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Internacionalização de Micro, Pequenas e Médias Empresas

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Apresentação em tema: "Internacionalização de Micro, Pequenas e Médias Empresas"— Transcrição da apresentação:

1 Internacionalização de Micro, Pequenas e Médias Empresas
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Internacionalização de Micro, Pequenas e Médias Empresas Departamento de Micro, Pequena e Média Empresa Manaus , 09 de abril de 2010 Sergio Nunes de Souza

2 MPE’s – Instrumento Diferenciado
Constituição Federal de 1988. Art Prevê obrigatoriedade de adoção por parte da União, Estados, DF e Municípios de regras diferenciadas para o tratamento jurídico das MPEs. Lei Geral das MPEs (LC nº 123/2006 e LC nº 128/2008) Tratamento favorecido e diferenciado, abrangendo: Simples Nacional Crédito segmentado Acesso a mercados Inovação Capacitação Relações de trabalho simplificadas Fiscalização orientadora Acesso à justiça Associativismo e cooperativismo, entre outros

3 Lei Geral das MPE’s Formalização e simplificação das relações
comerciais Geração de emprego e renda. Melhoria do Ambiente de Negócios Expansão da Competitividade das MPEs Maior inserção interna e externa

4 Lei Geral das MPE’s Benefícios para o exportador
Desoneração: Cofins, PIS, ICMS e IPI Incentivos creditícios e para o acesso facilitado à tecnologia e à inovação Estímulos ao associativismo e ao cooperativismo – criação da Sociedade de Propósito Especifico - SPE Desburocratização

5 Gestão das Políticas de Apoio à MPEs
Lei Geral das MPE’s Gestão das Políticas de Apoio à MPEs Art. 2º da LC O tratamento favorecido e diferenciado a ser dispensado às MPEs será gerido pelas seguintes instâncias: 1. Comitê Gestor do Simples Nacional - MF 2. Fórum Permanente de MEs e EPPs - MDIC 3. Comitê Gestor da REDESIM - MDIC

6 Fórum Permanente de MPE’s
Espaço de debate e conjugação de idéias para a implementação de políticas públicas Composição: 52 Órgãos de Governo e 80 entidades de representação do setor privado Principais resultados: mais de 170 medidas de apoio governamental implementadas no período

7 Organograma do Fórum FÓRUNS REGIONAIS DE MPEs COORDENAÇÃO NACIONAL
MDIC SECRETARIA TÉCNICA DO FÓRUM GRUPO DE ASSESSORAMENTO TÉCNICO - GAT Desburocratização e Desoneração Comércio Exterior Tecnologia e Inovação Investimento e Financiamento Rede de Disseminação, Informação e Capacitação Compras Governamentais. GTs GTs GTs GTs GTs GTs FÓRUNS REGIONAIS DE MPEs

8 Ação governamental Microempreendedor Individual Benefícios
Empresário Individual com faturamento anual de até R$ 36 mil. Recolhimento: INSS = 56,10, ICMS* = 1,00 e ISS* = 5,00 * quando aplicáveis Benefícios Significativa desoneração e baixa burocracia Simplificação do registro Linhas de crédito específicas Cobertura previdenciária ampla Emissão de NF e possibilidade de contratação de um funcionário Exportação

9 Participação das MPEs na pauta de exportações brasileiras
Cenário Atual Participação das MPEs na pauta de exportações brasileiras

10 Cenário Atual ALTA PARTICIPAÇÃO NA QUANTIDADE DE EXPORTADORES vs
BAIXA PARTICIPAÇÃO NO VALOR EXPORTADO AUMENTAR A PARTICIPAÇÃO NO VALOR EXPORTADO E INCENTIVAR A INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS

11 Ação Governamental Fomento à Cultura Exportadora
Programa de Internacionalização das MPEs cursos gratuitos on-line, ferramenta de auto-diagnóstico, banco de notícias e biblioteca on-line Projeto Inserção Internacional de Pequenas e Médias Empresas fomento a projetos de inserção comercial Projeto Extensão Industrial Exportadora Atendimento direto às empresas, com foco em melhorias técnico-gerenciais e tecnológicas e capacitação para inovação Ações do DEPLA/MDIC Redeagentes, portal do exportador, rede CICEX, primeira exportação, etc.

12 O Empresário e a Internacionalização das MPE’s
Substitui-se o conceito de ser competitivo internamente por ser competitivo internacionalmente, inclusive para competir no mercado interno.

