas vezes por semana você pratica atividades físicas? a) Todos os dias; b) Duas vezes ou mais; c) Não pratico nenhuma atividade física.

15 9)Qual tipo de gordura é mais utilizado na sua casa para cozinhar os alimentos? a)Gordura animal ou manteiga; b)Óleos vegetais (óleo de soja, girassol, algodão, canola); c) Margarina ou gordura vegetal. 10)Você costuma tomar refrigerantes com qual frequência? a) Não tomo refrigerantes; b) Três ou menos vezes por semana; c) Todos os dias.

16 GABARITO DAS QUESTÕES

17 → De 0 a 10 pontos Reflita seus hábitos alimentares, e lembre-se sempre que uma alimentação desregulada pode levar à obesidade, diabetes, hipertensão, problemas no coração, desnutrição, entre outros. Reveja sua dieta alimentar e tente melhorar, seu corpo e sua saúde agradecem. → De 11 a 20 pontos Sua alimentação está boa, mas ainda não é a ideal. Analise seus hábitos alimentares e verifique o que pode mudar. → De 21 a 30 pontos Parabéns, você mostrou que sabe cuidar de sua saúde fazendo escolhas inteligentes e equilibradas.

18 HORA DA CRIAÇÃO

19 HORA DO REGISTRO 1.Novas questões: o que comem no café da manhã, almoço ( detalhar ). 2.A partir do resultado o aluno coloca o que poderia mudar em sua alimentação. 3.O teste deve ser encaminhado para a família e depois fazer a tabulação dos dados na escola. 4.Criação de novos hábitos. 5.Adequar o teste à realidade de cada escola. 6.Pesquisa: quais alimentos a família consome, tabular, pesquisar, etc. 7.Horta na escola. 8.Depois de aplicar o teste: atividade física, alimentos que não gostam e não conhecem. 9. Identificar quais famílias tem uma alimentação saudável e compartilhar com outras famílias. 10. Caderno de receitas focando o aproveitamento dos alimentos. 11. Montar um programa de atividade física.

20 NA PRÁTICA...

21 REGISTRO... Atividade 1: De onde vêm os alimentos? Atividade 2: Era uma vez... Atividade 3: Conhecendo a produção local Atividade 4: Descobrindo os alimentos por meio dos sentidos Atividade 5 – A influência da propaganda de alimento sobre a escolha alimentar Atividade 6 – O que os rótulos de alimentos estão nos dizendo? Atividade 7 – Colcha de retalhos

22 NA PRÁTICA... Atividade 1: De onde vêm os alimentos? Objetivos: Estimular o interesse pela descoberta da origem dos alimentos; Valorizar alimentos naturais e hábitos alimentares regionais. Promover a reflexão sobre o cuidado com o meio ambiente e produção de alimentos. Materiais necessários: Alimentos industrializados (Ex.: requeijão, biscoito, macarrão instantâneo); Alimentos naturais (Ex.: arroz, feijão, milho, frutas, hortaliças). Metodologia: Esta atividade pode ser realizada com públicos de diferentes faixas etárias. A equipe deve definir se fará a atividade com as famílias ou se dividirá grupos de acordo com a idade. A atividade consiste em trabalhar a origem dos alimentos com os participantes. O condutor pode pegar cada alimento e perguntar de onde ele vem. Discutir se eles acham que determinado alimento veio diretamente do campo ou se passou pelo processo de industrialização, em maior ou menor grau. A atividade deve ser desenvolvida no sentido de valorizar os alimentos produzidos na região, que façam parte dos hábitos alimentares daquela população, e que, além de serem mais saudáveis, têm um processo produtivo que pode ser mais sustentável ambientalmente, fortalecem a economia local e valorizam a cultura daquela população. O consumo de alimentos produzidos na região diminui o gasto com transporte e evita a utilização de conservantes, evitando prejuízos ao meio ambiente e à saúde das pessoas que consomem.

