A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INSTRUMENTOS E TÉCNICAS DE PESQUISA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INSTRUMENTOS E TÉCNICAS DE PESQUISA"— Transcrição da apresentação:

1 INSTRUMENTOS E TÉCNICAS DE PESQUISA
Jacqueline Silveira de Sá Leitão

2 Pesquisa Científica O QUE É PESQUISA?
Procedimento racional e sistemático que tem por objetivo proporcionar respostas aos problemas que são propostos. POR QUE SE FAZ PESQUISA? A pesquisa é requerida quando não se dispõe de informação suficiente para responder ao problema ou então quando a informação disponível se encontra em tal estado de desordem que não possa ser adequadamente relacionada ao problema. Gil, 1991

3 Método É um conjunto de processos utilizado para se conhecer uma realidade, desenvolver certos comportamentos ou produzir um objeto.

4 Método Características: - Produzir conhecimento aplicável para previsão, explicação e controle de fenômenos - Permitir a fiel reprodução do sistema de conhecimento - Ser compartilhável e transmissível - Ser verificável É importante lembrar que não há ciência sem a utilização de método científico, mas que o inverso não é necessariamente verdade.

5 Método indutivo e dedutivo
Na dedução parte-se do geral e universal para o particular, na indução vai-se do particular para o geral. Exemplo: Se levar-se em conta que "Todos os homens são mortais." (uma afirmação geral) pode-se deduzir "Luiz é mortal." (uma afirmação particular).

6 INDUÇÃO: Quando se percebe que "João morreu." "Tancredo morreu." "Juscelino morreu." (várias afirmações particulares) conclui-se que "Todos os seres humanos são mortais". (afirmação geral). Assim, chama-se indução ou conclusão indutiva a passagem de um conjunto finito de casos para um conjunto maior (eventualmente infinito) de casos. Ou: da constatação de casos singulares para a afirmação de uma lei geral. O método indutivo consiste na obervação de casos particulares para o estabelecimento de hipóteses de caráter geral.

7 É importante ressaltar que conclusões indutivas
É importante ressaltar que conclusões indutivas são perigosas, pois generalizações de premissas verdadeiras podem levar a uma falsa conclusão. Já a dificuldade em se lidar com o método dedutivo consiste na falta de premissas universalmente verdadeiras, pondo em cheque a sua eficácia para descobrir a verdade. A conclusão é considerada de modo lógico e válido a partir das premissas. Quando dizemos que a primeira premissa é verdadeira, devemos considerar a existência de argumentos válidos e argumentos sólidos.

8 Outros tipos de métodos de pesquisa
Qualitativos permite estudar as questões em profundidade e detalhe as categorias de análise não são pré-determinadas avaliação detalhada dos dados sobre um menor número de pessoas e casos descrição cuidadosa de situações de um programa, eventos, pessoas, interações e comportamentos observados. Patton, 1987 Quantitativos usa medidas padronizadas que reúnem diversas opiniões e experiências em categorias de respostas pré-determinadas mede reações de um grande número de pessoas através de um conjunto limitado de questões facilita a comparação e análise estatística dos dados sistemática, padronizada e facilmente apresentada em curto espaço

9 Diferenças entre pesquisa quantitativa e qualitativa
ESTRATÉGIAS QUANTITATIVAS QUALITATIVAS Dados Números Textos Análise Estatística Interpretação Protótipo Pesquisas de opinião Entrevista em profundidade FONTE: Bauer; Gaskell e Allun (2002)

10 SURVEY

11 O QUE É SURVEY? “Obtenção de dados ou informações sobre características, ações ou opiniões de determinado grupo de pessoas, indicado como representante de uma população-alvo, por meio de um instrumento de pesquisa, normalmente um questionário”. (TANUR apud FREITAS et al., 2000)

12 Etapas do Processo de Construção
Elaboração de questionários Etapas do Processo de Construção Pesquisa Prévia Dimensionalidade e Definições Definições constitutivas Descrição dos Fatores Fonte dos Itens Formato do Questionário Exemplo Barreiras Situacionais: acontecimentos que ocorrem em determinado momento da vida do indivíduo, como falta de tempo devido a compromissos de trabalho ou familiares.

