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O Entorno Ambiental Escolar

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Apresentação em tema: "O Entorno Ambiental Escolar"— Transcrição da apresentação:

1 O Entorno Ambiental Escolar
Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro CIEP Brizolão 258 – Astrogildo Pereira - Saquarema O Entorno Ambiental Escolar Promontório da Igreja Nossa Senhora de Nazareth e APA de Jacarepiá Professor: A. Luiz Canelhas Jr. Matriculas: 00/ 00/ 1º Sem. / 2º Sem. 2012

2 Caminhada pelo entorno da escola
Objetivo: Proporcionar aos discentes o conhecimento das estruturas geológicas em que está inserido, flora, fauna, solo, relacionamento entre os mesmos, problemas e soluções que os humanos proporcionam quando inseridos dentro do contexto ambiental. Seu papel na preservação do meio em que está inserido, construindo um futuro através do conhecimento de seu entorno. Vejamos um projeto publicado na Revista Escola Note que o projeto foi criado para o primeiro seguimento do Ensino Fundamental – Não é o nosso objetivo, mas podemos usá-lo como base. Caminhada pelo entorno da escola Objetivos  -reconhecer a importância de se preservar as áreas verdes para a melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente;  -identificar e mapear a presença do verde na escola e em seu entorno. Em nosso caso usaremos as máquinas fotográficas para registrar o atual estado da APA de Jacarepiá. Com o auxílio de pesquisas orientadas pelos professores da área das ciências naturais poder-se-ia estimar a degradação das áreas visitadas. Estudando as rochas onde se assenta a Igreja Nossa Senhora de Nazareth pode-se estimar a evolução natural de uma região e estudar a formação de rochas a as forças envolvidas em tal processo, estimando a influência humana na transformação do relevo da região: Construções no entorno da Lagoa de Saquarema. Os quiosques a beira mar – Sua importância econômica X Problemas ambientais – É possível existir tal atividade econômica? A “Barra Franca” como solução para o despejo no mar do esgoto do Município X Destruição do ecossistema da lagoa – É possível criar melhores soluções? APA de Jacarepiá X Especulação imobiliária – Uma questão econômica ou falta de vontade política de nossa região? Desmatamento X Mudanças climáticas.

3 Conteúdo  -a ocupação desordenada pelo homem do espaço que ocupa;  -o desrespeito do homem com o meio ambiente;  -a importância da preservação de áreas verdes em espaços urbanos para a melhoria da qualidade de vida.  Podemos acrescentar: Estudo dos minerais (rochas). Tipos de solo.

4 Vegetação e Relevo.

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6 Ventos.

7 Pontos cardeais (Necessário uma bússola).
Tratamento das Águas da Lagoa.

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9 Esgoto e Lençol Freático.

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12 Tratamento de Esgoto

13 Quando não há estação de tratamento
A falta de água potável e de esgoto tratado facilita a transmissão de doenças que, calcula-se, provocam cerca de 30 mil mortes diariamente no mundo. A maioria delas acontece entre crianças, principalmente as de classes mais pobres, que morrem desidratadas, vítimas de diarréia causadas por micróbios. No Brasil, infelizmente mais de 3 milhões de famílias não recebem água tratada e um número de casas duas vezes e meia maior que esse não tem esgoto. Isso é muito grave. Estima-se que o acesso à água limpa e ao esgoto reduziria em pelo menos um quinto a mortalidade infantil.

14 Tratamento D’Água.

15 Trabalharemos com as Séries do Ensino Médio. Tempo estimado 5 aulas
Aqui já estamos nos ligando à segunda etapa do projeto: A visita a ETA (Estação de Tratamento de Água) de Juturnaiba. Ano  4º e 5º  Trabalharemos com as Séries do Ensino Médio. Tempo estimado  5 aulas  A ser definido em função da disponibilidade dos professores envolvidos e possíveis percalços encontrados durante sua execução. Programa de Visitas Águas de Juturnaíba recebe frequentemente alunos de escolas públicas e particulares, da região, para palestras educacionais e visitas às estações de tratamento de água e de esgoto, nas quais os visitantes aprendem sobre os processos de tratamento e recebem dicas de economia de água e preservação do meio ambiente. As visitas acontecem terças e quintas-feiras, sendo coordenadas pelo setor de Comunidades, no período da manhã (de 8h30 às 11h30). O limite é de 25 pessoas por grupo/dia. Para agendar uma visita, os responsáveis pela turma deverão entrar em contato, pelo telefone (22) , com os colaboradores: Rogério Borges Marins - Haroldo Cerqueira - Para agendar uma visita em nossa ETE Ponte dos Leites, Estação de Tratamento de Esgoto que utiliza o sistema Wetland, os responsáveis pela turma deverão entrar em contato com Felipe Vitorino, pelo telefone (22)  ou pelo ver disponibilidade de horário com antecedência).