23 REGISTRO... Levantamento dos dados alimentares consumidos pelos alunos. Elencar os comuns. Pesquisar a origem dos alimentos elencados. Produzir uma tabela elencando as origens (animal/vegetal/industrializados). Sugestões: Plantar algumas espécies para observação do seu crescimento. Pesquisar a origem Geográfica. Pesquisar de onde vem os alimentos que comemos no dia a dia ( levantamento e origem). Listar o que é da nossa região e o que vem de outros locais. Levantamento do cultivo – identificar o que é folha, grão, raiz, etc. Valorizar alimentos naturais. Questionar sobre o uso inadequado de enlatados e embutidos. Promover a reflexão sobre o cuidado com o meio ambiente e produção. Uso adequado do solo (adubação). Incentivo para pequenas produções.

24 Atividade 2: Era uma vez... Objetivos: Resgatar a cultura alimentar e os hábitos alimentares locais; Promover a reflexão sobre a mudança dos hábitos alimentares; Promover a interação entre pessoas de diferentes faixas etárias; Materiais necessários: Folhas de papel; Canetas coloridas e/ou lápis de cor; Metodologia: A atividade consiste na reunião de pessoas de diferentes faixas etárias, em que as pessoas mais velhas contarão histórias relacionadas à alimentação. Podem ser histórias reais ou fictícias, que permitam visualizar as mudanças ocorridas na alimentação das pessoas ao longo do tempo, que falem sobre tradições e crenças, envolvendo a alimentação. Também podem ser compartilhadas receitas de família, que as pessoas costumavam fazer antigamente. Enquanto escutam as histórias, os outros participantes devem representar as histórias em forma de desenhos, textos, versos, músicas, paródias, etc. Posteriormente, os trabalhos podem ser expostos na entidade para que todos vejam. O local para a realização da atividade deve ser tranquilo e confortável.

25 REGISTRO... Alunos : Pesquisar na família (pais, avós, tios) antigos hábitos alimentares : - O que comiam ? - Qual era hábito naquela época? - A guloseima preferida e a frequência de se alimentar com certos alimentos? Socialização na classe : -enfatizar os hábitos, ver o que é comum entre as famílias e, - Comparar com os hábitos de hoje / impactos atuais no meio ambiente e nas espécies dos seres vivos / produção de livro de receitas, cartazes, etc. - Exposição dos cartazes e livro de receitas com visitas de familiares/funcionários mais antigos da escola para contar suas experiências alimentares / distribuição de doces típicos da época.

26 Atividade 3: Conhecendo a produção local Objetivo: Resgatar a cultura alimentar local; Promover a reflexão sobre as etapas do sistema alimentar (produção, abastecimento e consumo) Materiais necessários: Câmera fotográfica; Metodologia: Visitar agricultores familiares locais, pequenas agroindústrias, feiras, Central de Abastecimento (CEASA), Mercado Público, com o objetivo de conhecer os alimentos produzidos e comercializados no território. Pedir que os participantes anotem o que mais chamou atenção, como por exemplo, a forma de cultivo, o preço de comercialização. Em um segundo encontro, após a visita, os participantes irão elaborar um mural com fotos relatando o que mais chamou atenção. O condutor deve estimular a discussão sobre a variedade de alimentos regionais, a qualidade e o menor custo destes alimentos. Além disso, é uma oportunidade para que os participantes conheçam a sazonalidade da produção de alimentos.

27 REGISTRO... Pesquisar a produção local (Piracicaba). Roda de conversa (cada grupo vai expor o que pesquisou ) focando nos impactos ambientais e sociais. Convidar produtores para palestrar (sobre produção familiar e produtos orgânicos). Vendas da produção no varejo. Os alunos montarão seminários para apresentar aos outros alunos com a produção de panfletos em forma de passatempo / distribuição dos panfletos.