13 Etapas do Processo de Construção
Elaboração de questionários Critérios de Construção dos Itens Expressar comportamentos comuns no ambiente de trabalho. Empregar termos variados. Não ter respostas certas ou erradas. Conter apenas uma única idéia em cada item. Clareza. Evitar frases longas e negativas. Não ser muito simples, nem muito complexo. Expressar o fenômeno a ser investigado. Etapas do Processo de Construção Layout de Vargas (2003)

14 Etapas do Processo de Construção
Elaboração de questionários Critérios de Construção dos Itens Incluir somente questões relacionadas ao problema de pesquisa; Deve-se considerar as implicações das perguntas quanto aos procedimentos de tabulação e análise de dados; O respondente não deve se sentir incomodado ou constrangido para responder as questões; As questões devem possibilitar uma única interpretação. Freitas et al. (2000) Etapas do Processo de Construção

15 Elaboração de questionários
Motivar o respondente através de uma prévia exposição sobre a entidade que está promovendo a pesquisa e os objetivos. Incluir instruções claras e objetivas. Dados demográficos devem constar da parte final do questionário. Seqüência das perguntas. Apresentação e layout. Evitar perguntas que sugiram respostas. Adaptado de Chagas (2000) Cuidados Layout de Vargas (2003)

16 Elaboração de questionários
Conter uma prévia exposição sobre a entidade que está promovendo a pesquisa, os objetivos e a importância das respostas. Incluir instruções claras e objetivas. Dados demográficos deve constar da parte final do questionário. Seqüência das perguntas. Apresentação e layout. As perguntas não devem induzir as respostas. Adaptado de Chagas (2000) Cuidados Layout de Vargas (2003)

17 Múltipla escolha Dicotômicas Abertas Tipos de questões
Elaboração de questionários Tipos de questões Múltipla escolha Dicotômicas Abertas Chagas (2000)

18 Estratégia de aplicação
Uso de questionários Estratégia de aplicação Atentar para o custo, o tempo e uma forma de garantir uma taxa de resposta aceitável para o estudo. Pode ser aplicado em entrevista pessoal, envio por , pelo Correio, em aplicações coletivas etc. Freitas et al. (2000)

19 Etapas do Processo de Validação
Análise dos questionários Etapas do Processo de Validação Análise Teórica dos Itens (juízes/semântica) Aplicação do questionário Digitação dos Dados Análises Descritivas e Inferenciais

20 Análise Fatorial Objetivo
Análise dos questionários Análise Fatorial Sintetizar padrões de correlações entre variáveis observadas, para reduzir um número grande de variáveis a um número menor de fatores. (Tabachnick e Fidell, 1989) Objetivo

21 Análise Fatorial O que é?
Análise dos questionários Análise Fatorial Técnica estatística aplicada a um conjunto de variáveis onde o pesquisador está interessado em descobrir que variáveis, nesse conjunto, formam subconjuntos coerentes que estão relativamente independentes uns dos outros. Variáveis que são correlacionadas com outras, mas que são independentes em relação a outros subconjuntos são combinadas em FATORES. Os FATORES refletem os processos subjacentes que criaram as correlações entre as variáveis. (Tabachnick e Fidell, 1989) O que é?

22 Interpretabilidade do Fator
Análise dos questionários Análise Fatorial Relevância do Fator Interpretabilidade do Fator O fator deve representar algo de significativo no contexto da teoria do campo de estudo do cientista. Um fator, por mais adequado e consistente que seja matematicamente, se não permitir alguma interpretação psicológica, é inútil para o psicólogo. Alguns Pontos

23 ENTREVISTAS INDIVIDUAIS
GRUPO FOCAL

24 Entrevistas Objetivos
“A finalidade real da pesquisa qualitativa não é contar opiniões ou pessoas, mas ao contrário, explorar o espectro de opiniões, as diferentes representações sobre o assunto em questão”. Gaskell (2002, p.68)

25 Preparação, Planejamento e Condução
Entrevistas individuais Roteiro ou tópico guia Seleção dos entrevistados Quantidade Duração Comentários introdutórios Pedido para gravar a sessão Conferir se o gravador está gravando Iniciar por perguntas simples Estar atento ao entrevistado Gaskell (2002) Preparação, Planejamento e Condução

26 Entrevistas individuais ou grupal?
“Há um marcante contraste na escolha de métodos, entre a pesquisa acadêmica e a pesquisa comercial. Falando de um modo geral, a pesquisa acadêmica emprega a entrevista individual de profundidade, enquanto que o setor comercial prefere entrevistas em grupo”. Gaskell (2002, p. 73)

27 Grupo focal O que é Focus group?
“É um tipo de entrevista em profundidade realizada em grupo, cujas reuniões apresentam características definidas quanto à proposta, ao tamanho, a composição e aos procedimentos de condução”. Oliveira e Freitas (1998) O que é Focus group?