16 Material necessário  -recortes de notícias atuais sobre mudanças climáticas encontradas em jornais, revistas, artigos da internet;  -croqui da escola e seu entorno. -máquina fotográfica / Filmadoras. Transporte. Bússola. Mapas das regiões a visitar. Desenvolvimento  1ª aula: Divida os estudantes em grupos e entregue as reportagens. Peça que os alunos leiam e discutam, com base nos seguintes questionamentos:  -O que são mudanças climáticas? Por que acontecem?  -Que conseqüências essas mudanças trarão ao homem?  -Que atitudes o homem pode tomar para amenizar essas mudanças?  -A presença de árvores e áreas verdes pode contribuir para a melhoria do meio ambiente?  Conduza um debate entre os grupos mostrando como o homem se apropria indevidamente do espaço, desmatando áreas verdes e construindo sem planejamento. Saliente a importância de atitudes diárias individuais para a transformação das condições ambientais globais.  2ª aula: Entregue um croqui, para que os estudantes possam mapear as árvores que estão no entorno da escola durante a caminhada, e um questionário, que servirá como roteiro de observação: Adaptando as particularidades do enfoque desejado. -você observa muitas árvores nesta rua?  -em que condições de preservação elas se encontram?  -toda casa possui uma árvore?  -essas árvores são novas ou antigas?  -são árvores frutíferas? Você consegue identificar algum morador (pássaro) na árvore?  -qual o benefício que uma árvore traz ao morador que a possui? 

17 3ª aula: Este é o momento de sair a campo
3ª aula: Este é o momento de sair a campo. Leve os estudantes para fora da escola, caminhe por todo o entorno, percorrendo ruas e parando sempre que encontrar uma árvore para que eles possam realizar o registro e mapear a localização das árvores no croqui.  Durante o trajeto, fotografe os estudantes trabalhando, a paisagem e árvores observadas.  Teremos uma abordagem diferente da proposta original, mas não é impossível desenvolvermos algumas atividades semelhantes nos bairros onde vivem nossos alunos e no entorno direto da escola. Usando para este trabalho os alunos do Ensino Fundamental. 4ª aula: De volta à sala de aula, abra um círculo de debate. Deixe que contem o que acharam da caminhada e das árvores que encontraram. Faça no quadro um registro da observação do coletivo, anote as possíveis sugestões que surgirem.  5ª aula: Faça um painel com as fotos tiradas e o registro coletivo. Ele servirá de ponto de partida para ações futuras.  Avaliação  Divididos em grupos, os estudantes deverão confeccionar cartazes sobre o que aprenderam em relação as questões ambientais e a ação humana.Deverão fixarem nos murais da escola com a finalidade de sensibilizarem os demais estudantes. Aqui fica a critério da direção da escola e seu desejo de promover tais atividades. Consultoria: Silmara Maria Cruz Paiva Professora de Geografia Usei sem nenhum constrangimento o projeto pedagógico da professora Silmara Maria Cruz Paiva por considerar uma boa base para a formação dessa proposta de projeto. Deixo nas mãos dos colegas a ampliação e reformulações necessárias ao bom andamento dos trabalhos que pretendam desenvolver ao longo de nossas atividades práticas. Antonio Luiz Canelhas Junior

18 Área a ser visitada A evolução Histórica de uma região...
Podemos ver o quanto a mão do ser humano transforma o seu entorno... As atuais condições da APA não são as melhores...

19 Veja a entrada pela Rua dos Cajueiros...

20 A Entrada por Itaúna... é bom estar bem protegido em função das condições climáticas. “Mutucas” também gostam de fazer um “lanche” com nossos corpos... A caminhada continua... Seria bom contar com os professores de Educação Física! É trabalho de campo “literalmente”... ...Ufaaaaa... Chegamos! Lagoa de Jacarepiá!!!!!!!!!!! Já podemos ir descansar! A comprida “Missão” foi cumprida...


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