28 Atividade 4: Descobrindo os alimentos por meio dos sentidos Objetivos: Promover o contato das crianças com novos alimentos; Incentivar a variedade na alimentação das crianças, dentro das realidades familiares. Materiais necessários: Frutas da região e de época em quantidade suficiente para o grupo; Utensílios e materiais de cozinha para a higienização e preparo das frutas; Metodologia: Vendar as crianças para que descubram a fruta que está sendo oferecida, usando os diferentes sentidos: paladar, olfato ou tato. As frutas devem ser previamente higienizadas da seguinte maneira: deixe-as de molho por 15 minutos em água clorada (1 litro de água com 1 colher de sopa de hipoclorito), retire e enxágue em água corrente. Não é necessário adicionar açúcar nas frutas oferecidas. Oriente as crianças a lavarem as mãos antes da atividade. Sugestão: Realizar uma oficina de degustação com diversos tipos de frutas para que as crianças menores sintam os diferentes sabores, cheiros, texturas e cores dos alimentos. Pedir aos responsáveis que não ofereçam alimentos nas três horas que antecederem a atividade. É importante escolher um local tranquilo e agradável para a atividade. Ofereça as frutas para as crianças, uma de cada vez e deixe que elas peguem com as mãos. À medida que as frutas são oferecidas, o condutor da atividade deve conversar com as crianças, falando o nome das frutas, questionando se elas já as tinham experimentado, se gostam. Mesmo que a criança rejeite, isso não significa necessariamente que ela não goste da fruta oferecida. É importante lembrar que novos alimentos devem ser oferecidos de oito a dez vezes.

29 REGISTRO... Preparar circuito: tato, olfato e paladar e audição ( Vendar os alunos). Organizar os materiais em caixas. Formar grupos e estabelecer uma competição. Reflexão: sentidos, como chegar a determinadas respostas. Introdução teórica. Alimentação x reflexão x sentidos = o que realmente conhecem.

30 Atividade 5 – A influência da propaganda de alimento sobre a escolha alimentar Objetivos: Promover a reflexão sobre a influência da publicidade de alimentos nas escolhas alimentares. Materiais necessários: Propagandas de alimentos (pode ser em revistas, jornais, panfletos, vídeos, comerciais de TV e rádio, propagandas na internet); Materiais para construir um mural (papel colorido, cola, tesoura). Metodologia: O foco desta atividade é fazer os participantes pensarem em como a publicidade de alimentos está inserida no nosso dia a dia e quais as consequências disto em nossas práticas alimentares. Primeiramente, o condutor deve apresentar as propagandas aos participantes e depois iniciar a discussão. Algumas questões que podem ser colocadas são, identificar quais alimentos estão no centro dessa publicidade, quais são os atores principais envolvidos nesse processo (quem faz?, para quem faz?), quais os sentimentos/interesses/desejos que as propagandas despertam em nós. Após a discussão, os participantes devem construir um mural para compartilhar o que foi discutido na atividade. Uma sugestão é utilizar frases no mural para chamar a atenção e promover a reflexão por outras pessoas. Podem ser usadas outras formas para compartilhar a discussão, como peças de teatro curtas, produção de vídeos, rodas de conversa.

31 REGISTRO... Selecionar vários vídeos de propagandas para que os alunos debatam sobre a influência para o consumo. Como a propaganda influência a escolha do produto na alimentação. Elaborar propagandas de alimentação saudável com vídeos, cartazes, roda, etc.

