A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

JOGOS E BRINCADEIRAS Débora Cristina Assmmann de Moura

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "JOGOS E BRINCADEIRAS Débora Cristina Assmmann de Moura"— Transcrição da apresentação:

1 JOGOS E BRINCADEIRAS Débora Cristina Assmmann de Moura
Setembro/2010

2 Brincando e Jogando é assim que aprendemos!!!
A importância da brincadeira A importância do jogo Sugestões de Jogos e Brincadeiras

3 A importância da Brincadeira
A brincadeira proporciona mudanças no que se refere as necessidades e a consciência da criança. A criança com a brincadeira,pode colocar hipóteses, desafios, além de construir relações com regras e limites. Através da brincadeira, a criança pode experimentar novas situações e lhe é garantida a possibilidade de uma educação criadora,voluntária e consciente.

4 O faz de conta Através da brincadeira do faz de conta a criança aprende brincando .Criando situações de imaginação onde a criança vaí se apropriando de valores aos quais irão contribuír no processo ensino-aprendizagem de forma eficaz. Se desejamos formar seres criativos e aptos para tomar decisões, um dos requisitos do cotidiano infantil, deve ser a inserção de contos,lendas,jogos e brincadeiras. Ao brincar a criança movimenta -se em busca de parceria na exploração de objetos,comunica-se com seus pares, expressa-se através de múltiplas linguagens, descobre regras e toma decisões.

5 A importância do Jogo O jogo coloca o ser humano de modo equilibrado, em situação de treino para a aceitação de vitória ou derrota. Segundo uma teoria (Huizinga) o jogo constituí uma preparação do jovem para as tarefas sérias que mais tarde a vida dele exigirá, outra teoria diz que é um exercício de auto-controle indispensável ao indivíduo.

6 A importância do Jogo Através da brincadeira e interação social, a criança se utilizará de instrumentos mediadores, a fim de transformar-se. VAJSKOP (1999,p.32) afirma que “ do ponto de vista do desenvolvimento da criança , o jogo traz vantagens sociais, cognitivas e afetivas.” Assim percebe-se que o jogo , proporciona mudanças no que se refere as necessidades e à consciência da criança.

7 Sugestões de Jogos e Brincadeiras
1- Brincadeira : URSO DE PELÚCIA: Formar um círculo e passar o urso de mão em mão, quem estiver com o urso deverá falar o que tem vontade de fazer com ele. No final o que cada um fez com o urso, deverá fazer com o colega ao lado. Esta brincadeira desenvolve a afetividade entre os colegas 2- Brincadeira: POBRE DO MEU GATINHO: Alunos sentados em círculo, um aluno no centro em quatro apoios; o gatinho . A um sinal, o gatinho mia três vezes em frente de um colega do círculo. O colega deverá passar a mão sobre a cabeça do gatinho e dizer três vezes sem rir “pobre do meu gatinho” . Se rir passará a ser o gatinho. Essa atividade desenvolve a atenção,audição, recreação,ordenação...

8 Sugestões de Jogos e Brincadeiras
1- Brincadeira: CACIQUE: Formação: Círculo- uma criança afastada. Desenvolvimento: A indicação do orientador uma das crianças fará gestos no que deverá ser imitada pelos colegas. A criança designada para se afastar, voltará para o círculo devendo adivinhar quem comanda os movimentos que o cacique deverá variar tendo sempre o cuidado de não ser percebido. Objetivos: Atenção, observação, habilidade e percepção.

9 SIM DESEJA SAIR? NÃO


Carregar ppt "JOGOS E BRINCADEIRAS Débora Cristina Assmmann de Moura"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google