A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sugestão de Vídeo Parte 1 EI&feature=player_embedded#at=42 EI&feature=player_embedded#at=42.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sugestão de Vídeo Parte 1 EI&feature=player_embedded#at=42 EI&feature=player_embedded#at=42."— Transcrição da apresentação:

1 Sugestão de Vídeo Parte 1 http://www.youtube.com/watch?v=u8hUKDQ5E EI&feature=player_embedded#at=42 http://www.youtube.com/watch?v=u8hUKDQ5E EI&feature=player_embedded#at=42 Parte http://www.youtube.com/watch?v=nU62iqt_k Hs&feature=related http://www.youtube.com/watch?v=nU62iqt_k Hs&feature=related

2 Introdução : Antes de iniciarmos, lembro que você pode ser o maior responsável pelo início do processo, a partir da identificação da necessidade de sua empresa diante dos resultados esperados do profissional.

3

4 1. Análise da necessidade Propomos que seja feita uma análise criteriosa de seu negócio, dos resultados obtidos com a equipe atual, da visão futura, ou seja, de onde pretende estar nos próximos anos e das necessidades, a fim de alavancar os resultados de seu negócio. Você pode estar criando um cargo novo ou procurando um profissional em substituição a outro.

5 2. Definição do perfil do profissional identificar as tarefas, as características do profissional e as responsabilidades inerentes à função; fixar os resultados esperados do ocupante do cargo; estabelecer os conhecimentos necessários que o profissional deve possuir; considerar as características pessoais (facilidade para trabalhar em equipe, visão ampla das situações, comunicação, liderança, atitude pró-ativa diante dos problemas, entre outras). Levar em consideração a cultura da empresa;

6 2. Definição do perfil do profissional definir a remuneração, os benefícios e a linha futura de aproveitamento do profissional; estabelecer o horário de trabalho; determinar as pessoas que farão parte do processo de seleção. Se for o caso, envolva aqueles que estarão trabalhando diretamente com o profissional, pois eles têm informações sobre o dia-a-dia da atividade e poderão auxiliar no levantamento da necessidade imediata.

7 Causas de uma contratação: aumento de quadro; substituição de funcionário; suprimento de demanda emergencial por prazo determinado;

8 Tipos de contratação Efetivo do quadro Estagiário terceirizado - contratado através de empresa provedora de mão de obra; temporário - contrato por tempo determinado.

9 3. O que consiste o Recrutamento ? O processo de recrutamento nada mais é do que a busca do profissional ideal, primeiramente, no Banco de Currículos da empresa e em seguida, por meio de anúncios, consultorias, cartazes, etc.

10 3.1 Recrutamento Algumas empresas possuem um Setor de Recursos Humanos para realização de processos de recrutamento e de seleção. Outras não apresentam essa estrutura. O importante é que a empresa disponha de um profissional responsável por essa etapa do processo de contratação. É importante que seja alguém com habilidade e com conhecimento em avaliação de candidatos.

11 3.2 - Recrutamento Interno e Externo a) Recrutamento interno Antes de você divulgar a vaga ao mercado, o ideal é verificar a possibilidade de aproveitamento de seu próprio pessoal - o Recrutamento Interno. A empresa, dessa forma, procura preencher a vaga com o remanejamento de seus empregados, que podem ser promovidos, transferidos ou, ainda, transferidos com promoção. O Recrutamento Interno exige intensa e contínua coordenação e integração da área de recrutamento e de seleção e/ou o responsável pelo processo com as demais áreas da empresa.

12 Divulgação interna, via meios de comunicação (mural, e-mail, jornal interno, etc.) Inscrição dos candidatos; levantamento do histórico profissional, abrangendo: resultados da avaliação e da entrevista a que foi submetido o candidato, quando este ingressou na empresa;resultados do desempenho do candidato interno; resultado dos programas de treinamento e de aperfeiçoamento de que participou o candidato interno; análise e descrição do cargo atual do candidato interno e do cargo para o qual ele está sendo considerado, a fim de se avaliar a diferença entre ambos e requisitos 3.2.1- Recrutamento Interno

13 b) Recrutamento externo A empresa anuncia para o mercado uma vaga disponível. Isso pode ser feito de maneira aberta (com a identificação da empresa) ou de maneira fechada (sem a identificação da empresa). Existem empresas que preferem manter o sigilo quanto ao seu nome e à vaga que estão ofertando. Sendo assim, marcam a entrevista em hotéis ou em lugares que não sejam facilmente identificadas. Essa situação pode ocorrer porque o cargo é sigiloso; ou o nome da empresa é forte no mercado, atraindo um grande número de candidatos; ou a empresa situa-se em outro estado. 3.2.2- Recrutamento Externo

14 Fases do recrutamento externo: triagem de currículos - nessa etapa, deve-se verificar as qualificações essenciais do candidato. É a chamada primeira impressão, na qual se obtêm os dados favoráveis ou abaixo dos requisitos para o cargo; entrevista inicial - deve ser observada a Carteira Profissional e o histórico do candidato em relação aos empregos anteriores, às experiências adquiridas e aos conhecimentos que ele detém; aplicação de testes; comparação dos resultados e escolha dos candidatos em potencial para encaminhamento à entrevista final; entrevista final pela área requisitante; solicitação de documentos; exame médico; admissão. 3.2.2- Recrutamento Externo

15 Você também pode relatar para o candidato: Como a empresa é percebida no mercado? Haverá alguma mudança programada para os próximos meses? Existe, no momento, algum obstáculo? Como é a estrutura funcional, os níveis hierárquicos, o número de funcionários, a automação, etc.? Qual o estilo de gestão? Quais competências são mais valorizadas? o que essa contratação poderá contribuir para a empresa? Quais os planos e os desafios para o novo empregado? Como será o período experimental?

16 Agindo com ética Não faça reclamações quanto aos empregados da empresa ou ao negócio. Não revele dados confidenciais da empresa.

17 4. O fechamento Esclareça ao candidato: o prazo de fechamento do processo; quem dará o retorno quanto à aprovação, ou não, e a data estimada; o número de candidatos com o qual ele está concorrendo; o número de vagas; Confirme os telefones do candidato, para retorno da decisão final. Isso ajudará a diminuir a expectativa e a manter a ansiedade sobre controle.


Carregar ppt "Sugestão de Vídeo Parte 1 EI&feature=player_embedded#at=42 EI&feature=player_embedded#at=42."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google