32 Atividade 6 – O que os rótulos de alimentos estão nos dizendo? Objetivos: Promover o entendimento do grupo sobre a importância de conhecer os rótulos dos alimentos; Melhorar o entendimento das informações do rótulo dos alimentos industrializados; Estimular a reflexão sobre as escolhas que estão sendo feitas sobre a alimentação da família. Materiais necessários: Rótulos dos alimentos utilizados na casa dos participantes. Metodologia: Previamente, a equipe deve pedir para os participantes trazerem rótulos de alimentos industrializados que costumam consumir em casa. O condutor da atividade pode iniciar questionando os participantes se eles costumam ler os rótulos dos alimentos antes de comprar ou consumir, e se, quando leem, conseguem entender as informações. Posteriormente, o condutor pode colocar que é fundamental conhecer bem os alimentos para fazer melhores escolhas alimentares. Depois, trabalhar os principais itens da rotulagem nutricional com os participantes, pedindo que eles acompanhem nos rótulos que tem em mãos. A cada novo item, o condutor pode pedir que um participante diga o que está escrito em seu rótulo em relação àquele item. Uma sugestão é que o condutor tenha um rótulo fictício em tamanho aumentado para auxiliar na explicação e visualização dos itens.

33 REGISTRO... Coleta de rótulos. Comparação entre os rótulos sódio, proteína, gorduras totais, carboidratos e etc. Criação de tabelas, gráficos, porcentagem, etc. Comparação entre layout e tabela nutricional. Sondagem inicial: dinâmica do corpo humano

34 Atividade 7 – Colcha de retalhos Objetivos: Promover o resgate e valorização da cultura e hábitos alimentares regionais; Promover o resgate e valorização das memórias dos participantes; Proporcionar um momento de socialização entre os participantes. Materiais necessários: Folhas de papel colorido; Papel crepom ou outro tipo de papel para enfeitar; Canetas coloridas; Tesoura; Cola. Metodologia: Nesta atividade, o foco é resgatar a sabedoria popular em torno da alimentação e valorizar o conhecimento das pessoas mais velhas. O condutor deve pedir aos participantes que apresentem histórias, poemas, músicas, provérbios populares, receitas, e até alguns mitos que fazem parte do imaginário popular, e outras manifestações culturais que tenham relação com alimentação. Então, o que for contado pelos participantes deve ser colocado nas folhas de papel, por meio de desenhos e textos. Posteriormente, as folhas de papel devem ser coladas umas nas outras até formar uma “colcha de retalhos“, que deve ser enfeitada depois. Deve ser dada preferência a textos pequenos, para facilitar a construção e visualização posterior.

35 REGISTRO... Cartazes de conscientização sobre a importância nutricional, higiene com alimentos, descarte correto, desperdício, etc. Com esses cartazes formariam no pátio da escola uma grande colcha de retalhos.

36 UMA TABELA PARA SE TER À MÃO Profª Lucieli Neves Maçã Protege o seu coração Evita constipaçãoBloqueia a diarreia Melhora capacidade dos pulmões Amortece as articulações Damasco Previne o câncer Controla a pressão arterial Protege a sua visão Protege contra a doença de Alzheimer Retarda o envelhecimento Alcachofra Ajuda na digestão Baixa o colesterolProtege o seu coração Estabiliza o açúcar no sangue Protege contra doenças do fígado Abacate Combate as diabetes Baixa o colesterol Previne as tromboses AVC Controla pressão arterial Suaviza a pele Banana Protege o seu coração Atenua a tosseFortalece os ossos Controla a pressão arterial Bloqueia a diarreia Feijão Evita constipações Atenua a hemorroidaBaixa o colesterolPrevine o câncer Estabiliza o açúcar no sangue Beterraba Controla a pressão arterial Previne o câncerFortalece os ossosProtege o seu coraçãoAjuda a perder peso Baga de Mirtilho Previne o câncer Protege o seu coraçãoEstabiliza o açúcar no sangue Estimula a memóriaEvita a Constipação

