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Créditos: Profª Sônia Portes.  O que significa?

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Apresentação em tema: "Créditos: Profª Sônia Portes.  O que significa?"— Transcrição da apresentação:

1 Créditos: Profª Sônia Portes

2  O que significa?

3  Vale transporte  Saúde, segurança e higiene no trabalho  Qualidade de Vida do trabalhador - QVT  CLT  Recrutamento e Seleção  Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas  Admissão, demissão, pagamento de salário, férias, 13º salário, descontos, abono de faltas, entre os principais  Absenteísmo e Turnover  Comportamento Organizacional  Plano de carreira  Cargos, salários e remuneração.

4  1º Fase – Contábil ou Pré-histórica  De 1890 (República) a 1930  “O trabalhador nada mais era que uma conta fechada no momento que deixava de trabalhar” (Serson, José)  2ª Fase – Legal ou Jurídico-Trabalhista  De 1930 a 1950, esta fase se caracteriza pela criação da CLT em 01/05/1943 no governo do presidente Getúlio Vargas. O contador é substituído pelo “Chefe de Pessoal” – DP.

5  3ª Fase - Período Tecnicista  De 1950 a 1965, surgem os primeiros estudos com base no Behaviorismo, sobre liderança, democracia no trabalho e motivação humana.Fase marcada pela implementação da indústria automobilística durante o governo de Juscelino Kubitschek.  4ª Fase - Administrativa ou Sindicalista  De 1965 a 1985, cresce no país uma revolução nas relações capital e trabalho, movida pelas bases trabalhadoras através de movimentos sindicais.  Filme: Pão e Rosas

6  5ª Fase - Estratégica  De 1985 até a atualidade: introdução dos primeiros programas de planejamento estratégico atrelado ao planejamento estratégico central das organizações. Surgem as primeiras preocupações de longo prazo, por parte da cúpula das empresas, com seus trabalhadores. O cargo de GRH passou ser reconhecido como diretoria, em nível estratégico nas organizações.  Tendência preparar líderes de todos os departamentos em gestores de R. H.

7  Formação Profissional?  Hierarquia na empresa?  Qual a importância?  Como ele é visto?

8  Capital Intelectual/Capital Humano/ Gestão do Conhecimento.  Diferencial das empresas de hoje são as pessoas.(Atendimento bom ou ruim)

9  Compreender as mudanças no comportamento humano. Indicação do filme: O diabo Veste Prada

10  Competitividade  Cooperação

11 O papel da Administração para a Gestão de Pessoas tem como definição o ato de trabalhar com e por meio das PESSOAS realizar os objetivos tanto da organização quanto de seus membros, ou seja....  Uma estratégia para a visão da Gestão de Pessoas, que é de fundamental importância, são os níveis estratégicos da Administração que podem ser classificados como:

12 1º) Estratégico: corresponde à alta administração, pois determinam os objetivos de médio e longo prazo, bem como a direção da organização como um todo; 2º) Tático: corresponde à média administração, pois coordena e decide quais produtos ou serviços serão produzidos. Corresponde à supervisão, pois coordena a execução das tarefas de todo o pessoal operacional; e 3º) Operacional: os trabalhadores de linha de frente que não têm posição gerencial. Estes se reportam aos que estão no nível tático e estratégico e são responsáveis pela execução das tarefas básicas

13 EFICIÊNCIA Está relacionada com a ação, aquilo que é feito. É operar de modo que os recursos sejam mais adequadamente utilizados. EFICÁCIA É o resultado em si. Significa fazer as coisas certas, do modo certo, no tempo certo.

14 EFICIÊNCIAEFICÁCIA Ênfase nos meios.Ênfase nos resultados. Realização de tarefas.Consecução dos objetivos. Resolução de problemas.Acerto na solução proposta. Treinamento de funcionáriosOperações realizadas corretamente.

15  Motivar pessoas;  Gerir pessoas capazes de trabalhar em equipe;  Gerir líderes independentes;  Desenvolver competências técnicas e comportamentais.

16  1. Em relação ao papel das pessoas na organização, cite dois objetivos organizacionais e dois individuais.  2. Na administração, para a visão da gestão de pessoas existem três níveis de classificação estratégica, quais são eles?  3. Quanto aos elementos eficiência e eficácia na organização, a ênfase nos resultados se entende por qual desses dois elementos?


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