A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Perguntas de partida, métodos e instrumentos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Perguntas de partida, métodos e instrumentos"— Transcrição da apresentação:

1 O uso de Métodos Mistos na Investigação das práticas de Literacia de adultos em Timor-Leste
Perguntas de partida, métodos e instrumentos Danielle Boon e Jeanne Kurvers Tilburg University, Holanda

2 (parte do) Programa da investigação: Abril 2009-Abril TORNAR-SE UMA NAÇÃO DE LEITORES: Política linguística e o desenvolvimento da literacia de adultos no Timor-Leste multilingue Tilburg University: Sjaak Kroon, Jeanne Kurvers, Estêvão Cabral, Danielle Boon, Edegar da Conceição Savio, University of Birmingham: Marilyn Martin-Jones Leiden University: Aone Van Engelenhoven Universidade Nacional de Timor Lorosa’e: Benjamim de Araújo e Corte-Real NWO-WOTRO Science for Global Development W

3 Estudo 1. Estudo histórico-crítico sobre a literacia de adultos
Estudo 1 Estudo histórico-crítico sobre a literacia de adultos em Timor-Leste, (E. Cabral) Estudo 2 Aquisição da literacia de adultos, educação e uso no multilingual Timor-Leste (D. Boon) Estudo 3 Desenvolvimento da língua Fataluku e a literacia de adultos (E. da Conceição Savio)

4 Literacia de adultos em Timor-Leste Perguntas de partida sobre:
adultos aprendendo a ler a escrever o ensino da leitura e escrita para adultos o uso da habilidade da leitura e escrita por adultos

5 Perguntas de partida sobre a aprendizagem
1. Quais são os resultados obtidos na aprendizagem da leitura e escrita em Tétum nos programas de literacia de adultos disponíveis em Timor- Leste? 2. Quais são os factores mais importantes no desenvolvimento da habilidade da literacia dos alunos adultos?

6 Perguntas de partida sobre o ensino
3. Quais são as práticas de ensino da literacia em que os alunos adultos são confrontados na sala de aula? 4. Quais são as ideias que guiam as práticas dos professores? 5. O que é que funciona? (Que métodos/práticas de ensino são mais efectivos/motivadores?)

7 Perguntas de partida sobre os usos e valores
6. Quais são os usos de literacia que os alunos adultos relatam sobre os diferentes domínios sociais? 7. Quais são os valores de literacia que os alunos adultos relatam sobre os diferentes domínios sociais?

8 Perguntas de partida sobre a aprendizagem
Questão Métodos (de recolha de dados) Instrumentos 1. Quais são os resultados obtidos na aprendizagem da leitura e escrita em Tétum nos programas de literacia disponíveis em Timor-Leste? Inquérito: Teste da habilidade da leitura e escrita Testes da leitura e escrita: Reconhecimento do grafema Leitura da palavra Preenchimento de formulários Escrita da palavra 2. Quais são os factores mais importantes no desenvolvimento da habilidade da literacia dos alunos adultos? Perguntar sobre os factores que possivelmente influenciam a aquisição da leitura e da escrita Caso de estudo: Observação de classes Questionários para os professores e alunos Observação através do uso de um checklist

9 Perguntas de partida sobre o ensino
Questão Método Instrumentos 3. Quais são as práticas de ensino da literacia em que os alunos adultos são confrontados na sala de aula? Estudo do caso: Observação de salas de aula Observações através do uso de um checklist Fotografia Gravações de audio 4. Quais são as ideias que guiam as práticas dos professores? Entrevistas baseadas sobre o que foi observado na sala de aula Roteiro de entrevistas

10 através da análise estatística
Questão 2: Quais são os factores que influenciam a aprendizagem da literacia de adultos? Questão 5: O que é que funciona? Investigação do relacionamento entre resultados através da análise estatística informação sobre os possíveis factores que influenciam a aprendizagem