37 Brócolis Fortalece os Ossos Protege a Visão Previne o câncer Protege o seu coração Controla a pressão arterial Couve Previne o câncer Evita a prisão ventre Ajuda a perder peso Protege o seu coraçãoAtenua a hemorroida Melão Protege a Visão Controla a pressão arterial Baixa o colesterol Previne o câncer Fortalece o sistema imunológico Cenoura Protege a Visão Protege o seu coração Evita a prisão de ventre Previne o câncerAjuda a perder peso Couve-Flor Previne o câncer da Próstata Previne o câncer da Mama Fortalece os ossos Elimina escoreações Previne a doença do coração Cereja Protege o seu Coração Previne o câncer Acaba com as insônias Tarda o envelhecimento Protege contra a doença de Alzheimer Castanha Ajuda a perder peso Protege o seu coração Baixa o colesterol Previne o câncer Controla a pressão arterial Pimentão picante Ajuda na digestão Suaviza as dores da garganta Remove abcessos Previne o câncerFortalece o sistema imunológico

38 Figo Ajuda a perder peso Previne as tromboses AVC Baixa o colesterol Previne o câncer Controla a pressão arterial Peixe Protege o seu coração Estimula a memória Protege o seu coração Previne o câncer Fortalece o sistema imunológico Linho Ajuda a digestão Combate as diabetes Protege o seu coração Fortalece o cére br o Fortalece o sistema imunológico Alho Baixa o colesterol Controla a pressão arterial Previne o câncer Mata bactériasCombate Fungos Toranja Protege contra ataques cardíacos Promove a perda de peso Previne as tromboses AVC Previne o câncer da Próstata Baixa o colesterol Uva Protege a Visão Previne pedra nos rins Previne o câncer Aumenta o fluxo de sangue Protege o seu coração Chá Verde Previne o câncer Protege o seu coração Previne as tromboses AVC Ajuda a perder pesoMata bactérias MelCura Feridas Ajuda a digestão Previne contra Úlceras Aumenta a energiaCombate alergias

39 Limão Previne o câncer Protege o seu coração Controla a pressão arterial Suaviza a peleElimina o escorbuto Lima Previne o câncer Protege o seu coração Controla a pressão arterial Suaviza a peleElimina o escorbuto Manga Previne o câncer Estimula a memória Regula a tiroide Ajuda na digestão Protege contra a doença de Alzheimer Cogumelo Controla a pressão arterial Baixa o colesterol Mata bactérias Previne o câncerFortalece os ossos Aveia Baixa o colesterol Previne o câncer Combate a diabetes Evita constipaçãoSuaviza a pele Azeite doce Protege o seu coração Ajuda a perder peso Previne o câncer Combate a diabetesSuaviza a pele Cebola Reduz risco de ataque cardíaco Previne o câncer Mata bactérias Baixa o colesterolCombate Fungos LaranjasFortalece o sistema imunológico Previne o câncer Protege o seu coração Favorece a respiraçãoElimina o escorbuto

40 Peras Evita a Constipação Previne o câncer Previne as tromboses AVC Ajuda a digestão Ananás Fortalece os ossos Alivia a febre Ajuda a disgestão Bloqueia a diarreia Ameixas Tarda o envelhecimento Evita Constipação Estimula a memória Baixa o colesterol Protege contra doença do coração Arroz Protege o seu coração Combate a diabetes Previne pedra nos rins Previne o câncer Previne as tromboses AVC Morango Previne o câncer Protege o seu coração Estimula a memória Acalma o stress Batata doce Protege a sua Visão Levanta a disposição Combate o câncer Fortalece os ossos Tomate Previne o câncer na próstata Previne o câncer Baixa o colesterol Protege o seu Coração Nozes Baixa o colesterol Previne o câncer Estimula a memória Melhora a disposição Protege contra doenças do coração Água Ajuda a perder peso Previne o câncer Previne pedra nos rins Suaviza a pele MelanciaPrevine o câncer na próstata Promove a perda de peso Baixa o colesterol

41 https://youtu.be/ZzjpVJKCTGE

42 Obrigada!!!! Julyany julyanygoncalves@gmail.comjulyanygoncalves@gmail.com Nádia nadia.barbuglio@terra.com.brnadia.barbuglio@terra.com.br


Carregar ppt "Semana da Alimentação Fundamentos e Sugestões Didáticas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google