13 DESAFIOS DO MERCADO MUNDIAL
O Empresário e a Internacionalização das MPE’s DESAFIOS DO MERCADO MUNDIAL  A GLOBALIZAÇÃO MUNDIAL É UMA REALIDADE CRESCENTE  A GLOBALIZAÇÃO ELIMINA BARREIRAS E ABRE MERCADOS  FUSÕES E INCORPORAÇÕES MUNDIAIS CRESCEM DIA A DIA  EXPORTADORES MUNDIAIS SÃO CADA VEZ MAIS AGRESSIVOS  HÁ MAIS EMPRESAS EXPORTADORAS QUE IMPORTADORAS  DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO AVANÇA MUITO RÁPIDO  NO FUTURO, EXPORTAÇÃO EQUIVALERÁ A VENDA INTERNA

14 Internacionalização e o Planejamento da Exportação
O Empresário e a internacionalização das MPE’s Internacionalização e o Planejamento da Exportação A complexidade, o risco e os investimentos aumentam a necessidade de planejamento e organização de uma empresa.

15 O Empresário e a Internacionalização das MPE’s
MOTIVAÇÕES PARA EXPORTAR: Oportunidades de negócios Pedidos eventuais Imagem da empresa Redução da dependência das vendas internas Aumento da capacidade inovadora Estratégia de desenvolvimento da empresa Capacidade de produção (volume e qualidade) Aumento da produtividade Evolução tecnológica Benefícios e incentivos fiscais

16 PERGUNTAS QUE O EMPRESÁRIO DEVE FAZER
O Empresário e a Internacionalização - Planejamento da Exportação das MPE’s PERGUNTAS QUE O EMPRESÁRIO DEVE FAZER 1) POR QUE 2) QUEM PODE 7) EXISTEM BARREIRAS 3) PARA ONDE EXPORTAR ? 6) O QUE 4) QUANDO 5) COMO

17 INTERNACIONALIZAÇÃO DE UMA MICROEMPRESA
OBSTÁCULOS: Dificuldade de estruturar canais de comercialização Fragilidade nas condições financeiras Adequação ao preço internacional Defasagem Tecnológica Barreiras Técnicas/Sanitárias

18 INTERNACIONALIZAÇÃO DE UMA MICROEMPRESA
OBSTÁCULOS: Desconhecimento do mercado alvo Rigidez no cumprimento dos prazos de entrega Adequação do produto/serviço Inadequação da mão-de-obra Desconhecimento sobre COMEX (continuação)

19 relação às condições de acesso aos mercados
Entraves à expansão das exportações em relação às condições de acesso aos mercados externos ERROS MAIS COMUNS Falta de avaliação da capacidade de internacionalização; Falta de estrutura de gerenciamento da exportação; Diversificação excessiva de mercados; Seleção errada do parceiro; Ausência de pesquisa e monitoramento da marca; Inobservância às diferenças culturais;

20 relação às condições de acesso aos mercados
Entraves à expansão das exportações em relação às condições de acesso aos mercados externos ERROS MAIS COMUNS Falta de Planejamento; Perfeita avaliação de custos (diretos e indiretos); Identificação da concorrência; Não acompanhamento das mudanças do mercado; Inadequação do produto ao mercado;

21 FLUXOGRAMA CAUSAL DE EXPORTAÇÃO
LUCROS SIGNIFICA SIGNIFICA DIVISA MAIS PRODUÇÃO SIGNIFICA SIGNIFICA INVESTIMENTO MAIS VENDAS SIGNIFICA SIGNIFICA TECNOLOGIA REDUÇÃO DE CUSTOS SIGNIFICA SIGNIFICA PRODUTIVIDADE COMPETITIVIDADE SIGNIFICA

22 Ferramentas de Apoio ( - Tudo sobre Comércio Exterior, ( - Classificar produto NCM ,endereço para contatos com clientes no exterior, ( - Pesquisas de mercado internacional, ( - Passo a passo de alguns segmentos, simulador de preço de exportação etc., ( - Auxilia na seleção de mercados e produtos que apresentam maior potencialidade para o incremento das exportações brasileiras.

23 Muito Obrigado! SERGIO NUNES DE SOUZA www.mdic.gov.br
DEPARTAMENTO DE MICRO, PEQUENA E MÉDIA EMPRESA SECRETARIA DE COMÉRCIO E SERVIÇO MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR


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