11 Análise estatística Tipo de análise Para fazer o quê
Análise da frequência / Tabela para verificar a relação entre variáveis (crosstabs) Descrever a habilidade da leitura, de usos e práticas de ensino (para os diferentes grupos) Análise de correlação Calcular por exemplo as relações entre idade e habilidade de ler Teste T/ Análise da variância (Analysis of variance-Anova) Calcular as diferenças entre 2 ou mais grupos (por ex.: homens e mulheres (teste T), três métodos de literacia Mancova Como a Anova, mas para controlar um ou mais factores (por ex.: género e anos de instrução escolar) Análise de regressão Técnicas mais avançadas para prever os factores mais importantes que influenciam os resultados

12 Perguntas de partida sobre o uso
Questão Método Instrumentos 6. Quais são os usos de literacia que os alunos adultos relatam sobre os diferentes domínios sociais? Estudo do caso: a) Observações das práticas de literacia das pessoas no seu dia-a-dia b) Entrevistas c) Estudo da Paisagem Linguística a) Observações através de checklists b) Roteiro de entrevistas c) Fotografias de texto escrito em lugares públicos 7. Quais são os valores de literacia que os alunos adultos relatam sobre os diferentes domínios sociais? Entrevistas Roteiro de entrevistas

13 Investigação Quantitativa Investigação Qualitativa
Combinar Investigação Quantitativa Investigação Qualitativa

14 Investigação do relacionamento entre as respostas e às questões de partida (QP) 1-7
resultados sobre a aprendizagem RQ 3-4-5 resultados sobre o ensino RQ 6-7 resultados sobre o uso

15 Triangulação de dados Resultados sobre as práticas de ensino 1:
Observaçõe feitas pelo investigador na sala de aula Resultados sobre as práticas de ensino 2: Que método e professores disseram-vos sobre o ensino Resultados sobre as práticas de ensino 3: O que os estudantes pensaram da experiência de ensino

16 Perguntas de partida do estudo 3 (Edegar da Conceicao Savio)
1. Como o Fataluku se está a desenvolver de uma língua em perigo para uma língua escrita protegida? Quais são os problemas emergentes deste processo? 2. Que mudanças estão a decorrer na paisagem sociolinguística e nos valores linguísticos dos falantes de Fataluku nas áreas rurais de Tutuala e urbanas de Lospalos? 3. Qual é a posição e o uso de Fataluku existentes nos programas de literacia de adultos? The first question is the focal point of interest of Aone van Engelenhoven, PhD, the second and third of Edegar The focus of this presentation is on research question two: the sociolinguistic landscape in the Lospalos area of Lautem.

17 Métodos e instrumentos - Estudo 3
Análise de documentos: Documentos de política, constituição, decreto do governo, etc. Inquérito: Questionário de entrevistas com falantes de Fataluku e especialistas nos usos e opiniões relativamente ao Fataluku Estudos do caso em dois cursos de literacia de adultos em diferentes contextos comunitários Mapear a paisagem linguística de práticas de literacia (ao fotografar língua feito visível): Colecção de exemplos escritos em Fataluku e em outras línguas Presentation today mainly about survey and linguistic landscape The survey data in Lospalos are collected during field visits in June-Aug. 2010 Data in Tutuala will be collected next month (July 2011) The main parts of the questionnaire: oral and written proficiency in languages, uses of spoken and written languages in different domains and with different people (for illiterates questions about asking help in reading and writing from whom, for what), attitudes about literacy and Fataluku (as a language of literacy), background data of the participants. All interviews were conducted orally by Edegar with the use of (partially) precoded questionnaires that were available in Fataluku, Tetum or Indonesian (and English for us). Participants could choose the language they preferred to talk with the interviewer. Photographs of writing samples until now mainly collected in Lospalos, partly in Tutuala.

18 Questões?

19 E agora as vossas perguntas de partida…!
Obrigada


Carregar ppt "Perguntas de partida, métodos e instrumentos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google