A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

E E Profª Júlia Macedo Pantoja

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "E E Profª Júlia Macedo Pantoja"— Transcrição da apresentação:

1 E E Profª Júlia Macedo Pantoja

2 Normas de Convivência e Resolução de Conflitos: das disputas na escola às guerras por água
Disciplinas envolvidas: Língua Portuguesa, Geografia e Arte Duração: 4 aulas 6º a 9º anos 428 alunos Autores: a equipe da escola

3 Conteúdos por matéria Geografia: localização no espaço e globalização.
Língua Portuguesa: interpretação de textos. Arte: elaboração de cartazes, frases de efeito e mensagens subliminares.

4 Problema Agressividade entre os alunos durante as aulas, troca de aulas e intervalo; Agressividade e seus efeitos em sala de aula; Consciência sobre as consequências das agressões.

5 Conceitos da Dimensão Global
Resolução de Conflitos Valores e Percepções Sustentabilidade Interdependência

6 Procedimentos Discussão e elaboração de cartazes acerca de aspectos favoráveis e desfavoráveis da nossa escola; Leitura e debate de texto que aborda um conflito originado por falta de diálogo; (Conflitos na escola: modos de transformar: dicas para refletir e exemplos de como lidar / Claudia Ceccon ... [ et al.]; apresentação Rubem Alves; ilustrações Claudius Ceccon. – São Paulo: CECIP: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, p.: il.)

7

8

9 Definição para os alunos do conceito “Resolução de Conflitos”.
Promover a harmonia; Pensar em formas de resolver conflitos; Saber lidar com conflitos; Perceber a importância do diálogo e da tolerância; Combater o racismo. Conexão com os problemas originados pela escassez de água potável no Oriente Médio.

10

11

12 Espaço Geográfico e Globalização
Leitura do texto do Caderno do Aluno 1 de Geografia (9º ano): Espaço Geográfico e Globalização O cidadão norte-americano desperta num leito (cama) construído no Oriente Próximo (Palestina, Israel) e modificado no sul da Europa (Espanha, Portugal, Itália), antes de vir para a América. Sai debaixo de cobertas feitas de algodão que foi usada nas casas pela primeira vez na Índia. Ao levantar usa chinelos ou sandálias que foram inventados pelos índios da América do Norte e entra no banheiro para usar alguns aparelhos que foram inventados na Europa e também nos Estados Unidos em épocas diferentes. Tira o pijama que foi inventado na Índia e no banho usa sabonete que é uma invenção dos antigos gauleses (povos antigos da França e da Bélgica). Depois do seu café da manhã, lê notícias do dia em um papel que foi inventado na China e melhorado na Alemanha. E antes de sair de casa, agradece a uma divindade hebraica (Deus de Abraão da antiga Mesopotâmia onde hoje é o Iraque), numa língua indo- européia surgida entre a Europa e a Índia atual, o fato de ser cem por cento americano.

13 Perguntas propostas aos alunos:
Quais são os continentes/países mencionados no texto? Faça a relação entre os produtos citados no texto e seu país de origem. Analisando o título e o conteúdo do texto, o que podemos concluir que é globalização? Em seu dia-a-dia, você utiliza ou consome algum produto que não seja brasileiro? Qual? Com suas palavras, escreva a mensagem principal do texto.

14

15 Discussão do texto e socialização das respostas com toda a classe;
Apresentação e discussão do que é “Dimensão Global” por meio do cartaz a seguir: Dimensão global Consciência que todos os seres humanos pertencem a mesma família: “a família humana”; todas as pessoas são dependentes de todas as pessoas; todos os países estão conectados com todos os países; todos os países são dependentes de todos os países; todas as pessoas e todos os países são responsáveis pela conservação e preservação do ambiente terrestre.

16

17

18 Outras conexões possíveis
Comportamento de alunos de outros países; Relações familiares e resolução de conflitos; Interdependência em outros aspectos além da questão da água.

19 Protagonismo dos alunos
Elaboração de cartazes; Discussões em grupos; Socialização das conclusões de cada grupo com toda a classe.

20 Reflexão sobre a implementação: dificuldades
Comportamento inadequado de uma parcela dos alunos; Disponibilidade de tempo necessário para que todos os professores pudessem participar da elaboração da sequência didática;

21 Avaliação Acreditamos que a Dimensão Global foi inserida na sequência didática e compreendida pelos alunos, no entanto, poderia ser mais amplamente explorada em futuras ações interdisciplinares.


Carregar ppt "E E Profª Júlia Macedo Pantoja"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google