28 Grupo focal “O foco ou objetivo de análise é a interação dentro do grupo. Os participantes influenciam uns aos outros pelas respostas às idéias e colocações durante a discussão, estimulados por comentários ou questões fornecidos pelo moderador (pesquisador ou outra pessoa)”. Oliveira e Freitas (1998) Objetivo de análise

29 Grupo focal “Orientar e dar referencial à investigação ou à ação em novos campos, gerar hipóteses baseadas na percepção dos informantes, avaliar diferentes situações de pesquisa ou populações de estudo, desenvolver planos de entrevistas e questionários, fornecer interpretações dos resultados dos participantes a partir de estudos iniciais, e gerar informações adicionais em larga escala”. Oliveira e Freitas (1998) Recomendado para...

30 Grupo focal VANTAGENS DESVANTAGENS Oliveira; Freitas (1998)
Comparativamente, é fácil de conduzir Não é baseado em um ambiente natural Habilidade em explorar tópicos e gerar hipóteses Pesquisador tem menor controle sobre os dados gerados Oportunidade de coletar dados a partir da interação do grupo, o qual se concentra no tópico de interesse do pesquisador Não é possível saber se a interação em grupo reflete ou não o comportamento individual Alta validade dos dados; legitimidade e convicção nos dados coletados Os dados são mais difíceis de analisar. A interação do grupo forma um ambiente social e os comentários devem ser interpretados dentro desse contexto.

31 Grupo focal VANTAGENS DESVANTAGENS
Oliveira; Freitas (1998) Grupo focal VANTAGENS DESVANTAGENS Baixo custo em relação a outros métodos Exige entrevistadores treinados cuidadosamente Rapidez no fornecimento dos resultados (em termos de evidência da reunião do grupo Os grupos são difíceis de reunir Permite ao pesquisador aumentar o tamanho da amostra dos estudos qualitativos A discussão deve ser conduzida em ambiente que propicie o diálogo

32 Análise das informações
Entrevistas “O objetivo amplo da análise é procurar sentidos e compreensão. O que é realmente falado constitui os dados, mas a análise deve ir além da aceitação deste valor aparente. A procura é por temas com conteúdo comum e pelas funções destes temas”. “Em termos práticos, a análise e interpretação exigem tempo e esforço e não existe aqui um método que seja o melhor. Na essência, elas implicam na imersão do próprio pesquisador no corpus do texto.” Gaskell (2002, p. 85) Análise das informações

33 Análise das informações
Entrevistas “Um procedimento proveitoso é construir uma matriz com os objetivos e finalidades da pesquisa colocados como temas no título das colunas, e o que cada entrevistado (grupo) diz, como se fossem as linhas. Isto estrutura os dados, juntando as respostas de um modo acessível. Em uma coluna final se acrescentam notas e interpretações preliminares”. À medida que as transcrições são lidas e relidas, tome nota das idéias que vêm à mente. Conserve sempre à sua frente as finalidades e os objetivos da pesquisa, procure padrões e conexões, tente descobrir um referencial mais amplo que vá além do detalhe particular” Gaskell (2002, p.85) Análise das informações

34 PESQUISA DOCUMENTAL

35 ANÁLISE DOCUMENTAL É uma técnica qualitativa indicada para:
complementar informações obtidas por outras técnicas; desvelar aspectos novos de um tema ou problema. (LÜDKE; ANDRÉ, 2001)

36 ANÁLISE DOCUMENTAL Documentos: “quaisquer materiais escritos que possam ser usados como fonte de informação sobre o comportamento humano”. (PHILLIPS, 1974 apud LÜDKE; ANDRÉ, 2001) Exemplos: normas, pareceres, cartas, jornais, discursos, arquivos escolares, relatórios etc. “A análise documental busca identificar informações factuais nos documentos a partir de questões ou hipóteses de interesse”. ( CAULLEY, 1981 apud LÜDKE; ANDRÉ, 2001)

37 QUESTÕES ÉTICAS NA PESQUISA

38 QUESTÕES ÉTICAS NA PESQUISA
Pedir autorização para gravar uma entrevista, usar fotos ou identificar o nome da instituição pesquisada; Não divulgar o nome dos participantes da pesquisa; Utilizar as informações somente para fins da pesquisa; Ouvir atentamente, sem discriminar pessoas ou opiniões; Não conduzir para a resposta desejada; Evitar situações constrangedoras.

39 DEFINIÇÃO DE INTERVENÇÕES
Considerar: Resultados da pesquisa Recursos disponíveis Oportunidade Impacto Curto, médio e longo prazo

40 RELATÓRIOS: Técnico - detalhado Executivo – objetivo


Carregar ppt "INSTRUMENTOS E TÉCNICAS DE PESQUISA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google